11 Cuidados com Pele Negra

A pele negra não dispensa de cuidados diários adequados, uma vez que existe uma maior probabilidade de hiperpigmentação (manchas escuras, melasma no rosto) ou o desenvolvimento de manchas brancas, entre outros problemas.

Cuidados a ter com a pele negra com manchas escuras

As mulheres e os homens de pele negra são privilegiados por natureza, pois a pele negra contém altos níveis de melanina, um filtro solar natural que protege a pele da ação prejudicial do sol, tornando-a assim mais resistente aos efeitos do envelhecimento. A quantidade de melanina existente na sua pele determina o seu tom. Quanto mais melanina tiver a sua pele, mais escura será.

O alto teor de colágeno garante maior elasticidade da pele, conferindo-lhe firmeza, diminuindo o risco do aparecimento da tão temida celulite. Contudo, apesar de mais resistente, a pele negra não dispensa de cuidados diários.

Há, ainda, que ter em conta que a pele negra, pela sua maior percentagem de melanina, apresenta problemas específicos decorrentes precisamente deste facto, nomeadamente maior probabilidade de ter manchas escuras no rosto, chamados melasmas, assim como acne e foliculite (inflamação dos orifícios do pelo); cicatrizes queloides (cicatrizes com volume) e as cicatrizes hipertróficas (que parecem cordões endurecidos). Estes são apenas alguns dos problemas que costumam afligir principalmente as peles negras. Ainda assim, há sempre forma de resolver ou atenuar estes problemas cutâneos.

É importante referir também que a pele escura está mais susceptível de desenvolver problemas de pigmentação. Mesmo pequenas lesões na pele, tais como picadas de insetos, podem causar alterações na pigmentação da pele, causando manchas escuras quando ocorre hiperpigmentação.

Cuidados a ter com a pele negra

Deve limpar e esfoliar a pele com frequência. É recomendada uma esfoliação por semana. Em geral, os cuidados de esfoliação com a pele negra não se diferenciam dos cuidados a ter com as peles brancas.

O que Procura?
Manchas escuras e irritações na virilha, axilas e coxas: Acabe com elas

Limpe a pele duas vezes por dia e opte por produtos de limpeza hidratantes, com ingredientes à base de glicerina, uréia, ácido hialurônico ou dimeticona.

Os cremes de noite (hidratantes) e de dia (protetor solar), assim como os demais produtos usados neste tipo de pele, devem ser à base de géis não oleosos, uma vez que a pele negra é naturalmente mais oleosa do que a pele clara.

Para o rosto, é necessário ter sempre um sabonete facial líquido, pois, além de refrescar a pele, a limpeza será muito mais eficaz. Alguns sabonetes líquidos já hidratam a pele enquanto a lavam, pois possuem na sua constituição as vitaminas E (tocoferol), vitamina C, vitamina B6 e vitamina B5.

Utilize sempre sabonetes que protegem as células dos radicais livres (exposição ao sol, vento, poeira e idade). Ao passar o sabonete, efetue movimentos circulares para estimular a circulação do sangue na área e também para a limpar profundamente. Seque com uma toalha de papel e obterá uma pele hidratada e fresca.

Após a limpeza da pele, aplique um protetor solar de acordo com a tonalidade da sua pele e depois um hidratante.

Cuidados com o sol

Cuidados com o sol em peles negras

Só porque a sua pele é escura não significa que o sol seja inofensivo. Na verdade, a pele negra não está imune ao aparecimento de rugas e câncer de pele.

O hidratante irá hidratar ainda mais a pele enquanto o protetor solar cumprirá a função de a proteger dos raios ultravioleta, mantendo a sua pele ainda mais jovem.

Evite ao máximo os produtos feitos à base de álcool, pois estes estimulam ainda mais a produção de óleo no organismo. Leia nas embalagens dos produtos referências a álcool e elimine esses produtos da sua lista de cosméticos.

Existem disponíveis no mercado géis redutores de oleosidade, especialmente desenvolvidos para o rosto. As mulheres de pele negra devem utilizar estes géis combinados com uma hidratação, para garantir que a pele não fica muito oleosa ou desidratada. Opte por géis e outros produtos que tenham manteiga de manga, karité, cereais, extrato de algas marinhas, soja e pepino, pois são eficazes  no combate à oleosidade e a hidratação será mais profunda.

O que Procura?
Creme para Rugas

Alimentação

alimentação para mulheres de pele negra

Siga uma alimentação saudável e beba pelo menos oito 8 copos de água por dia. Uma dieta saudável rica em frutas, legumes, proteínas e grãos integrais irá manter a sua pele brilhante e cuidá-la de dentro para fora.

Cuidados a ter com os Tratamentos estéticos

Tratamentos estéticos em peles negras

Quando não administrados corretamente, existem alguns tratamento estéticos que podem ferir a pele, como a cirurgia a laser, o laser co2 fracionado, a administração de peelings, a dermoabrasão (tratamento para remoção de células mortas da pele), as injeções de preenchimento de rugas, como o Restylane, ou as injeções de Botox. Todos estes e muitos outros tratamentos têm o potencial de causar problemas de pigmentação nas peles negras.

Alterações de pigmentação na pele escura

Hipopigmentação, Vitiligo, Alterações de pigmentação na pele escura

No caso da hiperpigmentação, a pele ou produz muito pigmento ou o pigmento é depositado profundamente dentro da pele, resultando em manchas escuras. Quando a cor é perdida, dá-se o nome de hipopigmentação, que resulta em manchas de cor clara, manchas brancas. Todas as mulheres e homens de pele negra correm o risco de ambas as doenças da pele, hiperpigmentação e hipopigmentação.

Alterações de pigmentação na pele escura antes e depois

Entre os tipos mais comuns de problemas de pigmentação na pele escura está a hiperpigmentação pós-inflamatória. Problema de pele que ocorre como resultado de uma lesão na pele, tais como um corte, raspagem, ou queimadura. Podendo também ocorrer em conjunto com o eczema ou a acne.

No caso de manchas causadas por hiperpigmentação a área escurecida da pele pode levar meses ou anos até desaparecer totalmente, apesar de existirem alguns tratamentos médicos podem ajudar a reverter o processo. Os tratamentos indicados nestes casos incluem a remoção de pequenas camadas de pele através de peelings químicos e tratamentos de prescrição próprios para clarear as manchas. No entanto estes tratamentos estão limitados e não funcionam em pigmentos mais profundos na pele.

As peles negras mais sensíveis estão em maior risco de problemas de pigmentação. Na verdade, qualquer ingrediente existente em produtos de cuidados da pele pode irritar ou secar a pele, aumentando ainda mais o risco de manchas.

O que Procura?
Dicas para evitar os pelos encravados

As substâncias “proibidas” mais comuns incluem: peróxido de benzoílo e ácido salicílico (utilizados para tratar a acne) e alguns compostos anti-envelhecimento tais como os retinóides e o ácido glicólico. Em algumas pessoas de pele negra, o composto de clareamento da pele (hidroquinona) também pode irritar a pele.

As 10 melhores marcas de maquiagem para tons de pele escura

IMAN

Compilamos 10 marcas de maquiagem desenvolvidas especificamente para mulheres com a pele mais escura. Estas marcas foram asseguradas por maquiadores de Hollywood (como, Lupita Nyongo go-to guy e, Nick Barose).

loading...

21. Agosto 2016 by admin

One Comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Boa tarde

    Faz um mês que fiz uma Beflaroplastia superior e inferior. A parte de baixo, nem parece, mas a de cima ainda tem marcas.
    Fui orientada a evitar o sol direto, porém sei que existem outras formas de melhorar as manchas de cicatriz.

    Vocês poderiam me ajudar?

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *