Drenagem linfatica Manual

relaxamentoA Drenagem linfática manual é uma técnica de massagem terapêutica suave e indolor como um tratamento destinado aos distúrbios do sistema linfático. Para compreender melhor os distúrbios devemos em primeiro lugar descrever o sistema linfático quais as suas funções.

SISTEMA LINFÁTICO

O sistema linfático é considerado como parte integrante do sistema circulatório, bem como a circulação venosa ou arterial, na medida em que ela consiste de um líquido ou fluido de linfa do sangue e devolvendo o sangue através dos vasos sanguineos. Os vasos Linfáticos transporta nutrientes, tais como lipídios, para combater as infecções brancas do sangue. O sistema Linfático é também transformado em um líquido intersticial ou tecido líquido presente nos espaços intercelulares. Parte desse líquido penetra no corpo através da membrana capilar, mas a maior parte entra nos capilares para formar os gânglios linfáticos. Outra função da linfa é o transporte de grandes moléculas, tais como restos celulares, glóbulos de gordura, pequenas partículas de proteínas. A linfa é drenada para os vasos linfáticos e circula atravez do nó da linfa e restaura a circulação de sangue nas veias . O sistema linfático é um sistema de transporte secundário e não tem propulsão de bombear. O fluxo da linfa depende da pressão do sistema circulatório e do efeito da massagem natural dos músculos .

Os linfonodos são pequenas estruturas ovais. O sangue é limpo e filtrado nos linfonodos lifàticos onde as células em conjunto lutam contra os micróbios. Esse filtro impede que as bactérias, células cancerosas e outros agentes infecciosos entrem na corrente sanguínea e se distribuam por todo o corpo.

EDEMA linfedema e celulite

O Edema é a retenção de água e várias substâncias em um organismo ou tecido (pele e tecido subcutâneo, principalmente). Esta retenção de água ocorre quando o equilíbrio entre a filtração e o nivel  de reabsorção das substâncias sanguineas capilares estão anormais. Diferentes fatores podem alterar este equilíbrio, tais como o mau funcionamento do coração, fígado, rim e deficiência venosa.

O linfedema é simplesmente uma falha da drenagem linfática, pois é incapaz de conduzir o excesso de resíduos e água para a corrente sanguínea. Daí a impossibilidade de drenar o edema.

O que Procura?
Xanax ou L-teanina: Qual funciona melhor para a ansiedade?

A celulite é uma inflamação do tecido conjuntivo suncutàneo que dà á pele a aparência de “casca de laranja”. Celilitis que  constitui 4 estágios. O primeiro é marcado por uma diminuição progressiva veno-linfática, que irá criar um edema intersticial (incluindo os tecidos), a segunda é a formação de células de adipócitos “presos” a este estado, a elasticidade da pele é reduzida. A terceira etapa é a formação de micronódulos, uma vez que estes micronódulos e células são cobertas com os adipócitos do tecido conjuntivo. Você pode sentir na pele.

Finalmente, a última Etapa é a instalação de uma permanente fibrose cicatricial irreversível que reduz a circulação local.

TÉCNICA DE DRENAGEM LINFÁTICA

A técnica de drenagem linfática serve para proporcionar territórios saudáveis onde existe excesso de líquido acumulado em áreas de edema por manipulação ou massagem. A drenagem linfática deve ser realizada por um especialista ou um terapeuta especializado em ( linfologia) Lymphology.

Em uma sessão existem diferentes actos essenciais de drenagem, relaxamento ( a preparação inicial do paciente é muito importante para que se sinta confortável e tranquilo) . Após o diagnóstico das diferentes zonas de bloqueio de drenagem da linfa e dos movimentos fundamentais segue-se a massagem.

Existem Dois movimentos importantes. Um para a evacuação ou a eliminação da distância dos vasos linfáticos ( área doente ) .

A Outra para a captação , reabsorção ou penetração da linfa nos vasos linfáticos na área do edema.

Algumas indicações da prática da drenagem linfática são indicadas para após a cirurgia do cancro da mama, para teduzir o edema após a cirurgia de varizes ou qualquer cirurgia estética , reduz o edema pós-traumatico (fraturas, entorses) e é um auxílio de tratamento da celulite.

Beneficios da drenagem linfática

Os fluidos orgânicos estagnados originam problemas de saúde, membros inchados, celulite, propensão a infecções e diminuição do sistema imunitário. Através da drenagem linfatica manual ou não conseguem-se grandes melhorias metabólicas, endócrinas e circulatórias para todo o organismo. Desta forma, ao contrário do que acontece com numerosos tratamentos à base de medicamentos ou cirúrgicos, a drenagem linfática, em vez de produzir efeitos secundários prejudiciais ou indesejáveis, traz outros beneficios, ao mesmo tempo que trata o problema específico.

O que Procura?
Conheça 23 Sintomas da Abstinência Alcoólica

Esta terapia aplicada de forma regular, contribui para aumentar o nivel global de saúde, pois o seu alcance é global. É uma técnica específica de massagem que se caracteriza por movimentos muito suaves e precisos, todos em forma circular e espiral e por um trabalho intensivo realizado nos centros dos gânglios linfáticos.

A massagem tem a duração de 30 minutos e tem um preço medio de 30 euros.

loading...

24. Outubro 2009 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *