Ileostomia

Uma ileostomia é uma abertura do íleon na pele do abdómen (barriga). Esta abertura também se designa por estoma. O íleo é uma parte do intestino delgado onde os alimentos são absorvidos e as fezes começam a formar-se. Os intestinos vão do estômago até ao recto. O recto é o local onde as fezes se acumulam antes de sair do corpo através do ânus.

Com a ileostomia as fezes saem pelo estoma e são drenadas para uma bolsa. A bolsa encontra-se presa ao abdómen. As fezes são semi-líquidas. Os médicos dir-lhe-ão por quanto tempo terá de utilizar a ileostomia que poderá ser vitalícia ou durar um curto período de tempo.

Ileostomia – Cuidados

Terá de tratar da ileostomia em casa. Isto inclui esvaziar a bolsa quatro a seis vezes por dia. Será necessário trocar de bolsa em cada quatro a seis dias. Será necessário limpar a bolsa se esta for novamente utilizada. Também aprenderá a tratar do estoma e da pele em redor do estoma.

É possível utilizar diversos tipos de bolsas para a ileostomia. Com o decorrer do tempo terá de decidir que tipo de bolsa melhor se adapta ao seu corpo. Uma enfermeira ou um médico especializados no tratamento de ostomias poderão ensiná-lo a tratar da ileostomia.

Lidar com a situação: Poderá sentir vontade de aderir a um grupo de apoio para pessoas com ileostomias. O grupo de apoio poderá fornecer-lhe a si e à sua família apoio e informações relativas à ileostomia. A enfermeira de ostomia pode ajudá-lo a encontrar um grupo de apoio na sua área de residência.

 
Em: Outros Temas | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *