O que Fazer para Tratar a Dor nas Costas: 18 Tratamentos Incríveis

O tratamento para a dor nas costas depende sempre da história do paciente e do tipo e gravidade da dor.

A maioria dos casos de dor alivia num período de seis semanas, sem cirurgia, e a realização de exercícios, fisioterapia, alongamentos, massagens e administração de analgésicos é quase sempre parte do tratamento.

Dor Nas Costas

Atualmente, um dos problemas que mais frequentemente leva pessoas ao consultório médico são as dores de costas. Com origem em posturas incorretas no dia-a-dia, mas também em lesões musculares e stress em excesso, estas dores são um problema de fácil resolução na maioria dos casos.

Contudo, o seu tratamento apenas é durável caso altere os hábitos inadequados, e adote cuidados diários para salvaguardar a saúde das costas.

Confira as suas causas, e ainda, o que fazer para tratar a dor. Conheça também algumas dicas para evitar o surgimento das dores lombares.

Quais são as causas

A má postura é a causa mais comum para a dor nas costas. A realização de movimentos ou a adoção de posições incorretas de uma forma sistemática, leva à ocorrência de várias compensações musculares, o que juntamente com uma sobrecarga de esforço sobre a zona lombar, causa o surgimento de dores.

Entre as posições que mais comummente podem levar ao desenvolvimento de dores em caso de má postura incluem-se caminhar com as costas curvadas para a frente, sentar-se de forma inadequada na cadeira, ao computador ou no trabalho, etc.

Postura Incorreta Sentado Causa Dor De Costas

No entanto, a má postura não é a única causa para este problema. A tensão constante provocada pelo estresse em excesso, o peso acima do nível ideal, o levantamento de pesos elevados, a prática desportiva, são também algumas das origens da dor.

Por fim, a dor nas costas pode igualmente ser um sintoma de algumas doenças, sendo que neste caso o tratamento deve ser específico para esse problema de saúde e focar-se, não apenas nas dores de costas, mas também na sua origem.

Problemas como a hérnia de disco, escolioses, ou “bicos de papagaio”, são alguns exemplos.

Conheça outras causas:

  • Gravidez
  • Menstruação
  • Refluxo gastroesofágico
  • Artrose e Artrite
  • Cólicas
  • Pedra nos rins
  • Gases intestinais
  • A Toma do medicamento Cialis (Tadalafil) pode causar em alguns pacientes, dores musculares e dores nas costas
  • Uso de calçado e palmilhas inadequadas
  • Realizar exercícios abdominais incorretamente
  • Praticar corrida sem orientação
  • Excesso de peso, excesso de gordura abdominal, flacidez abdominal
  • Realizar Movimentos bruscos
  • Câncer colorretal
  • Câncer de ovário
  • Tosse ou espirros muito frequentes

As regiões mais queixosas pelos pacientes são os ombros, perto da omoplata, região lombar, escapulas, costelas, bacia, pulmão, cintura do lado direito, coccix, coluna, nádegas, quadril, perto da nuca, pescoçoperto dos rins.

Dor Forte Na Região Lombar

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

1 – Dor nas costas na gravidez
2 – Causas de dor nas costas
3- O que fazer para aliviar a dor nas costas
4 – Como acabar com a dor nas costas
5- 19 Óleos Essenciais para Artrite, Dores e Rigidez nas Articulações

Tratamento para a dor nas costas

Para aliviar a dor, há várias medidas que podem ser tomadas, entre as quais a aplicação de calor, medicação anti-inflamatória e analgésica, fisioterapia, e em alguns casos, mesmo cirurgia.

O que Procura?
Causas da bursite no ombro

E se a aplicação de calor e a medicação são estratégias comuns a quase todas as dores nas costas, há certas situações onde a causa na sua origem não é clara, sendo por isso essencial recorrer a exames de diagnóstico para perceber qual a melhor forma de tratamento.

Assim, quando a dor é acompanhada por ardor e dificuldade em se movimentar, o médico irá pedir exames como radiografia, ressonância magnética e tomografia computorizada de modo a identificar qual a causa específica do problema.

Confira de seguida como aliviar essa dor:

Repouso

A primeira medida a ser tomada quando está com dores nas costas é repousar e interromper as atividades causadoras do problema. Além disso, deve também evitar qualquer tipo de esforço para as costas, como por exemplo levantar pesos, fazer jardinagem, praticar exercício físico, etc.

Remédios/Medicação

Medicamentos Para Aliviar A Dor Nas Costas

Uma das terapêuticas mais eficazes para a dor nas costas é a toma de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos.

A toma desta medicação deve ser acompanhada por um protetor gástrico, já que estes medicamentos podem causar o desenvolvimento de gastrites.

Para evitar este problema, pode optar por anti-inflamatórios e analgésicos aplicados via tópica, diretamente na pele.

Há ainda outros medicamentos que podem ser utilizados no tratamento das dores nas costas, consoante as especificidades de cada paciente. Confira de seguida os principais tratamentos medicamentosos para a dor nas costas:

– anti-inflamatórios, como por exemplo a Nimesulida ou o Ibuprofeno, devem ser ingeridos geralmente 3 vezes ao dia, após as refeições;

– analgésicos, como por exemplo o Paracetamol, devem ser tomados de acordo com a prescrição médica, sendo a quantidade diária variável de acordo com cada caso;

– injeções de medicamentos como o tiocolquicósido (relaxante muscular) ou o Diclofenac (anti-inflamatório não esteroide);

– relaxantes musculares, como por exemplo o miosan, de acordo com a recomendação do médico ortopedista.

A toma de medicação tem como objetivo reduzir a inflamação e aliviar a dor.

No entanto, para que esta terapêutica tenha um resultado a longo-prazo, é essencial adotar hábitos que ajudem a prevenir novas crises de dores, e ainda, a realização de algumas sessões de fisioterapia de modo a promover o fortalecimento muscular da zona lombar e a melhoria da postura.

Pode ainda praticar natação, pois é um desporto que ajuda bastante no fortalecimento dos músculos enfraquecidos nas costas, ajudando assim a prevenir novas situações.

Fisioterapia

Fisioterapia Para Dor Nas Costas

A fisioterapia pode ser muito útil para quem tenha dores nas costas frequentes e necessite de tratar algumas estruturas essenciais para a saúde da zona lombar.

No entanto, antes o fisioterapeuta deverá fazer um exame físico, analisar exames já realizados, e ainda, conhecer o historial médico do paciente.

Após diagnosticado o problema por detrás das dores nas costas, é altura então de definir o tratamento fisioterapêutico mais adequado para esse indivíduo.

Este pode assim variar de pessoa para pessoa, dependendo da causa, da gravidade e nas necessidades específicas de cada uma.

Geralmente o tratamento fisioterapêutico inclui a utilização de vários recursos, como calor, frio, ultrassom, eletroterapia, entre outros, que irão promover o alivio da inflamação e da dor, e ainda, facilitar a ação da medicação.

Numa segunda fase, a fisioterapia irá focar-se mais na realização de exercícios de cinesioterapia e de fortalecimento e alongamento muscular.

O que Procura?
Aprenda a tratar uma entorse de tornozelo em casa

Os exercícios de cinesioterapia irão ajudar o paciente a readquirir os movimentos do dia-a-dia, enquanto que os restantes irão ajudar os músculos a ficarem mais fortes e flexíveis, e como tal, mais preparados para os esforços diários.

Além disso, os exercícios de alongamentos ajudam ainda a manter as estruturas lombares corretamente posicionadas. Estes exercícios, sob orientação do fisioterapeuta, devem ser realizados não só na fisioterapia, mas também em casa.

Tratamentos caseiros

óleo essencial de lavanda

Além do tratamento medicamentoso e da fisioterapia, existem algumas terapêuticas que podem ser realizadas em casa, e que irão complementar o tratamento médico.

Confira de seguida alguns remédios caseiros, nomeadamente a aplicação de compressas quentes, remédios naturais e exercícios.

Os seguintes tratamentos naturais podem ser utilizados tanto para complementar o tratamento médico, como para se utilizar nos primeiros dias enquanto espera pela consulta. Estes remédios caseiros não substituem o tratamento definido pelo médico.

Confira as várias opções:

– massagear a zona dolorida com óleo essencial de lavanda, duas a três vezes ao dia, sem aplicar demasiada pressão sobre os músculos;

– aplicar compressas mornas com óleo essencial de eucalipto ou manjericão (3 gotas), três a quatro vezes ao dia, durante cerca de 15 minutos;

– tomar medicamentos homeopáticos, como por exemplo o Arnica Prépós ou o Homeoflan, três vezes ao dia ou de acordo com as indicações do homeopata.

Qualquer um destes tratamentos naturais irá ajudar a aliviar os sintomas nos primeiros dias. Caso estes desapareçam nos primeiros quatro dias, não necessita de ajuda médica, podendo voltar às suas atividades normais diárias.

Caso a dor persista, deve então consultar um médico ortopedista para perceber as causas e definir o tratamento mais apropriado.

Aplicação de compressas quentes

Compressas Quentes Para A Dor De Costas

Uma das terapêuticas caseiras é a aplicação de compressas quentes no local afetado. O calor irá ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo, bem como promover o relaxamento muscular, o que traz alívio dos sintomas em pouco tempo. Confira como fazer.

Para este tratamento vai necessitar de água quente, uma bolsa plástica e duas toalhas de mão. Comece por molhar uma das toalhas de mão com a água quente, torcendo de seguida de modo a retirar o excesso.

De seguida coloque-a dentro da bolsa plástica, deixando-a aberta, e ponha durante 3 minutos no micro-ondas, com potência média. Por fim, feche a bolsa de plástico, e enrole na toalha seca.

Aplique a compressa quente na zona afetada durante cerca de 15 minutos, tendo o cuidado de não deixar queimar a pele. Se a pele começar a ficar demasiado vermelha ou a senti-la a queimar, retire a compressa e deixe a pele arrefecer antes de prosseguir.

Se tiver uma bolsa de água quente, daquelas que se utilizam no inverno para aquecer os pés, basta encher com água quente e envolvê-la com um pano para não queimar a pele.

Há ainda bolsas térmicas de argila, que podem ser usadas tanto para calor ou frio, e que duram muitos anos. Para a aquecer, basta colocar no micro-ondas.

Exercícios

Exercícios Para Evitar Dor Nas Costas

Sendo que a maioria dos casos destas dores está diretamente relacionada com a adoção de posturas incorretas no dia-a-dia, é essencial fazer exercícios que ajudem a melhorar essa postura, e dessa forma, a aliviar os sintomas e a prevenir o retorno da dor.

O que Procura?
Reumatismo nos ossos

Há um conjunto de vários exercícios que pode e deve fazer regularmente em casa. Além disso, pode ainda complementar duas atividades desportivas como o Pilates e a caminhada, cuja ação combinada tem um efeito muito positivo para a prevenção das dores lombares.

Tratamentos alternativos

Acupuntura Para Dor Nas Costas

Além das terapêuticas atrás mencionadas, existem ainda tratamentos alternativos, cada vez mais considerados úteis na resolução de muitos problemas, que podem ser utilizados para tratar a dor nas costas.

A osteopatia e a acupuntura, quando aplicados por profissionais qualificados e experienciados, podem ter um efeito muito positivo no alívio e na remissão dos sintomas.

Estes tratamentos alternativos são hoje em dia muito utilizados complementarmente ao tratamento convencional.

Osteopatia Para Dor Nas Costas

Cirurgia

Apesar de as formas de tratamento atrás indicadas serem o suficiente na grande maioria dos casos para curar a dor nas costas, há casos onde nenhuma terapia tem sucesso, sendo por isso necessário recorrer a medidas mais drásticas.

A cirurgia na coluna é um procedimento delicado, e que pode trazer algumas complicações, contudo, nalguns casos, é a única possibilidade de resolver a dor.

Após a cirurgia, o paciente passará por um período relativamente longo de recuperação, no qual se incluirá tratamento fisioterapêutico e RPG (Reeducação Postural Global).

Como prevenir

A prevenção da dor é talvez o cuidado mais importante a ter, seja antes de sofrer este problema, seja para evitar a recorrência de crises.

Confira de seguida várias dicas essenciais para evitar o seu surgimento.

Dormir bem e com uma postura correta à noite é essencial para que o corpo recupere do esforço e tensão muscular diário, sendo por isso um cuidado fundamental para prevenir a dor.

– Para dormir corretamente é importante ter uma postura adequada e evitar posições que sobrecarreguem as suas costas durante a noite.

Para isso a escolha do travesseiro é fundamental. Assim, caso durma de barriga para cima, não deve usar travesseiro. Se prefere dormir de barriga para baixo, deve escolher um travesseiro mais baixo. Por fim, se gosta de dormir de lado, deve escolher um travesseiro de tamanho médio.

Fazer exercício físico regulamente, de forma correta e com uma boa postura, ajuda a musculatura a manter-se tonificada e flexível, o que promove a prevenção de dores.

O peso em excesso é uma das causas da dor, e como tal, emagrecer e ir ao encontro do seu peso ideal é uma forma muito eficaz de diminuir a sobrecarga e a tensão na zona lombar, e assim, reduzir as possibilidades de surgirem dores.

Evite carregar pesos muito elevados durante muito tempo. Caso o tenha de fazer, adote uma postura correta, onde o peso não seja suportado pelas costas.

Adote uma postura correta quando está sentado, seja no carro, à frente da televisão ou no trabalho.

Procure evitar situações de estresse, responsável pelo aumento da tensão muscular, uma das causas para o surgimento de dores nas costas.

Se sofre de estresse em excesso, então é altura de começar a adotar estratégias para saber lidar com determinadas situações e aprender a acalmar-se.

Conheça 7 Óleos Essenciais para Controlar a Ansiedade, Estresse e Nervosismo

loading...

30. Março 2017 by Filipe

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *