Guia de Óleos Essenciais

Os óleos essenciais são compostos extraídos de plantas com enormes propriedades curativas. O uso de óleos essenciais com propósitos medicinais é chamado de aromaterapia.

Esta terapia é definida como um tratamento holístico que promove a melhoria da saúde física, mental e emocional.

guia de óleos essenciais medicinais e herbais

Por mais de 5.000 anos, várias culturas diferentes fizeram uso destes óleos medicinais para atenuar vários problemas de saúde. Eles são usados com frequência para relaxamento, cuidados com a beleza, limpeza de casa, além do tradicional uso na medicina alternativa.

O simples ato de incluir alguns dos óleos essenciais mais comuns, como lavanda, olíbano, limão, hortelã-pimenta e óleo da árvore do chá; em seu armário de remédios naturais pode:

O que são os óleos essenciais?

oleos-essenciais

Os óleos essenciais são extraídos diretamente da casca, flor, fruto, folha, semente ou raiz da planta ou árvore, e apenas uma gota pode ter incríveis benefícios para a sua saúde.

Tipicamente, eles são criados através do processo de destilação, o que separa os compostos oleosos e aquosos da planta com o auxílio da vaporização.

Estes óleos são altamente concentrados e possuem um forte aroma. A confecção do óleo essencial separa as qualidades medicinais mais fortes, concentrando-as num único veículo.

Por exemplo, para conseguir 1 frasco de 15 ml de óleo essencial de rosas, são necessários 30 kg de pétalas de rosa!

oleo-essencial-de-rosas

Estes óleos terapêuticos encontrados nas plantas as protegem de insetos, salvaguardando as mesmas do ambiente e ainda as ajuda a se adaptarem ao ambiente. Utilizando óleos essenciais, você estará consumindo os poderes curativos e protetores das plantas.

Os óleos essenciais são compostos de moléculas minúsculas que podem penetrar nas células do corpo, podendo até mesmo cruzar a barreira entre o sangue e o cérebro.

Eles são diferentes das gorduras vegetais (como as encontradas em nozes), que são provenientes de moléculas maiores, que não conseguem penetrar nas suas células, logo não tendo uso terapêutico igual.

História da aromaterapia

O óleo de Sândalo foi usado na mumificação e embalsamamento. O óleo ajudou a preservar os corpos dos reis, rainhas e faraós.

O óleo de Sândalo foi usado na mumificação e embalsamamento. O óleo ajudou a preservar os corpos dos reis, rainhas e faraós.

Uma vez que o uso de óleos essenciais está presente em tantos países, é difícil dizer exatamente onde o mesmo foi iniciado.

Os Óleos foram utilizados por judeus, chineses, indianos, egípcios, gregos e romanos, tanto como cosmético quanto por suas propriedades medicinais. Algumas culturas até mesmo utilizavam óleos em ritos espirituais.

Em 1928, o químico francês, René-Maurice Gattefossé usou o óleo de lavanda para tratar uma queimadura em sua mão. Após isso, ele decidiu analisar melhor as propriedades do óleo de lavanda e como ele poderia ser utilizado para tratar outros tipos de infecções da pele, feridas ou queimaduras.

Com isso nasceu a ciência da aromaterapia. O objetivo principal de Gattefossé era o de ajudar os soldados feridos durante a Primeira Guerra Mundial. O uso destes óleos começou então a se expandir, especialmente entre os praticantes de medicina alternativa, como massagistas e esteticistas em toda a Europa.

A aromaterapia viria a tornar-se popular nos EUA por volta dos anos 1980, quando o uso de óleos essenciais começou a surgir em loções, velas e em outros produtos com fragrâncias.

Existem também profissionais treinados, conhecidos como aromaterapeutas, terapeutas naturais, massagistas, nutricionistas e até mesmo médicos da medicina convencional que fazem uso da aromaterapia em seus consultórios e são treinados para saber especificamente as aplicações dos óleos essenciais.

Os óleos essenciais são agora usados em hospitais

A aromaterapia possui uma enorme variedade de benefícios para a saúde e pode ser usada em vários ambientes.

É uma excelente maneira, não invasiva, de tratar vários problemas de saúde e pode ser utilizada com segurança quando em combinada com outras terapias.

O que Procura?
Óleo Essencial de Canela: 28 Benefícios, Usos e Propriedades Incríveis

Muitos hospitais tradicionais, como o Vanderbilt University Hospital, localizado nos Estados Unidos, estão beneficiando seus pacientes, usando óleos essenciais no tratamento de ansiedade, depressão e infecções.

Um estudo de 2009 descobriu que quando pacientes recebiam aromaterapia, com óleo essencial de lavandina (Lavandula hybrida), no pré-operatório, eles ficavam significativamente menos ansiosos em relação à cirurgia do que os que não recebiam este tratamento.

Outros óleos como o óleo essencial de sândalo, néroli e lavanda também são usados na medicina tradicional para ajudar os pacientes a terem um melhor controle de sua ansiedade.

Alguns óleos essenciais são usados por parteiras para ajudar a reduzir o medo e a ansiedade durante o parto.

Um estudo de 2007, publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine, sugere que as mulheres que fazem uso da aromaterapia durante o parto relatam terem menos dor em geral e acabam fazendo um uso menor de analgésicos.

Os óleos essenciais também possuem benefícios antibacterianos e antifúngicos, razão pela qual também são usados em ambientes médicos.

Muitos óleos quando massageados contra a pele podem curar ou ajudar no tratamento de problemas como queimaduras, cortes ou arranhões.

Outros podem auxiliar na melhoria do sistema imune, ajudar com a insônia e ainda promover uma melhor digestão.

Ainda existem os óleos essenciais que estão sendo utilizados no combate ao câncer, havendo muita pesquisa em torno do óleo de olíbano, quando se refere à redução de tumores cerebrais.

Benefícios dos Óleos Essenciais: Os 15 Melhores

beneficios-dos-oleos-essenciais

Todo óleo essencial contêm compostos com benefícios curativos e terapêuticos únicos. Aqui estão alguns dos óleos essenciais mais populares e como utilizá-los.

1. Cravo-da-Índia: Antibacteriano, antiparasítico e antioxidante.

2. Cipreste: Melhora a circulação, reduz veias varicosas, melhora a confiança e ainda auxilia na cura de ossos quebrados.

3. Eucalipto: Auxilia no tratamento de problemas respiratórios como bronquite, sinusite e alergias. Também revigora e purifica o corpo.

4. Olíbano: Aumenta a imunidade, reduz inflamações, atenua sinais de envelhecimento, ajuda o cérebro e ainda combate o câncer.

5. Gengibre: Reduz inflamações, melhora as juntas, auxilia na digestão e alivia a náusea.

6. Toranja: Ajuda o metabolismo e na atenuação da celulite infecciosa. Misture com óleo de coco e passe nas áreas afetadas por celulite infecciosa ou tome algumas gotas com água.

7. Lavanda: Ajuda no relaxamento, melhora o humor e ainda cura cortes e queimaduras.

8. Limão: Ótimo para usar em produtos de limpeza caseiros, melhora a drenagem linfática e limpa o corpo.

9. Mirra: Antisséptico natural podendo prevenir ou reduzir infecções. Também ajuda na beleza da pele, reduzindo estrias e no equilíbrio hormonal.

10. Orégano: Possui poderoso efeito antimicrobiano, podendo matar fungos e ainda auxilia você a se livrar da gripe rapidamente.

11. Hortelã-pimenta: Auxilia na digestão, melhora o foco, aumenta a energia, reduz a febre, dor de cabeça e ainda alivia dores musculares.

12. Rosa: Fantástico para reduzir a inflamação da pele, ele também é ótimo para dar aquele brilho na pele. Adicione algumas gotas em seu hidratante facial. Também é um dos óleos essenciais mais valiosos do mundo, chegando a custar até mais de $1.000 dólares um frasco de 15 ml.

13. Alecrim: Pode naturalmente engrossar o cabelo, tornando-se ótimo para adicionar em shampoos caseiros. Também melhora a função cerebral e memória, então é perfeito para utilizar quando estiver trabalhando, lendo ou estudando.

14. Óleo da árvore do chá: Antibacteriano natural, antifúngico, redutor de maus odores e pode ajudar no estímulo do sistema imune.

15. Sândalo: Afrodisíaco natural que aumenta a libido e também aumentando a energia.

Diferentes óleos podem ser misturados para aumentar seus efeitos ou misturados com óleos neutros para massagem, gel de banho ou loções para o corpo.

Aplicações dos óleos essenciais

Pronto para deixar os óleos essenciais te deixarem saudável? Aqui estão os 4 usos mais comuns dos óleos medicinais:

Aplicação Tópica

aplicacoes-topicas-dos-oleos-essenciais

Os óleos essenciais possuem um peso molecular muito pequeno, menor do que 1000m (m = peso de molécula). De acordo com testes científicos, qualquer substância com o peso molecular abaixo de 1000m pode ser absorvido pela pele.

Isto significa que os óleos essenciais podem penetrar na pele e passar para o fluxo sanguíneo, indo para diferentes áreas do corpo para benefício terapêutico.

Inalação

inalacao-de-oleos-essenciais

Existem grandes evidências de que os óleos essenciais são absorvidos pela corrente sanguínea quando inalados. Grande parte dos vasos sanguíneos nos pulmões absorvem os óleos, fazendo com que suas moléculas circulem por todo o corpo.

O que Procura?
9 Benefícios e Usos do Óleo Essencial de Cúrcuma (Turmérico, açafrão-da-terra...)

Usar um difusor pode ajudar você a ter uma melhor experiência dos benefícios dos óleos essenciais. Você pode difundir óleo de lavanda para reduzir o estresse, árvore do chá (melaleuca) para limpar o ar, laranja silvestre para melhorar o humor, olíbano para iluminação espiritual e hortelã-pimenta para aumentar o foco e a energia.

Ingestão

ingestao-de-oleos-essenciais

Os óleos essenciais podem ser usados como remédios, mas lembre-se, eles são muito fortes. A maioria dos óleos essenciais são seguros para ingerir, mas só um pouquinho é suficiente. Normalmente de 1 a 3 gotas com água já é o bastante.

Os óleos como a hortelã-pimenta, limão e olíbano trazem ótimos benefícios quando tomados com água.

Outros óleos essenciais como o cravo e orégano, além de precisarem ser diluídos, não devem ser usados internamente por mais de 1 semana.

Cuidado pessoal

oleos-essenciais-para-cuidado-pessoal

Hoje, os óleos essenciais são muito utilizados em produtos caseiros de higiene pessoal. Esta é uma excelente forma de conseguir os benefícios dos óleos essenciais para melhorar sua beleza, casa e saúde a longo prazo.

Algumas das melhores receitas para usar os óleos essenciais em seu dia a dia incluem: shampoo, creme corporal, pasta de dentes, creme de barbear, spray contra insetos, bálsamo labial e produtos para limpeza doméstica.

Melhores óleos carreadores/diluidores para aromaterapia

melhores-oleos-essenciais-carreadores

Os óleos essenciais são substâncias muito finas para poderem passar pela pele, entrando no corpo rapidamente. Se quisermos manter os óleos na pele e diluí-los para criarmos um composto mais suave, podemos fazê-lo combinando com óleos de base neutra, ou carreadores/transportadores/diluidores.

Estes óleos mais espessos, normalmente oriundos da parte gordurosa da planta, podem aumentar o tempo que os óleos essenciais permanecem na pele, também prolongando os efeitos da aromaterapia.

Algumas pessoas erroneamente pensam que fazendo uso de óleos de base neutra reduz a efetividade do óleo essencial, mas o efeito é exatamente o oposto.

A diluição do óleo aumenta a área de superfície para absorção e é necessária para evitar sensibilidade da pele no uso de determinados óleos.

Os óleos carreadores/transportadores mais comuns incluem:

  • Óleo de amêndoas.
  • Óleo de Abacate.
  • Óleo de coco.
  • Óleo de jojoba.
  • Óleo de oliva.
  • Óleo de semente de uva
  • Óleo de semente de romã.

Tabela de Diluição

tabela-de-diluicao-com-a-quantidade-de-oleos-carreador-transportador-a-usar

Para a maioria das pessoas recomenda-se a diluição em 10%, ou seja 5 gotas de óleo essencial para ½ colher de sopa do óleo carregador (carreador).

Óleos essenciais para a Pele e beleza

oleos-essenciais-para-a-pele-e-beleza

A indústria da beleza é um empreendimento multibilionário que, infelizmente, produz itens cheios de agentes químicos e óleos hidrogenados, os quais podem ser tóxicos para o corpo.

A boa notícia é que você pode criar seus próprios produtos de beleza para a pele, que são muito mais eficientes do que qualquer produto convencional encontrado no mercado. Aqui estão alguns dos benefícios de determinados óleos:

  • Acalma a pele irritada: lavanda e camomila romana.
  • Reduz manchas de idade (sinais de envelhecimento): olíbano.
  • Engrossar o cabelo: alecrim e sálvia.
  • Proteção natural da pele com FPS: Helichrysum italicum (immortelle, erva-caril ou perpétuas-das-areias) e mirra.
  • Melhorar a acne: melaleuca (árvore do chá) e gerânio.

Aqui estão algumas das melhores receitas para você fazer seus próprios produtos de cuidados pessoais:

Óleos essenciais para o crescimento do cabelo

oleos-essenciais-para-fazer-o-cabelo-crescer

Os óleos essenciais para a perda de cabelo podem fazer uma diferença significativa, interrompendo o problema sem deixá-lo avançar. Os óleos de alecrim, lavanda e sálvia podem ajudar a engrossar naturalmente o cabelo, estimulando os folículos capilares.

A sálvia esclareia e a lavanda auxiliam no crescimento capilar, equilibrando os níveis de estrogênio, enquanto o óleo essencial de alecrim inibe a DHT (dihidrotestosterona), o que interrompe a perda de cabelo. Aqui está uma receita para parar a perda de cabelo com óleos essenciais:

  • 1 Coloque 10 gotas de óleo de alecrim e 5 gotas de óleo de lavanda em áreas diferentes da cabeça.
  • 2. Massageie gentilmente todo o escalpo por 2 minutos.
  • 3. Ponha uma toalha quente na cabeça e aguarde 20 minutos.
  • 4. Finalmente, lave o cabelo, com um shampoo caseiro, de preferência.

Caso queira, pode experimentar as seguintes receitas de shampoos caseiros: Shampoo de hortelã-pimenta e alecrim e Shampoo de coco e lavanda.

Repelente de insetos com óleo essencial

Os insetos, principalmente os pernilongos, causam muitos problemas em certas partes do mundo. Estas pragas podem arruinar as férias, churrascos e algumas ocasiões especiais. Para manter bem longe estas pestinhas pode fazer este repelente natural contra insetos, que funciona!

O que Procura?
Os 4 melhores Óleos Essenciais Antibacterianos

Infelizmente, a maioria das pessoas utilizam sprays comerciais que são altamente tóxicos, ao invés de usar repelentes naturais. Veja a lista dos óleos essenciais que repelem os insetos:

  • Capim-limão (Cymbopogon citratus).
  • Eucalipto (Eucalyptus).
  • Citronela (Cymbopogon nardus).
  • Hortelã-pimenta (Mentha x piperita).
  • Cravo da Índia (Syzygium aromaticum).

Passe estes óleos ou use em spray para repelir os insetos.

Kit de primeiros socorros natural

kit-de-oleos-essenciais-organicos

Ter um kit caseiro de primeiros socorros à mão é uma boa ideia para tratar feridas, picadas, queimaduras, dores musculares ou qualquer outro tipo de machucado do dia a dia.

Os óleos essenciais são largamente usados na medicina natural, mas sem os efeitos colaterais das drogas comerciais como a aspirina e os antibióticos.

Aqui estão alguns dos óleos essenciais mais comuns que todo mundo deveria ter em seu armário de remédios:

– Lavanda: para curar cortes, queimaduras, irritações, picadas, reduzir a ansiedade e ajudar a dormir após algum trauma.

– Hortelã-pimenta: para melhorar dor nas juntas, músculos, digestão, reduzir a febre, melhorar a sinusite, a asma, bronquite e ainda no alívio de dores de cabeça.

– Olíbano: cura hematomas, é anti-inflamatório, reduz cicatrizes, aumenta a imunidade e melhora o emocional.

– Melaleuca (árvore do chá): é antifúngico, antibacteriano, podendo ser usado para prevenir e reduzir infecções e limpar o ar de patógenos e alérgenos.

Outros óleos também são ótimos para ter à mão em casa, como o eucalipto, orégano e cravo-da índia.

Óleos essenciais para perda de peso

oleos-essenciais-para-perder-peso

Quando se trata de perda de peso, a maioria das pessoas entende que melhorar a dieta e fazer o tipo certo de exercício pode ajudar, e muito, na perda de peso.

Mas, com frequência as pessoas querem uma ajudinha extra, para ajudá-los a chegar ao peso ideal. Infelizmente, muita gente tenta usar, termogênicos, estimulantes e cafeína para perder peso, ao invés de utilizar remédios herbais.

Está provado que os quatro óleos essenciais seguintes auxiliam no emagrecimento:

O Óleo de toranja contém D-limonene, que é um composto encontrado nas cascas dos cítricos. Um estudo descobriu que suplementar D-limonene na dieta melhorou os níveis de enzimas metabólicas.

O Óleo de hortelã-pimenta demonstrou ajudar na perda de peso, pois suprime o apetite e melhora a digestão.

O Óleo de Canela ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue o que vai auxiliar na perda de peso e melhorar condições como diabetes.

O Óleo de Gengibre contém gingerol, o que possuí fortes propriedades anti-inflamatórias e aumenta a termogênese, melhorando o metabolismo.

Contra Indicações dos óleos essenciais

Uma vez que os óleos essenciais agem como fortes remédios naturais, existem algumas ocasiões onde não se recomenda o seu uso:

Gravidez: manjericão, canela, sálvia esclareia, cravo, cipreste, erva-doce, jasmim, junípero, manjerona, mirra, rosa, alecrim, salvia e tomilho.

Na maioria dos casos, estes óleos são muito saudáveis para uso, mas como eles podem afetar os hormônios, seu uso não é recomendável durante a gravidez.

Com Medicamentos para o Coração (afinadores do sangue): sálvia esclaréia (Salvia sclarea), cipreste, eucalipto, gengibre, alecrim, sálvia e tomilho.

No geral, a aromaterapia é uma maneira ótima e barata de promover a cura, relaxamento e bem-estar sem efeitos colaterais.

Grau e Qualidade dos óleos essenciais

qualidade-dos-oleos-essenciais

Esta é a coisa mais importante que você deve saber sobre os óleos essenciais que usa, a sua qualidade. Nem todos os óleos essenciais são ebaborados de maneira igual.

Na verdade, a grande maioria das marcas de óleos é péssima para a sua saúde, incluindo substâncias sintéticas nos seus produtos.

Quando comprar óleos essenciais tenha certeza que eles tenham certificado de pureza de nível terapêutico e sejam de uma marca de confiança.

Nunca use um óleo essencial ou espere qualquer benefício deste, a menos que seja um óleo essencial autêntico, de classe terapêutica.

Existem diferenças significativas entre os óleos sintéticos e os óleos essenciais puros. Os Óleos de grau terapêutico para receberem o Certificado de Pureza e Grau Terapêutico (CPTG), têm de ser puros, medicinais, e conter todos os compostos terapêuticos desejados.

Estes Óleos são normalmente feitos a partir de plantas cultivadas organicamente, e são cuidadosamente destilados às temperaturas apropriadas.

À medida que começamos a entender o verdadeiro poder dos óleos essenciais no domínio da saúde holística pessoal, cada vez percebemos melhor a necessidade de obter óleos essenciais cada vez mais puros!

Quais são os seus óleos essenciais favoritos? Que uso você faz deles? Aprendeu alguma coisa nova neste guia de óleos essenciais?

loading...

10. Novembro 2016 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *