Como Tratar Gordura no Fígado

O seu fígado é gordo? O Fígado gordo não é uma doença, mas sim uma patologia. Um termo mais apropriado é a infiltração de gordura no fígado.

O que faz com que o fígado fique gordo?

A gordura no fígado pode ser causada por certos compostos químicos, distúrbios nutricionais e endócrinos, e por fatores genéticos. As drogas e compostos químicos que podem causar a gordura no figado são o, álcool, tetraciclina, metotrexato, ácido valpróico, cortisona e os medicamentos semelhantes à cortisona, tetracloreto de carbono e outros solventes.

Destes todos, o álcool é de longe a causa mais comum. A Inflamação do fígado pode acompanhar a exposição a estas toxinas e é responsável para os sintomas associados á febre, fadiga e icterícia.As causas nutricionais da gordura no fígado incluem fome, desnutrição ou obesidade.

A gordura no fígado também pode ocorrer com a redução rápida de peso ou extremos, como pode ocorrer após uma operação de bypass gástrico ou intestinal para a obesidade.

Em alguns pacientes com esteatose hepática a gordura é acompanhada por inflamação (esteatohepatite) e, ocasionalmente, a gordura e a inflamação pode levar a cicatrizes do fígado (fibrose).As causas endócrinas do fígado gorduroso incluem a diabetes, colesterol elevado ou triglicéridos, e fígado gorduroso da gravidez.

A gordura no fígado durante a gravidez ocorre perto do final da gravidez e pode resultar em um parto prematuro ou de cessação da gravidez.

Como identificar

A Gordura no fígado geralmente não produz quaisquer sinais ou sintomas específicos. Ocasionalmente os pacientes irão sentir uma dor no abdômen superior direito. Os exames de sangue podem revelar uma elevação da química do fígado (TGO ou AST, TGP ou ALT, GGT e fosfatase alcalina).

A esteatose hepática pode ser detectada por um ultra-som, tomografia computadorizada ou ressonância magnética (MRI), o exame do fígado. A confirmação do diagnóstico requer uma biópsia hepática. Em casos leves, onde o paciente não tem sintomas químicos do fígado são normais ou minimamente elevados, e pode ser necessario fazer uma biópsia .

Como fazer para não deixar entrar gordura no fígado?

A gordura entra no fígado a partir do intestino depois de ser digerido e modificado por células que revestem a parede intestinal. As gorduras derivadas dos tecidos gordurosos do resto do corpo também podem entrar no fígado. Os pacientes incapazes de quebrarem a entrada de gordura que está sendo transportada para o fígado podem vir a desenvolver um acúmulo anormal de gordura dentro das células do fígado e do fígado inteiro (esteatose).

Este problema pode levar-me a outras doenças hepáticas?

Sim, estas gorduras associadas à ingestão de álcool podem evoluir rapidamente para uma doença mais grave, incluindo hepatite alcoólica e cirrose , e em pessoas que não bebem, esteatose hepática associada à inflamação e tecido cicatricial, esteatohepatite não alcoólica (NASH), raramente leva à cirrose.

Como tratar a gordura no fígado

O Tratamento da gordura no fígado depende da causa. A esteatose hepática devida ao álcool pode ser revertida se a ingestão de álcool for interrompida. Da mesma forma, um fígado neste estado provocado pela ingestão de drogas ou exposição a produtos químicos pode ser revertido se a droga for deixada de consumir ou a exposição a substâncias químicas parar.

Se devido a obesidade a melhor forma é fazer um programa de redução de peso, composto por uma dieta com nutrição em baixo teor de gorduras e exercício fisico. Em pacientes com diabetes pode ser controlado com uma dieta e um melhor controlo dos niveis de açúcar no sangue.

Nos indivíduos com colesterol elevado ou triglicéridos a dietoterapia é a prescrita em primeiro lugar.Em pacientes que não respondem à dieta, e naqueles com graves elevações de colesterol e triglicéridos, devem ser prescritos medicamentos específicos para reduzir os níveis destes (por exemplo o, Cholestyramine, Colestid, Lopid, Lipitor, Pravachol, Lescol, Zocor, Mevacor).

A niacina é geralmente evitada, devido à sua tendência de causar elevados teste de fígado . Alguns pacientes podem ser tratados com suplementos alimentares. (por exemplo, lecitina, L-carnitina).

A L-carnitina pode aumentar o metabolismo da gordura no fígado, enquanto que a lecitina pode prevenir alguns dos danos nos tecidos causados quando o oxigênio reage com a gordura durante as reações químicas de rotina no fígado (peroxidação lipídica).

Uma vez que muitos medicamentos podem causar anormalidades no fígado, é sempre recomendoda uma consulta com um médico especialista na área.

Como Prevenir

Não beba em excesso …Preste atenção á sua dieta ….Em especial, evite doces concentrados, gorduras saturadas e alimentos ricos em colesterol (dieta saudável para o coração). Sempre que possível utilize gorduras nonossaturadas como o (azeite, óleo de canola), em vez de gorduras polinsaturadas.Consultar um médico é talvez a primeira questão a por em pratica …

O Seu nutricionista a trabalhar em paralelo com o seu medico de familia por exemplo pode orientá-lo quanto à alimentação adequada a seguir. Podem ser utilizados Suplementos polivitamínicos e vitamina E (<1000 UI / dia) . Mas evite grandes doses de vitamina A, a vitamina A em doses altas pode causar lesão hepática.

Estatisticas

Portugueses sofrem de fígado gordo” – Cerca de 15% da população tem gordura no fígado. Os cerca de 1,2 milhões de portugueses afectados representam ainda um numero crescente da doença. A grande preocupação dos médicos, é o facto de cada vez mais crianças aparecerem em consultas de especialidade com esta patologia, que pode levar à cirrose ou à insuficiência hepática.

Os dados foram revelados recentemente, na Conferência Europeia de Esteato- hepatite Não Alcoólica. No caso dos mais novos, a obesidade infantil é a grande causa; nos restantes a diabetes, obesidade, falta de exercício e a hipertensão estão na origem da doença.

Links úteis:

loading...
loading...

26. Novembro 2009 by admin

144 Comentários no Fórum

  1. Eu descobri a gordura no fígado através de uma dor muito forte q sentia, tem duas semanas q estou tomando OMEPRAZOL, agora e so ver se vai dar resultado, mais ainda sinto uns incômodos no estômago, sinto ele pessado não tenho vontade de comer nada. E quando como arroz e feijão parece q fica pior.

  2. Olá! Faz uns 8 meses que fiz a ultima aplicação de quimioterapia, numa série de 16 aplicações´, pois estou em tratamento de câncer de mama. Estou nos últimos exames pós cirúrgico (quadrantectomia mammaria). Recentemente fiz um exame de tomografia abdominal e o médico que realizou o exame me disse que estou com gordura no fígado e isto pode ter ocorrido por causa das quimioterapias, pois o meu biotipo não é de obesidade. O que fazer, pois antes não tinha este diagnóstico? Obrigado

  3. Fazer uma dieta com alimentos liht, tomar century muiltivitaminico, praticar esporte do gosto, evitar alimentos gordurosos, açucar, a fruta a banana sem leite agua e vitaminado o suco ideal é o limão com agua pode ser adoçante. alimentar de 3 em 3 hrs, fatia de queijo com pão integral, peito de peru, pela manha e pela tarde uma fatia com somente o queijo frescal e requeijão dietetico, comer a noite ensalada com uma fatia de frango, no almoço, 1 colher de arroz integral meia concha de feijão e granjo 2 fatias cozido na grelha.

  4. fiz uma cirurgia para retirada da vesícula.A partir daí a medica mandou que a cada 6 meses eu fizesse uma ultrassonografia do fígado e deu infiltração de gordura no fígado.Já estou sentindo dores leves.Faço uso de ácido valproico como anti convulsivo.Não belo (nada)e não fumo.O que posso fazerEstou “bem gorda”89 kilos e meço 1:65.Como já tenho 69 anos, é muito difícil perder peso.O que posso fazer??

  5. Oi pessoal tb faço parte deste clube de gordura no fígado, não tem cura mas tem controle, qdo descobri na primeira vez tive uma crise forte q parecia vesícula, o médico me deu remédio errado, então procurei a medicina natural, tomei lecitina de soja uma cápsula antes do almoçço e uma antes da janta, elimiei toda a gordura do fígado, a lecitina tem gorduras boas q destroem essas gorduras ruins com3 dias eu não senti mais dor nem desconforto adbominal. Esse ano voltou comecei semana passada sentindo dores não tão fortes como da outra vez, agora estou tratando com florais, remédios homeopáticos iniciei hoje. Acredito que dará resultado, pois tenho um sério problema com remédio aleopaticos eles não fazem mto efeito sobre o meu organismo. A fitoterapia é a solução no meu caso. Espero ter ajudado, e não fiquem encucando bobagem. Tudo na vida tem solução.

  6. Jovely
    Gostaria de saber se você teve alguma resposta na sua duvida em relação a sua doença, pois também sinto alguns sintomas bem parecidos, poderia me passar caso tenha recebido alguma dica?
    Posse pelo meu e-mail que esta junto ao meu comentário.
    Abraços

  7. TENHO O GGT ALTISSIMO 275, MAS JA FIZ TODO TIPO DE EXAMES E NAO IDENTIFICARAM NADA DE ANORMAL TRATEI COM HEPATOLOGISTA E MESMO ASSIM ELE FICOU EM DUVIDAS NO QUE PODERIA ESTA ACARRETANDO ESTE NIVEL ALTO, LENDO NA NET ALGUNS ASSUNTOS A RESPEITO VERIFIQUEI QUE O USO CONSTANTE DE INIBIDOR DE ACIDOS ESTOMACAL PODE ACARRETAR O AULMENTO DESTE GGT?POIS TOMO UM COMPRIMIDO DE OMEPRAZOL TODOS OS DIAS, POIS TENHO HERNIA DE HIATO DILATADA ISSO PROCEDE?ALGUEM PODERIA ME AJUDAR? CASO ESTA AJUDA MANDE PARA MEU E-MAIL lelis-ferreira@uol.com.br

  8. faz um ano que tive um infecção e tenho muita dores lado direito do corpo, nas costas, arrotos , dores pelo pescoço e as vezes cabeça, dor maior concentrada lado direito perto das costela no figado, fiz ultrassom e tomografia de abdomem deu esteostose leve, sangue colesterol alto e 112 de glicemia, dores nunca acaba as vezes mais intensa na região direita perto das costelas que irradia para o peito direito..

  9. SER DIABETICO É MUITO TRISTEsou diabetico desde criança por causa disso e é pura verdade deixo de viver o que todos mundo pode viver ;tve problemas nos olhos tive catarata,derame nas vista emais,, hoje sou amputado tenho gordura no figado isso porque não consigo manter a diabtes em um super controle mas da perna foi um acidente em qual peguei uma hortiomelite e resultou nisso devido tambem a ao diabettis mas o pior acho está gordura no figado devido que não bebo e n/ão fumo e tento levar a vida mais saudavel pesa que sou gordo erroukkkkkkkkkkkkk tenho 1.81 de altura e peso 97 kilos viu a coisa não é tão simples assim mas não devemos reclamar e levar a vida sempre escuto isso to até fazendo um tratamento terapeutico mas a verdade amigos somos todo[A]s iguais a gente somos o que comemos e fazemos vamos praticar uma boa fisica e levar uma alimentação saudavel e viver sempre feliz pois isso ajuda muito beijos a todos adorei participar deus faz caminhos retos a gente que pegamos devios beijos a todos adorei participar obrigado ari licha

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *