Desvio de septo nasal – Sintomas, Cirurgia, Tratamento e Fotos

Fique a saber o que é o desvio de septo nasal. Quais as consequências, sintomas, tratamento e algunas fotos do desvio de septo nasal antes e depois da cirurgia.

No nariz, podem ocorrer diferentes problemas, seja de origem pós-traumática, provocadas por uma queda, um acidente ou uma pancada, ou por uma origem genética. Uma das malformações mais comuns no nariz é o desvio de septo nasal.

O que é

Este septo nasal é, basicamente, uma parede localizada no nariz, que divide as duas fossas nasais. Quando esta parede não está centralizada, é fácil admitir que foi deslocada ou surgiu mesmo assim, ao nascimento, causado pela compressão do nariz.

Durante o desenvolvimento do nariz, a cartilagem que faz parte do septo, continua a crescer normalmente a par dos ossos que fazem parte do nariz. Quando o septo está desviado, essa cartilagem dobra-se e desvia-se da linha central do nariz.

Sintomas

Este desvio nem sempre é visível a olho nu, só sendo detectado quando existe alguma dor ou dificuldade em respirar pelo nariz. A distribuição do ar não é a mais correcta, pois o fluxo de ar não é bem distribuído. Isto significa que uma narina respira pior que outra.

Consequências e possiveis problemas

Este desvio provoca também uma má drenagem das narinas, dores de cabeça, sangramento e transtornos durante o sono, como a apnéia e o ronco. Pode ainda ser responsável por episódios de rinite crónica ou aguda e provocar modificações na voz e no olfacto (não esquecer que nariz, garganta e boca estão sempre ligados).

O único tratamento é a cirurgia do septo nasa

Não existe uma cura ou tratamento para o desvio do septo nasal, para além da cirurgia. Quando os casos são pouco graves e não existe dificuldade em respirar ou drenar o nariz, não se torna necessário corrigir o desvio.

Em casos de sintomas mais graves, é necessário corrigir o nariz através deuma septoplastia, integrada uma rinoplastia, uma cirurgia que pode, também, ter propósitos estéticos.

Durante a cirurgia, procede-se à correcção do desvio e à ressecação da parte do nariz em excesso. Apesar de serem poucas as complicações que costumam surgir, esta cirurgia envolve grande execução e um tempo de recuperação de alguns dias.

 
Em: Beleza e Cosmética, Cirurgias Plásticas e Estética, Famosos Antes e Depois, Fotos Antes e Depois | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *