Drenagem Linfática – Onde fazer drenagem linfatica

Drenagem Linfática

Foi em 1932 que o Dr. Vodder e sua esposa, que trabalhavam como massagistas na Riviera francesa, observaram que a generalidade dos seus pacientes, na sua maioria ingleses, sofriam de constipações devido ao clima do seu país e apresentavam os gânglios linfáticos inchados.

Vodder, muito embora a opinião médica da altura fosse que os nódulos linfáticos eram intocáveis, tratou intuitivamente esses nódulos inchados, conseguindo importantes êxitos. As doenças iam desaparecendo e Vodder desenvolveu o método de drenagem linfática manual.

Até aí, o sistema linfático era quase desconhecido e sobre o qual era perigoso investigar e era dado como contra indicado a massagem sobre glândulas e gânglios linfáticos, já que se pensava que isso apenas permitiria o dessiminar de bactérias e germes patogénicos. Vodder e sua esposa atreveram-se a executar massagens sobre esses nódulos (gânglios) linfáticos orientando a sua direcção no sentido das fossas linfáticas.

Na actualidade pode constatar-se a eficácia deste método, sendo em muitos casos o tratamento escolhido para várias doenças ou mesmo quando apenas se pretende manter os canais de drenagem do nosso corpo abertos, pois só assim o organismo é capaz de libertar as toxinas endógenas.

Hoje com a tecnologia moderna, surgem surpreendentes conhecimentos sobre o sistema linfático impensáveis no passado. Não subsistem dúvidas sobre a importância da linfa no sistema imunitário. Sabe-se hoje que os linfócitos são responsáveis pela formação de anticorpos de defesa, desde uma simples gripe até ao câncer.

É bem claro que o sistema linfático não só funciona como um aparelho de depuração, como actua como sistema de protecção e defesa, além disso desempenha função de vital importância na nutrição dos tecidos. Uma drenagem linfática adequada pode acelerar de forma poderosa os processos de regeneração tecidular.

Onde fazer?

Departamento de Estética Clínica EM FORMA
Clube Faia – Telheiras – Lisboa

Receba os novos artigos no seu email:

Em: Beneficios Para a Saúde, Cirurgias Plásticas e Estética, Clinicas, Saúde | 1 comentário

One Comment

  1. gostaria de saber qual o preço da drenagem linfatica, quantas secções são necessarias ?

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *