Cosméticos

Cosméticos – Consumir de preferência antes de…

Os diamantes são para sempre. Os produtos de beleza não. Como os medicamentos, têm princípios activos que se deterioram quando o prazo de validade é ultrapassado. Por isso, se não quer prejudicar a sua beleza e a sua saúde, deite fora o que está velho.

Confesse lá há quantos anos guarda aquele frasquinho de perfume que a sua mãe lhe ofereceu para o dia do seu casamento!? E aquela amostra de champô que você acha que vai ser muito útil na viagem de Lua de Mel? E o seu batom preferido, que já não se fabrica mais e que você poupa, poupa… tem-no desde 1999!?

Pois é. E depois, estranha que o perfume cheire a álcool, que o champô faça comichão, que o batom deixe grumos… Fique então a saber que os cosméticos também têm prazo de validade, findo o qual, estraga-se, podendo provocar alergias e outros males.

O prazo de validade diz respeito, sobretudo, ao conservante que evita que o produto se deixe contaminar por bactérias e fungos. Quando esse ingrediente perde propriedades, o produto pode ficar contaminado de microorganismos e provocar, por exemplo, alergias e irritações cutâneas. Um perigo.

O problema é que as embalagens da maioria dos cosméticos ainda não trazem indicação sobre o prazo de validade. Como é que você pode saber se determinado produto ainda está ou não em boas condições? Nós dizemos. E ensinamos-lhe também alguns truques de conservação.

Para que durem o máximo

Regra número um, válida para todos os cosméticos: guarde os seus produtos de beleza em locais frescos e secos, mesmo os que ainda estão por estrear. Ou seja, tê-los na casa de banho pode ser muito prático mas não é nada aconselhável por causa do calor e da humidade. Também não convém tê-los expostos no toucador do quarto, onde bate a luz do Sol…

Tal como faz com os medicamentos, leia sempre o folheto informativo antes da primeira aplicação.

Em dias muito quentes, ou se estiver de férias em locais tropicais, guarde os cosméticos na parte de baixo do frigorífico (a menos fria), ao pé das frutas e legumes. Além de conservar melhor as fórmulas, é um prazer aplicar géis e cremes fresquinhos quando está calor. Um conselho válido para batons e todos os outros cosméticos.

O que Procura?
Tratamento para celulite

Antes de cada aplicação lave sempre muito bem as mãos e a zona do corpo em que vai aplicar o produto, sobretudo se estiver suada e/ou tiver pele oleosa.

Lave semanalmente os aplicadores, esponjas, espátulas e pincéis, com água quente, e seque-os ao ar. Se necessário, acabe de secar com o secador de cabelo.

Mantenha os produtos nos recipientes de origem e sempre correctamente fechados/tapados. Isto porque quanto mais as fórmulas estiverem expostas ao ar, mais depressa oxidam e perdem qualidades.

Nunca retire o conteúdo de um frasco ou boião de creme ou gel com os dedos. Faça-o com uma espátula limpa e seca e depois, então, passe o creme ou gel para as mãos.

Se a superfície de produtos sólidos (como o fond de teint, blush ou sombra) apresenta um aspecto brilhante e oleoso (provocado por micro-sugidades acumuladas), raspe essa fina camada com uma faca limpa para reencontrar a textura original do produto.

Quem usa produtos naturais deve redobrar os cuidados. É que este tipo de fórmulas quase não têm conservantes e, por isso, perdem a validade mais rapidamente.

Mesmo que determinado produto ainda esteja dentro do prazo de validade indicado, deite-o fora se notar alterações na cor, cheiro, textura, densidade, etc. E, antes de se queixar ao fabricante, pense bem se terá cumprido todas as regras de conservação…

Truques para poupar

Sabemos que estes conselhos são difíceis de pôr em prática: os produtos de beleza são caros e custa muito deitar fora uma embalagem que ainda está a meio e, aparentemente, em boas condições, só porque esteve guardada tempo demais. Por isso, deixamos-lhe aqui algumas pistas para rentabilizar os seus cosméticos.

Creme hidratante intensivo para rosto: também serve para amolecer as cutículas das unhas.

Creme de contorno de olhos: funciona igualmente como hidratante de lábios.

Batom: também faz-de-conta que é blush em creme para aplicar com os dedos. Batom de cieiro – cuidado S.O.S. para zonas do rosto e das mãos flagelados pelo frio e pelo vento no Inverno.

O que Procura?
Carboxiterapia para Flacidez e Estrias

Óleo para bebé: dá um excelente desmaquilhante de rosto e olhos e óptimo hidratante para o corpo, se aplicado sobre a pele húmida, logo após o banho.

Lápis de olhos: óptimo para delinear sobrancelhas.

Verniz transparente: o melhor trava malhas em collants conhecido.

Máscara quase no fim: se já não maquilha as pestanas como deve ser, está em perfeitas condições para pentear e retocar as sobrancelhas.

loading...

14. Janeiro 2011 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *