Hortelã Pimenta – Benefícios e Propriedades do Chá

Descubra os beneficios da Hortelã pimenta e as suas propriedades medicinais. Esta maravilhosa planta tem como nome cientifico (Mentha piperita).

Recomenda-se em debilidades do estômago, cólicas e vómitos. Do mesmo modo que o alecrim e a cânfora, usa-se para irritações cutâneas e constipações, dores de cabeça e dor de dentes (mastigar a folha). As folhas da hortelã pimenta em chá (infusão), empregam-se contra a insónia e excitação nervosa.

Os talos triturados são eficazes contra picadas de insectos. As folhas frescas em infusão facilitam a digestão. É uma erva verde-intenso e aroma refrescante; é tónica, estimulante e estomacal. Actua sobre os nervos como um sedativo, cura as dores de dentes (uma gota de hortelã-pimenta num algodão sobre a carie), evita pés frios (pondo umas folhas de menta entre os pés e as meias).

Devolve o vigor a todos os órgãos, beneficiando os nervos, o coração, o aparelho digestivo (contra náuseas, fadiga, gases, úlceras), figado e pâncreas. É boa para o aparelho respiratório (tosse, asma, bronquite) e actua nas doenças infecciosas como bactericida e anti-séptico, é anestésica e ao mastigâ-Ia cura dores de gengivas e dentes.

FOTO DA PLANTA (PEPPERMINT)

Para feridas, inflamações, reumatismo, gota, etc., é um excelente remédio e pode ser um tratamento alternativo para o hirsutismo.

A hortelã pimenta não se deve consumir durante a gravídez, especialmente mulheres com história de abortos expontâneos, nem administtar a menores de cinco anos. É um bálsamo que regulariza as funções do estômago, do fígado, da vesícula biliar e dos intestinos. Combate espasmos estomacais, vómitos e cólicas.

Thé à La Menthe (CHÁ DE HORTELÃ PIMENTA) – RECEITAIngredientes
3 unidade(s) raminhos de hortelã
2 colher(es) de chá hortelã-pimenta
4 colher(es) de chá açúcar
Pinhões-do-líbano

Modo de preparo
Ponha os raminhos hortelã na jarra e despeje em cima um pouco de água fervente. Deixe um pouco em infusão e jogue fora a hortelã. Acrescente o chá-verde e água fervente suficiente para 4-6 pessoas e deixe em infusão durante 5 minutos. Adoce a gosto.

Acrescente alguns pinhões nas taças ou xícaras e coe o chá chiando de quente sobre eles. O Thé à La Menthe pode ser tomado a qualquer hora do dia.

Em: Plantas Medicinais | 6 comentários

6 Comentários no Fórum

  1. Uso hortelã pimenta na forma de suco, ou chá se forem folhas secas ,ajuda demais em diabetes o suco da folhas verdes com erva doce usem é marvilhoso um produto caro é feito dessa mistura chama snorvit , nao gastem faço o uso e a vida do diabetico será outra.
    Espero ter sido util.
    Att
    Ana

  2. O chá da Hortelã Pimenta diminui os pelos indesejáveis nas mulheres pelo fato de diminuir o hormônio masculino(testosterona). Isso é verdade?

  3. Boa tarde!

    Sempre gostei de conhecer as propriedades das plantas medicinais.

    Deus nos deixou fonte naturais para o tratamento das enfermidades de seus filhos!

    Gostei muito da matéria apresentada.

    Que deixemos o comodismo e venhamos utilizar os métodos naturais através das plantas para cura e economia no bolso, pelo altos preços dos medicamentos os quais muitas das vezes não resolvem os problemas das enfermidades, irradiando outras doenças.

    Atenciosamente,

    Elizonete.

  4. Bom dia adorei a matéria. Tenho vontade de fazer curso sobre plantas medicinais. vc sabe indicar alguns?

  5. A natureza está sempre pronta para atender as nossas demandas. Infelizemente o ser humano é incapaz de perceber isso e só faz destruí-la. Parabenizo pelo texto.

  6. Excelente o conteudo sobre essa maravilhosa planta,parabens!

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *