Colostomia

Publicidade

Uma colostomia é uma abertura no cólon até ao topo do abdómen (barriga). Esta abertura também é chamada estoma. O cólon é uma parte do intestino grosso, onde se formam as fezes. Os intestinos vão desde o estômago até ao recto. O recto é o local por onde normalmente saem as fezes através do ânus.

Com uma colostomia, as fezes saem através da estoma e são drenadas para uma bolsa que está presa ao abdómen. As suas fezes estarão moles. Os médicos dizem-lhe durante quanto tempo terá a colostomia. Pode ficar com a colostomia para sempre ou durante um curto período de tempo.

Publicidade

Colostomia – Cuidados a Ter:

Tomará conta da sua colostomia em casa. Isto implica esvaziar a bolsa 1 ou mais vezes por dia. Precisa de mudar a bolsa de 4 ou de 6 em 6 dias. Terá de limpar a bolsa se for reutilizada. Também aprenderá a tratar da estoma e da pele à volta da estoma.

Existem muitos tipos de bolsas que pode utilizar com a sua colostomia. Com o tempo decidirá qual é o tipo de bolsa mais adequado para o seu caso. Uma enfermeira com formação específica em tratamento de ostomia, ou outro médico, ensinam-no(a) a tratar da sua colostomia.

Lidar com a situação:

Poderá desejar integrar-se num grupo de apoio para pessoas com colostomias. O grupo de apoio pode dar-lhe, e à sua família, o apoio e a informação sobre a colostomia. Uma enfermeira de ostomia pode ajudá-lo a encontrar um grupo de apoio na sua área.

Publicidade

24. Fevereiro 2011 by admin

One Comment

  1. Em 14.05 deste farei uma colostomia permanente. Quero saber quanto tempo pode viver uma pessoa com colostomia permanente. Grato – Roberto

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *