Cisto Pilonidal (bolsa de pele ou fístula localizada ao fundo da coluna vertebral e que pode conter pêlos)

Publicidade

Um cisto pilonidal também conhecido como quisto pilonidal ou abscesso pilonidal é uma pequena bolsa de pele ou uma fístula localizada ao fundo da coluna vertebral e que pode conter pêlos. É mais comum nos rapazes jovens que apresentam muitos pêlos no corpo. Qualquer pessoa pode, no entanto, vir a desenvolver um cisto pilonidal.

Este cisto assemelha-se a um pequeno orifício na pele que contém alguns pêlos. Os pêlos, por seu turno, podem ficar presos na bolsa subcutânea e provocar uma infecção.

Causas do cisto pilonidal

Os cistos pilonidais formam-se antes da nascença, enquanto o feto ainda se está a desenvolver no útero. Uma fonte de irritação constante como, por exemplo, a que resulta do uso de roupas apertadas também pode fazer com que os pêlos fiquem presos e infeccionem. A infecção pode ainda ser provocada por um germe, designado por bactéria, que penetre no quisto.

Sinais e sintomas

Enquanto o cisto não infeccionar, é possível que não veja nem sinta nada. Se, porém, o quisto se encher de pus e surgir uma infecção, poderá sentir dor ou calor na pele que fica com vermelhidão e inchaço. Poderá ter arrepios, febre ou detectar um líquido purulento amarelado ou branco a sair do quisto, passível de provocar ardor e prurido.

Publicidade

Riscos e Complicações

A infecção do quisto pode provocar uma fístula (comunicação do quisto para a pele).

Tratamento

Se não houver uma infecção no cisto, não será necessário efectuar nenhum tratamento. Se o quisto infeccionar, poderá ter de ser drenado (lancetado) para que se possa drenar o pus e serem retirados os pêlos obstruídos. O cisto poderá ter de ser removido através de cirurgia se a infecção não melhorar ou se voltar novamente. Poderá ter de tomar antibióticos para eliminar as bactérias.

Cirurgia

A cirurgia mais utilizada é a ressecção em cunha do cisto em que se deixa cicatrizar por segunda intenção. Melhor dizendo no popular “deixar cicatrizar de dentro pra fora”. O curativo pode sangrar um pouco, já que o tecido em cicatrização fica exposto. Pede para a sua mãe passar a gaze mais levemente, que a força na hora de passar pode causar sangramento. Caso isso não resolva, procure seu médico. Quanto á cicatrização esta demora a fechar.

Fotos de cisto pilonidal

(PS: Todas as imagens publicadas neste artigo foram removidas devido a não se encontrarem em conformidade com as politicas do Google. As nossas sinceras desculpas.)

Fotos Após remoção cirugica

No fórum (comentários abaixo) poderá encontrar várias fotos publicadas de pessoas que removeram este tipo de cisto. Espero que estas informações, fotos e casos relatados abaixo, no nosso forum tenham-lhe sido uteis.

 

Publicidade

28. Abril 2011 by admin

401 Comentários no Fórum

  1. Convivi com o cisto por aproximadamente 3 anos, porém neste período incomodou muito pouco, mas como a coisa persistia, fui no dermatologista, ele diagnosticou o bendito cisto pilonidal, me falou que só curava com cirurgia e me encaminhou para o proctologista. Não dei importância, até que o bicho inflamou com vontade, senti uma dor infeliz, quase não conseguia andar, então decidi procurar um proctologista, ele drenou todo aquele pus mau cheiroso, sem anestesia, talvez tenha sido a maior dor que já senti em toda minha vida. Depois de todo esse sofrimento, veio a calmaria, me sentia muito bem, porém um exame de Ultrassonografia revelou que bicho estava lá só esperando a hora de voltar, como não queria encontra-lo novamente agendei a cirurgia.
    Dia 21/05/2015 fiz a operação, o médico retirou o cisto e não deu pontos pelos motivos já expostos aqui. A minha ferida ficou com quase 5 Cm. A cirurgia foi muito tranquila, a anestesia foi uma sedação na veia sem nenhum efeito colateral, Iniciou as 12:40h, as 15:30h estava retornando para casa. É impressionante que um buraco desse tamanho não dói, O médico deu 15 dias de atestado médico, estrategicamente tirei férias após a licença. A única posição que evito até hoje (12 dias após)é sentar, porque incomoda bastante.
    Resumo: Não vale a pena conviver com esse cisto, pelos relatos que li na internet achei que a operação seria um bicho de 7 cabeças, não é, se puder ficar afastado do trabalho pelo menos 15 dias faça logo e se livre desse mal.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *