Colágeno – Fontes, suplementos em forma de cápsulas ou pó e gelatina

Leia esta nossa breve introdução ao colágeno (colagénio) e fique a conhecer todos os seus benefícios para a sua pele.

colágeno

Hoje vamos falar de uma das mais importantes proteínas para a saúde do seu organismo. O colágeno é um tipo de proteína, constituído por aminoácidos que têm um papel fundamental na união das células. Além disso, é também o principal constituinte das células da pele, dos músculos e dos ossos.

O colágeno irá ainda facilitar a formação de fibras, que irão dar elasticidade à pele. O organismo produz naturalmente esta proteína, através de processos complexos nds células. Enquanto se é novo, essa produção é suficiente para manter o organismo saudável e jovem.

Eventualmente poderão haver desequilíbrios, com algumas pessoas a produzir em excesso ou por defeito. A deficiência de colágeno irá provocar problemas, tais como, a rigidez muscular, inflamações, formação óssea deficiente, e ainda, problemas da pele. Mas a norma é formar colágeno em quantidades suficientes para manter a sua pele jovem, os seus músculos tonificados, e os seus ossos sólidos!

No entanto, com o passar dos anos, essa produção irá diminuir, e como tal, irá levar ao enfraquecimento dos ossos e das articulações, dificuldade na recuperação muscular e ainda, ao aparecimento de rugas na pele, devido à perda da sua elasticidade.

Fontes de colágeno

Torna-se portanto, imperativo repor o colágeno em falta, de maneira a retardar esse processo, e manter estes órgãos jovens e saudáveis por mais tempo! Existem duas formas de o fazer: através de suplementos, em forma de cápsulas ou pó, ou então, através da ingestão de gelatina.

Leia Também:  Carboxiterapia - Beneficios da Carboxiterapia

Gelatina

A gelatina não é apenas um doce apetitoso. Ela é feita a partir de colágeno, substância responsável pela gelatina ficar sólida, e tem ainda proteínas que, quando digeridas pelo sistema digestivo humano, irão facultar uma quantidade importante de aminoácidos, fundamentais para a saúde dos ossos e das articulações.

A gelatina tem na sua constituição 18 aminoácidos, 9 dos quais estão dentro da lista de 10 aminoácidos essenciais para o organismo humano. A gelatina é assim uma importante fonte de proteínas, sendo ainda um alimento muito fácil de utilizar e de digerir.

O único aminoácido essencial que não está presente na gelatina é no entanto facilmente encontrado noutros alimentos comuns na alimentação humana. O colágeno da gelatina pode ter origem vegetal ou animal. O colágeno de origem animal é extraído da cartilagem e do osso de um boi, passando depois por um processo chamado hidrólise, que irão quebrar as moléculas da proteína, para que possa ser facilmente digerido pelo sistema digestivo humano.

Ler também: Colágeno hidrolisado

Existem três partes principais da nossa pele: o colágeno, elastina, Gags (Glicosaminoglicanos).

O colagenio é a proteína estrutural principal, encontrada em todo o nosso corpo que fornece força aos tecidos e órgãos enquanto que elastina fornece a capacidade de esticar e encolher .

Os danos provocados pelo sol

Com o avanço da idade todos nós estamos sujeitos a que cada vez existam maiores danos causados pelo sol, que degradam o colagenio da nossa pele, causando com que a aparência da nossa pele se degrade também. A capacidade da nossa pele desenvolver-se saudável diminui quando ficamos com colágeno em falta no nosso organismo .

Como Estimular o Crescimento de novo colágeno?

O objetivo da maioria dos tratamentos de rejuvenescimento da pele é o de estimular o desenvolvimento do novo colágeno através de um processo chamado neocolagênese. Muitos tratamentos fazem o uso do laser, radiofrequência ou luz intensa pulsada, enquanto outros escolhem as injeções de ácido hialurônico entre outras para estimular a sua produção.

Leia Também:  Epiderme

Como Atrasar o envelhecimento da pele?

Evitar o sol e usar um filtro ( protetor) solar com um grau de proteção alto é a melhor maneira de proteger a sua pele. Os danos UV provocados pelo sol podem ser bastante graves e proteger-se é a melhor maneira de garantir que você vai ter uma pele jovem por muitos anos .

loading...

26. Novembro 2009 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *