Golpe de Calor (insolação solar)

O golpe de calor ou insolação solar é uma exaustão causada pelo trabalho ou exercício físico em tempo quente. O trabalho ou exercício físico intensos em tempo quente (sobretudo em ambientes fechados) são as causas mais frequentes do golpe de calor. Embora possa ocorrer em qualquer indivíduo, as pessoas idosas e as crianças são mais susceptíveis.

Golpe de Calor – Causas

A sudação abundante pode fazer o seu corpo perder demasiado sal e água. Quando isto acontece, a temperatura corporal sobe demasiado e dá-se o chamado golpe de calor. As pessoas idosas e as crianças não conseguem uma adaptação rápida, o que os torna mais vulneráveis à exaustão pelo calor se permanecerem expostos a um ambiente quente.

Sinais e sintomas do golpe de calor

Poderá sentir-se cansado, confuso, nervoso, fraco, tonto ou a desmaiar. Também pode ter cãibras musculares, dor de cabeça, suores, náuseas ou vómitos. A pele fica fria e pegajosa.

Diagnóstico- Como se Diagnostica:
Diagnostica-se pela história clínica, pela temperatura corporal e pelo exame clínico.

Prevenção – Cuidados a ter:
Quando estiver a trabalhar ou a fazer exercício num ambiente quente, tente seguir as instruções abaixo para diminuir o risco de um golpe de calor:

Evite bebidas alcoólicas.
Se não estiver habituado, não faça exercício nem trabalhe arduamente durante o período mais quente do dia, especialmente em exposição directa ao sol. Habitue-se progressivamente a trabalhar num ambiente quente. Durante algumas semanas, aumente gradualmente a quantidade de exercício ou de trabalho que realiza no período mais quente.
Não tome comprimidos de sal (cloreto de sódio). Podem perturbar o seu estômago e levá-lo a vomitar.
Beba muitos líquidos, como água e sumos de fruta, mesmo se não estiver com sede.
Coma alimentos ricos em sal, como por exemplo aipo, bolachas de água e sal ou aperitivos salgados.
Tente evitar situações de sobreaquecimento.
Use roupas soltas, leves e claras. Proteja a sua cabeça e pescoço com um chapéu ou com um guarda-sol, se estiver no exterior.

Riscos e Complicações:
Nos casos graves não tratados atempadamente no hospital pode ocorrer choque e, eventualmente, a morte.

Insolação solar – Tratamento e primeiros socorros:

Para se tratar em casa, afaste-se da fonte de calor. De seguida, tire a roupa e deite-se com os pés erguidos. Descanse durante algum tempo e arrefeça. Também pode tomar um banho de água fria e beber líquidos frios, como por exemplo água ou sumos de frutas.

Se estiver muito quente, confuso e a desmaiar, poderá precisar de ir ao hospital. Nessa altura, os médicos poderão administrar líquidos salinos por via intravenosa. Poderá precisar de fazer análises ao sangue e à urina. Ligue para o 112. Não conduza até ao hospital.

Se não puder ir imediatamente para o hospital, tire a roupa e coloque panos frios e molhados junto à pele. Também pode colocar gelo num saco de plástico e embrulhá-lo com um pano. De seguida coloque-o à volta do pescoço e da cabeça, debaixo dos braços e nas virilhas.

 

Em: Outros Temas | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *