Douro Litoral

O Douro Litoral constitui a mais pequena província em área do país. Caminhando através do percurso do rio Douro as paisagens variam por entre as montanhas verdejantes. O famoso Vinho do Porto é produzido no Alto Douro, a leste das montanhas do Marão e do Montemuro. Aqui, as condições climáticas são favoráveis à cultura da vinha. A zona litoral beneficia a prática da pesca, que desde tempos remotos, constitui uma das principais bases da economia. Situam-se nesta zona os principais portos de pesca do país.

Localizam-se também a maior parte das indústrias de conservas nacionais. Com um clima fértil, produz essencialmente o feijão, a batata, o centeio e a vinha. Os pomares e as diversas árvores de fruta também contribuem para a diversidade da paisagem. Por algumas regiões ainda se vê a cultura do linho, o que vem rareando cada vez mais. No Verão, com a ajuda da temperatura, que sobe, o Douro Litoral torna-se numa estação balnear muito concorrida.

Além de praias fluviais existem extensões enormes de areias claras e mar até perder de vista. As termas são também um atractivo para os veraneantes que procuram uma alternativa à confusão das férias. O distrito do Portodomina a aglomeração urbana, sendo o principal pólo que dinamiza este conjunto de concelhos. O Porto e arredores formam uma zona predominantemente industrial. Os têxteis situam-se em primeiro lugar, mas ganham também relevância as indústrias metalomecânicas e as alimentares.

Mas outras indústrias, das mais variadas se instalaram nesta zona, como por exemplo, de mobiliário, calçado, lacticínios, cerâmica e resinagem. Existe também um forte surto de actividade artesanal, em rendas, bordados, ourivesaria e filigrana atingindo por vezes elevados níveis de exportação. A predominância do granito na arquitectura está presente em quase todas as localidades.

A começar pelos monumentos civis e religiosos e terminando nas casas de solares, ou simplesmente nas mais modestas habitações. As tradições culturais e tradicionais advêm quase todas da forte religiosidade destes povos. A comprová-lo estão as várias festas e romarias que se comemoram nestes locais, onde a gastronomia, à base de peixe ou carne assada, acompanha a devoção. Por tudo isto, o Douro Litoral serviu de inspiração às grandes obras, de quase todos os escritores portugueses.

Neste artido vamos esclarecer os seguintes pontos

Artesanato

A grande diversidade da região do Douro Litoral é responsável pelos vários tipos de artesanato que aqui se podem encontrar. Algumas regiões, porque têm riqueza natural, são favoráveis à cultura de materiais usados para fazer objectos artesanais. Outras têm simplesmente a arte e a vontade de produzir algo que acrescente um pouco mais à sua experiência. Os bordados de Lixa, as rendas de bilros e a famosa ourivesaria de filigrana, constituem elementos que comprovam o que a habilidade permite fazer.

Arquitectura Tradicional

Casa Douro litoral

O elevado número de indústrias que se foi instalando progressivamente à volta do Grande Porto, levou a que se fixassem neste local pessoas provenientes de pontos do interior. Esta situação provocou aglomerados urbanos e o Douro Litoral tornou-se uma das zonas mais povoadas do país. No entanto, ainda preserva alguns traços que tornam característica a sua arquitectura. O Douro serviu-lhes de base, os prédios dispõem-se esguios e baixos, de variadas formas e cores diversas. O comércio é tradicional no andar de baixo e a habitação em cima. Por sua vez, existem também aqui os solares apalaçados, realçando o poder económico de quem os possui. Um pouco mais afastadas deste centro, estão algumas localidades que beneficiando da predominância do granito encontram modestas habitações, casas brasonadas, palacetes e principalmente monumentos de forte estrutura granítica.

Receba os novos artigos no seu email:

Em: Viagens | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *