Como escolher e usar uma Bengala

Reabilitação – Como escolher e usar uma Bengala:

Uma bengala é um pequeno bastão que serve de apoio e favorece o equilíbrio durante a marcha. Poderá necessitar de usar uma bengala se não tiver força suficiente num dos lados do corpo. Se tiver problemas de equilíbrio, também poderá precisar de utilizar uma bengala. Ela também o poderá ajudar a sentir-se menos cansado ou a atenuar as dores durante a marcha, pois diminui o peso (carga) exercido sobre a perna e as articulações. A maioria das bengalas são feitas de metal, madeira ou plástico.

Neste artido vamos esclarecer os seguintes pontos

Que tipo de bengala devo usar?

Existem vários tipos de bengalas. Podem ser mais comprida ou mais curtas para se adaptarem à altura do utilizador. O médico ajudá-lo-á a escolher a bengala mais adequada para o seu caso. Poderá comprar bengalas em qualquer farmácia ou através de um fornecedor de equipamento médico.

Apresentam-se, de seguida, três tipos de bengalas:

Bengalas normais ou standard: Este tipo de bengala é geralmente feito de madeira ou metal. A bengala pode ter entre 86 a 107 cm de comprimento e uma pega curva. Esta bengala é de fácil utilização e não é muito dispendiosa. Tente adquirir uma bengala com pega de madeira, borracha ou de plástico em vez de uma bengala com pega de metal. Uma pega de metal pode escorregar facilmente se transpirar muito das mãos. Com o tempo frio, a pega de metal pode ficar demasiado fria para que a possa tocar.

Bengalas em T: Esta bengala também pode ser designada por bengala de pega em T e é geralmente feita de madeira, borracha, plástico ou metal. Poderá necessitar deste tipo de bengala se não tiver muita força nas mãos. Usar uma bengala em T poderá ajudá-lo a manter o equilíbrio durante a marcha. A extremidade da bengala tem, geralmente, uma ponta de borracha anti-derrapante para evitar que escorregue. É importante que a altura da bengala esteja correcta.

Bengalas de base alargada ( pirâmide ou tripé ) : Trata-se de uma bengala de metal muito leve com três ou quatro pequenas pernas. Estas pernas proporcionam-lhe uma grande base de apoio. Também permitem que a bengala se mantenha de pé quando não está a ser utilizada. Poderá necessitar deste tipo de bengala devido a dificuldades ao nível do equilíbrio.

Como usar a bengala?

O seu médico ensiná-lo-á a usar a bengala. Os passos seguintes também o poderão ajudar a aprender a caminhar com uma bengala.

Como usar a bengala para caminhar em superfícies planas:

Coloque a bengala 10 cm ao lado da sua perna mais forte.
Transfira o peso para o seu lado mais forte.
Desloque a bengala cerca de 10 cm para a frente da sua perna mais forte dando, simultaneamente, um passo em frente com a perna mais fraca.
Usando a bengala para ajudar a retirar o peso da perna mais fraca, dê um passo em frente com a sua perna mais forte.
O calcanhar ficará ligeiramente à frente da extremidade da bengala.
Repita estes passos e tente caminhar direito.

Como usar a bengala em escadas:

Peça ao seu médico que lhe mostre como usar de forma segura a sua bengala nas escadas. Não use a sua bengala em escadas, a menos que esteja alguém consigo.

Como usar a bengala para se sentar numa cadeira:

Coloque-se de pé com a barriga das pernas viradas para a cadeira.
Apoie a bengala contra a cadeira.
Tente alcançar, com ambas as mãos, os braços da cadeira.
Levante ligeiramente a perna mais fraca.
Transfira todo o seu peso para a perna mais forte.
Sente-se lentamente e deixe-se deslizar sobre a cadeira.

Como usar a bengala para se levantar de uma cadeira:

Agarre a bengala com a sua mão mais forte.
Agarre os braços da cadeira.
Coloque o seu pé mais forte ligeiramente para a frente.
Incline-se ligeiramente para a frente e apoie-se nos braços da cadeira para se levantar.
Levante-se com a bengala posicionada a cerca de 10 cm ao lado do pé mais forte.
Aguarde alguns segundos até se habituar a estar de pé antes de começar a caminhar.

Sugestões para usar a bengala de forma segura:

Use sapatos com sola de borracha como, por exemplo, sapatilhas. Não use chinelos, pois podem sair-lhe dos pés facilmente e fazer com que caia. Não use sapatos com tacões de couro ou solas que o possam fazer escorregar e cair.

Examine o chão e certifique-se de que é seguro para a utilização da bengala. O chão deverá estar limpo, seco e devidamente iluminado. Retire os tapetes para evitar eventuais quedas. Fixe, com fita adesiva ou pregos, as extremidades soltas da alcatifa. Mantenha as zonas de passagem e o chão devidamente arrumados.
Deixe-se estar de pé durante alguns segundos antes de começar a caminhar com a bengala. Tal ajudá-lo-á a habituar-se a estar de pé. Não comece a caminhar se estiver tonto.

Olhe para a frente ao caminhar. Poderá ir contra ou tropeçar em qualquer coisa se estiver a olhar para os pés.
Para transportar coisas leves com a bengala, utilize uma mochila ou um saco. Não tente transportar objectos pesados.

 
Em: Beneficios Para a Saúde, Saúde | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *