Cisto Sebáceo Inflamado: Conheça 12 Receitas Caseiras Infalíveis

Apareceu-lhe um cisto sebáceo no rosto, pescoço, atrás da orelha? Não desespere, conheça os 12 remédios caseiros que elaboramos para si, mas, Atenção! Não tente espremer, cortar ou perfurar o cisto! Com esta publicação vamos dar seguimento ao artigo: 27 receitas naturais para remover o cisto sebáceo.

Para quem ainda não leu a primeira parte da matéria, aconselho a ler aqui.

cisto sebáceo no pescoço

Existem muitos “nomes diferentes” para nos referirmos à mesma patologia, o que por vezes causa alguma confusão.

“Cisto sebáceo” é o termo comum usado para referir qualquer dos seguintes cistos: Cisto epidermóide, Cisto Triquilemal, Cisto Pilar ou Cisto infundibular. Estamos entendidos?

Bicarbonato de Sódio

Bicarbonato de sódio para o tratamento da acidez do estômago

Misture um pouco de bicarbonato de sódio, água e sal até formar uma pasta lisa. Espalhe a pasta sobre o cisto. O bicarbonato de sódio é um dos tratamentos mais populares para o tratamento de cistos sebáceos.

O Bicarbonato de sódio tem propriedades que ajudam a manter os níveis de pH da pele e, desta forma, manter o crescimento de bactérias sob controle, proporcionando alívio do ardor e coceira.

Conheça outros usos do bicarbonato: 15 Remédios Caseiros para Retenção Urinária

Batata

Batata

A Batata contém vitamina C em grandes quantidades. A vitamina C é responsável pela remoção das células mortas da pele e, ajudando, desta forma, a curar os cistos sebáceos. Coloque uma fatia de batata sobre o cisto e cubra com um pano seco. Deixe atuar durante toda a noite.

Alternativamente, também pode aplicar suco de batata sobre o cisto com a ajuda de um cotonete e deixar durante a noite. Esta dica irá ajudar a diminuir rapidamente o tamanho do cisto.

Conheça um Suco de batata para tratar a úlcera no estômago (Úlcera Gástrica)

Sândalo e Água de Rosas

Cicatrizante de sândalo e água de rosas para acne

O Pó de sândalo (Santalum album) tem propriedades anti-fúngicas que aceleram a cura do cisto sebáceo. Faça uma pasta misturando pó de sândalo e água de rosas. Aplique a pasta sobre o cisto. Deixe secar e de seguida lave com água fria. Repita o procedimento 3-4 vezes por dia. A pasta de sândalo vai ajudar no alivio da inflamação causada pelo cisto sebáceo.

Leia Também:  Remédio natural para gripe

As utilidades terapêuticas do sândalo são imensas: Acne Nas Costas: 12 Tratamentos Caseiros Para Eliminar as Cicatrizes

Cal em Pó (cal viva, óxido de cálcio)

Cal em pó

Misture uma pequena quantidade de pó de cal com água, para fazer uma pasta. Aplique a pasta diretamente no cisto. A aplicação de cal em pó na pele pode causar alguma irritação, mas é uma solução extremamente eficaz para tratar a inflamação.

Sal de Epsom (sulfato de magnésio)

Sal de Epsom (sulfato de magnésio)

Encha a sua banheira com água morna e adicione cerca de meia xícara de sal de Epsom. Realize um banho com esta água para aliviar a dor causada pelo cisto sebáceo. Esta solução pode não ajudar “diretamente” na remoção do cisto, no entanto, o Sal de Epsom contém sulfato de magnésio, composto químico que pode ajudar a reduzir a dor, através da redução da inflamação e limpeza das toxinas prejudiciais.

Oléo da Árvore do chá (Melaleuca alternifolia)

Óleo essencial de árvore-de-chá, malaleuca

As propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas do óleo essencial da árvore do chá (Melaleuca alternifolia), tornam a planta, suficientemente eficaz, no tratamento de infecções bacterianas e fúngicas. Misture o óleo essencial da árvore do chá com água, numa proporção de 1 para 9, e aplique diretamente no cisto.

Alternativamente, pode até mesmo aplicar 2 a 3 gotas de óleo da árvore do chá diretamente sobre o cisto e cobri-lo com um penso-rápido.

Conheça outros usos da (Melaleuca alternifolia): 25 Remédios Caseiros para Pele Oleosa

Silybum marianum (cardo-mariano ou cardo-leitoso)

Cardo mariano em cápsulas

O Cardo-Mariano é uma planta bastante eficaz na limpeza do corpo, “de dentro para fora”, impedindo a formação de toxinas no corpo. Muitos estudos científicos demonstram que o cardo-mariano contém um flavonóide chamado silimarina rico em propriedades anti-inflamatórias e anti oxidantes. Pode consumi-lo em forma de chá ou cápsulas, disponíveis em lojas de produtos naturais.

A Silibinina, o principal componente ativo da silimarina, tem sido usada nestes últimos 30 anos para proteger o fígado de diversos problemas hepáticos, incluindo envenenamento por cogumelos, hepatites virais e cirrose, doença hepática alcoólica e envenenamento por tetracloreto de carbono.

Nota: As mulheres grávidas e lactantes devem consultar o médico antes de usar o Cardo-Mariano.

O Cardo Mariano é também usado como Remédio Caseiro para a Gordura no Fígado

Aloe Vera

Suco de aloe vera

O Aloe Vera contém compostos fenólicos, que possuem propriedades antibióticas, tornando-se um remédio bastante popular para curar cistos sebáceos. Esprema o suco da folha de aloe vera e aplique diretamente sobre o cisto. Repita esse processo várias vezes ao dia durante alguns dias até que o cisto desapareça completamente.

Leia Também:  Tratamento caseiro para cabelos danificados

Como complemento, pode também beber suco de aloe vera regularmente.

Outros usos do Aloe Vera: Blefarite: Aloe Vera ajudam a reduzir vermelhidão, inchaço…

Hamamélis

Hamamélis (Hamamelis virginiana)

Moa um pouco de cascas ou folhas de hamamélis (Hamamelis virginiana) em água e aplique no cisto. A planta é rica em taninos, ajuda a apertar os poros e remover a oleosidade extra da pele.

Pomada, Creme de Hamamélis (Hamamelis virginiana)

Alternativamente, também pode aplicar creme ou gel de hamamélis sobre o cisto. Aplique 2-3 vezes por dia durante cerca de uma semana, até que a infecção seja removida completamente.

Conheça todas as propriedades desta planta maravilhosa: Hamamélis

Dente-de-leão e Viola (violeta, amor-perfeito)

Viola (violeta, amor-perfeito)

O Dente-de-leão é uma planta antimicrobiana por natureza. Ajuda a combater infecções e remover toxinas do corpo. Foi realizado um estudo experimental sobre a atividade antimicrobiana da decocção, infusão, e do extrato etanólico da violeta (Amor-perfeito). Foram encontradas propriedades anti-microbianas consideráveis em 3 ensaios.

Coloque 1 colher de sopa de dente-de-leão e Amor-perfeito em água, durante 45 minutos. Coe a mistura e beba a solução de 3 a 4 vezes ao dia durante 8 a 10 dias. Como complemento pode também usar a mistura para lavar o cisto.

O Dente-de-leão é um Depurativo do sangue caseiro extraordinário.

Folhas de goiabeira (Psidium guajava L.)

Folhas de goiabeira

As Folhas de goiabeira têm propriedades anti-microbianas que promovem a cura rápida dos cistos, reduzem a inflamação e o prurido. Ferva algumas folhas da árvore da goiabeira em água durante 15 minutos e depois coe. Use a solução para lavar o cisto.

As folhas de goiabeira são também um óptimo Remédio caseiro para o corrimento amarelado e esverdeado

Equinácea

Chá de Equinácea

Coloque algumas folhas de Equinácea numa xícara de água fervente. Deixe repousar durante 10 minutos e coe a mistura. Deixe arrefecer e saboreie este chá maravilhoso 2 a 3 vezes ao dia. O chá de Equinácea aumenta o número de células brancas no sangue (leucócitos, glóbulos brancos) e estimula o sistema imunitário, o que, por sua vez, ajuda a reduzir a infecção causada pelo cisto sebáceo.

Em forma de chá, a Equinácea é um poderoso Remédio caseiro para infecções urinárias

Cisto sebáceo inflamado o que fazer

  • Beba muita água e aumente o consumo de frutas frescas. A água é necessária para a eliminação de resíduos do corpo.
  • Inclua frutas ricas em fibra e frutas cítricas na sua alimentação, grãos integrais, óleo de peixe, trevo vermelho (Trifolium pratense), alho, Bérberis (Uva-espim, Espinheiro-vinhedo), e vegetais de folha verde.
  • Consulte o médico caso note grandes alterações no cisto: se o tamanho do cisto aumentou ou inchou, se está cheio de pus, ou se a dor aumentou. Além disso, procure apoio médico caso o cisto esteja localizado na zona genital.
  • Se o cisto estourou por conta própria, lave-o bem com água corrente e faça uso de um sabonete anti-bacteriano para limpar a área afetada.
  • Mantenha a área em redor do cisto bem limpa.
  • Lave sempre as mãos antes de tratar o cisto, e use sempre um pano limpo e seco.
  • Se o cisto drenar pus, aplique um curativo, que deve ser mudado duas vezes por dia.
  • Use apenas produtos para a pele livres de óleo.
  • Para remover os pelos (depilação) use lâminas limpas e cera.
Leia Também:  Solução Natural para tratamento da Bronquite

O que não fazer

Sente um coceira insuportável no cisto! Difícil de aguentar não é? Eu sei, já passei pelo mesmo! Mas Não coce! Evite ao máximo o desejo de coçar, espremer, ou rebentar o cisto, pois pode propagar a infecção a outras partes do corpo. Pode igualmente conduzir a hemorragias graves.

  • Evite a exposição excessiva ao sol.
  • Reduza a ingestão de alimentos salgados, picantes e cafeína, na sua dieta, para evitar o risco de cistos mamários.

O meu testemunho

Foi-me diagnosticado um cisto sebáceo que começou com o tamanho de uma ervilha. Em cerca de 2 semanas cresceu para quase 2 dobro. Situação que me incomodou bastante, uma vez que ficava localizado mesmo na linha da mandíbula.

Começou a doer, e fiquei preocupado! Fiz uma pesquisa extensa, Online, e deparei-me com vários testemunho de pessoas que tinham usado o óleo de rícino para remover o cisto, com sucesso. Decidi tentar!

Comprei o óleo de rícino numa loja de produtos naturais online (celeiro.pt), juntamente com um frasco de óleo essencial da árvore do chá.

Como fiz? Todas as noites aplicava o óleo da árvore do chá e o óleo de rícino no local, juntamente, em quantidades iguais, protegendo a área com um curativo durante toda a noite.

Após duas semanas comecei a notar uma diferença enorme no tamanho e na dor, reduzida. Continuei o remédio durante mais seis semanas e o cisto simplesmente desapareceu por completo.

Óleo de rínico e óleo da árvore do chá (Melaleuca alternifolia)…. RECOMENDO!

Seja paciente e consistente. Espero ter ajudado a todos de alguma forma!

E você, tem um cisto sebáceo, ou já sofreu com este problema? Como curou o cisto? Partilhe suas dúvidas e experiências no fórum e ajude muitas pessoas a tratar de vez este problema!

Leia Também » Remédio Caseiro para Cisto no Ovário

loading...

04. Setembro 2016 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *