Cisto Sinovial (inchaço por baixo da pele com um líquido espesso e gelatinoso)

Um cisto sinovial ou  (quisto sinovial em Português de Portugal) é um inchaço por baixo da pele cheio com um líquido espesso e gelatinoso.

Causas do cisto sinovial:

Um cisto sinovial é, normalmente, causado por uma lesão. Frequentemente, o quisto ocorre perto de uma área onde sofre muitas pancadas, como por exemplo no pulso. Pode nem se lembrar desta lesão. Mas, por vezes, um quisto sinovial pode ocorrer sem qualquer motivo. São detectados com maior frequência em mulheres com idades entre 20 e 50 anos de idade.

Sinais e sintomas do cisto sinovial:

Pode ter uma dor lenta, ou uma grande sensibilidade no pulso, e pode ou não ter um inchaço. Outros sinais são dormência, fraqueza, ou inchaço da mão ou do pulso. Muitas vezes não existem sintomas.

Cuidados a ter:

Os médicos podem recomendar a utilização de gelo se o quisto tiver sido drenado. O gelo provoca a contracção (ficar mais pequenos) dos vasos sanguíneos, o que diminui a inflamação (inchaço, dor, e vermelhidão). Coloque gelo moído num saco plástico e cubra-o com uma toalha. Coloque-a sobre a área do quisto durante 15 a 20 minutos, de hora a hora, enquanto for necessário. Não se esqueça do gelo, pois pode apanhar uma queimadura pelo frio. Pode ter uma tala a cobrir a área do cisto. A tala serve para proteger a área e evitar que se mexa enquanto está a curar-se.

Contacte o seu médico se:

  • O cisto ficar maior e com mais dores.
  • Ficar com fraqueza ou dormência na mão, pulso ou no pulso.
  • A sua mão, ou pulso, ficar mais vermelha ou inchada subitamente.

Tratamento do cisto sinovial

Por vezes, o quisto desaparece sem tratamento, mas pode voltar mais tarde. O seu médico decidirá qual é a melhor forma de tratar o cisto sinovial. Não tente eliminar o quisto sozinho(a). Fazer pressão sobre o quisto , furá-lo com uma agulha, ou dar-lhe pancadas pode magoá-lo(a) e não resolve o problema do quisto. Pode precisar de uma cirurgia para remover o cisto se estiver com dores.  Pode utilizar ibuprofeno e paracetamol para as dores. Estes medicamentos podem ser adquiridos como medicamentos de venda livre. Não tome ibuprofeno se for alérgico(a) à aspirina. Os médicos podem utilizar uma agulha para drenar o líquido do cisto sinovial. Então, poderão dar-lhe injecções de um medicamento chamado esteróides no quisto, para diminuir a inflamação. Os médicos podem acrescentar uma anestesia local aos esteróides. Este medicamento ajuda a reduzir as dores e a diminuir o inchaço. Por vezes, o quisto pode voltar, mesmo com tratamento.

Fotos:

Mão: (Pulso e punho)

Pé:

loading...
loading...

09. Maio 2011 by admin

49 Comentários no Fórum

  1. olá, sou a Filipa, tenho 29 anos, há 3 anos tive um acidente de trabalho onde me foi diagnosticada uma tendinite supra espinhal, senti dormência, no braço esquerdo perdia a força e dores na mão, o seguro descartou ter qualquer envolvimento com o meu estado visto ter sido descoberto depois que teria 3 hernias na cervical, passei a ter acompanhamento pelo serviço nacional de saúde, que diga-se de passagem, é uma longa espera, as consultas são de ano a ano e exames medicos pagos porque as maquinas estão avariadas, passados 3 anos comecei com dores no pulso fortes, sentia prender, não liguei usei apenas um punho elástico para aliviar a dor, passados 8 meses dessas dores fui ao medico e me queixei, medico me mandou fazer um exame da síndrome do túnel cárpico (ainda estou aguardar o exame), na semana seguinte apareceu-me um quisto no pulso, que me inchou a mão e me dava dormência nos dedos e repuxava os mesmos. fui gozada pelo medico que me atendeu na urgência, que seria uma risada mundial se eu deixasse de trabalhar por causa disto… fui ao serviço nacional de saúde e teria que ficar aguardar anos por uma cirurgia visto o meu problema não ser assim tão grave como outros, até ai entendo, mas com a mão assim não poderia trabalhar…. fui por minha conta e risco fazer a cirurgia, durante a mesma o medico descobriu que tenho os nervos da mão danificados dá eu me queixar que me repuxava os dedos… neste momento estou em recuperação, uso o punho elástico com tala que é o mais recomendável, uma vez que este tipo de cirurgia podem ocorrer 50% de chances de voltar aparecer o quisto. recomendo a quem tem retirar, não se trata de uma questão de estética mas sim de evitar futuros problemas mais graves, cada caso é um caso mas procure sempre ajuda médica. força a e boa recuperação a todos

  2. Ola, sou a beatriz e tenho 13 anos, pelo o que o medico me disse, tenho um quisto no dedo indicador da mao direita , doi me bastante e nao consigo fazer varios movimentos.
    Estou a espera de cirugia e estou com algum medo.

  3. tenho um cisto sinovial no pulso da mão esquerda desde os 25 anos, hj tenho tenho 65, ja fiz 04 cirurgias para retirada do mesmo, porem nada adiantou ele sempre volta, o que devo fazer pra evitar nova cirurgia e a volta do mesmo?

  4. Boa noite. Meu nome é Maria Nunes, tenho um cisto Cinovial nos dois pés. Sei que vou precisar fazer uma cirurgia. Só que eu gostaria de ver um vídeo com uma cirurgia no pé sobre esse mesmo problema. Mais não consigo encontrar. Já vi na mão, no joelho e outros. Menos do pé. O meu é no dos lados do calcanhar. Alguém pode me ajudar por favor? Obrigada.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *