Fascite Plantar

A fascite plantar é uma inflamação (inchaço, dor, e vermelhidão) da fáscia plantar. A fascite plantar também pode ser chamada de Síndrome do Esporão Calcâneo ou fasceíte plantar. A fáscia plantar é uma longa faixa de fibras que vão desde a base do osso do calcanhar até ao início dos dedos dos pés. A fáscia plantar ajuda a formar o arco do pé.

Causas

Por vezes, não se conhece a causa da fascite plantar. Mas uma, ou mais que uma, das coisas a seguir pode ter causado a sua fascite plantar:

Stress repetido sobre o ligamento no arco do pé.
Ter uma perna mais comprida que a outra.
O arco do pé não se dobra o suficiente.
Ter os músculos e os tendões da barriga da perna tensos.

Outras coisas que pioram a fascite plantar:

Sapatilhas que não se adaptam bem.
Comprimento do passo quando está a correr.
Tipo de superfície em que corre.

Sinais e sintomas

Pode ter um, ou mais que um, dos sinais e sintomas seguintes:

Dor e inflamação na extremidade interior do arco do pé e da extremidade traseira interna do calcanhar. Pode sentir esta dor durante ou imediatamente após um exercício. A dor pode ser muito pior quando acorda de manhã ou depois de estar sentado(a) durante muito tempo. Esta dor forte melhora depois de dar alguns passos. As radiografias podem mostrar uma saliência no calcanhar (crescimento extra do osso no calcanhar do pé).

Contacte o seu médico se:

A dor e o inchaço aumentarem.
Tiver novos sintomas.
Tiver uma temperatura superior a 38° C.

Tratamento

A parte mais importante no tratamento de uma fascite é descansar o pé até se curar. Descansar o pé diminui o inchaço e evita que a fascite piore. Quando a dor diminuir, inicie movimentos normais e lentos. O gelo provoca a contracção (ficar mais pequenos) dos vasos sanguíneos, o que diminui a inflamação. Coloque gelo moído num saco plástico e cubra-o com uma toalha. Coloque-a por baixo do pé durante 15 a 20 minutos, de hora a hora, enquanto for necessário. Não se esqueça do gelo, pois pode apanhar uma queimadura pelo frio. O fisioterapeuta pode envolver o seu pé com fita adesiva ou com uma ligadura elástica, para evitar que o pé inche. Poderá dizer-lhe também para manter o pé erguido sobre um banco de apoio ou sobre almofadas, o que também ajuda a diminuir o inchaço.

Medicamentos

Pode utilizar ibuprofeno e paracetamol para as dores. Estes medicamentos podem ser adquiridos como medicamentos de venda livre. Não tome ibuprofeno se for alérgico(a) à aspirina. Poderão dar-lhe injecções de um medicamento chamado esteróides, para diminuir a inflamação. Os médicos podem acrescentar uma anestesia local aos esteróides. Este medicamento ajuda a diminuir a dor da fascite. Como estas injecções diminuem o inchaço e a dor, pode pensar que o pé está curado e que pode voltar a fazer exercícios pesados. É importante não fazer exercício enquanto o seu médico não o autorizar. Pode piorar a fascite se fizer exercício demasiado cedo.

O seu médico pode querer que faça fisioterapia. Um fisioterapeuta faz-lhe alguns tratamentos para ajudar a fascite a curar-se mais depressa. Pode começar os exercícios para fortalecer o pé quando a fascite estiver curada.

Os médicos podem utilizar ultra-sons para aumentar o fluxo de sangue para a área lesionada. Isto pode ajudar a curar a fascite mais depressa. Os médicos podem usar a massagem para esticar o tecido e trazer calor à lesão, o que aumenta o fluxo sanguíneo. Isto pode ajudar o seu pé a curar-se mais depressa e melhor.

Os médicos ajudá-lo(a)-ão a fazer os exercícios de reabilitação, para incluírem andar de muletas e o toque dos dedos dos pés, e o alongamento do cordão do calcanhar. Isto aumenta a capacidade de flexão da fáscia e fortalece os músculos do pé.

Quando o médico autorizar, pode aumentar gradualmente a quantidade de peso que coloca sobre o pé lesionado. Os médicos recomendam que permaneça sem dores à medida que vai utilizando mais o pé.
Os médicos poderão dar-lhe acessórios especiais para os sapatos com um corte à volta da área sensível. Também poderão recomendar-lhe a utilização de sapatos com um suporte reforçado no calcanhar. Isto proporciona um melhor controlo do calcanhar e um apoio firme do arco.
Não volte a correr enquanto tiver dores e enquanto o médico não o autorizar.

Videos de Exercicios

Alongamentos

Exercicios para aliviar a dor

Exercicios de Fortalecimento

Bandagem – Ligadura

trans Fascite Plantar

Em: Desporto, Saúde | 11 comentários

11 Comentários no Fórum

  1. Olá pessoal,

    Tive esse problema em 2013, com 24 anos. Meu caso era de fascite plantar causado por um forte impacto: cai em pé de um desnível de 1,50m. Ou seja, a dor não era causada pelo osso do esporão (comprovado por raio X).
    Fui a três ortopedistas, fiz ultrassom e ressonância. A dor era terrível e tive de me afastar do trabalho. Após 2 semanas, nenhum medicamento e recomendação (como palmilha de borracha e exercícios com o pé) surtiu efeito. Estava desesperado e prestes a pedir pela tal injeção de corticóide…
    Foi então que minha mãe se lembrou de uma conhecida de 80 anos que tinha passado pelo mesmo problema. Esta senhora também não tinha osso do esporão e após um tratamento o problema foi resolvido.
    Esta senhora me passou o contato de um ortopedista particular aqui de Santo André- SP. Este ortopedista (Dr. Paulo César Albuquerque, clínica Ortopres) me receitou um remédio e pomada manipulada. Também sugeriu repouso durante a recuperação. Milagrosamente, a dor foi passando até que depois de uma semana eu já não sentia mais nada. Aqui estou após um ano, sem que a dor tenha voltado.
    Este meu relato não é uma propaganda do médico e pode ser que o tratamento que ele me recomendou só resolva casos isolados – pois alguns pacientes tem a origem de sua fascite plantar causada por osso do esporão e até encurtamento dos músculos inferiores.
    Se possível, façam contato com ele. É um ótimo médico e resolveu meu problema sem tratamentos caros, mirabolantes e/ ou demorados.
    Acima de tudo, tenham fé em Deus e não se desesperem.

  2. Sinto a palma de meus dois pés, parecer inchada, nunca doeu, estou a quase um ano assim, não sinto dor nenhuma, mas é estranho, estou lendo sobre a fascite plantar e não sei porque não sinto dor!

    Visitei um Ortopedista que nem olhou para os meus pés e me deu dois medicamentos – Etna 1 capsula 2x/dia café e jantar e Beum 1 capsula 1x/dia café, tenho que tomar durante 3 meses, estou terminando o tratamento e nada, não está acontecendo nada!

    Vou voltar e falar com ele novamente!

  3. fiz recentemente uma cirurgia de 2 verrugas plantar, fiquei 30 dias de licença, mas a dor interna continua, não consigo andar, porque dó muito. foram 2 pedaços de cada verruga. levei 6 pontos, mas a dor não passa, pode ter ficado algum resto da verruga? existe alguma pomada para melhorar a dor? a única que me foi receitada foi Dersani hidrogel, para compor o tecido externo. preciso de uma ultra? estou com dúvidas, ou tenho que fazer nova cirurgia.

  4. Depois de seis meses sofrendo dores horríveis na sola do pé ,fui diagnosticada com fascite plantar,por enquanto estou tomando anti-inflamatório, fazendo bandagens e usando bota para manter a fáscia alongada durante a noite.Não esta resolvendo muito,tem momentos que da vontade de chorar de tanta dor, logo terei consulta novamente e espero que meu medico possa me ajudar.Garrafas na sola do pé nem pensar, dói muito, bolinha dói, estou me sentindo meio perdida pois nada resolve.

  5. a 4 meses sinto mt dor n pé esq ainda n peguei resultado das radiog…embora q n mostra rsultado si for facite plantar só si for ultrásom,sinto dores tomo mt analgesico e n adianta vou procurar o medico e tbm fazer essas dicas cm a garrafa e bolinha dói mt pior q morro de dor mais n tomo injeção tenho trauma ja sofri 3 m cm dor n joelho si aguem tomou um anti inflamatorio e foi bom me diga por favor sei q preciso comprar a palmilha q o medico receitou,o pior q demora marcar consulta demora p pegar o resultado e qnd consegue o problema ja esta mt pior pq dependemos do sus e n temos politicos q si preocupe cm os pobres .essa é a verdade

  6. Tenho Fascite plantar há 6 meses.

    Ja fui em varios ortopedistas. cada dia que passa estou pior

  7. eu tenho fascite plantar a 2 anos ja fiz varias fisioterapias ja tomei milh

    ares de inflamatorios e nao deu resultado de melhora pra mim

  8. Por volta de uns 4 meses estou sentindo dores fortíssimas no calcanhar esquerdo. Fui ao ortopedista ele pediu o Raio X e não apresentou esporão, porem as dores continuam e com uma intensidade muito forte pela manhã. Podeira ser uma fascite ?

  9. meu calcanhar esta doendo muito começou doendo meu quadril .passou ha doer a parte de traz da coxa .ha i doeu bariga da perna e doeu pra valer meu calcanhar doi munto fui no medico fez raiox ele me dice que e esporão de calcanio

  10. Concordo plenamente com a Priscilla, o médico somente faz o diagnóstico e precreve a fisioterapia, quem realiza a reabilitação feita por exercícios , ultrassom, alongamentos, e outros é o fisioterapeuta! O resto do texto o autor está de parabéns!

  11. Só uma correção.
    Os MÉDICOS não fazem esse trabalho, quem faz é o FISIOTERAPEUTA! O médico obtém o diagnóstico para que a reabilitação seja feita por um FISIOTERAPEUTA!

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *