Hemorragia

A hemorragia é a perda de grandes quantidades de sangue por um vaso sanguíneo, que pode ser uma veia ou uma artéria. Os três tipos mais comuns são a nasal, a estomacal e a pulmonar e podem ocorrer tanto externamente quanto internamente. O socorro deve ser imediato pois, dependendo da intensidade do sangramento, três a cinco minutos de hemorragia podem ser suficientes para causar a
morte, se não controladas.

HEMORRAGIA NASAL

As mais frequentes são as hemorragias nasais, tanto nos adultos como nas crianças. Elas podem surgir a partir de uma simples irritação num vaso sanguíneo nas narinas. Uma das razões é devido a forma de assoar o nariz, por isso, assoe com cuidado, sem fazer muita força. Uma pancada forte no local do nariz também pode desencadear o problema, bem como longos períodos de exposição em um ambiente com ar muito seco (viagens de avião, por exemplo).

Se, após pressionar por dez minutos o nariz, você perceber que o sangue continua a correr, procure um médico imediatamente. Nesses casos, é possível que um vaso sanguíneo maior, situado na parte de trás do nariz, tenha sido atingido. Se o caso for simples, o tratamento da hemorragia nasal é através de antibióticos, para prevenir o risco de sinusite (inflamação na face, nas cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos).

Já os mais graves, a indicação dos especialistas é a hospitalização – principalmente se o paciente for idoso e tiver arteriosclerose ou pessoas que tiveram traumatismo nasal grave. As hemorragias nasais provocadas por um traumatismo craniano são muito mais sérias do que as provocadas espontaneamente. Se a pessoa tiver sofrido um choque violento no nariz, como num acidente de trânsito, e após se queixar de fortes dores no local e a área lesada estiver inchada, é provável que o nariz esteja fraturado. Normalmente a hemorragia
cessa sozinha, mas será necessário consultar um otorrinolaringologista.

A atenção deve ser redobrada se a pessoa cair ou bater forte com a cabeça e, principalmente, se houver desmaios e hemorragias pela boca ou pelos ouvidos, pois ela pode ter fraturado o crânio. Neste caso, imobilize a vítima – é importante que a pessoa não mexa a cabeça. Em seguida, deixe o sangue correr naturalmente e retire, se houver, corpos estranhos na boca ou até mesmo prótese dentária – assim, você estará facilitando a respiração.

O que Procura?
Conheça 23 Sintomas da Abstinência Alcoólica

Se você tiver hemorragias nasais com frequência, consulte seu médico para investigar a causa. Podem ser por diferentes razões, como um vaso sanguíneo frágil, problemas na coagulação, alergias crônicas, tumores ou hipertensão, entre outras. E não se esqueça de informar ao especialista, caso você tome remédios regularmente para controlar a pressão.

HEMORRAGIA ESTOMACAL

A estomacal causa enjoo – Quando ocorre uma hemorragia estomacal, a pessoa tem náuseas antes da perda de sangue. Neste caso, deite-a de lado com a cabeça virada lateralmente e chame um médico.

Já a hemorragia pulmonar, você pode suspeitar pelo seguinte episódio: após acessos de tosse, sai sangue pela boca em golfadas. Para fazer o socorro imediato, coloque a pessoa deitada de lado com a cabeça mais alta que o corpo. E, deixe-a falar, tentando mantê-la
calma até a chegada do médico.

COMO CONTROLAR UMA HEMORRAGIA RAPIDAMENTE

Gelo e pressão nas laterais do nariz

1- Aperte com os dedos, por três a cinco minutos, as partes moles do seu nariz.

2- Aplique gelo no nariz. Isso ajuda a reduzir momentaneamente a circulação de sangue em caso de traumatismo.

3- Utilize, de preferência, um lenço de papel ou pano limpo para absorver o sangue.

4- Não use algodão, nem tecidos que soltem pelos, para estancar o sangue, pois um coágulo de sangue poderá ser formado e só notado após a retirada do algodão.

5- Fique atento para não pressionar a parte superior do nariz, que fica entre os olhos. A hemorragia, na maioria das vezes, se forma na parte mole, conhecida como cartilagem.

6- Sente-se e incline ligeiramente a cabeça para frente. Dessa maneira, fica mais fácil cuspir o sangue que acaba escorrendo para a garganta.

7- Não incline a cabeça para trás para evitar náuseas ou vômitos.

8- Evite que a criança chore. O ato aumenta o fluxo sanguíneo no rosto e a hemorragia piora.

loading...

10. Abril 2010 by admin

One Comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Qualquer movimento brusco pode romper as veias ou artérias?

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *