Glucomannan: Super Fibra para Perda de Peso, Para que serve e suas Contra Indicações

Nas últimas décadas, a glucomannan foi introduzida no mercado americano e europeu como um aditivo alimentar e suplemento dietético.

O que é e para que serve o glucomannan? Esta é uma fibra dietética benéfica, solúvel e fermentável, derivada da raiz de konjac, uma planta nativa da Ásia.

glucomannan-em-po

As pessoas no leste asiático têm usado a fibra de konjac, também conhecida como glucomannan em pó, por milhares de anos, tanto como comida quanto remédio tradicional.

Os povos indígenas da China já utilizavam o konjac para tratar a asma, dor no peito, tosses, hérnias, queimaduras e vários outros distúrbios da pele.

Vindo para o presente, estudos científicos revelaram que utilizar um suplemento de konjac glucomannan pode significativamente reduzir o colesterol plasmático, melhorar o metabolismo de carboidratos, estimular os movimentos intestinais e promover um colo saudável.

Uma das razões pela qual as pessoas estão familiarizadas com o glucomannan é pelo mesmo ter sido promovido por sua habilidade na perda de peso.

Faça uma pesquisa online por “glucomannan Brasil ou glucomannan Portugal” e você verá que as grandes redes comerciais desses países já vendem esta fibra vegetal como suplemento. Até mesmo já existe um suplemento dietético de laboratório, chamado de Lipozene, que tem o glucomannan como seu ingrediente primário.

Perder peso utilizando o glucomannan apenas é possível se você também tiver hábitos saudáveis, mas ainda sim é importante escolher o produto certo e tomá-lo corretamente. A fibra da raiz do konjac também possui muitos outros benefícios surpreendentes à saúde.

Não existem muitos efeitos colaterais no uso do glucomannan, o mais perigoso deles (engasgar) é passível de ocorrer, porém pode-se evitar.

Praticamente sem sabor, o pó de glucomannan pode ser adicionado a shakes e ser utilizado para fazer uma pasta de fibras concentrada. Se você já não estiver utilizando este produto, vamos falar sobre por que você deve ou não querer se tornar um consumidor desta fibra vegetal asiática.

5 Benefícios do Glucomanan para a saúde

Perda de peso

A fibra da raiz do konjac possuí pouquíssimas calorias, mas é muito rica em fibras. Similar a muitos vegetais, esta combinação promove uma cinturinha saudável. É claro, o resto de sua dieta deve ser saudável e você também precisa se exercitar regularmente. Veja o antes e depois na imagem abaixo.

glucomanan-antes-e-depois-do-emagrecimento

Consumir pó de konjac pode ajudar no emagrecimento, promovendo uma sensação de saciedade, que deixa menos provável que você coma demais.

Em um estudo de 2005, 176 pessoas saudáveis com sobrepeso foram aleatoriamente designadas a ingerir o suplemento fibroso ou um placebo, enquanto estavam numa dieta restrita de calorias. Os suplementos do estudo foram o glucomannan, goma guar e glucomannan, ou  o glucomannan, juntamente com goma guar e alginato.

Todas as pessoas do estudo consumiam uma dieta balanceada de 1.200 calorias mais o suplemento ou placebo. Após cinco semanas de observação, os pesquisadores descobriram que todos aqueles na dieta com o suplemento tiveram uma perda de peso maior do que aqueles que estavam apenas na dieta com placebo.

Contudo, eles concluíram que o glucomannan, especificamente, havia produzido uma redução de peso saudável nas pessoas com sobrepeso, mas a adição de guar gum e alginato pareceu não acarretar numa perda de peso adicional.

Já outros estudos, como um de 2012 publicado no Journal of the American College of Nutrition, não mostrou que tomar glucomannan levava a nenhuma perda de peso maior, estatisticamente. Contudo, acho que é seguro dizer que o glucomannan pode ser dito como efetivo na perda de peso quando combinado com hábitos para tal, como dieta saudável e exercícios regulares.

Prebiótico natural

glucomanan-konjak-mannan

As Comidas prebióticas (Ingredientes nutricionais não digeríveis ) são certamente essenciais para a saúde dos órgãos e bem estar geral, mas prebióticos são os que realmente ajudam à “alimentar” os probióticos.

Os Prebióticos, como o glucomannan, tal qual o alho, jicama (jacatupé, feijão-macuco, feijão-batata) e a alcachofra, são compostos fibrosos do tipo não digerível.

O Glucomannan, tal como todos os prebióticos, passa pela parte gastrointestinal superior e continua sem ser digerida, pois o corpo humano não consegue quebrar a sua cadeia com seus ácidos. Mas uma vez que os prebióticos atingem o colo, onde eles são fermentados pela flora intestinal, eles criam os probióticos.

O que Procura?
Remédios que podem fazer mal e causar danos nos rins

O Pó da raiz do konjac é um prebiótico que alimenta as bactérias boas do intestino. Um estudo publicado em 2008 demonstrou que suplementação por glucomannan aumenta a concentração fecal de probióticos em geral, com probióticos específicos como bifidobacterias e lactobacilos.

Por que isto é importante? O maior consumo de prebióticos está relacionado a vários benefícios, tais como:

  • Menor risco de doença cardiovascular
  • Níveis mais saudáveis de colesterol
  • Maior saúde dos órgãos internos
  • Melhor digestão
  • Maior equilíbrio hormonal
  • Melhoria da função imune
  • Redução no risco de obesidade e ganho de peso
  • Redução nas reações inflamatórias e autoimunes

O fato de que a raiz do konjac é um prebiótico é uma das razões do próximo benefício.

Alívio da constipação intestinal

glucomanan-extraido-da-raiz-do-amophorphallus-konjac

A Constipação intestinal (prisão de ventre) é um problema comum tipicamente causado por uma dieta pobre em fibras, desidratação e falta de exercício. Vários estudos demonstraram que glucomannan pode auxiliar no combate à constipação.

Quando consumido, o pó funciona como um prebiótico no seu sistema, o que ajuda muito a promover movimentos intestinais saudáveis.

O Glucomannan é considerado um laxante natural formador de massas, ou seja, seu consumo ajuda à formar fezes maiores, mais maciças que passam com maior facilidade o colo. Isso também faz com que as fezes necessitem de menos força para serem expelidas.

Um teste preliminar em vários estudos com grupo de controle confirmaram que o consumo de glucomannan pode ser um tratamento efetivo contra a prisão de ventre. Para as pessoas constipadas, o glucomannan e outros laxantes formadores de massa, normalmente levam de 12 a 24 horas após o consumo para estimularem os movimentos intestinais.

Estudos mostram que de três a quatro gramas é o bastante para combater a constipação.

Um estudo em particular, de 2008, relata que uma dose modesta de suplemento de konjac glucomannan estimulou os movimentos intestinais em 30% das pessoas constipadas e melhorou a flora do colo em geral.

Redução do colesterol

glucomanan-planta-konjak-mannan

Uma análise sistêmica de 14 estudos sobre o glucomannan foi publicado no American Journal of Clinical Nutrition, e revelou que o uso de glucomannan teve efeitos significativamente benéficos no colesterol total, colesterol LDL, triglicérides, bem como em peso corpóreo e na redução da glicose no sangue em jejum. Contudo, não afetou o colesterol HDL ou pressão sanguínea.

Mais especificamente, o glucomannan conseguiu obter o seguinte nestes estudos:

  • Reduzir o colesterol total em 19,3 mg/dL
  • Diminuir o colesterol LDL em 16 mg/dL
  • Reduzir triglicérides em 11,1 mg/dL
  • Diminuição do açúcar no sangue de jejum em 7,4 mg/dL

O glucomannan conseguiu ajudar o corpo reduzir estes importantes marcadores de saúde? Sendo uma substância basicamente formada de fibras, ela é capaz de diminuir a absorção de colesterol no intestino por “chupar” a água do trato intestinal, o que reduz a absorção de colesterol geral do corpo. Assim, você tem menos colesterol correndo por seu sistema.

Auxilia os diabéticos

diabetes

Existem mais de 20 estudos científicos envolvendo o glucomannan e a diabetes. Um dos modos que a substância pode ajudar os diabéticos é porque ela atrasa o processo natural de esvaziamento do estômago, o que leva a uma absorção mais gradual de açúcar, reduzindo os níveis de açúcar no sangue após as refeições.

Um pequeno estudo publicado em Diabetes Care (contando com apenas 11 hiperlipidêmicos hipertensos com diabetes tipo 2), mostrou resultados muito positivos da fibra do kojac.

As pessoas do estudo, que foram tratadas convencionalmente com uma dieta de baixa caloria e drogas, também receberam biscoitos enriquecidos com fibra de kojac.

No resultado final os pesquisadores concluíram que a adição de fibra de kojac ao tratamento convencional pode melhorar o controle do açúcar no sangue, o perfil lipídico do sangue, bem como a pressão sanguínea em pacientes diabéticos de alto risco.

Por sua vez, eles acreditam que a fibra de kojac pode ajudar efetividade no tratamento contra diabetes tipo 2.

Outro estudo deu comida com kojac para 72 pessoas com diabetes tipo 2 por 65 dias. No geral, concluiu-se que adicionar kojac à comida foi muito útil na prevenção e tratamento de hiperglicemia.

A Hiperglicemia ou alto teor de açúcar no sangue são problemas que comumente afetam diabéticos. É uma condição onde o excesso de glicose (açúcar) circula pela corrente sanguínea.

Resumindo, tomar glucomannan oralmente ou incluí-la em sua dieta pode ajudar a reduzir o colesterol, níveis de açúcar no sangue e pressão sanguínea em pessoas com diabetes, motivo pelo qual ela deve ser incluída em sua dieta para diabetes.

O que Procura?
Óleo de gérmen de trigo - Benefícios, propriedades e para que serve

Dosagem do glucomannan e efeitos colaterais

glucomanan-e-seus-efeitos-colaterais

Para propósitos medicinais, o pó de glucomannan, cápsulas ou tabletes podem ser comprados na sua loja local ou online. Recomendo que evite as opções de cápsula ou tabletes, pois ambas têm sido relacionadas a sérias obstruções digetivas.

A Tabletes são conhecidas por inchar antes de atingir o estômago. Também existem relatos sobre sangramento interno após tomar pílulas de glucomannan.

Quando for escolher entre pó ou farinha, esteja certo de que a substância é 100% pura, sem aditivos ou outro tipo de enchimento.

Versões orgânicas são uma ótima ideia também, mas podem ser difíceis de encontrar. Comer macarrão shirataki ou usar pó de glucomannan para fazer macarrão caseiro pode ser uma ótima e segura maneira de incorporar a substância em sua dieta.

O macarrão japonês shirataki é a comida mais famosa a levar glucomannan. Adicionar pó a um shake ou smoothie também é uma ótima ideia. Novamente, não recomendo o uso de pílulas.

A dosagem recomendada de glucomannan é menor comparada a outros suplementos fibrosos, pois ela expande muito na água (até 50 vezes seu peso).

Um estudo especificamente mostrou que em doses de 2 a 4 gramas por dia o glucomannan é bem tolerado e resulta em significativa perda de peso em indivíduos com sobrepeso ou obesos. Para constipação, três a quatro gramas mostraram funcionar efetivamente como laxante.

Recomendo que se mantenha uma pequena dose por dia. A maioria dos produtos em pó sugerem por volta de meia colher de chá (dois gramas) diariamente com pelo menos 250 ml de água, de 30 a 45 minutos antes da refeição.

Se certifique de seguir as instruções com cuidado quando estiver tomando glucomannan em pó. É essencial tomar o pó com água suficiente para evitar o risco de engasgo.

Armazene sempre o pó ou farinha num local seco e fresco.

Origem da planta do glucomannan e fatos nutricionais

konjak-mannan

O Glucomanann vem da planta kojac (Amorphophallus kojac), especificamente da raiz da planta. Esta planta é nativa de região quente, tropical e subtropical do leste asiático, desde o Japão, sul da China até a Indonésia.

A parte comestível da planta kojac é sua raiz ou rizoma, de onde o pó do glucomannan é derivado. A raiz do konjac tem sua forma ovalada similar ao inhame (cará, taro). É quase inteiramente composto de fibras com apenas um pouco de amido.

Para a raiz do konjac se tornar comestível, primeiro ela é seca e depois moída em um pó fino. O produto final é uma fibra dietética chamada de farinha de kojac, também conhecida como pó de glucomannan.

Diz-se que o glucomannan seco pode absorver até 50 vezes seu peso em água. Quimicamente falando, o glucomannann é uma fibra composta de mannose e glucose.

Ele possui a maior viscosidade e peso molecular quando comparada com outras fibras dietéticas. Quando você põe o pó de glucomannan na água, ele incha absurdamente e se transforma num gel, similar ao pó de casca de Psyllium Husk (ispaghula ou isabgol).

Certamente a flora intestinal de bactérias como a Aerobacter mannaolyticus, Clostridium butyricum e a Clostridium beijerinckii conseguem quebrar o glucomannan em dissacarídeos e eventualmente em glucose e mannose.

A raiz seca da planta kojac (cormo) contem por volta de 40% de goma de glucomannan. O Kojac é muito pobre em calorias, mas extremamente rico em fibras.

Uma porção regular do pó é de meia colher de chá (dois gramas), que contem por volta de cinco calorias e 2,5 gramas de fibras. Esta quantidade de fibras preenche por volta de 10 por cento da necessidade humana diária de fibras.

História do glucomannan e fatos interessantes

O Konjac, também conhecido como konjak, konjaku, batata konnyaku, língua do diabo, lírio vodoo, serpente palma ou inhame elefante. Ela cresce em vários países da Ásia, incluindo China, Coreia, Taiwan e Japão, bem como no sudeste asiático.

A planta é altamente procurada por seu cormo grande e feculento (mais comumente referido como raízes de konjac), usado para criar a farinha e geléia de konjac.

Os Cormos são tecnicamente curtos, verticais, partes inchadas abaixo do caule da planta que servem como órgãos de estoque usados por algumas plantas para sobreviver o inverno ou outras condições adversas, tais como verão seco e calor extremo.

O pó de konjac é utilizado como substituto vegano para a gelatina e um ingrediente vegano como alternativa a frutos do mar.

O Glucomannan de konjac foi inicialmente utilizado e estudado pelos chineses quando suas propriedades medicinais foram descritas inicialmente no material médico Shen Nong durante a Dinastia Han Ocidental (206 A.C. até 8 D.C.).

O que Procura?
16 Frutas laxantes para soltar o intestino preso

O Glucomannan é comumente utilizado em comidas, bebidas e cosméticos por suas propriedades gelatinosas. No passado recente a substância conseguiu uma má fama devido a doces contaminados com konjac que causaram uma série de mortes e quase mortes por asfixia entre crianças e idosos.

As marcas responsáveis por este incidente incluíam Fruit Poppers, Jelly Yum e Mini Fruity Gels. O problema com estes doces era que eles pareciam com produtos tipo goma, algumas delas contendo um gel tão forte que apenas mastigar quebrava o mesmo.

Os consumidores deveriam apenas chupar gentilmente o gel, mas alguns deles chupavam o produto com tanta força que ele acidentalmente parava na garganta deles. Oficiais de saúde disseram que o doce pode ser quase impossível de desalojar quando engolido por uma criança pequena.

Devido aos perigos de asfixia por engasgo, o doce de frutas feito de kojac teve sua importação banida nos EUA por regulamento da FDA em 2001.

Ultimamente, as esponjas de kojac têm ganhado popularidade como acessório de cuidado corporal nos EUA. Elas são ótimas e suaves, especialmente para pessoas com pele sensível.

Possíveis efeitos colaterais, interações e cuidados com o glucomannan

glucomanan-suplemento-em-capsulas

O pó de glucomannan é considerado seguro quando consumido como alimento. Em quantias medicinais, o pó e as capsulas são provavelmente seguras para a maioria dos adultos saudáveis por até quatro meses.

Quando usado medicinalmente, pequenos efeitos colaterais podem incluir diarreia, flatulência e inchaço. Os efeitos colaterais do Lipozene podem incluir desconforto abdominal, constipação e diarreia.

Contra indicações

Porém, os tabletes sólidos contendo glucomannan podem ser inseguros para adultos e igualmente inseguros para crianças devido ao fato de que às vezes eles podem causar bloqueios intestinais e na garganta. O risco é especialmente grande se você tiver alguma anormalidade estrutural no esôfago ou intestino.

Não tome o glucomannan em pó ou pílulas se você tiver estreitamento esofágico ou dificuldades em engolir.

NUNCA tome produtos com glucomannan sem água. É muito possível que você engasgue se tentar engolir a seco. Apenas pense num balão inchando em sua boca e garganta, assim entenderá o perigo. SEMPRE tome glucomannan com bastante água.

Um dos benefícios para a saúde do konjac também é um dos efeitos colaterais comuns do glucomannan. É a habilidade da raiz fibrosa do konjac de reduzir o açúcar no sangue.

Se você tiver diabetes e tomar glucomannan, deve monitorar seu nível de açúcar no sangue com cuidado, uma vez que ele pode reduzir os índices de açúcar no sangue.

Se você estiver tomando alguma medicação para reduzir o açúcar no sangue, pode acabar fazendo com que sua glicose no sangue vá muito baixo.

Fale com seu médico para saber se a dose de sua medicação de diabetes precisa ser mudada por causa do glucomannan.

Também devido aos efeitos do açúcar no sangue, pare de usar pelo menos duas semanas antes de qualquer cirurgia agendada.

Se você estiver grávida ou amamentando, é melhor evitar produtos de glucomannan uma vez que a segurança de tomá-los sob esta condição ainda é incerta. Se você tiver qualquer condição médica ou já estiver tomando qualquer medicação, consulte um médico antes de tomar glucomannan.

É claro, sempre mantenha este pó longe do alcance de crianças.

Notas finais sobre o suplemento

glucomanan-suplemento-para-perda-de-peso

A razão Nº 1 que as pessoas se interessam no glucomannan é por seu potencial em tirar alguns quilinhos indesejados.

A ciência mostra que ele realmente pode ajudar na perda de peso, mas como sempre, não existe nenhuma pílula mágica para perder peso. Você precisa seguir um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta baseada em comidas integrais e exercícios regulares, para poder ter qualquer outro elemento adicional auxiliando na perda de peso.

O suplemento quando tomado de modo seguro e adequado, pode ajudar seus esforços. Mesmo se você não tiver interesse em perder peso, o pó de konjac é um prebiótico que pode significativamente melhorar seus problemas com obstipação intestinal, que é uma excelente desintoxicação e melhora de saúde. Ele também pode te ajudar no controle de colesterol alto e açúcar no sangue.

Se estiver indeciso sobre o uso deste pó como suplemento, sugiro tentar o consumo do macarrão japonês shirataki, também conhecido como “macarrão milagroso”. Ele constitui uma maneira fácil de testar o glucomannan e ter uma refeição rica em fibras ao mesmo tempo.

loading...

01. Novembro 2016 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *