Cisto Pilonidal (bolsa de pele ou fístula localizada ao fundo da coluna vertebral e que pode conter pêlos)

Um cisto pilonidal também conhecido como quisto pilonidal ou abscesso pilonidal é uma pequena bolsa de pele ou uma fístula localizada ao fundo da coluna vertebral e que pode conter pêlos. É mais comum nos rapazes jovens que apresentam muitos pêlos no corpo. Qualquer pessoa pode, no entanto, vir a desenvolver um cisto pilonidal.

Este cisto assemelha-se a um pequeno orifício na pele que contém alguns pêlos. Os pêlos, por seu turno, podem ficar presos na bolsa subcutânea e provocar uma infecção.

Causas do cisto pilonidal

Os cistos pilonidais formam-se antes da nascença, enquanto o feto ainda se está a desenvolver no útero. Uma fonte de irritação constante como, por exemplo, a que resulta do uso de roupas apertadas também pode fazer com que os pêlos fiquem presos e infeccionem. A infecção pode ainda ser provocada por um germe, designado por bactéria, que penetre no quisto.

Sinais e sintomas

Enquanto o cisto não infeccionar, é possível que não veja nem sinta nada. Se, porém, o quisto se encher de pus e surgir uma infecção, poderá sentir dor ou calor na pele que fica com vermelhidão e inchaço. Poderá ter arrepios, febre ou detectar um líquido purulento amarelado ou branco a sair do quisto, passível de provocar ardor e prurido.

Riscos e Complicações

A infecção do quisto pode provocar uma fístula (comunicação do quisto para a pele).

Tratamento

Se não houver uma infecção no cisto, não será necessário efectuar nenhum tratamento. Se o quisto infeccionar, poderá ter de ser drenado (lancetado) para que se possa drenar o pus e serem retirados os pêlos obstruídos. O cisto poderá ter de ser removido através de cirurgia se a infecção não melhorar ou se voltar novamente. Poderá ter de tomar antibióticos para eliminar as bactérias.

Cirurgia

A cirurgia mais utilizada é a ressecção em cunha do cisto em que se deixa cicatrizar por segunda intenção. Melhor dizendo no popular “deixar cicatrizar de dentro pra fora”. O curativo pode sangrar um pouco, já que o tecido em cicatrização fica exposto. Pede para a sua mãe passar a gaze mais levemente, que a força na hora de passar pode causar sangramento. Caso isso não resolva, procure seu médico. Quanto á cicatrização esta demora a fechar.

Fotos de cisto pilonidal

Fotos Após remoção cirugica

No fórum (comentários abaixo) poderá encontrar várias fotos publicadas de pessoas que removeram este tipo de cisto. Espero que estas informações, fotos e casos relatados abaixo, no nosso forum tenham-lhe sido uteis.

Em: Proctologia | 328 comentários

328 Comentários no Fórum

  1. Alguém sabe informar quanto tempo aproximadamente ficaria de atestado fazendo a cirurgia ?

  2. Descobri meu cisto pilonidal esse começo de ano, ja sofria a mais de um ano com dores, porém num ia atras, quando fui no médico e ele me disse que seria Cisto Pilonidal, fiquei com um ponto de interrogação na cabeça, fui procurar na internet, e vejo fotos terríveis, como vou fazer tudo pelo SUS, tenho que esperar na fila de espera do AME da minha cidade, e já me avisaram que provavelmente será so no final do ano, enquanto isso sofro com as dores que são horríveis, se alguém puder colocar a foto de como fica a cicatriz, com a cirurgia aberta, pois não achei na internet.

  3. Ola pessoal, fuz a cirurgia faz uma semana, o buraco e enorme…kkkkkkkkkkk
    Se de alguem for parecido me ajudem, qto tempo vai demorar pa cicatrizar tudo?
    Vkw

  4. olá pessoal!fiz essa cirurgia dia 3 de abril de 2014,no momento me sinto bem,mas no quinto dia passei mal,quase desmaio e ando sentindo muitas dores….Gostaria de saber o que devo fazer para cicratizar mais rápido….E se é complicado do inss afastar?

  5. Ah, e não teve nenhum ponto, ficou aberto, a carne veio nascendo novamente!!!

  6. Pessoal, meu marido fez há 15 anos atrás, foi bem profundo, mas o médico raspou bem, retirou tudo. Quanto a higiene e curativo, utilizávamos somente o soro fisiológico e gaze, nada de pomadas, a cicatrização veio de dentro pra fora. Nunca mais incomodou e nem voltou. Ficou perfeito.Mas tenho uma amiga, que já fez por 3 vezes…Acredito que o segredo todo está na remoção dele.

  7. olá ,meu nome é eliana,ja operei 3 vezes do cisto pelonidal e ele ainda volta ,agora formou- se 2 onde era só um , e os médicos não falam mais em operação ,recentemente ele inflamou e veio a furo e eles estão usando pra fazer o curativo um negocio chamado fibracol,eu keria saber se isso pode no cisto pelonidal ,obrigado.

  8. Olá gente,

    Em Janeiro/2014 descobri que estava com cisto pilonidal. Depois de uma semana de sofrimento resolvi ir ao médico, precisei fazer drenagem 2 vezes !
    E minha cirurgia foi marcada para o dia 02/04/2014 já que o médico falou que teria que desinflamar, hoje faz uma semana que eu operei. E o médico deu 4 pontos no local da cirurgia.
    Nesses primeiros dias foram bem incômodos, tava andando que nem pata, não conseguia me sentar… Acredito que mais por medo de estourar os pontos.
    O médico me receitou três remédios, incluindo paracetamol – para eventuais dores.
    Não estou precisando fazer muitos curativos, estou fazendo mais para proteção.

    Mais graças à Deus está sendo bem tranquilo !

  9. Fiz a cirurgia dia 3 e nao foi ponteado,estou fazendo o curativo uma vez ao dia e estou sentindo dores. Queria saber se voces andavam um pouco e se isso é errado. Tambrm queria saber se é normal ainda sujar um pouco de sangue o curativo. Me ajudem pf.

  10. olá galera hoje está fazendo 21 dias de operada,operei pela 2° vez mais o médico falou q está cicatrizando,tive que entrar pelo INSS pq eu trabalho sentada durante 9 horas estou confiante q dessa vez vai cicatrizar mais rápido,boa sorte á todos fiquem com Deus!!!

  11. Olá pessoal, ja havia comentado logo abaixo.

    Faz 2 meses e pouco que fiz a cirurgia, fiz os curativos 2 vezes na semana ou 3 vezes, dependendo da situaçao. Volto a falar, busquem com os enfermeiros sobre as coberturas dos curativos, existem uns ótimos que fizeram um papel muito importante na minha cicatrizaçao. Usei ActCoat, AquaCel, Fibracol, Prisma. A cicatrizacao foi muito rápida no começo, impressionante, mas agora que a lesão está superficial está mais devagar, inflama, sai secreçao e incomoda, mas devagarzinho tá indo.

    Quando fechar totalmente volto a falar com vcs.

    Abraços e forças.

  12. Olá pessoal do cistooii hahahahahahaah, esse mes completa 90 dias de pós operatorio, estou muito feliz pq quase n da pra fazer curativo mais, se cicatrizou bem, e nao tive NENHUM problema graças a Deus, boa sorte a todos, a paciência nessas horar eh sua melhor amiga!!!! Fiquem com Deus

  13. Oi pessoal…já fiz a minha cirurgia há uns 8 meses e levei 15 pontos,durante o processo de cicatrização uns 5 pontos foram quebrados e hj com a cicatrização total no local da cirurgia fiquei com uma queloide enorme na qual sinto dores quando me sento em acentos duros e quando ela fica enxada, acho que o problema voltou pós continuo sentindo dores…!!!

  14. Bom dia! Fiz esta cirurgia no dia 13/03/2014, sendo que a minha cirurgia não foi ponteada, ela permanece aberta, pois a médica que me operou disse que haveria a possibilidade da volta do cisto seria maior se fosse fechada. Eu preciso fazer curativo em uma clínica todos os dias, até a cicatrização do mesmo. Mas graças a Deus tem evoluído muito bem.

  15. Fiz a cirurgia no dia 17/03/2014, o buraco é enorme e assustador tenho que limpar todos os dias, espero que feche o mais rapido possivel.

  16. Fiz a cirurgia sexta dia 21 por hora estou bem vamos ver daqui pra frente

  17. Ola meu nome.e Murilo fiz a cirurgia do cisto pilonidal do dia 19/02/2014 já vai fazer 1mez. Mas gracas a Deus esta melhor.
    A concelho a todos que tem esse problema a fazer a cirurgia pois o caso pode ficar serio e muito doloroso. Entrei na sala de cirurgia as 14:00 e sair as15:00 a anestesia e a famosa raker mas não sentir nada e não sentir dor hora nenhuma, vai fazer um mês e nesse período que estou em casa só sentir dor apenas uma noite ( na hora de dormi). Faco curativo 2 ou 3 vezes ao dia.
    O medico me falou que .eu cisto estava grande o corte foi do cóccix ate acima do anus. Voltarei ao medico agora dia 24, para a revisão. Logo apos a revisão falarei como sta.

  18. Olá ja fiz essa cirurgia 2 vezes a primeira ficou com pontos fiz no mes 07 de 2013 doeu muito ficava saindo pus e dor não parava … Voltei a passar com medico depois de Um meses o medico informou que voltou fiquei ,muito triste que tinha que passar tudo de novo ..quando foi dia 07 de março de 2014 operei de novo esta aberto agora com buraco ,grande todos dias tem que fazer curativo e tomar maior ,cuidado .. Mas graças Deus estou me recuperando aos poucos…boa sorte para os que vai fazer.

  19. Eu tenho 13 anos i tenho um cisto no ovario direito fiquei cinco dias internada o cisto e pequeno mais cinto mta dor e nao aguento neh comer os medico nao querem fazer cillurcia e prefiria mais eles nao querem doe demais

  20. Olá pessoal… Também passei por isso. Senti o 1° incomodo há 7 anos atrás depois disso so voltei a sentir ano passado. Nunca inflamou, nunca estourou e nunca precisei drenar. Porém começou a me incomodar muito, já não tinha mais posição boa pra sentar e dormir. Fiz minha cirurgia no começo de janeiro.. já vão fazer 2 meses que operei. Minha cirurgia foi totalmente fechada, levei 4 pontos, só que 4 dias depois começou sair uma secreção com pus, eu voltei ao hospital e o médico abriu o 3° ponto, fez toda a limpeza do local eliminando toda a secreção, ele drenou, e o o local ficou aberto, fiquei com a cirurgia com pontos e aberta ao mesmo tempo. Hoje está cicatrizado, não tem mais nada aberto, só que ainda incomoda ao sentar em locais muitos estofado como sofá, colchão muito mole, poltrona de ônibus por exemplo. Venho trabalhar de ônibus e sento em cimade uma das pernas por causa dos baques do ônibus, sentar normal ainda não dá. Incomoda quando durmo de barriga pra cima.. não é uma dor forte, mas um incômodozinho que estou louca que passe logo. Alguém pode me dizer se demorou muito para ficar totalmente 100%?? Não vejo a hora de sentar no chão, de deitar de qualquer jeito..kkkk

  21. Boa noite!

    Já me operei desse cisto cinco vezes sendo a última em 2008 e pelo que tô vendo vou ter que fazer de novo pois todos os sintomas voltaram e eu já tô desesperada novamente pois devo dizer que dói muito antes,durante e depois. Essa semana irei ai médico só pra ter certeza……. aff…..foi triste

  22. Ola ja fui fazer cirurgia em julho de 2013 ‘ foi fechado e teve complicacoes , infecionou e quando tirei os pontos metade da ferida abriu ..entretanto foi normalizando e fechando mas agora tenho um buraquinho de novo .sabem se sera uma fistula? Se terei de fazer cirurgia outra vez?
    E fui ha uma semana fazer uma ecografia e nao fala la de quisto nenhum

  23. Olá pessoal, também aconteceu comigo, paciência! Essas coisas não são escolhidas. O cisto apareceu por volta de 4 anos atrás, horas inflamava e horas sumia, como eu dançava achava que era algum tipo de lesão em 2012 fiz uma ultrassonografia e foi detectado o cisto pilonidal. Na ultima quarta-feira dia 12/02 realizei minha cirurgia, entrei na sala as 9:20 e as 11:00 ja estava acordada em uma sala de observação com muito frio (rsrsrs). Já estou com 5 dia de operada e me sinto bem, não sinto dores, o que incomoda é o curativo, o momento de limpeza é doloroso psicologicamente (rsrs) faço curativo 3x ao dia e estou confiante que logo cicatrizará.
    Força para nós!!

  24. Boa Noite ai esta a minha foto

    Estou muito contente com a recuperação
    Estou usando IDROGEL,,,MUITO BOA ESSA POMADA

  25. BOm Dia em 2006 fiz a cirurgia fechada,,,pois não resolveu!!!

    Fui em outro medico e ele me dice que a cirrurgia aberta é muito melhor pois vc retira todas as celulas ruins,,,
    por incrivel k pareça fiz ela ontem e tive alta as 4:00 da tarde e estou muito bem
    Agora é muito repouso e fazer os curativos corretamente
    Não tenha medo vai com fé em DEUS,,,BOM DIA ATODOS

  26. desculpem o tamanho do comentário haha, mas tem umas dicas boas

  27. Oi pessoal,

    Minha história é longa mas vou tentar resumir.
    Sempre senti um desconforto na região do coccix, mas nunca liguei, achava que era por ficar muito tempo sentado. Em fevereiro de 2013 senti muito desconforto e dor, nao achava posição para sentar aí busquei um médico.

    Esse primeiro médico que inclusive fez um exame proctológico, chegou a conclusão que era Hemorróida! Passei uns 4/5 messes tratando a “hemorróida”, e a situação só piorava, retornei ao médico e ele continuou falando q era hemorroida, nesse dia nem olhou, e eu insistia que sentia o incomodo por fora. Odiei esse médico, perdi tempo, dinheiro e saúde (o pior).

    Em Junho senti muitas dores, tava inchado, tive febre nas madrugadas, nao aguentei e fui no primeiro médico que achei, acertei de primeira, é uma ótima médica. Essa me diagnosticou o cisto e disse que precisava urgentemente drenar, drenei no mesmo dia, foi horrível, mas a dor melhorou muito, e esperei os tecidos voltarem ao normal para operar, enquanto isso fazia depilaçao definitiva, melhora muito e diminui a chance de recidiva.

    Enfim, fui operar finalmente dia 21 de Janeiro de 2014, a cirurgia foi tranquila e rápida, nao senti nada no primeiro dia, por conta da anestesia, o desconforto maior foi nos dias seguintes.

    Estou com 3 semanas de operado, nos primeiros 7 dias troquei o curativo diariamente, passando a pomada Purilom, que foi bem recomendada, a partir de uma semana após a cirurgia, comecei a trocar o curativo com uma equipe especializada em curativos assim (estomaterapia) em um hospital universitário. Foi utilizada a cobertura ActiCoat, que é muuiitoo boaa, só doi na hora que coloca e um pouco depois, mas ele fica por 3 dias, período em que estou fazendo as trocas. Agora estou com outra cobertura a base de alginato de prata que também é boa. Recomendo pesquisarem sobre essas coberturas, pois são ótimas.

    A enfermeira disse que está muito boa a cicatrizaçao, que talvez em duas semanas já feche, isso me deixou muito feliz pois o que mais me preocupou foi o pós operatório e, meu cisto era grande até, ia de perto do ânus a ponta do cóccix.

    Mas é isso aí, estou aqui se precisarem de qualquer coisa.

    Abraços

  28. Sofro com isso a uns 2 anos aproximadamente, a prmeira vez, rompeu e ficou tudo certo após tomar remédios, mas agora de uns tempos pra cá…(Acredito que por causa do trabalho, o fato e trabalhar sentada o dia todo) ele inflamou e não fechou mais, fica saindo essa secreção purulenta direto…Fora as dores que são terriveis, posição já não tenho mais , nem para dormir, nem para sentar, meus dias no trabalho se tornaram terriveis…Agora enfim, consegui atendimento em um Hosp. Aqui próximo a minha casa, que me enviou um anjo como médico, que me passou todos os exames para que seja realizada a tão sonhada cirurgia,…Abaixo envio como está meu cisto…Brevemente enviarei fotos do depois da cirurgia.

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *