Coenzima Q10 - Benefícios, para que serve, alimentos e efeitos colaterais

Coenzima Q10

Produzida naturalmente pelas nossas células, a coenzima Q10 (CoQ-10), como o próprio nome indica, é um co-factor de uma enzima. As enzimas são substâncias que se encontram em todos os seres vivos, e são necessárias para o crescimento e reparação de células e tecidos vivos.

A coenzima Q10 trata-se de uma ubiquinona (a ubidecarenona), composto derivado das benzoquinonas, que participa no transporte dos electrões na cadeia respiratória ao nível das mitocôndrias das células. Existem dez coenzimas mas a coenzima Q10 é a única que se encontra no tecido humano.

Este nutriente desempenha um papel importante na produção de trifosfato de adenosina (ATP), o componente básico da energia celular. Sendo sintetizada no nosso organismo, a sua concentração mais elevada é encontrada no coração e no fígado.

Para que serve

A CoQ-10 tem sido alvo de importantes pesquisas, nos últimos 30 anos. Sob a forma de suplemento, é usada com o objetivo de melhorar o aporte energético ao organismo cansado ou debilitado.

Ajuda na circulação sanguínea e no aparelho cardíaco, estimula o sistema imunitário, combate os radicais livres, fortalece o fígado e o coração, aumenta a oxigenação dos tecidos e possui efeito anti-envelhecimento.

A deficiência em coenzima Q10 tem sido relacionada com a obesidade, problemas cardíacos, doenças das gengivas, diabetes, distrofia muscular e o processo de envelhecimento.

Só no Japão, seis milhões de pessoas tomam-na regularmente.

Efeitos Colaterais

Até hoje, nenhum efeito colateral ou secundário foi relatado, desconhecendo-se qualquer toxicidade desta substância, independentemente da dosagem tomada.

Benefícios da coenzima Q10

Antioxidante

coenzima Q10 é uma substância semelhante às vitaminas, parecida com a vitamina E, mas cujo poder antioxidante é ainda mais poderoso. A CoQ-10, componente essencial celular, é um antioxidante natural, combatendo assim os radicais livres da célula, impedindo o seu envelhecimento, com todas as consequências benéficas que daí advêem para o nosso organismo.

Recomendo também: Gengibre: raiz antioxidante, emagrecedora, anti-inflamatória e analgésica

Obesidade

Sobrepeso ou obesidade é uma das causas de embolia

Estudos feitos nos EUA e Bélgica, mostraram que os obesos têm baixos níveis de CoQ10 nas suas células, comparados com as pessoas mais magras. O processo de acumulação de gorduras no nosso corpo é muitas vezes devido à dificuldade do fígado em metabolizá-las.

Esta dificuldade é, na maior parte dos casos, devida à descida dos níveis de CoQ-10 que enfraquece o fígado, impedindo-o de desempenhar a sua tarefa. Assim, ao tomar um suplemento de coenzima Q10, os níveis são repostos, fornecendo a energia necessária às células do fígado para que estas passem a exercer a sua função metabólica sem qualquer quebra.

O que Procura?
Benefícios e propriedades da melancia, valor nutricional

Como também encontramos grandes concentrações de CoQ-10 no fígado, a manutenção dos níveis deste produto é prioritário para haver um bom funcionamento deste orgão tão vital a todo o equilíbrio do nosso organismo.

Recomendo ler: Remédio caseiro para obesidade

Coração e Hipertensão

hipertensão arterial

O caso do coração é exemplar e está amplamente documentado na comunidade científica. Como o coração se apresenta constituído por tecidos musculares activos, com um dos maiores metabolismos do nosso organismo, vai precisar de um constante fornecimento de energia para a sua acção natural de contínuo batimento.

Por causa das elevadas concentrações de CoQ-10 no coração, o seu fornecimento regular ao organismo vai diminuir o risco de ataques cardíacos, pois ajuda à respiração do músculo cardíaco e aparentemente, confere protecção contra inflamações do coração causadas por vírus, contribuindo também para a prevenção de arritmias cardíacas.

Devido à sua acção de fortalecimento do músculo cardíaco, muitos cirurgiões utilizam a CoQ-10 em pacientes prestes a sofrer uma operação cardíaca. Em testes clínicos efectuados, verificou-se que 75% dos doentes que sofrem de problemas cardíacos possuem níveis deficientes de CoQ-10.

Mais de 12 milhões de pessoas tomam regularmente este suplemento para o tratamento de doenças cardíacas e hipertensão. Alguns estudos mostraram que a coenzima Q10 consegue baixar a pressão arterial sem qualquer outra medicação ou mudança de dieta.

A sua acção reflecte-se de forma particularmente positiva em algumas perturbações do coração, como é o caso da insuficiência cardíaca congestiva e angina de peito.

Recomendo a leitura: Remédio Caseiro Para Hipertensão Arterial

Sistema Imunitário

A CoQ-10 tem um papel crucial na eficácia do sistema imunitário. Os seus benefícios para a saúde não se ligam exclusivamente ao coração, já que se apresenta como uma substância estimuladora do funcionamento das defesas imunológicas, o que é fácil de perceber, pois se a CoQ-10 actua como um catalisador de toda a energia celular, vai ser esta energia a capacitar o sistema imunitário a responder a ataques constantes a que o nosso organismo está exposto. A SIDA é o principal alvo da pesquisa actual sobre a coenzima Q-10, devido aos seus imensos benefícios para o sistema imunitário.

O que Procura?
Maconha

Recomendo ler a matéria: Remédios Caseiros para melhorar o Sistema Imunitário

Câncer

cancer

O New England Institute (EUA) relata que a co-enzima Q-10 sózinha reduz com eficácia a mortalidade em animais de laboratório atacados por tumores e leucemia.

Em 1993, um relatório clínico da Dinamarca, descreve o caso de duas mulheres, portadoras de câncer de mama em avançado estado de metástase, que tomaram diariamente uma dose elevada (390 miligramas) de CoQ10, por vários meses, o que fez desaparecer todos os traços de malignidade. No ano seguinte, foram relatados mais três casos de cura como estes. O uso da coenzima Q 10 parece ser um passo importante na prevenção e controle do câncer.

Testes clínicos estão a ser usados também na administração conjunta com quimioterapia (como no caso da Adriamicina, com toxicidade para o coração) para reduzir os efeitos colaterais desses medicamentos.

Recomendo: Alisamento de Cabelo: frequência do uso de formol pode causar câncer

Tónus Muscular

A coenzima Q-10 é um dos coadjuvantes mais essenciais para a produção de energia no organismo. É recomendada quando o corpo necessita de produzir mais energia como, por exemplo, durante as actividades desportivas, em casos de esforço físico, em pessoas de idade com fraca massa muscular, em situações de convalescência, de distrofia muscular e em casos de perda geral de energia.

Leia a matéria: Remédio Caseiro para Falta de Energia Física e Mental

Patologias Diversas

Para além de todos os efeitos terapêuticos já mencionados, a CoQ-10 também tem apresentado bons resultados nos tratamentos de doenças das gengivas, candidíase, esclerose múltipla, e diabetes. Pesquisas no Japão revelaram que a coenzima Q-10 protege o revestimento do estômago e do duodeno, podendo ajudar a curar úlceras.

A coenzima Q-10 tem ainda a capacidade de controlar a histamina e é, portanto, valiosa para as pessoas que sofrem de alergias, asma e doenças respiratórias. Tem sido também utilizada para tratar disfunções mentais como a esquizofrenia e a doença de Alzheimer.

Envelhecimento

Como evitar o envelhecimento precoce da pele seca

Com o decorrer dos anos de vida, o nosso organismo perde a capacidade de fabricar as quantidades necessárias de CoQ-10, podendo esta redução atingir proporções até aos 80%. Esta redução dos níveis de CoQ-10 é responsável por muitos fenómenos desagradáveis relacionados com o envelhecimento.

Ao declinar a sua presença no organismo com o avançar da idade (em condições normais de saúde, a partir dos 50 anos), torna-se necessário um suplemento deste nutriente visto desempenhar um papel crucial na eficácia do sistema imunitário e em todo o processo de envelhecimento.

O que Procura?
Prolapso Genital

A CoQ-10 contribui ainda para prevenir os efeitos tóxicos dos fármacos tradicionais utilizados no tratamento de várias doenças associadas ao envelhecimento. Contudo, além do envelhecimento, existem outros fatores que podem provocar no nosso organismo deficiências de CoQ-10, aumentando assim o risco do aparecimento de várias doenças. Dentro destes factores podem destacar-se os maus hábitos de alimentação, o estresse e condições particulares como uma infecção.

Leia a matéria: Envelhecimento Precoce

 Agora que já sabe para que serve, e conhece grande parte dos benefícios da coenzima Q-10, não se esqueça de inclui-la na sua dieta, através de suplementos ou alimentos. Conheça alguns:

Alimentos ricos em coenzima Q10

Alimentos ricos em coenzima Q10

Os alimentos de origem animal são uma boa fonte de coenzima Q10.  O fígado dos animais, o coração e os rins são uma boa forma de a obter. Para atingirmos bons níveis desta coenzima no corpo, o peixe também deve estar presente na dieta, especialmente os peixes gordos, como o atum, salmão, a cavala ou as sardinhas. Os frutos do mar são também uma boa forma de manter a produção desta coenzima no nosso organismo.

As nozes, especialmente os amendoins, são uma boa fonte desta coenzima. O óleo de soja também contém quantidades significativas, bem como os legumes da família das hortaliças, que nos vão ajudar a melhorar o estado geral das nossas células.

espinafre é outro vegetal maravilhoso que ajuda o corpo a produzir a coenzima e a manter as nossas células em perfeitas condições.

É muito importante incluirmos alguns destes alimentos na nossa alimentação, pois os benefícios que eles nos trazem são imensos.

Os benefícios em manter bons níveis de Q10 ajuda-nos a todos os níveis, uma vez que irá melhorar o estado geral da nossa saúde, bem como reforçar as nossas defesas, evitando alergias, melhorando a circulação sanguínea, a nossa aparência em geral e o funcionamento de diversos órgãos do corpo.

Dica: A vitamina B6 é muito importante para que a coenzima Q10 possa ser sintetizada no nosso corpo. Os principais alimentos com uma boa quantidade de vitamina B6 são as bananas, feijão, peito de frango, lombo de porco, carne assada, peixe, tomate, abacate e sementes de girassol, etc.

loading...

09. Abril 2011 by admin

2 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Tomo remédio pra pressão alta, pra diabetes, hipotiroidismo, ômega 3, posso tomar coenzima q 10?

  2. tenho 77 anos e sofro com artrose, hipertiroidismo com bócio interno, e pressão arterial alta. Também em virtude da artrose e pinçamento do nervo ciático a sola dos meus pés são muito lisas e não tenho segurança para andar.Posso usar a coenzima com todos os remédios que tomo: tapazol, Aradois, vitamina D?
    obrigada se for possivel algum esclarecimento

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *