Gengivite (inflamação das gengivas)

A gengivite consiste no inchaço e vermelhidão das gengivas inflamadas. É um sinal precoce de doença das gengivas. Tratar bem dos seus dentes pode evitar que a gengivite se agrave. O risco de ter gengivite aumenta se for diabético/a ou estiver grávida. O risco também é mais elevado se tiver uma infecção, um distúrbio de natureza sanguínea ou leucemia.

Causas da gengivite

A gengivite é geralmente causada por uma película pegajosa que se forma nos dentes designada por placa bacteriana. A placa bacteriana é causada pela comida, pelos germes e pela saliva que se acumula no sulco gengival. Alguns medicamentos podem causar gengivite. A falta de uma alimentação cuidada ou de vitaminas também pode originar uma gengivite.

Sinais e sintomas da gengivite

As gengivas poderão estar vermelhas e inchadas. O inchaço pode aparecer e desaparecer. Poderá começar a verificar-se uma recessão das gengivas em relação aos dentes. É possível que tenha mau hálito. As suas gengivas poderão parecer irregulares e sangrar facilmente. As gengivas geralmente não doem.

Diagnóstico

A gengiva em volta dos dentes perde a sua cor rosa normal e apresenta-se vermelha e inchada. O diagnóstico só pode ser feito pelo seu médico.

Prevenção e Cuidados a ter

Mantenha uma lista actualizada dos medicamentos que está a tomar, incluindo a indicação de quando e porque é que os deve tomar. Leve a sua lista de medicamentos ou os frascos dos comprimidos sempre que for ao médico. Informe-se sobre a razão pela qual está a tomar cada um dos medicamentos. Peça ao seu médico mais informações sobre os seus medicamentos. Não tome quaisquer medicamentos sem primeiro falar com o médico.

Tome sempre os seus medicamentos seguindo escrupulosamente as instruções do médico. Contacte o seu médico se achar que os medicamentos não estão a ajudar ou se sentir que estão a ter efeitos secundários. Não deixe de os tomar sem antes falar com o médico. Se estiver a tomar antibióticos, tome-os até ao fim do prazo indicado pelo médico, ainda que já se sinta melhor.

Contacte o seu dentista para marcar uma consulta de acompanhamento. Anote quaisquer questões que tenha sobre a gengivite e sobre as formas de tratamento possíveis. Lembrar-se-á, assim, de colocar todas estas questões durante a sua próxima consulta.

Escovar os dentes e passar o fio dental regularmente ajuda a remover a placa bacteriana antes que esta se forme. O seu dentista poder-lhe-á indicar a forma correcta de escovar e passar o fio dental nos dentes. Lave bem os dentes após as refeições e ao deitar, se possível. Utilize uma escova de dentes macia e um dentífrico à base de flúor.

Passe o fio dental por entre os dentes pelo menos uma vez por dia. O seu dentista poderá eventualmente sugerir-lhe que bocheche com um produto que ajude a prevenir a placa bacteriana.

Não fume nem beba bebidas alcoólicas enquanto as suas gengivas estiverem vermelhas e inchadas. Mantenha uma alimentação equilibrada. Evite alimentos e bebidas com açúcar.

Só o seu dentista poderá remover a placa bacteriana acumulada nos dentes. Deverá consultar o dentista de seis em seis meses a fim de verificar e fazer uma limpeza aos dentes.

Contacte o médico se:

O sangramento das gengivas se agravar.
As gengivas lhe começarem a doer.
Tiver a cara ou o pescoço inchados.

Procure imediatamente ajuda se:

Tiver dificuldades em engolir.Tiver dificuldades em respirar.

Riscos e Complicações

A gengivite não tratada pode evoluir para a periodontite com envolvimento do osso que suporta os dentes e assim diminuir acentuadamente a “firmeza” dos seus dentes e a sua viabilidade futura.

Tratamento

Uma gengivite não tratada pode voltar. Se não for convenientemente tratada, poderá originar uma doença grave nas gengivas ou até mesmo a perda de dentes. Escovar os dentes diariamente e passar o fio dental ajudará a remover a placa bacteriana antes que ela se forme. Só o seu dentista poderá remover a placa bacteriana endurecida. Deverá consultá-lo de seis em seis meses a fim de realizar um controlo e fazer uma limpeza aos dentes.

Remédios e Soluções naturais

- O uso de produtos feitos a partir de óleos essenciais ajuda a tratar e curar a gengivite.

- Gargarejar duas vezes ao dia uma solução salina feita, colocando uma pitada de sal num copo de água morna irá ajudar a reduzir o inchaço na boca.

- Esfregar óleo de cravo nas gengivas ou poderá também manter um cravo na boca (na zona afectada).

- Utilize um produto bocal anti-bacteriano de forma a reduzir o inchaço nas gengivas.

- Prepare uma mistura de partes iguais de bicarbonato de sódio e peróxido de hidrogênio e depois escove bem, especialmente ao redor da gengiva. O Bicarbonato de sódio, não apenas lava a placa, como também desodoriza e ajuda a polir os dentes.

- Comer uma fatia ou duas de queijo cheddar envelhecido despois dos alimentos (no final das refeições)

- Prepare um chá com uma colher de chá de anis, hortelã e 1 colher de chá de alecrim e ferva uma xícara de água durante 10 minutos. Em seguida, use a infusão como um enxaguatório bucal de hora a hora.

Outras sugestões:

Use produtos de limpeza oral contendo óleo de sálvia, óleo de menta, mentol, tintura de camomila ou cremes dentais contendo óleo de sálvia, óleo de menta, etc

Os pacientes com gengivite devem seguir uma dieta (alimentação) baixa em gorduras saturadas e rica em fibras. Esta dieta deve incluir, frutas frescas e vegetais. As Pessoas com carência em vitamina C estão em maior risco de desenvolver a doença periodontal. Portanto, estas devem tomar suplementos de vitamina C para melhorar a sua saúde gengival. Evite consumir açúcar, sumos de frutas, farinha branca, arroz branco, refrigerantes e xaropes.

Visitar o dentista é essencial

Uma vez desenvolvida a gengivite você deverá consultar imediatamente a seu dentista. O profissional irá limpar cuidadosamente os seus dentes e gengivas, remover toda a placa bacteriana, etc. Uma vez tratada a gengivite, é muito importante fazer a sua higiene oral diária, o impriscindivel para evitar a ocorrencia da mesma. Por fim , evite o stress, porque este contribui para o acúmulo de placa bacteriana.

Fotos antes e Depois: Gengivite severa antes (em cima) e depois (em baixo) de uma profunda remoção da placa bacteriana dos dentes e tecidos gengivais adjacentes.

Gingivitis before and after 2 Gengivite (inflamação das gengivas)

Em: Fotos Antes e Depois, Saúde | 12 comentários

12 Comentários no Fórum

  1. eu não sei o que esta acontecendo comigo,tem 6 meses que fui ao dentista, é tirei 3 dentes é eles colocaram outros dentes cheios de grampos,e depois que coloquei esses dentes nunca mais tive paz sempre com muita coceira na gingivi, a sempre sangra muito quando escovo, é muito mal halito que não estou suportando mais por favor mi ajuda,eu tenho efizema pulmonar e tomo muito antibiotico e xarope não sei se e isso que esta causando td isso mi de uma dica,se poder mi ensinar um remedio caseiro agradeço.

  2. Eu acho que eu tenho gengivite. Vou ao dentista hoje saber. Mas se eu tiver mesmo, creio que tá bem no inicio, pq essa boca ai da imagem ta bem judiada. A minha gengiva incha as vezes, mas bem pouquinho. E sangra tbm, desde quando eu era pequena, sempre que eu escovo os dentes. Agora, mau hálito eu não tenho, e a cor da minha gengiva ta normal. Mas mesmo assim, continuo achando que eu tenho, pq ultimamente tenho achado meus dentes mais longos devido à retração da gengiva. Vou saber hoje rsrs.

  3. adorei as dicas
    #obrigado

  4. tenho gengivite e morro de vergonha pois a minha causa um mal halito terrivel vou fazer as dicas que peguei ai espero ter melhoras

  5. Remédios naturais para gengivite gostaria de ter conhecimento

  6. O que devo fazer para acabar com essa dor?

  7. Acho que tenho gengivite por que sinto dor na gengiva. Ela causa dores de cabeca?

  8. perfeito para o meu trabalho.

  9. Minha gengiva cossa muito não sei mas o que fazer.e a minha mulher estar gravida ,não quero mas nem beijar ela

  10. Odeio isso.. As vezes a minha gengiva não sangra,aliás só sangra nos 2 dentes da frente,às vezes tenho até vergonha de sorrir,eu passo fita dental e escovo os dentes todos os dias . Vou seguir as dicas citadas aqui ,espero que me ajude.Preciso voltar a sorrir (: Obrigado !

  11. Nossa eu tenho gengivite e doi muito nao sei mas oq faze to desesperada meu namorado pegou eagora me ajudem por favor

  12. me ajudou muito, para maior esclarecimento dos meus trabalhos .
    Obrigada :)

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *