Como Tratar Feridas

O texto que se segue indica-lhe o que fazer para como tratar uma ferida de forma a evitar ou parar a ocorrência de infecções. Poderá ser necessário recorrer a pontos (linha) para ajudar a ferida a curar melhor e a diminuir a possibilidade de ficarem cicatrizes. Muitas feridas demoram entre duas a seis semanas a curar.

Indicam-se a seguir alguns tipos de feridas:

  • Abrasão é quando a camada externa da pele é esfregada ou arrancada.
    Lacerações são cortes cutâneos.
    As perfurações são buracos feitos por objectos redondos e afiados tais como agulhas ou pregos.
    Uma incisão é um corte feito durante a cirurgia ou um procedimento médico.

ALGUNS CONSELHOS:

Mantenha uma lista escrita dos medicamentos que está a tomar e das alturas em que os está a tomar. Leve sempre consigo a lista dos medicamentos ou os frascos dos medicamentos quando tiver consultas com os seus médicos. Saiba porque está a tomar cada um dos medicamentos. Peça ao seu médico mais informações sobre os medicamentos.

Tome sempre os medicamentos da forma prescrita pelo médico. Contacte o seu médico se achar que os medicamentos não o estão a ajudar ou se sentir efeitos secundários. Não deixe de tomar os medicamentos antes de falar com o seu médico. Se estiver a tomar antibióticos, tome-os até os terminar mesmo que se sinta melhor.
Se a ferida tiver sido provocada por algum objecto sujo, como um prego, poderá ser necessário tomar uma vacina contra o tétano. Esta vacina manterá efeito durante cinco a dez anos e combaterá o tétano. Se levar uma vacina contra o tétano, o local da injecção poderá ficar inchado, avermelhado ou quente. É normal. Poderá tomar anti-inflamatórios como o ibuprofeno ou paracetamol para diminuir a dor.

Como posso tratar uma ferida?

Pergunte ao seu médico quantas vezes por dia deve limpar a ferida. Se não conseguir chegar ao local da ferida, peça ajuda.

Lave as mãos antes e depois de tratar uma ferida de forma a evitar a disseminação de infecções.

Mantenha todo o material de tratamento das feridas num local limpo e seco, afastado da luz solar directa de forma a diminuir as possibilidades de ocorrer uma infecção:

  • Pensos, ligaduras, gaze e cotonetes.
    Solução para limpar a ferida (soro fisiológico ou água oxigenada) e desinfectantes (como Betadine) tal como indicado pelos médicos.
    Fita e tesouras cirúrgicas.
    Lençol, toalha ou forros de plástico para proteger a cama e o mobiliário.
    Saco do lixo de plástico para deitar fora o penso e as ligaduras antigas e os produtos de tratamento da ferida.

Corte a ligadura e retire suavemente o penso usado. Utilize água oxigenada ou soro para amolecer o penso se este ficar colada à ferida. Coloque este penso no lixo. Use desinfectante numa gaze para limpar cuidadosamente a ferida. Limpe a ferida num movimento circular a partir do interior da ferida para o exterior. Repita o processo, utilizando uma nova gaze. Mergulhe um cotonete na mesma solução de limpeza para retirar as drenagens das crostas, se necessário. Para fazer pensos secos, coloque gazes secas sobre a ferida seca e limpa. Coloque a ligadura sobre a gaze.

Para fazer pensos humedecidos, mergulhe as gases em solução salina esterilizada (soro fisiológico) ou num desinfectante. Estes evitam a ocorrência de infecções. Coloque as gases humedecidas sobre a ferida. Se os médicos o aconselharem a envolver a ferida, coloque gentilmente a gaze humedecida na ferida utilizando as cotonetes. De seguida, tape-a com gases secas e fixe-as com ligadura.

Para gases totalmente humedecidas, mergulhe-as em soro fisiológico ou num desinfectante. Coloque as gases humedecidas sobre a ferida. Coloque mais soro fisiológico ou desinfectante sempre que necessário para evitar que a gaze seque.

No caso de feridas na boca e nos lábios lave a boca após as refeições e antes de ir para a cama com colutório (Tantum Verde, Betadine solução oral, etc). Não engula a solução líquida.

Pergunte aos médicos se pode molhar a ferida ou mesmo ir tomar banho. Não lave pratos se a ferida estiver situada no antebraço ou na mão.

Se tiver uma ferida na cabeça, mantenha o cabelo seco até ao dia em que retirar os pontos. Pode lavar o cabelo gentilmente antes de ir ao médico retirar os pontos.

Poderá ter um dreno na ferida para drenar o fluído da ferida que pode estar ligado a um recipiente de aspiração para recolher a drenagem. Esvazie o recipiente de aspiração para a sanita. A gaze poderá ter de ser mudada frequentemente se o dreno não estiver ligado a um recipiente. O dreno será retirado quando a ferida deixar de drenar.

Mantenha a parte do corpo com a ferida acima do nível do coração durante um a dois dias, se possível. Ajudará a diminuir a dor e o inchaço e permitirá fazer uma recuperação mais rápida.

Pergunte ao seu médico se há necessidade de lhe ser verificada a ferida passados alguns dias dias. Anote quaisquer questões que possa ter relativas ao ferimento e ao método de tratamento. Desta forma não se esquecerá de as colocar durante a sua visita seguinte. Pergunte ao seu médico quando lhe devem ser retirados os pontos.

CONTACTE O SEU MÉDICO SE:

  • A hemorragia na região do ferimento tiver piorado.
    Tiver temperaturas superiores a 37,5º C.
    Sentir sinais de infecção.
    Mais dor, tumefacção ou vermelhidão.
    Pus ou um cheiro desagradável na ferida ou nas gases.
    Camadas avermelhadas em redor da área do ferimento.
    Sentir dormência ou tumefacção abaixo do ferimento.
    Não conseguir movimentar a articulação abaixo da ferida.

PROCURE IMEDIATAMENTE AJUDA SE:

  • Os sintomas (vermelhidão, dor, febre) piorarem muito rapidamente.
Em: Saúde | 1 comentário

One Comment

  1. foi ótimo

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *