Febre (temperatura superior a 37ºC medida na axila)

A febre é uma temperatura corporal superior ou igual a 38ºC quando é medida na boca, e superior ou igual a 37ºC se medida na axila. É um sinal de que o corpo está a combater uma infecção. Habitualmente não é prejudicial ter febre, se bem que depois de descobrir a causa, esta deva ser tratada.

Causas da febre:

A febre também conhecida como (pirexia) pode ser provocada por uma infecção viral, como por exemplo uma constipação ou gripe. Outras infecções mais graves e outras doenças também poderão provocar febre.

Sinais e sintomas de febre:

Se tiver febre, poderá ter a face vermelha, a testa quente, arrepios no corpo e suores. Também poderá ter uma sensação de calor e cansaço.

Diagnóstico – Como se Diagnostica:

A temperatura corporal pode ser avaliada com um termómetro.

Prevenção – Cuidados a ter:

Se tiver febre por um período prolongado de tempo sem causa aparente deve consultar o seu médico. Mesmo com uma causa aparente (gripe ou constipação), se a febre persistir por mais de 72 horas deve igualmente consultar o seu médico. A chamada temperatura sub-febril (temperatura entre os 37 e 38ºC) é também indicador de que algo não está bem; se persistir por mais de uma semana, sem causa aparente, deve consultar o médico.

Tratamentos: Os medicamentos são o melhor remédio

Tome uma aspirina, um paracetamol ou ibuprofeno para baixar a febre. Beba um copo (tamanho grande) de água por hora, enquanto estiver acordado/a. Poderá precisar de tomar antibióticos se estiver a ter uma infecção.

800px Clinical thermometer 38 7 Febre (temperatura superior a 37ºC medida na axila)

Em: Outros Temas | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *