Hipersensibilidade

Hipersensibilidade é uma resposta exagerada do sistema imunitário a uma determinada substância química, quando esta entra em contato com o organismo.

hipersensibilidade

Enquanto que na maioria das pessoas, estas substâncias são inofensivas, provocando uma resposta normal, em algumas a sensibilidade é muito maior, provocando assim uma reação de defesa da parte do organismo.

A reação de hipersensibilidade ocorre geralmente imediatamente a seguir ao contato do agente alérgico com o organismo. Nestes casos, os sintomas aparecem logo. Contudo, há situações onde essa reação apenas se manifesta algumas horas ou dias após o contato com o alérgeno.

As reações de hipersensibilidade podem ocorrer em qualquer zona do organismo, seja na pele, nos olhos, ou mesmo em órgãos internos.

Dependendo da porta de entrada do alérgeno, assim irá ocorrer a reação alérgica. Se inalar a substância, a reação afetará os pulmões e as vias respiratórias. Se ingerir um alimento ao qual é intolerante, a reação ocorrerá no sistema digestivo.

Já se tiver contato direto entre a substância e a pele ou a mucosa dos olhos, a reação irá afetar essa área. Por fim, há ainda casos onde a reação de hipersensibilidade ocorre no sangue, decorrente de uma transfusão sanguínea onde se encontrava presente o agente alérgico.

Quando um indivíduo sabe que tem hipersensibilidade a determinadas substâncias, cabe a ele estar atento a tudo o que utiliza no dia-a-dia, de forma a prevenir o contato com esses alérgenos. Por exemplo, deve estar atento aos rótulos dos alimentos, conteúdo de medicamentos ou composição de produtos de higiene ou limpeza, entre outros.

Se ainda não sabe a que substâncias é alérgico, mas suspeita de que possui hipersensibilidade, então deve consultar um médico alergologista, de forma a fazer testes específicos.

loading...

11. Julho 2014 by Filipe

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *