Hamamélis

A Hamamélis é uma planta medicinal maioritariamente utilizada para tratamentos de pele, hemorróidas, varizes e diarreia. É extremamente útil também para a caspa, má circulação, dor nos pés, impurezas na pele, inchaço nas pernas, queimaduras, acne, amigdalite, cistos, dor de garganta, entorpecimento do olho e muscular, picadas de insetos e tensão muscular.

As partes utilizadas desta planta hamamélis são as folhas e a casca podendo ser administradas através de chá ou pomada.

Trata-se de uma planta que pode atingir os seis metros de altura e é encontrada sobretudo na América do Norte. As folhas da hamamelis são colhidas no Verão e os galhos e as cascas apenas no Outono ou até mesmo no Inverno.

Benefícios, Propriedades Medicinais e Indicações Terapêuticas

Apresenta diversas propriedades medicinais, podendo destacar-se as seguintes: adstringente, antibacteriano, anti-inflamatório, hemostático e sedativo.

As folhas da Hamamélis apresentam um perfume aromático, tendo como substâncias mais importantes os ácidos tânicos, flavonóides e o óleo essencial.

Os flavonoides produzem ação flebotônica e vasoprotetora que são muito úteis para a maioria dos casos de hemorroidas e varizes nas pernas. Ao juntar o óleo essencial e taninos fazem com que apresentem propriedades bacteriostáticas.

Os extratos de Hamamélis encontram-se disponíveis comercialmente em diversos locais, mas não se recomenda o seu uso interno, uma vez que a toxicidade por parte dos taninos ainda não foi testada completamente.

O conteúdo de flavonoides existentes na hamamélia auxiliam a restaurar vasos sanguíneos danificados e a sua atividade anti-inflamatória e anestésica faz desta planta um ingrediente a usar em diversos produtos para hemorroidas.

A Hamamélis destilada é aplicada em feridas, contusões, eczema, picadas, queimaduras, espinhas e pode encontra-la em qualquer farmácia.

Chá de Hamamélis

Se optar por chá coloque uma colher de cascas numa chávena com água fervida e deixe ficar durante dez minutos. De seguida pode aplicar compressas sobre as varizes ou então optar por beber duas a três chávenas de chá por dia.

Pode fazer o chá de Hamamélis com as folhas e os galhos que estão disponíveis comercialmente, mas a segurança do chá ainda não foi testada e em alguns casos pode provocar alergia de contato com a Hamamélis.

A Hamamélis também pode ser usada externamente sob a forma de pomada, gel ou cremes, para isso deve aplicar sobre as varizes e massajar sempre em sentido ascendente. Atualmente existem também vários shampoos que na sua composição apresentam substâncias de Hamamélis.

A Hamamélis não é indicada para pessoas que sofram de gastrite e úlcera gastroduodenal, porque pode acontecer que os taninos irritem a mucosa gástrica.

Atualmente a Hamamélis tem sido utilizada como um adstringente, que é feito através da destilação de casca e folhas, misturado com álcool e água.

Esta planta na medicina alternativa teve sempre grande utilidade, uma vez que pode ser compressa para tratamento de contusões, hemorroidas, flebite, inchaço e varizes e quando a Hamamélis é totalmente diluída pode ser aplicada como colírio para olhos doloridos. E em alguns casos também a Hamamélis destilada já serviu de aplicação junto com cubos de gelo para resolver problemas de contusões e inchaços.

Receba os novos artigos no seu email:

Em: Plantas Medicinais | 7 comentários

7 Comentários no Fórum

  1. onde posso comprar, ouvi dizer que é muito bom para insônia

  2. Onde se encontra essa planta??
    Obrigada

  3. Onde se pode encontrar? Obrigada

  4. As propriedades terapêuticas do chá são visíveis a cada dia.Quando utilizo as varizes diminuem e ficam menos doloridas. Acredito no poder curativo dos chás, pois se usados corretamente, produzem resultado.

  5. Tivemos uma experiência maravilhosa com o chá: Uma portadora de Ataxia Espino Cerebelar teve melhoras, na locomoção, após ingerir o chá, três vezes ao dia.

  6. Gostaria de saber onde comprar, e quanto custa

  7. olá gostaria de saber onde posso compra essa planta ??

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *