Colostomia

Uma colostomia é uma abertura no cólon até ao topo do abdómen (barriga). Esta abertura também é chamada estoma. O cólon é uma parte do intestino grosso, onde se formam as fezes. Os intestinos vão desde o estômago até ao recto. O recto é o local por onde normalmente saem as fezes através do ânus.

Com uma colostomia, as fezes saem através da estoma e são drenadas para uma bolsa que está presa ao abdómen. As suas fezes estarão moles. Os médicos dizem-lhe durante quanto tempo terá a colostomia. Pode ficar com a colostomia para sempre ou durante um curto período de tempo.

Colostomia – Cuidados a Ter:

Tomará conta da sua colostomia em casa. Isto implica esvaziar a bolsa 1 ou mais vezes por dia. Precisa de mudar a bolsa de 4 ou de 6 em 6 dias. Terá de limpar a bolsa se for reutilizada. Também aprenderá a tratar da estoma e da pele à volta da estoma.

Existem muitos tipos de bolsas que pode utilizar com a sua colostomia. Com o tempo decidirá qual é o tipo de bolsa mais adequado para o seu caso. Uma enfermeira com formação específica em tratamento de ostomia, ou outro médico, ensinam-no(a) a tratar da sua colostomia.

Lidar com a situação:

Poderá desejar integrar-se num grupo de apoio para pessoas com colostomias. O grupo de apoio pode dar-lhe, e à sua família, o apoio e a informação sobre a colostomia. Uma enfermeira de ostomia pode ajudá-lo a encontrar um grupo de apoio na sua área.

 
Em: Saúde | 1 comentário

One Comment

  1. Em 14.05 deste farei uma colostomia permanente. Quero saber quanto tempo pode viver uma pessoa com colostomia permanente. Grato – Roberto

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *