Cisto Sinovial (inchaço por baixo da pele com um líquido espesso e gelatinoso)

Um cisto sinovial ou  (quisto sinovial em Português de Portugal) é um inchaço por baixo da pele cheio com um líquido espesso e gelatinoso.

Causas do cisto sinovial:

Um cisto sinovial é, normalmente, causado por uma lesão. Frequentemente, o quisto ocorre perto de uma área onde sofre muitas pancadas, como por exemplo no pulso. Pode nem se lembrar desta lesão. Mas, por vezes, um quisto sinovial pode ocorrer sem qualquer motivo. São detectados com maior frequência em mulheres com idades entre 20 e 50 anos de idade.

Sinais e sintomas do cisto sinovial:

Pode ter uma dor lenta, ou uma grande sensibilidade no pulso, e pode ou não ter um inchaço. Outros sinais são dormência, fraqueza, ou inchaço da mão ou do pulso. Muitas vezes não existem sintomas.

Cuidados a ter:

Os médicos podem recomendar a utilização de gelo se o quisto tiver sido drenado. O gelo provoca a contracção (ficar mais pequenos) dos vasos sanguíneos, o que diminui a inflamação (inchaço, dor, e vermelhidão). Coloque gelo moído num saco plástico e cubra-o com uma toalha. Coloque-a sobre a área do quisto durante 15 a 20 minutos, de hora a hora, enquanto for necessário. Não se esqueça do gelo, pois pode apanhar uma queimadura pelo frio. Pode ter uma tala a cobrir a área do cisto. A tala serve para proteger a área e evitar que se mexa enquanto está a curar-se.

Contacte o seu médico se:

  • O cisto ficar maior e com mais dores.
  • Ficar com fraqueza ou dormência na mão, pulso ou no pulso.
  • A sua mão, ou pulso, ficar mais vermelha ou inchada subitamente.

Tratamento do cisto sinovial

Por vezes, o quisto desaparece sem tratamento, mas pode voltar mais tarde. O seu médico decidirá qual é a melhor forma de tratar o cisto sinovial. Não tente eliminar o quisto sozinho(a). Fazer pressão sobre o quisto , furá-lo com uma agulha, ou dar-lhe pancadas pode magoá-lo(a) e não resolve o problema do quisto. Pode precisar de uma cirurgia para remover o cisto se estiver com dores.  Pode utilizar ibuprofeno e paracetamol para as dores. Estes medicamentos podem ser adquiridos como medicamentos de venda livre. Não tome ibuprofeno se for alérgico(a) à aspirina. Os médicos podem utilizar uma agulha para drenar o líquido do cisto sinovial. Então, poderão dar-lhe injecções de um medicamento chamado esteróides no quisto, para diminuir a inflamação. Os médicos podem acrescentar uma anestesia local aos esteróides. Este medicamento ajuda a reduzir as dores e a diminuir o inchaço. Por vezes, o quisto pode voltar, mesmo com tratamento.

Fotos:

Mão: (Pulso e punho)

Pé:

Em: Outros Temas | 33 comentários

33 Comentários no Fórum

  1. apareceu um negoço tipo uma ponta de osso em baixo do dedo da minha mao muito dolorido eu gostaria de saber o que er.gostaria de saber a resposta .por favor

  2. tenho um cisto sinovial dentro de minha perna esquerda medindo 10cm, saindo de dentro do nervo, fiz 2 cirurgia uma em petrolina-pe e a outra em Salvador os médicos disseram q se tirasse poderia me deixar alegado da perna não aguento de dor se alguém souber um remédio caseiro para diminuir ou aliviar a dor favor entrar em contato por hotmail ou telefone (74) 88151288 ou jean_pc10hotmail.com desde de já agradeço.

  3. preciso saber se o remedio IBUPRIL serve para desmanchar sisto?

  4. EU TAMBEM ESTOU COM UM CISTO NO PUNHO ESQUERDO.TEREI DE FAZER CIRURGIA,ELE NAO E GRANDE MAS DOI O BRAÇO TODO,AS VEZES PENSO ATE Q ESTOU COM PROBLEMAS CARDIACOS DE DOR NO PEITO DO LADO ESQUERDO.

  5. estava com cisto sinovial fiz a cirurgia e tenho que usar uma tala provisória porém não lembro quanto tempo deverei ficar com a tala, podem me ajudar?

  6. Por coincidencia o meu problema e igual a da Cyntia Maria Calheiro que comentou seu caso em 2012, eu gostaria de saber si vc fez a cirurgia? como vc está? e por favor mim de uma orientação.obrigada.

  7. O que pode ser um caroço no dedo do meio da mão,, pois ele é bem duro tem uma ponta branca,passei no clinico ele disse parecer um nodulo.ele doi qd mexe. ja faz 6 meses.

  8. meu pé ta assim

  9. tou com muita dor ñ aqueto mas hj mesmo cai um tobaço eu ñ concigo nem mas andar ja fuiii varios medicos só fico entenada

  10. Estou com um cisto sinovial no pé, está grande, porém não dói. O médico prescreveu 3 meses de vitamina E associada a vitamina C no momento da ingestão, devo voltar ao médico ao final do tratamento para nova avaliação. Obrigada pelas informações, me ajudaram a compreender o que de fato tenho.

  11. meu filho de nove anos tem dois em cada pe ,e o primeiro apareceu no pescoço tem a ver a coincidencia?

  12. Desde há dois anos que também vivo com um cisto desta natureza no meu punho direito, tive muito tempo à espera da cirurgia, não doia mas era incomodo pois já estava a ficar grande, só no dia 4 de Março de 2013 é que fui operada, uma operação simples. Depois da operação é que custa com os pontos, não consigo fazer certos movimentos e dores no tendão, dá a sensação que dá choque cada vez que mexo o braço. Espero que tudo isto passe assim que tirar os pontos, porque se for para ficar assim o resto da vida preferia viver com o caroço que não me doia nada!

  13. Tirei o cisto do punho direito…pela segunda vez, depois de 15 anos…..foi tranquilo a cirurgia….porem, hoje fazem 17 dias e fui retirar os pontos com 15 dias, mas ainda não cicatrizou……..tive q me afastar do trabalho, pelo inss…. e não posso movimentar o braço…….será q demora mesmo assim, a cicatrização……..Dina

  14. vou Amanha no hospital. tomara que nap presize operr :(

  15. Apareceu um cisto no meu pulso direito em 2006,com o tempo foi aumentando,em 2007 consegui um medico pelo SUS,e pelo tamanho e dor tive que operar, mas tive que esperar ate 2008 ,ate nascer minha filha ela ela ter 6 meses, hoje já faz 2 meses que apareceu um cisto pequeno no mesmo lugar, só de pensar em operar novamente entro em pânico, por que a na época não foi uma esperiência muito boa.

  16. A cirurgia não garante que não haja recidiva – Em 20% das vezes o cisto volta a ocorrer. Por outro lado a punção tambem não garante e a recidiva se dá em cerca de 40% das vezes. Bem, eu fiz a punçaõ há mais ou menos 5 anos, é um procedimento muito tranquilo, depois tem que fazer uns 3 dias de gelo, esperar um período sem forçar. Meu cisto voltou agora, mas foi só depois de 5 anos , e vou puncionar novamente …eu recomendo

  17. Há algum tempo apareceram dois cistos sinoviais no pulso direito ! Houve a constatação do problema através de ultrassonografia. Apesar de não sentir nenhuma dor, passei esta tarde pelo médico na certeza\ de que seria feita a cirurgia por razão estética. Por escolha do médico foi feito a princípio o inicio de tratamento por medicamentos (aplicação no local).90 dias de observação para ver os resultados e a e
    ventual necessidade de cirurgia .

  18. Eu tenho um cisto na mão igual o da segunda foto, fui no ortopedista, ele drenou o liquido e injetou um remédio dentro, mas com o passar do tempo o cisto voltou. O que deve fazer agora ???

  19. eu tenho um cisto no segundo dedo da mão esquerda, ele aumentou de tamanho e tá bem inchado..dói mto…já faz 1 ano e pouco que estou com e ele só piora…agora irei fazer um novo ultrassom para ver se opero

  20. Cisto sinovial pode causar dor em todo o braço?

  21. EU TENHO UM CISTO NA MÃO ESQUERDA,PRECISO FAZER CIRURGIA,ALGUM DE VCS SABEM AONDE EU CONSIGO PELO SUS OU UM PARTICULAR QUE NÃO SEJA TÃO CARO,SOU DE SALVADOR

  22. O meu cisto é no pulso esquerdo igual a da segunda foto só que mas pequeno
    fiquei preucopado

  23. tenho um cisto igual u da segunda foto mais vou operar dia 28 08 2012 meu convenio e da unimend grança a deus ja estava com muita vergonha e feio demais

  24. eu tenho um cisto desde junho de 2011 e ja fui ao ortopedista e ele sempre manda eu fazer compressa com gelo e ñ adianta nada
    já to de saco cheio, eu peço pra operar e ele fica me enrolando ñ sei mais o que eu faço já botei tanto atestado na firma por causa das doredes que sinto
    ñ sei pra que serve esse plano de saúde da unimed

  25. Tenho um cisto , acho Mto feio e tenho vergonha dele … Antes ele somia agora q eu tenho 11 anos ele ñ some mais ….

  26. Eu operei semana passada, no punho. A cirurgia é super rápida. Fiquei só umas 3 horas no hospital por causa da anestesia. Mas o procedimento é muito tranquilo, o corte é pequeno e não tive dor nenhuma. O único incômodo é não poder fazer nada com o braço até tirar os pontos e, por 2 meses, não fazer exercícios que forçam a região, como vôlei, por exemplo.

  27. OLHA TIVE UM IGUALZINHO O DA TERCEIRA FOTO MAIS ESTAVA MENOR, NÃO ESPEREI FICAR GRANDE COMO O DA FOTO OPEREI LOGO, HOJE ESTÁ COM 10 DIAS ESTOU ÓTIMA É MELHOR TIRAR LOGO PORQUE NESTA ÁREA PASSAM MUITOS NERVOS, TENDÕES, UM MONTE DE VEIAS E FICA PROXIMO DO TÚNEL DO CARPO E FUTURAMENTE PODE SER COMPLICADO UMA CIRURGIA NESSA REGIÃO, QTO MENOR A CIRURGIA É MAIS SIMPLES…

  28. meu marido começou no sabado passado comdores no cotovelo e hoje ele foi ao medico pois estava sentindo muitas dores e estava muito inchado e o medico drenou o local e avaliou como cisto sinovial e pediu uma ultrasom para saber se vai ser preciso de intervençao cirurgica.

  29. tenho um cisto no punho esquerdo desde o final do ano passado já fui ao ortopedista e ele me passou uma ultrassonografia para ver o tamanho. agora so falta ele dizer se é caso cirurgico ou não. agora o pior que doi muito e tá grande o cisto.

  30. Descobri em 2010 que tenho cisto no punho após sentir dores a medida que eu realizava determinadas atividades e percebi que havia algo de diferente em meu punho,até que me consultei com um ortopedista e ele me explicou o que era e perguntou se eu queria ser submetida à uma punção do liquido naquele momento,eu recusei na hora porque estava pequeno e não sentia fortes dores,foi então que tomei anti-inflamatório conforme a receita que ele me passou e aliviou bastante,mas agora, parece que o cisto está reaparecendo e dessa vez,nos dois punhos.Graças à Deus não sinto dores,mas confesso que estou um pouco preocupada,será que tenho que me submeter a um procedimento cirúrgico?

  31. Estou com um cisto sinovial no punho direito. Não está muito grande,mas também não tem muito tempo. Fico feliz em saber que não é nada grave. Ele também não dói muito,porém faço musculação e quando o peso das barras é forçada contra o punho eu sinto um pouco de dor. Qualquer piora eu ja sei que devo procurar um médico pra operar. Obrigado pelas informações me tranquilizou bastante.

  32. tenho um no punho em cima, descobri ontem que é um cisto sinovial.

  33. É punho e não pulso, mudou o protocolo. Utiliza-se apenas a palavra pulsação e pulso foi abolido. Favor informar corretamente os leitores.
    Obrigado.

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *