Cirurgia Plástica

Se tem dúvidas acerca da cirurgia plástica chegou o momento de saber que a mesma se pode dividir entre a Cirurgia Plástica e Estética. A última, de forma vulgar, pode ser considerada como um ramo da primeira. A Cirurgia Plástica Reconstrutiva é muito vasta e é responsável pelo tratamento das pessoas que sofreram queimaduras graves, os grandes acidentados, e aqueles cujas partes do corpo ficaram destruídas, englobando a Cirurgia da Mão e a especialidade maxilo-facial. Em muitas partes do Mundo, a Cirurgia Estética é um ramo da Cirurgia Plástica, mas há já algumas correntes mundiais que caminham no sentido de esta vir a ser tratada quase como uma entidade com autonomia própria.

No que respeita á história da medicina, sabe-se que a cirurgia estética é relativamente recente e autónoma, ao contrário da cirurgia plástica, que é milenar. Cerca de 1500 anos antes de Cristo, já os indianos descreviam um retalho indiano utilizado para fazer a reconstrução facial daqueles cujo nariz era amputado devido a castigos.

Mais recentemente, a nível mundial, começou mesmo a haver uma certa confusão, porque se considerava que este tipo de cirurgia (a estética) era apenas realizado por cirurgiões plásticos. Distinguem-se então conceituados especialistas, como Ivo Pintanguy, um dos principais impulsionadores da cirurgia estética.

A partir desse momento surge um movimento marcante na história, que foi responsável por denegrir a imagem desta especialidade. A comercialização das cirurgias plásticas foi intensamente promovida, de tal forma que, só quem tivesse bons recursos económicos é que poderia pagar as operações. Durante muitos anos, a Cirurgia Estética acabou por tornar-se perfeitamente elitista. Muitas pessoas não tinham qualquer acesso a esta solução.

Actualmente, os serviços de Cirurgia Plástica em Portugal são poucos e estão sobrecarregados. Não existem meios humanos e materiais para estas cirurgias, que acabam, muitas vezes, por não ser consideradas como prioritárias ao nível do Serviço Nacional de Saúde. O sistema alternativo privado não é comparticipado, excepto em alguns casos pontuais, e teve de sofrer uma evolução gradual para conseguir proporcionar soluções às necessidades das pessoas.

Hoje, a comercialização de novos tratamentos diminuiu significativamente os valores das cirurgias que se realizam actualmente. Muitas clínicas têm sistemas de facilidade de pagamento, explicados previamente aos clientes. Da mesma forma, já é possível recorrer a empréstimos bancários para arealização das suas cirurgias. É preciso ter-se a noção que este não é um luxo ao alcance de um pequeno grupo de pessoas. A Cirurgia Estética é um direito de qualquer cidadão que sinta essa necessidade.

Anos volvidos desde os primórdios desta especialidade, é curiosa a falta de informação e o perfeito desconhecimento por parte da generalidade dos portugueses. Comparativamente, o Brasil cultivou a história da Cirurgia Estética e a população apresenta, genericamente, conhecimentos válidos desde muito cedo. E por isso que, nesse país, existem mais de 5.000 cirurgiões plásticos legalizados. Por outro lado, e como reverso da medalha, existem umas quantas centenas de cirurgiões que não são formados para o fazer.

As cirurgias estéticas são e deverão ser feitas apenas por médicos que se especializem nesta área cirúrgica e com experiência neste campo. Quer isto dizer que uma pessoa que procura uma cirurgia estética vai a uma consulta médica feita por um especialista. Será uma consulta médica que segue os mesmos parâmetros de qualquer consulta onde é feito um diagnóstico, são usados nomes e termos médicos próprios e consignados em qualquer código de nomenclatura médica mundial.

É neste momento que se observa a importância e as repercussões benéficas do resultado de uma cirurgia estética no que respeita à saúde geral, melhoria da circulação, da mobilização, da inserção social, familiar, afectiva e emocional, com os respectivos benefícios na melhoria da auto-estima, produtividade, relacionamento familiar e social.

Novos conceitos aparecem no sentido da prevenção em estética. Prevenir através de técnicas menos agressivas com resultados imediatos é importante, pois também representa uma função de prevenção, impedindo que o agravamento se dê tão depressa ou de forma tão pronunciada. Por outro lado, também não se desejam os estigmas de uma cirurgia estética, tais como a aparência artificial, o reconhecimento notório de que se fez uma “plástica”, entre outros.

Por fim, importa referir que não existe uma idade certa para se recorrer à cirurgia estética. Há, ou haverá, isso sim, um ou mais momentos na vida, que serão mais indicados ou mais propícios para o efeito, momentos esses em que a intervenção será mais eficaz e necessária.



Lista de Todas as Cirurgias Plásticas – Preços, clínicas onde fazer, resultados obtidos, testemunhos, algumas fotos antes e depois em cada artigo, bem como outras informações úteis:

Cirurgia Facial

- Implante Capilar (implante de cabelos (foliculos) em pessoas calvas)
- Implante de Sobrancelhas (ex: para quem sobre de alopecia areata)
- Implante de Cílios (tal como o nome indica)
- Blefaroplastia – (operação realizada em pacientes que sofrem de ptose palpebral)
- Otoplastia – (muitas vezes realizada na infância, esta cirurgia corrige as orelhas de abano)
- Lifting Facial (Facelift) – Rejuvenescimento facial através da eliminação da pele em excesso)
- Fio Russo
- Bioplastia
- Bioplastia nos lábios (aumento dos lábios através de preenchimento labial)
- Bioplastia no Queixo (aumentar o queixo)
- Bioplastia Facial (melhorar o contorno facial nas maçãs do rosto)
- Bioplastia no Nariz (quando as imperfeições são pequenas a bioplastia pode substituir a rinoplastia)
- Rinoplastia (cirurgia estética do nariz)
- Queiloplastia (Cirurgia para aumentar, reduzir, corrigir ou reconstruir os lábios)
- Implante Dentário (implante de coroas de ceramica – Preços, fotos e informações úteis)
- Mentoplastia (cirurgia para aumentar o queixo)


Cirurgia Corporal

- Mamoplastia de Aumento (cirurgia para aumentar os seios por meio de implantação de proteses de silicone)
- Bioplastia nos Seios – aplicação de substâncias compativeis para o aumento dos seios sem o recurso ao bisturi)
- Mamoplastia de Redução (redução dos seios)
- Mastopexia (cirurgia mamária indicada para quem sofre de seios flácidos e caídos (ptose mamária))
- Reconstrução Mamária (cirurgia indicada após uma mastectomia)
- Braquioplastia (Para Quando existe excesso de flacidez nos braços)
- Abdominoplastia (Elimina o escesso de pele existente no abdomen, muito praticada em seguida a uma gravidez)
- Gluteoplastia (implantação de proteses nos gluteos)
- Lipoaspiração (esta cirurgia faz a aspiração da gordura localizada através de canulas cirurgicas aplicadas na pele (pequenas incisões).
- Bioplastia nos Glúteos (aplicação de materiais compativeis, polimetilmetacrilato, etc.. para o aumento das nádegas)

63 Comentários no Fórum

  1. olá tenho um bumbum grande não gosto dele será que existe plástica para diminir.

  2. boa tarde, gostaria de fazer a reduçao de estomago mas sem cirurgia qual o valor e se for possivel gostaria de marcar uma consulta para avaliaçao, no consultorio em lisboa.
    o meu contacto é 962607408 (claudia ferreira)
    Obrigado
    cumps

  3. boa tarde gostaria de saber quanto custa uma rinoplastia.

  4. Pretendo realizar uma cirurgia com o Dr. Wagner Montenegro. Alguém já realizou alguma cirurgia com ele? Preciso de indicações.

  5. Oi Meninas!! Quero fazer uma cirurgia de mamas com implante de silicone e mastopexia (correção de queda) e protese de panturillha. Podem me contar também como é o Dr. Wagner Montenegro médico de São Paulo? Só li coisas boas. Gostaria de saber a respeito sobre o trabalho do Dr. Wagner Montenegro.Custa muito caro? Obrigada! Ficaria muito agradecida. Meu email: laurenicebrazusa@gmail.com

  6. Olá boa tarde to pensado em fazer uma abidonplastia como q faço pra i na consulta

  7. gostaria de saber se tem como reduzir o bumbum , eu nasci com o bumbum grande parece de mulher , tem 100 de quadril , tem como reduzir, pois me escondo com roupas gg pra não aparecer por favor me respondam

  8. Ah 2 meses fiz abdomoplastia e mamoplastia estou muito triste porque uma mama ficou muitos mais baixa que a outra e com um uma cicatrizes horrorosa uma como o corte em forma de circulo e a outra reta . Meu umbigo da para ver de longe que Não esta co centro . Nessessariamente preciso de ajuda por favor me diga se tem como reparar essa situacao . A mama acho que nao vai ser deficio mas umbigo so mesmo um proficional para me dar essas resposta . Ajude me por favor

  9. Eu preciso fazer uma cirurgia plástica para recuperar minha autoestima. Gostaria de operar com o Dr. Wagner Montenegro, cirurgião reconhecido e muito profissional, pois tive boas referências. A lipoaspiração é um sonho que espero realizar em breve.

  10. Bom dia,gostaria de saber se tem um meio de pagamento parcelado para fazer uma cirurgia,desde que tive meu filho minha auto estima esta muito baixa,pois minha barriga ficou flacida e cheia de estria meus seios cairam muito tenho muita vergonha de meu corpo.Me ajudem por favor

  11. Olá dr Rey!
    Estou desesperada, não tenho prazer de sair de casa, pois tenho tantas estrias no meu corpo, que tenho até medo de me olhar no espelho. Desde que tive meu filho nunca mais tive alegria de viver pois as estrias tomarão conta do meu corpo(nas perna, coxas, bumbum e principalmente na minha barriga)Tenho vergonha de ir na praia , e sinto saudades de pode colocar um biquíni! Dr Rey, peço por favor que me ajude pois tenho apenas 26 anos e gostaria de saber qual cirurgia é a mais favorável para o meu caso !!!
    Me ajude.
    Forte abraço.

  12. Boa tarde,

    Meu nome é Denilson venho através deste comunicado pedir ajuda porque tenho uma deformação na boca que é o lábio superior que não tenho e com isso venho sofrendo bullyng e chacotas e impedir de eu ter uma vida digna como todos na sociedade isso tudo porque não tenho dinheiro para paga a reconstrução plástica. Todo dia pela manhã choro pedindo a Deus uma boca normal como a de todo mundo porque não aguento mais chacotas e opilidos peço que por favor me ajude quero apenas viver no meio de todos. estarei deixando minha foto em anexo e meu contato: (71)9105-5075

  13. Gostaria de saber valores de implante de silicone em “bumbum” masculino. Moro em Brasília.

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *