Estenose Pulmonar

Tudo sobre a Estenose Pulmonar

CARACTERISTICAS DO DIAGNOSTICO DA ESTENOSE PULMONAR
. Distúrbio congênito que só provoca sintomas quando o gradiente, através da valva pulmonar, é > 50 mmHg.
. Pode estar associada à síndrome de Noonan.
. Dispnéia de esforço e dor torácica devido à isquemia ventricular direita; ocorre morte súbita nos casos graves.
. Distensão venosa jugular, impulso paraesternal, clique e sopro de ejeção sistólicos, componente pulmonar de B2 suave e tardio.
. Hipertofia ventricular direita no ECG; dilatação pós-estenótica do tronco pulmonar e da artéria pulmonar esquerda na radiografia de tórax.
. Eco-Doppler é diagnóstico.

DIAGNOSTICO DIFERENCIAL DA ESTENOSE PULMONAR
. Insuficiência ventricular esquerda de qualquer etiologia
. Valvopatia do lado esquerdo
. Hipertensao pulmonar primária
. Embolia pulmonar crônica
. Apnéia do sono
. Doença pulmonar obstrutiva crônica
. Sindrome de Eisenmenger

ESTENOSE PULMONAR TRATAMENTO
. Todos os pacientes necessitam de profilaxia da endocardite.
. Pacientes sintomáticos com gradientes > 50 mmHg: valvoplastia percutânea com balão ou cirúrgica
. Pacientes assintomáticos com gradientes > 75 mmHg ou hipertrofia ventricular direita: o tratamento é controverso.
. O prognóstico é satisfatório para aqueles com doença leve.

Dica
A presença de rubor com o sopro anteriormente descrito induz á possíbilidade de síndrome carcinóide, especialmente com doença concomitante da valva tricúspide.
Referência
Almeda FQ, Kavinsky CJ, Pophal SG, Klein LVW: Pulmonic valvular stenosis in adults: diagnosis and treatment. Catheter Cardiovasc Interv

loading...
loading...

02. Fevereiro 2010 by admin

20 Comentários no Fórum

  1. Minha filha foi diagnosticada com estenose leve de ramo pulmonar esquerdo. O médico não falou muito sobre o assunto, apenas, que ela deve ser acompanhada por um tempo e que não está afetando a vida dela em nada. Eu gostaria de saber mais a respeito dessa doença, quais os riscos, tratamento e a diferença dos tipos de estenose. Já tentei pesquisar mas não encontro respostas satisfatórias. Será que alguém poderia me ajudar?

  2. também sou mas uma dessas mães…angustiada, confusa e o meu maior medo é a perda…o meu filho com nove meses , foi diagnosticado q tinha um sofro, mas ate ai eu não sabia qual o tipo de sopro, depois de três anos de acompanhamento com o cárdio ele encaminhou p/ uma capital pois na minha cidade o hospital não tinha aparelhos para exames q necessitava…fui pra salvador onde foram realizados.. e o resultado foi…estenose valvar pulmonar….com o decorrer do tempo não tive mais condições financeira de leva ló….depois de nove anos voltei a procurar o cárdio, ele já tinha 12 anos, imagina a minha angústia tds esses anos..imediato foi realizado exames e tbem um catete (valvuplastia percuntânea) aconteceu em 2012 hoje ele ta bem…corre faz longas caminhadas….as recomendações da medica é; evitar atividades físicas..mas pode casar..rsss….deixou claro que corre o risco de outra cirurgia no caso se precisar é colocada uma válvula..ainda tenho muito mado…

  3. o meu filho te estenose pulmonar de grau leve ele tem 6 anos i o cardio dise qui não tem tratamento eu mi preocupo porque ele gosta de correr joga bolo asvezes fica muito agitado ele dis qui fica cançado gostaria de saber si tem tratamento o cardio dis qui não da pra fazer cirurgia ! gostaria de ter uma resposta mais tranquila o brigada !

  4. Minha filha é gemelar, ao nascer foi diagnosticada a estenose pulmonar leve que em poucos meses passou a ser crítica com gradiente de 175, fez cirurgia com 1 ano e 4 meses, segundo os médicos bem sucedida, hoje está com 4 anos, não toma medicamentos e vai ao cardiologista 2 vezes ao ano. Gostaria de saber se existe a possibilidade de uma outra cirurgia?

  5. O meu bebê ta com 9 meses através do ECO ficamos sabendo que ele tem estenose valvar pulmonar ainda nao sei muito sobre esse assunto estou muito preocupado. vcs podem me dizer algo sobre como fica o vida das crianças com este diagnostico.

  6. minha filha tem 6 meses eu descobri que ela tem estenose pulmonar valvar leve estou com um pouco de medo o que devo faz.

  7. meu filho tem 10 anos e desde que nasceu que tem estenose pulmonar de grau discreto devo me preocupa pois ele gosta muito de futebol correr nunca teve nenhum sintoma que me assuta-se.. passa a cada 6 meses no cardio e sempre esta de grau discreto.. gostaria de saber se ele nunca ira precisar de fazer cirurgia

  8. Descobri hoje que meu Filho de 4 Meses tem sopro com estenose pulmonar leve. Gostaria de saber qual o tratamento adequado? Gostaria de conhecer uma clinica especializada no brazil ?

    Luanda- Angola

  9. Cida.
    Meu filho tem 4 meses e nasceu com estenose pulmonar valvar leve , após um segundo enxame passou para grave , e realizou um cateterismo por balão a um mês . Só que após o cateterismo ele ainda continua com estenose só que agora moderada .Será que ele terá que realizar outro cateterismo ou o quadro se estabelizará com o tempo.

  10. a minha filha assim que nasceu foi detectado uma estenose pulmonar e fez duas cirurgias ela ta com 8 meses e poderar fazer outra intervenção qual seria o risco dessa vez?

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *