Cisto no Ovário

O Cisto no Ovário, ovariano, ou Quisto no ovário é uma formação benigna que pode aparecer nos ovários. Um cisto ou quisto é como um saco cheio de fluído, denominado cisto funcional ou (cisto folicular e cisto de corpo lúteo). Os ovários são dois orgãos pequenos situados na porção mais inferior da cavidade abdominal, localizados em cada lado do útero. Nas mulheres em idade fertil, os ovários produzem mensalmente um óvulo. Existem muitos tipos diferentes de cistos no ovário, os quais costumam ser inofensivos e desaparecer ao fim de alguns meses. Por vezes, o quisto pode aumentar de dimensões e causar problemas, podendo até romper. Normalmente, os quistos no ovário não são uma forma de cancro.

(Leia: Mulher com Cisto Gigante no Ovário em Fotos Antes e Depois).

Quais são as Causas

Não se conhece a sua causa ao certo. Alguns formam-se devido à ovulação, que é a libertação mensal de um óvulo de um ovário. Os quistos também podem formar-se quando ocorre um desequilíbrio das hormonas femininas.

Quai são os Sintomas

Muitos dos quistos são descobertos durante um exame ginecológico de rotina feito pelo seu médico. Poderá não ter qualquer sensação estranha, nem saber que tem um cisto, pois a maioria dos quistos não dá qualquer sintomatologia. Os cistos de maiores dimensões podem provocar uma sensação de peso pélvico. Os cistos podem provocar atrasos menstruais ou tornar os períodos menstruais dolorosos. As relações sexuais também podem ser dolorosas. Pode sentir dores intensas ou tumefacção no baixo abdómen no caso de haver rotura de um cisto no ovário.

Menopausa

Nos Estados Unidos estes cistos são encontrados em quase todas as mulheres pré-menopáusicas, e em até 14,8% das mulheres pós-menopáusicas.

Tratamento para o cisto ovariano

Normalmente, desaparecem com o tratamento. Poderá ter de fazer uma ultra-sonografia para visualizar os ovários. Também poderão retirar-lhe uma amostra de sangue para ser examinada num laboratório ou poderá ter que fazer terapêutica hormonal (por exemplo, pílulas contraceptivas que inibem a ovulação) para reduzir a dimensão do cisto. É importante, após esse diagnóstico, continuar a ir periodicamente ao seu médico para vigilância da formação anexial Poderá ser necessário ser submetida a uma intervenção cirúrgica para remoção do quisto do ovário.

Os cistos funcionais (cisto folicular ou cisto de corpo lúteo) desaparecem com o tempo, normalmente ao fim de três meses. Se tiver um quisto funcional, o seu médico pode decidir por uma conduta expectante e observá-la ao fim de três meses e verificar se o cisto reduziu de dimensões ou desapareceu. Outra opção será usar um contraceptivo oral que inibe a ovulação e, por isso, inibe a formação de cistos. Se já está em menopausa, isto é, se já não tem ovulações, é menos provável tratar-se de um quisto funcional, pelo que o seu médico decidirá qual a atitude após avaliar ecograficamente o cisto.

Cirurgia

Hoje em dia a cirurgia do cisto no ovário pode ser feita atraves da técnica da videolaparoscopia. Realizada través de três pequenos cortes no abdomen, com auxílio de uma câmera, observa-se os ovários, confirma-se o diagnóstico do cisto e muitas vezes só se opera o cisto, preservando totalmente os ovários da paciente. É claro que dependendo do cisto tem que se operar o ovário, precisando retirá-lo, muitas vezes. As grandes vantagens da cirurgia videolaparoscópica são uma lesão cirúrgica menor e uma recuperação mais rápida.

Fotos

Ler: Histerectomia

Em: Ginecologia | 45 comentários

45 Comentários no Fórum

  1. Eu fiz uma cirurgia de cisto no ovario esquerdo,e tive q retirar a trompa do lado esquerdo e eu qria engravidar tenho chances?

  2. olaa meu nome é larissa tenho 14 anos e descobri um cisto anecoico no ovario direito medindo 5,7 cms, atraves de uma ultrassom , eu estou tomando remédio anticoncepcional sem para por 3 meses, eu queria sabe quando comecei a toma foi no primeiro dia de menstruaçao e ja faz mais de 1 semana q estou ainda menstruando e com fortes dores no lado direito e cada vez piores hj alem do lado direito começo a duer o meu umbigo tbm … quero sabe se isso é normal se as continuação da menstruação e as dores tbm sao normais ou nao …. obg

  3. Hola,
    é normal o atraso da mestruação apos a retirada de uma trompa e um ovario, ambos do lado esquerdo?

  4. OI TENHO UMA FILHA DE 14 ANOS ANO PASSADO FEZ UMA CIRUGIA PARA RETIRAR CISTO NO OVARIO E FOI RETIRADO O AVARIO TAMBEM JA FAZEM 8 MESES E ELA AINDA NAO MENSTRUOU PORQUE ISSO ESTA ACONTECENDO AGUARDO UMA REPOSTA OBRIGADO.

  5. oi faz cinco anos que vou aõ medico com a barriga muito inchada tem vez que naõ posso nem me alimetar ja fiz tudo o que é exame e medico nenhum descobre o que eu tenho sinto dores muito forte na barriga incha que os outros ate pensa que tou gravida quase naõ da pra andar quando deito sinto uma bola do lado esquerdo da minha barriga ele ela se movimenta quando eu mecho e assim que toco nela sinto uma dor muito forte . se puder me ajudar agradeço

  6. Fiz uma cirurgia do cisto no ovário, videolaparoscopia e agora quero saber se vai demora para mim engravidar

  7. Quando tinha 16 anos fiz uma cirurgia para retirar um cisto, mas tive que tirar um ovário direito a trompa direita, e mais da metade da trompa esquerda, logo depois da cirurgia comecei a sentir fortes dores abdominais do lado direito, fiquei internada por mais 10 dias tomando antibióticos , votei pra casa e desde então sinto dores assim que acaba meu período menstrual, e toda vez que tenho relação com meu marido e hoje estou com 19 anos, já esta quase indo pra 4 anos que sinto essas dores, já fui em tudo quanto é tipo de medico mas ninguém acha nada por favor me ajudem ?

  8. oi! fui ao medico a três meses atrás e descobri que estava com um cisto de 44cm ela trocou minha pílula e mediu novamente agora. só tinha diminuído 4 cm então pediu para que eu operasse mas estou muito assustada não tive filhos tenho medo que isso me prejudique ou que seja maligno se puder me ajudar eu agradeço!
    jackelyne 25 anos

  9. Tenho cisto ovario direito 10 x 6 x 8 ha necessidade de operar quanto pempo posso ficar esperando para cirugia

  10. BOA TARDE
    SINTO O LADO ESQUERDO DO ABDOMEM DOLORIDO, Q AUMENTA NO PERIODO MENSTRUAL E FÉRTIL, AS VEZES SINTO FISGADAS E DORZINHAS TIPO QUEIMAÇÃO, TIVE UM ABORTO EM SETEMBRO DE 2013, SERA Q ABORTEI DEVIDO ESSE PROBLEMA? JA FIZ ULTRASSON NO ABDOMEM E A TRANSVAGINAL E NÃO DEU NADA, SERA Q POSSO ENGRAVIDAR? ME RESPONDA POR FAVOR…OBGDA!!!

  11. Tenho um cisto no orvario direito tem ums quatro cm,ele pode prejudicar outros orgao

  12. Eu também tenho cisto no ovário e esse site me ajudou muito a saber sobre o assunto obrigado

  13. Eu tenho 13 anos e tenho cisto no ovário direito, estou tomando anticoncepcional durante 3 meses (sem pausa de uma cartela pra outra), ele mede 32mm e minha mestruaçao esta vindo meio escura isso é normal será?

  14. oi eu estou com um císto anecóica no ovario esquerdo medindo 1,6cm queria saber se vou ter q operar ou tem tratamento pra dismanxar, pois to tentando engravidar ja faz um ano e meio, e nao consigo . sera q tem algo aver com o císto. estou muito preocupada,

  15. Fiz uma cirurgia para retirar um cisto no ovário de 13cm, mais já tinha outro crescendo ovário esquerdo, o médico achou melhor retirar os meus ovários tb. Foi cesária e já tem 20 dias, estou sentindo dores do lado direito bem proximo aos pontos, mais por dentro, por fora esta sequinho,
    o que pode ser?
    Desde já agradeço!

  16. meninas fiz uma ultra… por que estou sentindo muita dor no lado direito da barriga e tbm quero engravidar.. o resultado foi IMPRESSÃO: DIMINUTO CISTO MIOMETRIAL.

    alguem sabe o que é isssoo

  17. ola bom dia fiz uma cirurgia de oofoctomia no lado direito ja tem um mes e duas semana e meia sera que posso andar de moto? e a minha moto e de pedal…e no dia 23/10/2013 agora volto a trabalhar…trabalho em confeçao la faz movimento de abaixar e levantar posso voltar minha vida normal oe tenho que esperar mas uns tres meses pra ficar boa a estou com um pouco de dor nao sei se o normal a dor vai voltar….obrigada gostaria de uma resposta

  18. oi fiz uma ultra e constou assim
    o miometrio apresenta ecotextura,presença de multiplas imagens nodulares hipoecóicas,a maior em parede posterior,medindo 1,3cmx1,1cm no seu maior diametro
    ovario esquerdo:o parenquima exibe imagem anecóica com septações finas e conteudo espessado medindo 2,5cmx1,4cm pode me ajudar ainda não fui ao medico

  19. ola meu nome jc tenho 36 anos desde de quando me operei sintos muitas dores ja faz doze anos retirei um cisto pesando tres quilos no ovario direito agora estou com outro no esquerdo o que faço sinto muitas dores isso nao me deixa fazer nada de tanta dor passa de um mes para outro o que faço me ajudem bom dia bjs.

  20. meu nome e pamela tenho 25anos e descobri por exame q estou com cisto anecoico no ovario esquerdo e tambem hipertrofia uterina discreta. o cisto tem 13,3cm .ha algums meses atras tive uma forte
    hemorragia . gostaria de saber se e caso de cirurgia ? nao tenho filhos mais quero muito engravidar e possivel ? obrigado e aguardo resposta o mais rapido possivel obrigado.

  21. Tenho 15 anos e operei um cisto no ovario esquerdo e ele era tão grande que estava acomodado em baixo do meu umbigo.
    Comeceu sentindo muita dor na barriga e os medicos acharam que era apendicite mas quando fiz uma ultra era um cisto e como sou bem nova tive medo de perder meu ovario mas o cisto estava peli lado de fora, a cirurgia foi por videolaparoscopia e ja vou fazer a retirada dis pontos.
    Tive enjoo, dor abdominal muuito forte, queda de cabelo, crescimento acelerado dos pelos da perna, pelos finos no rosto, inchaço na barriga, vomito e desmaio por causa da dor forte.

  22. boa tarde !!!

    Eu faço ultrassonografia endovaginal de 6 em 6 meses e gostaria de saber se quem tem endometriose tem algum tratamento, tirando a cirurgia??? e o meu útero agora esta medindo 120cm.

    e eu tenho cisto nos dois ovários, a ultima que eu fiz o ovário esquerdo esta medindo 3,0cm³ e o ovário direito esta medindo 12,7cm³.

    e no ovário esquerdo deu um volume aumentado apresentando coleção anecoica de paredes lisas e definidas é normal ????

    se poderem tirar minhas duvidas eu agradeço!!!

  23. ESTOU COM CISTO NO OVARIO DIREITO,TEM MEDO DE ESTA GRAVIDA PORQUER MINHA MESTRUAÇAÕ ESTA ATRASSADA,SERÁ QUE É POSSIVEL ISTO ACONTECER. ESPERO QUE NAÕ JÁ TENHO 42 ANOS.

  24. eu tenho cisto no ovario esquerdo ja xto em tratamento e quero saber se pilula pode acabar com cisto

  25. ola fiz um ultrassom e constou cisto ovariano corpo luteo hemorragico volume estimado 9,9 cm³ gostaria de saber se é indicação para cirurgia

  26. Oi, há 14 dias senti uma cólica mto forte e comecei ter desmaios e vomito, achei que eram sintomas de colicas menstruais ( tenho umas bem fortes), mas fui ao medico e na endovaginal apareceu uma alteração, q no momento os médicos nao sabiam do q se tratava. Suspeitaram de gravidez ectopica, apendicite e cisto, de qualquer forma fui para cirurgia mesmo sem saber o q era, e os médicos constataram que havia rompido um cisto hemorrágico em meu ovário e teve que ser retirado parte do meu ovário esquerdo tbm. Perdi muito sangue e estou com anemia. A cirurgia foi por vídeo e foi mto tranqüila, estou desinchando aos poucos, os pontos externos estão sarando, no inicio tive desconforto só para dormir, mas nos últimos dias tenho sentido dores no abdômen e na pelve, não sei se e normal. Até qdo e normal sentir dor, alguém sabe?

  27. ola ,haa uns 5 meses atrás comecei a sentir umas dores nas costas que ainda não descobri a causa , então agora a 5 dias atrás comecei a sentir uma forte dor pélvica e fui ao medico e fiz uma transvaginal e deu um cisto hemorrágico no ovário direito ,estou me sentindo muito inchada, e tenho enjoos ,tonturas e queda de cabelo. será que todos esses sintomas estão relacionados ao cisto hemorrágico? e quanto tempo leva pra desmanchar? obrigadoooo

  28. oi gostaria que me respondessem sobre meu problema,pois fiz um exame transvaginal para ver um mioma que eu tenho e o medico viu um cisto no ovario direito medindo 2,9 e estou preocupada pois gostaria de engravidar e não sei o que fazer poi sinto dores fortes e tenho sangramento intenso e enjoo e tonturas não posso usar nada apertado pois minha barriga fica inchada e o medico do posto de saude fala que tudo é normal por favor preciso de uma resposta.

  29. Olá tenho os ovários polimicrocistico dês dos meus 11 pra 12 anos hoje estou com 21 anos tomei vários anticoncepcionais o primeiro foi o Diane 35 meu organismo acabou acostumando com ele tomei outros de um certo tempo os cisto sumirão mais fiz uma ultrassom a pouco tempo e consto novamente os cistos no ovários hoje eles estão no tamanho:
    Ovário Direito: medindo 3,5 x 2,8 x 2,5 cm nos maiores eixos.Volume de 13,5 cm³
    Ovário esquerdo: medindo 3,6 x 2,9 x 1,8 nos maiores eixos.Volume de 10,3 cm³.
    Nessa ocasião eu precizo de cirurgia ?

    Obrigado, espero por sua resposta.

  30. OLÁ HOJE FAZ 9 DIAS QUE ME OPEREI DE UM CISTO HEMORRÁGICO NO OVÁRIO DIREITO,FOI UMA CIRURGIA DE EMERGENCIA,POIS JA ESTAVA GRANDE DEMAIS. MINHA DÚVIDA É, QUANTO TEMPO LEVA UMA RECUPERAÇÃO NESSES CASOS, EM QUANTOS DIAS POSSO VOLTAR A TRABALHAR,IR A FACULDADE,SUBIR ESCADA,COMER NORMALMENTE SEM ME PREOCUPAR COM OS RISCOS?
    DESDE JÁ AGRADEÇO HÁ QUEM RESPONDER.

  31. minha esposa fez uma cirurgia retirol um cisto e ovario a cirurgia foi um sucesso hoje ta com nove dias mas ha dois dias atras começou sair secreçoes e normal?

  32. estou com cisto nos dois ovarios a tres anos .
    eu tomei os medicamentos e nao sarei .
    sera que precisa fazer uma cirurgia .
    o que eu faco.

  33. Boa noite, estava com dores no abdomem e o medico solicitou uma ultrassom do abdomem e uma transvaginal, sendo que na transvaginal deu dois cisto no ovario esquerdo cada um com 2,9cm será que neste caso é melhor a cirurgia, pois tenho medo que com a medicaçao ele volte depois.

    Aguardo resposta..

  34. TENHO CISTO NOS DOIS OVARIOS DEPOIS QUE TIVE FILHA TEM DOIS MESSES DOI MUITO PASSO MUITO MAL PERCO MUITO SANGUE

  35. Após exame foi detectado um cisto no ovario direito medindo 17,36cm3. Estou preocupada e gostaria de saber se realmente precisa fazer cirurgia e se a mesma é simples. Vai demorar minha consulta com o médico(SUS) por isso minha curiosidade.

    Agradecida.

  36. minha prima operou de cisto no ovario e esta passando bem,sé que a mãe dela esta preocupada porque o medico que fez a cirurgia pediu para ela levar pessoalmente o caroço para fazer biopsia,esse é um procedimento normal?porque tem que ser feito uma biopsia?e porque eles mandaram ela levar ao invés deles levarem?gostaria de uma resposta rapida pois estamos muito preocupados. boa tarde e obrigado!

  37. tem ovariao com microcisto posso engravidar

  38. tenho um cisto no ovario esquerdo que mede 2,7cm. e estou muito inchada isso e normal.

  39. Boa tarde!
    Fiz uma transvaginal é estou com cisto anecóica nos dois ovários. Será que precisarei fazer uma cirurgia?

  40. Olá
    Estou com cisto no ovário esquerdo de 30mm e sinto uma dor pelvica do lado esquerdo.Será que vou ter q passar por cirurgia?Ainda não tem filhos mas qr muito engravidar em breve! Agradeço desde já…

  41. OLA EU FUI NO GINECOLOGISTA E ELE ME FALOU PRA FAZER UMA ENDOVAGINAL, FIZ E DESCOBRI, QUE TENHO CISTO NO OVARIO DIREITO,ESTAR COM 7 CM O QUE DEVO FAZER…

  42. foi a procura de uma resposta, porque tomei o serophe e tambem estou com cisto, medindo 23mm.estou preocupada.

  43. Estou com um cisto no ovário esquerdo de 22mm, já foi detectado antes mas de uns meses pra cá,ele aumentou e minhas dores são mais intensas,tanto no ato sexual, como uma simples calça apertada,minha frequência urinária aumentou muito, o que antes não era assim, as vezes chego a ir ao banheiro 2 vezes seguidas e faço um pouco apenas,ah este cisto é anecóico e ovalado.
    gostaria de obter uma resposta se necessário
    Obrigada.

  44. eu tenho um cisto no ovario direito e a dimensão dele é de 4,9 de cm. já fiz o tratamento durante 3 meses e não diminuiu de tamanho. Gostaria de saber se este levaria a uma cirurgia. obrigado ao responder se possivél

  45. Boa tarde

    Não sei se me puderão esclarecer esta dúvida que tenho. Tenho 42 anos e ontem fui a uma consulta de Ginecologia, porque há cerca de ano e meio foi-me detectado o virus do HPV, e a médica ao fazer-me uma ecografia vaginal não conseguiu visualizar o ovário esquerdo. O que puderá significar.

    Grata pela vossa atenção

    Helena Machado

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *