Dermatite de Contato

Publicidade

A dermatite de contato é uma reacção exagerada da pele ( irritação da pele – cara, mãos, pés…) que se pode verificar quando esta contacta com alguma substância que a irrita. Esta irritação afecta com mais frequência a cara, as mãos ou os pés. Também poderá surgir nas zonas em que a pele “dobra”, como na área entre as pernas (virilhas). No entanto, ela poderá surgir em qualquer parte do corpo cuja pele tenha tocado na substância irritante. As pessoas com alergias têm muitas vezes dermatite de contato.

Causas

Sprays, tintas para o cabelo, vestuário, jóias, correias de relógio, sabonetes, perfumes, loções bronzeadoras e maquilhagem podem causar dermatite de contato. Medicamentos, produtos de limpeza ou luvas de látex podem constituir outras causas subjacentes à irritação da pele. A sua pele pode sofrer esta afecção se contactar com certas plantas, tais como a hera venenosa, carvalho venenoso ou sumagre venenoso.

Sinais e sintomas

Pode sentir comichão, ardor ou dor na pele. Esta pode ainda apresentar escamas, secura, vermelhidão, fissuras ou pequenos nódulos vermelhos.

Diagnóstico

Uma cuidadosa história clínica com pesquisa de contacto da pele com determinadas substâncias.Utilização de testes médicos de estimulação cutânea. O médico poder-lhe-á sugerir que faça um teste de alergia para descobrir a causa da dermatite de contacto. A verificação de que o afastamento de determinadas substâncias melhora a dermite.

Cuidados a ter

– Saber quais os medicamentos (se) indicados. Tome sempre os seus medicamentos seguindo escrupulosamente as instruções do médico. Se achar que não estão a ajudar, contacte o seu médico. Não deixe de os tomar a menos que o médico lhe dê indicações em contrário.

– Mantenha uma lista dos medicamentos que está a tomar, incluindo a indicação de quando os deve tomar. Leve a sua lista de medicamentos ou as embalagens dos comprimidos sempre que for ao médico. Informe-se da razão pela qual está a tomar cada um dos medicamentos. Peça ao seu médico mais informações sobre os mesmos.

– Se estiver a tomar antibióticos, tome-os até ao fim, mesmo que já se esteja a sentir melhor. Utilize apenas os medicamentos que o seu médico lhe tiver receitado. Não utilize outros produtos que possam irritar a pele. Se estiver a tomar medicamentos que provoquem sonolência, não conduza nem manuseie equipamento pesado/perigoso.

Publicidade

– Mantenha as zonas irritadas da pele afastadas da água quente, sabão, luz do sol ou substâncias químicas. Também deverá manter a sua pele afastada de tudo aquilo que contenha ácidos ou que possa irritar a pele. Calce umas luvas se necessitar de tocar na substância que pode estar na origem da dermatite de contacto. Deite as luvas fora se elas se rasgarem.

– Tome banho com água morna. Seque cuidadosamente a pele, sem a esfregar, depois de tomar banho. Se tiver uma afecção cutânea nas mãos, peça a uma outra pessoa que lave a louça ou utilize a máquina de lavar louça, se possuir uma. Mergulhe um pano limpo em água fria, torça-o ligeiramente e coloque-o na zona afectada. Deixe o pano sobre a pele durante 10 a 20 minutos. Repita esta operação três vezes por dia. Adicionar amido de milho ou bicarbonato de sódio à água do banho ajuda a aliviar a pele e a afecção cutânea a cicatrizar mais depressa. Banhos de água fria também podem ajudar a aliviar a pele.

Riscos e Complicações

O principal risco é o da infecção das zonas afectadas.

Tratamento

É importante que descubra o produto ou produtos que causam o problema e que se evite o contacto com eles. Poderá tomar medicamentos para tratar o prurido, a vermelhidão e o inchaço. Compressas molhadas em água fria também podem ajudar a aliviar a pele, mas é possível que a irritação cutânea volte a manifestar-se se a pele voltar a tocar na mesma substância.

Pomadas para dermatite de contato

Terra-Cortril® é uma pomada indicada para infecções cutâneas, dermatites atópicas, dermatites de contato e pruridos.

Remédios e medicamentos

O medicamento Elidel ® é indicado no tratamento da dermatite de contato e dermatite atópica a partir dos 3 meses de idade.

Fotos de dermatite de contato

Pés

Orelha

Rosto

Publicidade

23. Março 2011 by admin

61 Comentários no Fórum

  1. Olá gente gostaria de compartilhar com vcs a minha experiência horrivel que tive com a dermatite de contato… sou técnica em enfermagem fiquei com alergia do talco da luva e do sabão, na verdade ja tinha alergia apenas do sabão em pó, mais agora me deu de todos, a minha mão estava horrivél, pena que aqui não tem como postar fotos, mais começou com uma coceira brava , ai foram aparecendo pequenas bolhinhas vermelhas igual alergia, ai a coceira brava mais aquela coceira boa sabe rs, ai pronto quando vi ja estava com bolhas de agua ate mesmo de pus, e na carne viva e principalmente com fissuras(rachaduras), e a coceira, a dor, a irritação, tudo de pior não me deixava dormi anoite, via o dia clarear, fui em vários medicos dermatologistas e nada se resolvia ja estava em desespero, e a mão na carne viva, sendo que ate quando a água batia o trem ardia de uma maneira insurportável, usei nas mãos creme de ureia, prometazina,nitrato de isoconazol, diprosone, caladryl, tomei via oral stamin ,loratadina, hidroconazol,predinisona, isso e várias outras coisas que não me recordo, ja tava desacreditada desses médicos e minha mão nada de melhoras, um dia em desespero minha chefe pediu para uma médica do meu setor que tem nada haver na área de dermatologia, viu minhas mãos e ficou com pena de mim e da situação em que encontrava a minha mão, eu estava afastada ate então das minhas atividades, mais neste dia a médica me avaliou, e acreditem minha mão melhorou, as coceiras então nunca mais, o que eu usei, primeiramente a mão estava horrivel usei dexametasona a pomada, mais dersane (oléo de girassol), misturava os dois e passava com gosto nas mãos e depois colocava aquela luva especial sem talco, aquela transparente para hidratar as mãos assim para a pomada agir , usava quando ia dormir , isso durante uns tres dias, a mão fica com um cheiro estranho mais melhora, depois a mão tem que respirar , ai parei e comecei a passar dexametasona e a pomada Tefin, toda vez que lavava as mãos eu usava, e o que me ajudou mesmo foi um antibiotico forte que tomei , o que tinha de ruim no sangue ia soltar tudo pra fora, foi a amoxilina mais clavulanato de potássio 750mg, usei por dez dias, pensa no remédio bom, parece que tirou com a mão em menos de duas semanas minha mão ja tava boa, e sarada, a unica coisa é que com a descamação da pele, ela ficou fina, mais apenas isso que solucionou a minha demartite de contato, espero que isso ajudem vocês em alguma coisa, divido com vcs aqui a minha experiência. Bjos

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *