Gangrena

A gangrena é a morte dos tecidos. Frequentemente aparece nos dedos dos pés e das mãos, normalmente devido a um problema de circulação do sangue.

Causas da gangrena

A gangrena é habitualmente causada por doença arterial grave, como a ateroesclerose, em que o sangue necessário não pode atravessar as artérias, que estão mais contraídas, para circular na área afectada.

A diabetes também aumenta a possibilidade de contrair gangrena, principalmente pelo seu efeito nos vasos sanguíneos, mas também por reduzir a capacidade do corpo resistir às infecções. Noutras causas importantes incluem-se a embolia, a coagulação do sangue numa artéria trombose e lesões arteriais graves.

Sinais e sintomas

A pele e os tecidos afectados tornam-se escuros. Os tecidos com grangrena não têm sensibilidade, mas por vezes pode registar-se dor considerável nos bordos que circundam a área afectada.

Tratamento

Inicialmente, o objectivo será melhorar a circulação de sangue nas áreas afectadas. Serão prescritos antibióticos se a área ficar com infecção. A amputação dos tecidos mortos pode ser inevitável seguida de antibióticos para prevenir infecção posterior.

Fotos

Foto: Gangrena na ponta dos dedos da mão

plague03 1 Gangrena

Em: Saúde | 2 comentários

2 Comentários no Fórum

  1. meu marido pardeu a metade do pé por causa de gangrena o pé dele foi deformando e ficou branco amarelado e depois preteou toda ametade doia muito ele dizia que era uma dor horrivel ele não conseguia nem deitar doia mais ainda ficava tentando dormir em pé ou sentado tinha muitas alucinaçoes emagreceu demais e estava com a feição toda amarelada estava morrendo aos poucos até que o sus aceitou ainternação dele

  2. BOA TARDE A GANGRENA PODE DAR EM QUEM TEM VARIZ?

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *