Extrato de própolis

Extrato de própolis: Como tomar, para que serve, benefícios, composição, efeitos colaterais, faz bem na gravidez? Estas e muitas outras dúvidas podem ser desvendadas neste artigo bastante completo.

Propolis taruvaik Extrato de própolis

Na sociedade em que vivemos atualmente, e nomeadamente no que diz respeito a medicação, tem-se chegado à conclusão que o consumo de medicamentos fabricados (sintéticos) poderá ter efeitos prejudiciais.

Os medicamentos são produzidos com o objetivo de combater certas patologias e ou certos tipos de infecções, mas a verdade é que com os avanços do conhecimento médico e biológico acabou por se chegar à conclusão de que os medicamentos, enquanto ajudam a resolver certos problemas, acabam por poder ser os provocadores de outros problemas adicionais.

Assim sendo, cada vez se aposta em formas terapêuticas alternativas, e nestas formas queremos referir nomeadamente a utilização de remédios produzidos de forma caseira a partir de ingredientes totalmente naturais. O nosso sistema imunológico precisa de ser constantemente reforçado, pois estamos todos os dias perante bastantes agressões ao nosso organismo e à sua estabilidade. Agentes com um poder contra micróbios são também cada vez mais necessários e cada vez mais recomendados para que estejamos constantemente protegidos.

Extrato de própolis

Assim sendo hoje falamos de algo com este poder: o extrato de própolis. Este extrato possui características que lhe permitem ajudar ao nosso organismo a conseguir precisamente um melhor poder imunológico e contra as infecções microbianas. Por isso, a preparação de remédios de reforço à base deste estrato é recomendada. O extrato de própolis poderá ser obtido em gotas, e é vendido em algumas farmácias como sendo um remédio natural, que efetivamente o é.

Para além dos efeitos já referidos, é ainda relevante mencionar que o própolis consegue ter um poder importante para problemas que envolvam infeções respiratórias. Para além disso, é ainda algo que contribui para uma mais célere regeneração de tecidos, sendo ainda uma substância com um poder antioxidante bastante forte.

Este extrato, para ter efeitos benéficos, deverá ser consumido diariamente numa dose que deverá variar entre 3 a 6 ml por dia. Pode ainda adicionar-se estas gostas nestas quantidades a um chá, por exemplo.

A própolis é uma substância resinosa usada pelas abelhas para cobrir e proteger a sua colméia. As abelhas obtêm essa substância através dos brotos e das cascas de algumas árvores.

Antibiótico Natural

O própolis foi classificado como antibiótico natural, ajudando no tratamento de:

Doenças respiratórias

- amigdalite, faringite, laringite, gripe, sinusite, rinite, traqueíte, rinite alérgica, bronquite, asma brônquica, pneumonia crónica, tuberculose, doenças dos ouvido e pulmão.

Feridas na boca

- aftas, estomatite, gengivite, piorréia, glossite (inflamação da língua), na dor após extrações dentárias.

Distúrbios digestivos

- colite aguda e crônica, gastrite e úlceras, diarréia, discinesia hepato-biliar.

Condições ginecológicas

- leucorréia, feridas pós-operatórias, tricomoníase, vaginites, monilíase vaginal (mamilos inchados), infecções bacterianas.

Doenças urinárias

- infecções urinárias na bexiga (uretrite, cistite, etc.).

Distúrbios da tireóide

- bócio difuso, bócio nodal, bócio mitótico e bócio congénito.

- Obesidade associada ao hipotiroidismo.

Doenças da pele

- eczema crónico, neurodermatite, úlceras tróficas da perna, pioderma profunda (furúnculos, foliculite, hidradenite), queimaduras, promove a cicatrização das feridas, acne, calos, frieiras, micoses, picada de insetos.

Doenças do Sistema circulatório

- aterosclerose, fragilidade capilar.

Doenças neurológicas

- esclerose múltipla, distrofia muscular progressiva, doença de Parkinson, insuficiência vascular cerebral, anorexia nervosa.

Doenças dos olhos (visão)

- blefarite (inflamação das pálpebras), alérgica, úlcera de córnea, irite com queratopatias.

Contra indicações do Própolis

Não é indicado a quem é alergico ao própolis.

Ingestão recomendada para adultos

Duas colheres de chá em jejum e duas na hora de dormir. Nota: Sem álcool e mel ou sorbitol. Em caso de dúvida, consulte o seu médico. Não consuma se estiver grávida ou a amamentar.

Benefícios para a saúde

O própolis é um extrato rico em bioflavonóides e óleos essenciais, e contêm vários oligoelementos, vitaminas e aminoácidos. O termo vem do grego Própolis “defensor da cidade” significado própolis (Pro-antes Polis-cidade, que se traduz como as defesas da cidade antes ou Provedor de Justiça da cidade).

Graças à ação antibiótica da própolis, que protege contra a atividade dos vírus e bactérias, a colméia é um dos lugares mais estéreis conhecidos na natureza. A própolis contém uma variedade de elementos:

Aminoácidos, vitaminas, minerais, etc. Entre todos estes compostos incluem bioflavonóides. O Própolis não processado contêm 500 vezes mais bioflavonóides do que a laranja. No entanto, estudos científicos realizados por vários investigadores de todo o mundo têm mostrado que o efeito da própolis é conseguida através da acção sinérgica de todos os seus componentes.

Origem do Própolis

Esta maravilhosa substância resinosa é o sistema imunológico das plantas (árvores). A abelha recolhe-o e transforma-o, para desinfetar a sua colméia. O Própolis garante assim um ambiente asséptico completo para uma colméia fértil devido aos teores de temperatura e humidade.

Composição do extrato de própolis

É muito variável, dependendo da flora e do clima de cada local. Apesar de ser o produto mais utilizado e pesquisado, a colméia, ainda não completou o seu estudo científico. Já foram detectados mais de 250 componentes e 50 princípios biologicamente ativos, o que explica as suas propriedades. Tem resinas, bálsamos, óleos essenciais, minerais (mais de 20 oligoelementos), vitaminas, aminoácidos (7 dos 8 essenciais) e mais de 50 grupos de flavonóides.

Propriedades Medicinais

Científicamente foram encontradas 20 propriedades: antibacteriana, antifúngica, anti-colesterolêmica, anti-parasitário, anti-inflamatória, antioxidante, anti-tóxicos, alérgicos, analgésico, anestésico, antituberculose, antiviral, desodorante, citostático, epithelializing, imunogenicidade estimular, fitoinhibidor, hemostático , hipotensor e termoestabilizador.

Fundamentalmente, é um biorregulador magnífico, reconstruindo as capacidades de defesa, desempenho e adaptação do organismo. Os oligoelementos do própolis justificam muitas virtudes, envolvidas em processos metabólicos, fermentação e vitaminas que curam a anemia, a prevenção da arteriosclerose e aumentam a capacidade imune do corpo.

Entretanto os flavonóides, com mais de 40 acções farmacológicas são a base da versatilidade terapêutica deste extrato. As Suas propriedades antioxidantes, enquanto reduz o efeito dos radicais livres são responsáveis pela acção antiviral por inibição do desenvolvimento de vírus patogénicos.

Para além do seu potente efeito anti-bacteriano, o própolis estimula a reacção imunológica do organismo, complementando as duas funções, sem alterar a flora bacteriana, o que ocorre com os antibióticos sintéticos. Outra das virtudes da própolis é a sua capacidade para ser transportada através do sangue e da linfa através do corpo.

Curiosidades

Desde os tempos antigos, é conhecida e utilizada pelas suas propriedades terapêuticas, principalmente pelo seu efeito estimulante sobre o sistema de defesa do organismo. A própolis é uma substância resinosa, de consistência viscosa, emborrachada e balsâmica, extraída de certas partes das plantas, pelas abelhas (Apis mellifera), onde depois são levadas para a colméia, modificando parcialmente as suas secreções (secreções salivares, ceras e pólen).

As Abelhas usam esta substâncias como uma base para a sua colmeia, para protege-la de fungos, bactérias e outros invasores. Os flavonóides e os corantes, são uma das substâncias mais ativas na sua composição com caráter anti-séptico.

A sua importância principal como suplemento alimentar com base nas suas propriedades imunoestimulantes, aumentam a resistência do organismo às infecções. Dadas essas qualidades, os antigos egípcios usaram-na na mumificação, impedindo assim a rápida decomposição dos corpos.

Onde Comprar em Portugal?

Sugestão: e-corypharma.com/biprol-extracto-propolis-p-1050.html
Comprare Preços: www.kuantokusta.pt/9/43226/Extrato-de-propolis

17. Setembro 2012 by admin
Em: Remédios Caseiros | 24 comentários

24 Comentários no Fórum

  1. Própolis é um milagre! Simplesmente um milagre! Eu sou a prova viva disso. Podem acreditar! Tomem própolis!

  2. dizem que o propolis diminui os efeitos da quimioterapia e verdade?

  3. eu recebi as bolinhas do própolis, e coloquei no álcool normal ,é assim que se dissolve o própolis com quanto tempo,deve está pronto para ser usado, e a dosagem,
    agradeço pela informação deus abençoe.

  4. por favor me ajude estou com uma unha encravada profunda ,o própolis pode puxar essa unha da carne, ela doi tanto não aguento puxar-la,por favor me ajudem.obrigada!e responda por favor.
    mariene

  5. Qual a quantidade ideal de própolis para uma criança de 1 ano que está com infecção de garganta ? Me auxilem, por favor.

  6. Meu filho de 8 anos estava com a garganta inflamada com febre, não queria recorrer aos antibióticos sintéticos me lembrei da receita da mamãe, o própolis, usei este medicamento maravilhoso, e simplesmente de um dia pro outro a dor sumiu, foi muito bom. Me interessei, e fui ler, não sabia que ele servia pra tantas coisas. Muito grata a natureza por nos fornecer um remédio destes.

  7. Eu uso propolis a muitos anos e posso dizer que e maravilhoso para minha saude …nao tomo nenhum tipo de remedio…..maravilhoso

  8. Gostaria de saber como devo usar o propolis, para prevenção de doenças da idade ,tenho 63 anos .pode me dar mais orientação sobre o própolis. Atraves do facebook agradeço muito obrigada. abraço amigo. uma boa noite.

  9. Minha mãe é portadora de cirrose hepática e na pode fazer uso de nenhum antiinflamatório.O uso do própolis seria prejudicial ou não para ela?

  10. gostaria de saber se o propolis é bom para tosse seca estou com roquidao por causa da tosse e ouvido doendo e surdo quero saber se o propolis sem alcool é bom e quantas gotas devo tomar a noite nem posso durmir de tanto que tusso obrigada.

  11. ESTOU COMEÇANDO A USAR EXTRATO DE PROPOLIS PORQUE TENHO DORES PELO CORPO TODO E ANSIEDADE QUANTAS GOTAS SERIA CERT EU TOMAR QUEM PUDER RESPONDER FICO AGRADECIDA

  12. Fiz uma fissura anal e estou a usar desde ontem e já me acalmou bastante a dor e inflamação,vou continuar a usar e espero k tudo melhor.Já ando no médico a 2 meses e sem resultado de melhoras,e ontem tomei a iniciativa de usar o Propolis sem consentimento médico..já estava saturada de pomadas k nada faziam.Hoje sinto-me bem e sem dores,,tudo derivado a peskisas k andei a fazer e descobri este produto pelas suas inúmeras propriedades.Também serve para homorroídas.

  13. tem sinisute cronica qt gots tomos estou tomando 15 em agua ou suco e certo

  14. O propolis tem todas as propriedades para ser indispensavel a saúde, portanto apartir de hoje eu já começei a tomar propolis agora é só esperar o resultato, que aprosimadamente daqui a 30 dias de uso eu publico neste forum o esperado resultado de melhora em minha saude, espero ficar bom de minha garganta e poder louvar a Deus com lindos louvores.

  15. ja faço o uso da própolis ha muito tempo e posso afirmar q é muito eficaz.tomo todos os dias .

  16. gostaria de saber qual o extrato de própolis para curar bastantes escaras necrosadas na perna

  17. estou com muita micose no corpo inteiro.
    ja passei pomadas e nada melhorou.
    gostaria de saber qual e adosajem para micose. obrigado aguardo resposta por favor.

  18. Para infecção de urina, qual a dose indicada?

  19. Ótima informações.Mas gostaria de saber se minha esposa que esta gravida de 3 meses e tem fortes dores de cabeça que mas parece sinusite pode fazer uso do Propolis?

  20. muito interessante,o própolis é bem completo,gostaria de saber se pode usar misturado em mascaras faciais para passar no rosto,agradeço

  21. essa riquesa da natureza mim ajudou muito numa inflamaçao na lingua, apos ter extraido um dente, eu tinha azia todo dia depois q comecei a tomar propolis percebi q nao deu mais
    e depois de ter lido este artigo nao deixo falta numca mais

  22. propolis eu tomo qd estou com muitas dores nas pernas, garganta, e dores nas costas, e para febre tomo cm suco de laranja

  23. Tenho colite e estou usando o própolis. Espero que o mesmo me ajude.

    De Tauá-CE, Brasil

    Rocildo Caracas

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *