Fenda Palatina

Uma fenda palatina está associada a um orifício no tecto da boca do bebé. O “tecto” da boca, também designado por palato, possui uma parte óssea (palato duro) na parte frontal e uma parte mole (palato mole) na parte posterior. Se, antes de nascer, o seu bebé não tiver pele, músculo ou massa óssea suficientes na boca, o tecto da boca não se desenvolverá de forma normal. A fenda (abertura) pode estar localizada no palato duro e no palato mole ou apenas no palato mole. Pode encontrar-se apenas num ou em ambos os lados do palato do bebé. A úvula é a saliência carnosa que se encontra na parte posterior da garganta. Este tecido também pode estar dividido numa criança com fenda palatina.

Causas da fenda palatina:

A comunidade científica desconhece, em muitos casos, a razão subjacente à fenda palatina. O seu bebé poderá correr um risco mais elevado de ter uma fenda palatina se existirem antecedentes familiares da doença. Determinada medicação tomada durante a gravidez pode originar uma fenda palatina. Enquanto pai ou mãe, não há nada que possa, eventualmente, ter feito para provocar a fenda palatina do seu bebé (com excepção de determinados fármacos).

Sinais e sintomas da fenda palatina:

Antes da correcção cirúrgica problemas respiratórios e alimentares, após a correcção: problemas da fala e dos dentes e otite média recorrente.

Diagnóstico – Como se Diagnostica:

Observação, constata-se solução de continuidade na zona dos lábios ou do tecto da boca.

Prevenção – Cuidados a ter:

Reposicionar a língua, alimentar o seu bebé de lado, utilizar as tetinas específicas.

Riscos e Complicações:

Alterações da dentição e da audição

Tratamentos e cirurgia da fenda palatina:

O seu bebé poderá ter problemas ao nível da amamentação e do aumento de peso devido à fenda palatina. O médico ensiná-lo(a)-á a usar biberões, tetinas ou outros artigos especiais para a alimentação do seu bebé. Uma fenda palatina pode ser reparada por intermédio de uma cirurgia. O médico poderá esperar até o bebé ter entre 6 meses e 2 anos de idade para proceder à cirurgia da fenda palatina. Tal opção visa evitar, nomeadamente, que o bebé tenha problemas ao nível da fala, podendo também dever-se ao facto de a boca já ter um tamanho suficiente para a realização da cirurgia. Se a fenda palatina não for reparada, o seu bebé poderá apresentar dificuldades ao nível da fala ou estar sujeito a muitas infecções nos ouvidos, passíveis de lhe causarem problemas auditivos. Sem a cirurgia, os dentes do seu filho poderão não surgir imediatamente.

Como lidar com a situação: É possível que se sinta triste, com vergonha ou revoltado(a) por o seu filho ter nascido com uma fenda palatina. Poderá culpar-se a si próprio(a) e pensar que fez algo de errado. Estes sentimentos são normais. Não há nada que pudesse ter feito para evitar esta situação. Converse com o seu médico ou com alguém que lhe esteja mais próximo. Informe-se junto do seu médico sobre grupos de apoio para pais de bebés com fendas palatinas. Estes grupos poderão prestar-lhe apoio e fornecer-lhe informações.

Confirme as fotos antes e depois:

Uma Menina de 6 meses com fissura labiopalatal. Um mês depois da cirurgia 5 anos e meio após a cirurgia reparadora. 8 anos depois da cirurgia
Em: Cirurgias Plásticas e Estética, Saúde | 12 comentários

12 Comentários no Fórum

  1. Olá pessoal!
    Meu nome é Cristiane Ferreira também nasci com fenda labial e palado; Na minha infância sofri muito,a sociedade parece não estar preparada com as diferenças de cada um indivíduo. Na minha juventude entendi que eu tinha dois caminhos a seguir, um era permanecer triste, e se escondendo do mundo; o outro caminho, que é eu optei, foi seguir,encarar de frente a minha fenda labial, me valorizar. Nós temos valor, aliás, todo ser humano, não importa sua deficiência. Não somos alguma coisa pela aparência, ou pela condição financeira e sim por nosso caráter. Por isso levante a cabeça, siga em frente, a vida é para ser vivida. Hoje sou casada e tenho uma linda família.

  2. Eu tenho 30 anos tenho fenda palatina a minha mae disse que meu pai tambem tinha hoje com 30 anos queria mto fazer uma cirurgia pra corrigir esse pequeno defeito mas tenho medo pois mtos dizem que e ariscado ,gostaria de saber se corro risco ,e como seria feito essa cirurgia e se ela poderia ser feita em MONTES CLAROS cidade do norte de MG , se caso nao querer corro o risco que no futuro possa me trazer mas complicaçoes ,gostaria de obter a sua resposta ,pois na quarta -ferira que vem irei fazer uma avaliaçao cirurgica !!! por favor me responda desde ja mto obrigado !!!!!!

  3. Oi para todos,bom eu tenho 19 anos e tenho fenda palatina,e eu queria saber se ainda posso fazer a cirurgia de reparação .

  4. minha sobrinha tem um mês e descobriram agora que ela tem fenda palatina, mas ela não tem fissura na boca, ela vai ter que fazer cirurgia depois que completar um ano, quais os riscos dessa cirurgia, e ela vai fazer uma cirurgia só? essas respostas eu gostaria de saber, e devemos tem um otorrino, um dentista, e um laringologista pra acompanhar depois da cirurgia, ou antes ja se deve ter esses especialistas acompanhando?

  5. minha filha tem 8 anos esta na quinta cirurgia ,fissura bilateral labial,e fissura palatina.Ela se chama Sarah e é a pessoa da alta estima mais alta que ja vi em toda a minha vida,nada impata a minha filha de ser feliz.Precisamos aprender a viver um dia de cada vez,pois assim tudo se torna mais leve.A Sarah para mim é um grande mais um grande presente de Deus pra mim e minha familia.Descobri na ultima ultra som.mas tudo tem dado muito certo,Deus sempre esta a frente de tudo.

  6. para laura barbosa – querida, há 6 anos adotei uma menina com fenda palatal que é a alegria da minha vida e do meu marido, totalmente apaixonado por ela. Chama-se ana carolina e fizemos as cirurgias aqui em santa catarina, onde temos um centro que é referencia em joenville. Tudo correu bem, e por maiores que fossem os problemas, eu nunca deixaria a minha ana e faria tudo novamente se fosse preciso.

    zelia, de blumenau

  7. Ola, boa noite! Minha filha nasceu com a fenda palatina. A cirurgia esta prevista para o mes que vem. Estou morrendo de medo.De acontecer algo errado. Mas peço a Deus todos os dias,pra dar tudo certo. Meu nome é Renata. sou de são Paulo

  8. eu, quero adotar um menino e tem um em sp eu vou tentar adotar e tenho fé em Deus eu vou conseguir e estou preparada para dar a ele muito amor…dificuldades todos nós temos com nossos filhos eu tenho 5 meninas e quero essse menino…..

  9. meu filho nasceu com labio leporino e fenda palatina, com dois meses e meio fez a cirurgia do labio, hj ele ta com seis meses, e um menino feliz graças a DEUS. A cirurgia da fenda esta prevista para os proximos meses.

    Anna Celia, boa vista ,RR

  10. meu filho tem fenda paletina pra mim ele é uma criança normal

  11. boa noite atodos meu filho tanbem tinha fenda palatina com 3 mes foi feito acirugia mais ele não resistil de pois de 3 dia veio a hobito no hospital do braz tão lindinho qui fico mais não teve sucesso com acirugia fico muito dificio dele respira ai de parada cardio respiratoria qui pena dele mais fazer oque ne,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,cesanildo , cidade . itapevi ,sp

  12. Minha filha, Ester tem 6 anos. Nasceu com labio leporino e fenda palatina. Agora q fez 2 cirurgias, não me vejo em condições psicológicas para continuar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *