Dispositivo Intra Uterino

O dispositivo intra uterino (DIU) é um pequeno dispositivo de plástico envolvido por cobre ou hormonas. É uma forma válida e segura de evitar a gravidez para muitas mulheres. O dispositivo intra uterino é introduzido no útero e retirado pelo médico sempre que pretender ter um bebé. Com um DIU não se terá de preocupar com a possibilidade de ficar grávida durante as relações sexuais. Poderá amamentar o bebé mesmo que tenha o DIU. Um dispositivo intra uterino consegue evitar a gravidez durante um período de um a dez anos. Poderá decidir juntamente com o médico se o DIU é uma boa opção contraceptiva para o seu caso.

Anticoncepcixn Hormonal Local e1299706683489 Dispositivo Intra Uterino   

Como funciona um dispositivo intra uterino?

Desconhece-se ainda o mecanismo pelo qual os DIU impedem a gravidez, embora vários mecanismos fisiológicos tenham sido propostos para explicar a sua acção contraceptiva. O DIU consegue evitar que o espermatozóide alcance o óvulo da mulher e, por outro lado, também poderá evitar que o ovo se implante no útero.

O dispositivo intra uterino é um bom método contraceptivo no meu caso?

Fale com o médico se quiser ter um DIU mas ainda não tiver tido filhos. O DIU pode ser mais adequado se já tiver tido algum filho. Não deverá utilizar um DIU se tiver tido alguma infecção nos seus órgãos femininos (vagina, útero, ovários ou nas trompas). Um DIU não é um bom método contraceptivo se o útero não tiver a sua forma normal.

Há um maior risco de apanhar doenças sexualmente transmissíveis se tiver diversos parceiros sexuais. Também terá mais possibilidades de apanhar uma infecção se o seu parceiro tiver diversas parceiras. Um DIU não evita que apanhe uma doença sexualmente transmissível. Se apanhar uma infecção, esta poderá ser mais grave se for portadora de um DIU. A infecção pode deixar sequelas nos órgãos femininos, o que poderá impedir e condicionar uma gravidez no futuro.

Quais são os tipos de dispositivo intra uterino?

Há dois tipos de DIU e ambos têm um formato semelhante a um “T”:

Um desses tipos liberta uma pequena quantidade de uma hormona chamada levonorgestrel para o útero. Este DIU deve ser retirado e substituído de cinco em cinco anos. O outro DIU em forma de “T” liberta uma pequena quantidade de cobre para o útero. Deve ser removido e substituído de três a cinco anos. O médico ajudá-la-á a decidir qual o DIU mais adequado para o seu caso.

Quais são os possíveis riscos ou efeitos secundários e contra indicações de um DIU?

Poderá ter algumas hemorragias e cólicas durante as primeiras semanas após a inserção do DIU. Estes sintomas deverão desaparecer num curto espaço de tempo. Poderá ter aumento do fluxo menstrual, o que não acontece com os DIU que libertam levonorgestrel. Se estes problemas forem muito incómodos poderá ser necessário retirar o DIU.

Um DIU pode ser expelido do útero sem que se dê conta. É mais provável que tal aconteça durante o primeiro ano com o DIU. Não há nada que possa fazer para evitar que o DIU saia do útero. Normalmente quanto mais tempo tiver um DIU, maiores são as possibilidades de que este permaneça no interior do útero. O DIU pode perfurar a parede do útero enquanto estiver a ser introduzido no seu interior. É muito raro que tal aconteça, mas pode provocar outros problemas graves. Poderá ficar grávida mesmo utilizando um DIU. Os médicos tentarão retirar o DIU nas primeiras semanas de gravidez de forma a diminuir as probabilidades de ocorrer um aborto.

O que acontece quando me é colocado um DIU?

Tem o direito de compreender os riscos e os benefícios decorrentes do facto de ter um DIU. O médico deverá explicar-lhe, de forma compreensível, os riscos e os benefícios antes de inserir o DIU. Ser-lhe-á pedido que assine um termo de responsabilidade. Um termo de responsabilidade é um documento legal que dá ao médico permissão para introduzir o DIU. Este formulário deverá indicar exactamente o procedimento a que vai ser sujeita. Antes de dar o seu consentimento, certifique-se que todas as suas dúvidas e questões foram respondidas de forma a compreender perfeitamente o que se vai passar.

O médico poderá querer que faça testes para se certificar que não tem qualquer infecção antes de lhe ser introduzido o DIU. O DIU é normalmente inserido durante o seu período menstrual. A inserção de um DIU durante o período mensal, além de ser tecnicamente mais fácil, também significa que não está grávida. Poderá sentir algum desconforto quando o DIU for introduzido no útero. As cólicas poderão ser reduzidas se tomar ibuprofeno ou paracetamol 30 a 60 minutos antes de lhe ser inserido o DIU.

O médico fará um exame pélvico (“interno”). Este exame servirá para se certificar de que não está grávida nem tem quaisquer outros problemas nos órgãos femininos. O médico introduzirá cuidadosamente um instrumento designado por espéculo na vagina. O espéculo permite-lhe observar o interior da vagina e do colo do útero. O colo do útero será limpo com um líquido contra os germes de forma a evitar o aparecimento de infecções.

Poderá ser introduzido um dispositivo designado por “sonda” no útero para saber qual é o seu tamanho e formato. Um tubo pequeno e comprido de plástico com o DIU será cuidadosamente introduzido através do colo do útero. O DIU será retirado do tubo e introduzido no útero. Poderá sentir um pouco de cólicas à medida que o DIU é introduzido no útero. O tubo será depois retirado.

O DIU tem um fio ou “cauda” feita de plástico. O médico cortará o fio de forma a que fiquem alguns centímetros de fora, no colo do útero. Os médicos ensinar-lhe-ão a melhor maneira de verificar o fio para se certificar que o DIU se encontra dentro do útero. Deverá verificar os fios dos DIU pelo menos uma vez por mês, após cada período menstrual.

ACORDO DE TRATAMENTO:

Ajudar a planear o seu tratamento é um direito que lhe assiste. Para poder intervir neste planeamento deverá informar-se acerca do DIU. Poderá então discutir com os médicos se este é um bom método contraceptivo para o seu caso. Tem sempre o direito de recusar o tratamento.

Preços – Quanto custa?

O dispositivo intra uterino tem um preço medio de 70 a 100 reais. O preço da colocação é separado e, pode chegar aos R$ 600 dependendo do médico.

Eficácia: 98 a 99%

Vantagens: eficaz durante um longo período de tempo e só é colocado uma vez

Desvantagens: é relativamente mais caro e não é 100% eficiente contra a gravidez

Onde encontrar: colocado por um ginecologista

Importante: Este método não protege contra aids (sida) e outras doenças

09. Março 2011 by admin
Em: Beneficios Para a Saúde, Saúde | 22 comentários

22 Comentários no Fórum

  1. Coloquei o diu ontem e estou me sentindo inxada e com colicas e tambem esta saindo um corrimento com sangue e dores nas costas isso e normal..l.estou com medo de ele ter perfurado meu utero ….marquei a ultra para terca feira ser que ate la pode acontecer alguma coisa …..coloquei sem estar mestruada pois antes tomava a trimestral e esta demorando muito para vim para mim alguem sabe se demora a descer depois que coloca o diu quanto tempo….

  2. Eu usei o Diu por 7 Anos e resolvi tirar para engravidar pois só tenho um filho e quero tentar um menina agora mais já faz dois anos que retirei mais não consigo engravidar é normal?Sera que nunca Mais vou poder ter filhos?

  3. Tenho que colocar o Diu pois adquiri a toxoplasmose e tenho medo que possa dar algum problema e verdade que o Diu da câncer

  4. Coloquei o Diu já faz um mês estou com muito medo do que pode acontecer espero q de tudo sertão o q vcs me falam

  5. Oi eu tenho 21 anos e ainda não tenho filhos,como meu organismo não esta aceitando que eu tome a pilula pois estou sentindo muito enjoo o medico me sugeriu o diu.Tenho duvidas se isso ira me atrapalhar se eu quizer engravidar algum dia.É verdade que o diu da cancer de utero?Gostaria muito de esclarecer essas duvidas.

  6. olá eu usei o diu por 9 anos e só tirei porque estava vencido,nunca senti nada nenhum incomodo nem quando coloquei fiz todos exames que a doutora me pediu tava tudo certo,foi colocado por ela no 2° dia da menstruação conforme ela me orientou e já fui direto pro meu trabalho nunca senti nada foi o dinheiro mais bem gasto que já tive até hoje. estou me preparando pra colocar outro .

  7. Coloquei o diu e comecei sentindo dores no utero depois de alguns dias no abdomem. Quando consegui fazer ultrasson foi uma semana depois e o diu havia perfurado o utero e ja estava forcando o intestino. Tive que fazer cirurgia de emergencia. Foi falta de sorte.

  8. QUANDO DEUS DETERMINA…TUDO DÁ CERTO…É SÓ CONFIAR!!!
    Engravidei com o DIU, me desesperei e fui proucurar ajuda na internet!Não encontrei uma só notícia que me animasse!!!Agrande verdade é que GRAVIDEZ COM DIU DÁ CERTO SIM!!!Foi uma gravidez tensa más , no fim deu tudo certo!!MEU FILHO NASCEU PERFEITO, SAUDÁVEL E DE 9 MESES!!!SE CHAMA GABRIEL VÍCTOR E VAI COMPLETAR 2 ANINHOS DEIA 12 DE OUTUBRO!!!2 PRESENTES: UM FILHO E UM DIA ESPECIAL!!!Sou devota de NOSSA SENHORA APARECIDA E DIA 12 DE OUTUBRO TEMOS MUITO O QUE COMEMORAR!!!1Confie em DEUS E TUDO DARÁ CERTO!!!

  9. Oi ..coloquei o diu faz 1 semana , mas o médico disse qye que não precisa colocar em periodo menstruau, coloquei sem estar menstriada, senti uma dor horrivel , comecei a sangrar e ele disse que é normal sangra um pouco , mas estoi sangrando a 1 semana e cada vez esta aumentando mais o fluxo e dores , minha consulta é daqui 7 dias,mas não estou aguentando as dores, isso é normal? estou com muito medo .. Obrigads

  10. tirei o diu , e quero engravidar 17/02 e ainda nao to gravida, demora quanto tempo ?

  11. eu tou farta de mudar de pílula e já não sei que fazer não tenho vontade de fazer sexo e quando fazo a minha vagina não fica umida fica é muito seca e costa me muito fazer sexo o que me aconselham

  12. coloquei o diu e estou sentino a barriga dolorida enxada e um pouco de colicas. quanto tempo apos a inserçao pode durar esses sintomas

  13. ola, nunca tive filhos, tenho 20 anos e gostava de saber onde posso comprar o diu em portugal!
    obrigada

  14. estou muito afim de colocar um DIU, mas fico nervosa só de pensar na possibilidade de que ele possa falhar e eu engravidar. Pois já tomo pílula a 11 anos e nunca engravidei. Mas devido aos efeitos colaterais da pílula, quero trocar para o DIU.
    Então, quais as possibilidades de ocorrer uma gravidez usando o DIU?

  15. o que é endrometriose.sintomas.como aparece ,tratamento ,o que acontece quem tem

  16. PUS O DIU MIRENA A UM MES E MEIO E NAO ME BEM O PERIODO E NORMAL ACONTECER ISSO ESTOU CO MEDO DE ESTAR GRAVIDA O QUE FAZER

  17. Ola

    uso diu a 10 anos ja estou perto de tirar pois a validade são 10 anos minha medica quer trocar por outro diu que não mestrua … tenho duvidas tipo o fato de não mestrua trara algum problema? Com o diu atual nunca tive nenhum problema pelo contrario me sinto super segura,minhas duvidas são só qual os prós econtra desse outro diu que não mestrua ?

    obrigada

  18. Em Agosto do ano anterior, coloquei Diu hormonal Mirena (em plástico) pela 1ª vez. Quero fazer uns tratamentos estéticos como lipocavitação, radiofrequência, plataforma vibratória e não estou totalmente informada se posso ou não fazer na zona abdominal sem correr riscos duma possivel gravidez ou até de deformar o diu.

    Gostaria de ser mais esclarecida sobre a lipo e radiofrequência, pois não sei até que ponto as ondas dos ultra-sons atingem os orgãos como também o grau de temperatura. Agradecia imenso se me podessem ajudar…

    Obrigada
    Vera Santos

  19. estou grávida de 8 meses e quero muito colocar um diu depois que tiver minha neném,pois,na minha opinião é o melhor. Não engorda nem emagrece como os remédios contraceptivos. mas fico preocupada com os riscos como,por exemplo,o sangramento anormal que pode ocorrer e as dores de cólicas.

  20. Eucolokei um diu tem tres dias estou sentino muita dor de colicas parese ate k vou ter um filho eu ando muito de moto kero saber si tem algum problema

  21. OLA TENHO 39 ANOS E GOSTARIA MUITO DE COLOCAR O DIU TENHO UM FILHO NÃO PREDENDO TER MAIS NENHUM POIS VOU COMPLETAR 40 ANOS QUERO SÓ CURTIR MINHA IDADE SOSSEGADA SEM FILHOS POIS FILHOS É MUITA RESPONSABILIDADE EXAUSTIVA DEMAIS VC FICA PRATICAMENTE DEPOIS QUE ELE NASCE UNS 5 ANOS SÓ ATRAS DESSA CRIANÇA O TEMPO PASSA E VC FICA MAIS VELHA SÓ CUIDANDO DE FILHO POR ESSE MOTIVO NÃO QUERO MAIS TOMAR PIRULAS QUERO ALGO QUE ME DEIXE MAIS TRANQUILA E SEM EFEITOS COLATERAIS SEM O COMPROMISSO DE QUE TENHO QUE TOMAR A PIRULA , AMIGAS MULHERES COMO NOS SOFREMOS EM? SEMPRE A GENTE QUE TEM QUE SE CUIDAR MAIS, BEM QUE PODERIAM FABRICAR PIRULAS PARA OS HOMENS TAMBEM QUERIA VER SE ELES IRIAM SE LEMBRAR DE TOMAR TODO DIA NA MESMA HORA EU DUVIDO QUE ELES DARIAM CONTA HÁ E OS EFEITOS COLATERAIS QUE PODERIAM TER ELES PARARIÃO DE TOMAR NO MESMO DIA , E A GENTE QUE AGUENTA ISSO TUDO SO PARA FATISFAZE-LOS COMO SOMOS BOBAS TERIAMOS QUE MUDAR ESSA SITUAÇÃO ,ELES PODEM DIZER EU USO CAMISINHA É MUITO FACIL POR QUERO VER TOMAR TODO DIA ………………………………………..

  22. eu uso o diu pela segunda vez e nao tenho o q reclamar d nda me sinto muito bem a primeira vez q eu coloquei fikei com ele 4 anos so tirei pra arrumar um bb mas ja coloquei outro logo q o meu filho nasceu é´muito bom e eu gosto muito…

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *