Ductos Lácteos Obstruídos e Amamentação

Amamentação e Ductos Lácteos Obstruídos.

Como é que os meus seios produzem leite?

Se souber como é que os seus seios produzem leite a amamentação será mais fácil para si. Também a ajudará no caso de ter problemas com a amamentação, como por exemplo no caso dos ductos lácteos obstruídos. Dentro dos seios o sistema de produção de leite assemelha-se a uma árvore. O leite é produzido em conjuntos de células produtoras de leite (folhas) que se chamam alvéolos. O leite materno é bombeado dos alvéolos através dos ductos lácteos (ramos e tronco).

A partir daqui o leite passa para as bolsas lácteas (raízes) onde é guardado para ser utilizado mais tarde. As bolsas encontram-se por baixo da aréola, que é a área escura à volta do mamilo. As bolsas libertam o leite através de 15 a 20 orifícios no mamilo.

Qual é a causa de um ducto lácteo obstruído?

Os ductos obstruídos são mais comuns durante as primeiras semanas de amamentação. Pode ter um ducto lácteo obstruído por este ainda não ter sido esvaziado. Por vezes, um soutien apertado pode ser a causa para um ducto lácteo estar obstruído. Algumas mães são mais susceptíveis de ter ductos lácteos obstruídos que outras. Um ducto lácteo obstruído deve ser esvaziado porque pode favorecer uma infecção no seio.

Quais são os sinais e os sintomas de um ducto obstruído?

Pode sentir uma área dura, semelhante a uma ervilha, no seio. Esta área pode estar quente, vermelha ou sensível. Pode ficar com a sensação de ter demasiado leite e o seio não fica mais mole com a após a amamentação.

O que é que faço para desobstruir o ducto obstruído?

As ideias a seguir podem ajudar a desobstruir um ducto obstruído. Coloque compressas quentes (toalhas molhadas) no seio durante 15 minutos antes de amamentar o seu bebé. Use as mãos para massajar o seio com o nódulo. Se massajar pode retirar (libertar) o leite extra e também ajuda a desobstruir o ducto lácteo obstruído.

Quando chegar a hora da refeição, amamente o seu bebé com o seio sensível em primeiro lugar. O seu bebé também chupa com mais força no início da amamentação, o que ajuda a esvaziar o seio afectado. Amamente o seu bebé pelo menos de 2 em 2 horas. Comece sempre a amamentação no seio com o ducto obstruído. Mude as posições em cada amamentação. Isto ajuda a manter todas as áreas dos seus seios vazias.

Coloque compressas quentes nos seios quando não estiver a amamentar o seu bebé. Poderá apreciar um banho de imersão quente enquanto esfrega os seios e retira leite. Ou tente um chuveiro quente com a água a cair sobre os seios. Esfregue os seios e retire leite enquanto estiver no chuveiro. Também pode utilizar uma almofada de aquecimento, programada para a temperatura baixa, para tentar desobstruir o ducto lácteo obstruído.

Tire o soutien se estiver muito apertado e não o use até o seio estar menos sensível e cheio. Quando o ducto lácteo estiver desobstruído, pode precisar de comprar soutiens novos, que não sejam apertados e que se adaptem melhor. O seu leite fluirá mais facilmente pelos ductos lácteos se dormir de lado. Beba 6 a 8 copos de água (tamanho médio) todos os dias.

A tensão também pode ser a causa de um ducto lácteo obstruído. Como é difícil evitar a tensão, aprenda a controlá-la. Aprenda novas formas de relaxar, como por exemplo respirar fundo, relaxar os músculos, meditação ou biofeedback. Desabafe com alguém sobre as coisas que a incomodam.

Pode não estar a descansar ou a dormir o suficiente desde o nascimento do seu bebé. Descanse, ou durma um pouco, quando se sentir cansada ou quando o seu bebé estiver a dormir. Tente ir para a cama mais cedo ou levantar-se mais tarde.

Como é que sei se o ducto lácteo está desobstruído?

Pode sentir picadelas ou ardor no seio quando o ducto lácteo estiver desobstruído. Deixará de sentir a área “semelhante a uma ervilha” no seio quando desobstruir o ducto lácteo. O seu seio também deixará de estar quente, vermelho ou sensível. Após a amamentação o seu seio voltará a estar mole.

O que deverei fazer para evitar outro ducto lácteo obstruído?

Comece a amamentar no seio que utilizou na última amamentação. Coloque um alfinete de segurança na faixa do soutien do seio que utilizou em último lugar. Desta forma irá lembrar-se de utilizar esse seio na próxima amamentação. Amamente sempre o seu bebé com ambos os seios. E certifique-se que o bebé esvaziou os seios quando terminar a amamentação. Dormir de lado ajuda a manter os ductos lácteos abertos. Descanse, relaxe e aprecie o seu bebé.

Como é que sei se tenho uma infecção no seio?

Uma infecção no seio também se chama mastite. É uma infecção nos tecidos do seio e não do leite. Não precisa de interromper a amamentação se tiver uma infecção no seio. Contacte o seu médico se tiver algum dos seguintes sinais de infecção no seio.

Vermelhidão, dor, inchaço ou rigidez numa área do seio. O seio quente ao toque. Arrepios ou uma temperatura superior a 38° C.

 
Em: Beneficios Para a Saúde, Saúde | 1 comentário

One Comment

  1. MUITO IMPORTANTE ESTE ASSUNTO

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *