Helicobacter Pylori (bactéria no estômago que pode provocar úlceras e gastrite)

O Helicobacter pylori, ou H. pylori, é uma bactéria que se pode encontrar no revestimento mucoso da parede do estômago. A infecção pode estar associada à presença de úlceras ou de certas formas de gastrite, mas muitas vezes não há sintomas desta infecção.

Causas da Helicobacter pylori:

A comunidade científica tem algumas dúvidas sobre a forma como se pode estabelecer a infecção pelo H. pylori. Esta infecção pode ser adquirida na infância – é provavelmente o que sucede em Portugal – julga-se que através de contacto com pessoas infectadas. Em Portugal calcula-se que mais de 80% da população tenha infecção por H. pylori.

Sinais e sintomas da Helicobacter pylori:

Helicobacter pylori só por si não costuma causar sintomas. Pode no entanto estar associado a certas alterações que, essas sim, podem originar queixas. Dependendo da gravidade da infecção, poderá apresentar os seguintes sintomas, isoladamente ou em conjunto:

Sensação constante de enfartamento, inchaço e flatulência no estômago.
Ardor ou desconforto na zona do estômago ou sensação de indigestão.
Náuseas (enjoos) e vómitos frequentes e repetidos.
Dores de estômago antes ou depois das refeições.

Diagnostico do Helicobacter pylori:

Exames: Alguns dos seguintes exames são utilizados para saber se tem infecção pelo H. pylori.

Análises ao sangue: Usam-se para saber se teve contacto com o H. Pylori nos últimos meses. Estas análises podem permanecer positivas durante algum tempo depois de curada a infecção.

Teste Respiratório: É-lhe dado a ingerir um líquido ou um alimento especial, após o que deve soprar para um balão ou para dentro de um pequeno tubo. Procede-se então à análise do ar que acabou de expirar e os resultados indicam se há ou não H. pylori no seu estômago.

Biopsia endoscópica: Um endoscópio é um tubo comprido e flexível que, introduzido pela boca, permite examinar o interior do estômago. Através do endoscópio é possível retirar pequenos fragmentos (biópsias) do revestimento do estômago, os quais são enviados para análise. Esta análise, para além de outras informações importantes, permite detectar se existe H. Pylori.

Teste da urease: Este exame permite, a partir das biópsias colhidas por endoscopia, fazer uma detecção rápida da presença (ou não) de H. Pylori.

Prevenção e Cuidados a ter:

Deverá realizar o tratamento de acordo com as instruções do seu médico. Habitualmente uma semana de tratamento chega para curar a infecção. Não necessita de fazer dietas especiais nesta fase, sendo aconselhável que se abstenha de tomar medicamentos agressivos para o estômago até a infecção estar curada.

Riscos e Complicações da Helicobacter pylori

A infecção pelo H. Pylori está associada a um risco aumentado de úlceras duodenais e contribui para a persistência de certas formas de gastrite crónica. Algumas destas gastrites crónicas estão por sua vez associadas a um risco aumentado de tumores do estômago.

Tratamento do Helicobacter pylori

Há indicação para tratar a infecção por H. pylori se esta estiver (ou tiver estado) associada a alterações importantes no estômago ou no duodeno. Na maior parte dos casos não há vantagem em diagnosticar (ou tratar) a infecção por H. pylori se esta não se acompanha de sintomas ou de doenças associadas. Solicite ao seu médico mais informações acerca da infecção por H. pylori para que possa compreender os diferentes problemas e as diferentes possibilidades e indicações de tratamento. A infecção por H. pylori pode ser curada com antibióticos e com medicamentos que reduzem a acidez no estômago.

Helicobacter pylori: Classificação científica

Reino: Monera
Filo: Proteobacteria
Ordem: Campylobacterales
Família: Helicobacteraceae
Género: Helicobacter
Espécie: H. pylori
Nome binomial: Helicobacter pylori

 
Em: Outros Temas | 7 comentários

7 Comentários no Fórum

  1. ESTOU SENTINDO SINTOMAS QUE TALVEZ SEJA HPILOTY

  2. Seria possivel ver mais algumas imagens da bacteria h pylori?

  3. Sou diabetica e estou com medo de fazer a endoscopia, as pessoas falam tanta coisa sobre este exame.

  4. Estou com bacteria . e ja perdi 49 kilos. mas ja tomei os antibioticos. mas agora so vomito…

  5. TENHO ESTA BACTERIA JA PERDI 46 KILOS..
    E JA TOMEI OS ANTIBIOTICOS.. E AGORA SO VOMITO , COMO E VOMITO TD… NA SEI O QUE FAZER

  6. Se eu começar a tomar antibióticos antes de saber que não posso tomar é perigoso para minha saúde? Porque eu tomei por um mês e quando parei a dor voltou normalmente.

  7. Se a pessoa que tiver essa bactéria deixar de tomar o medicamento, o que poderá acontecer ?
    E o que leva essa bactéria virar um cancer ?
    Qual a alimentação apropiada ?

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *