Como ficar em forma depois da gravidez

Ficar em forma depois da gravidez é um problema que todas as mulheres enfrentam após o parto: como recuperar o corpo espantoso que tinham antes dos passados 9 meses? É possível, mas vai-lhe exigir ainda mais esforço, e depende mesmo do corpo de cada uma, se recupera rapidamente ou não.

Recuperação

A própria recuperação começa mesmo enquanto se encontra grávida. Durante este período de tempo não poderá fazer rigorosamente nada prejudicial ao organismo e deverá manter uma alimentação saudável e não se desleixar no exercício físico.

Perder Peso

Após o parto deverá perder cerca de 11 a 13 quilos, e dar de mamar também fará com que perca peso. Sendo assim, o primeiro passo para recuperar a forma é continuar fazer exercício, mas com uma maior intensidade. Vá até um ginásio, faça flexões, levante pesos, corra na passadeira, qualquer um dos exercícios será benéfico para a sua recuperação.

Se o seu emprego a permitir estar sempre em movimento, tire partido do mesmo. Nada como estar sempre a andar de um lado para o outro para estimular o exercício físico. Porém, muita atenção aos níveis de stress; este sim pode ser prejudicial ao corpo.

Ioga (Yoga)

Pratique ioga com uma certa regularidade. Além de aliviar o stress, é muito útil para estabilizar o corpo e a mente. As posições exigidas e os exercícios em que é preciso recorrer a bolas são tão eficazes como um treino intensivo no ginásio; a única diferença é que o faz com muito mais calma.

Medite

A meditação é também um passo importante na sua recuperação. Se a sua alma estiver bem, o seu corpo decerto também estará. Estabeleça uma hora matinal e diurna para a meditação, refletindo sobre o seu dia, os seus problemas, eliminando todas as impurezas de dentro de si.

Descanse

Durma o suficiente enquanto o seu bebé dorme, o que poderá não durar muito tempo, pois eles têm tendência para acordar chorando. No entanto, é essencial e deve aproveitar cada momento livre.

Considere remédios naturais que ajudem a estabilizar o seu corpo e estabeleça um regime de alimentação saudável, descartando a fast-food e outro tipo de alimentos prejudiciais ao organismo.

Desejos

Fazer sex0 é uma parte complicada nesta fase.  O corpo da mulher normalmente leva umas 6 semanas até ficar em forma, por isso vai ter que ser bastante paciente, não o quer tornar numa experiência desagradável.

Seja Positiva

A auto-estima também é um factor importante nesta fase. Como irá recuperar decentemente se se estiver sempre a deitar abaixo e não tiver forças para investir na sua recuperação? Ou arranja forma de se motivar ou pelo menos tenha alguém a seu lado que a ajude a sentir-se melhor. Se tiver um namorado ou marido que lhe diga que é linda mesmo que não acredite muito nisso, já ajuda muito e, passado algum tempo, talvez chegue á conclusão de que não está tão mal como julga.

Liberte-se de todos os pensamentos negativos que surjam na sua mente. A última coisa que necessita neste momento é de uma vozinha na sua cabeça a dizer-lhe que não vale a pena continuar com o que está a fazer. Arranje mesmo um mantra que a motive sempre que estiver prestes a ir abaixo.

Saia bastantes vezes, vá fazer jogging ou simplesmente relaxar para algum café, o importante é que se sinta bem acima de tudo.

Faça tantas massagens quanto puder. Isto irá “encorajar” o corpo a obter o aspecto físico que tanto anseia, já para não falar que o relaxa ao máximo.

Estrias depois da gravidez

estrias vermelhas antes e depois

As famosas e irritantes estrias também podem ser um problema. Para isto, aplique um hidratante diariamente e verá que em breve não haverá rasto delas. Mas vai ter que abusar no seu uso. As estrias são bastante persistentes e não saem com facilidade. (Leia: Estrias na Gravidez)

Continuando com a questão das estrias (visto que serão dos seus maiores problemas), recorra ao tratamento Laser Co2 Fracionado. Apesar de ser caro, são uma óptima alternativa a hidratantes e livrar-se-á de estrias em muito menos tempo e com muito maior eficácia.

Um outro bom tratamento é o peeling (Leia: Peeling para Estrias), um método que tira partido de ácidos para dissolver as estrias. Apesar de soar extremo, é bem eficaz. O que o peeling faz é estimular a formação do tecido colágeno (colagénio), fazendo com que a pele tenha melhor aspecto. No entanto pode acontecer ficar com descamação e vermelhidão, dependendo do caso.

A mesoterapia também diminui os vestígios de estrias através da inserção de agulhas, enviado uma substância que produz colágeno. Porém, é bastante doloroso e nem todas se encontram a passar por isso, chegando mesmo a criar varizes.

Utilize uma máscara anti-estrias que consiste em: 2 colheres de fubá, 2 colheres de aveia, 2 colheres de germe de trigo e 4 colheres de água. Depois é só misturar tudo e massajar a pele, especialmente nas pernas, onde as estrias têm mais tendência a surgir.

De seguida, aplique uma loção á base de: ½ litro de soro fisiológico, 5 gotas de ginseng, 2 gotas de própolis e 5 cenouras batidas na centrífuga. Misture tudo e, com algodão, aplique a loção durante 5 minutos.

Em qualquer um destes tratamentos podem ocorrer equimoses na pele, ficando roxa, mas é natural devido ao processo de cura, do colagénio a reparar as células. Deve ser apenas uma questão até recuperar por completo, cerca de alguns dias.

Leia Também

- Solução caseira para estriasRemédio caseiro para estriasCreme caseiro anti estriasComo prevenir as EstriasCreme para estrias do Dr. Ivo PitanguyEstrias nos seios – Tratamentos, causas e como evitarTratamento caseiro para estrias

Verdade seja dita, ficar em forma é um processo longo, doloroso e por vezes desmotivador só depende de si decidir se realmente o quer ou se se vai render aos esforços porque não aguenta toda a frustração.

Se realmente se encontra disposta a passar pelo processo, tome nota destas dicas, coloque-as bem á vista, recorde-se delas a cada segundo e lute pelo que mais deseja! O seu corpo é um templo e num belo templo tem de se tornar!

Após conseguir a forma física desejada, é uma questão de continuar a fazer o mesmo que tem feito até o momento, evitando assim engordar, ganhar estrias e outros problemas de que não vai querer ouvir falar mais. Lembre-se mesmo de iniciar estes procedimentos antes da gravidez, diminuindo assim os riscos de ficar em muito mau estado durante e após o parto.

Em: Beleza e Cosmética, Dermatologia, Fotos Antes e Depois | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *