Inalação de Vapor com Óleo Essencial de Eucalipto: Efeitos Colaterais e Contra Indicações

A inalação de vapor é um remédio muitas vezes usado para aliviar sintomas como congestão nasal em pessoas com infecções do trato respiratório superior. Além de limpar o congestionamento e o muco, o calor ajuda supostamente a matar o vírus do resfriado.

Alguns praticantes da Medicina Alternativa sugerem a adição de uma ou duas gotas de óleo essencial de eucalipto (Eucalyptus globulus) em água quente para fazer uma inalação de vapor. Quando inalado, pensa-se que o óleo de eucalipto ajude a soltar muco.

O Óleo Essencial de Eucalipto não deve ser ingerido, aplicada diretamente na pele, ou utilizado em excesso.

Como fazer a inalação de valor

inalacao-de-vapor-com-oleo-essencial-de-eucalipto

Ingredientes e utensílios necessários:

  • Chaleira (bule)
  • Água
  • Óleo essencial de eucalipto (Eucalyptus globulus)
  • Toalha grande
  • Bacia ou outro recipiente para adicionar todos os ingredientes

inalacao-de-vapor-com-eucalipto

1. Encha a chaleira com água e ferva-a.

2. Coloque uma bacia sobre uma superfície estável, uma mesa por exemplo.

3. Despeje cerca de quatro a seis copos da água que ferveu na bacia.

4. Adicione uma ou duas gotas de óleo essencial de eucalipto na água da bacia.

5. Cubra a cabeça com a toalha. Não aproxime o rosto muito perto da água (veja a imagem acima)

6. Feche os olhos e respire o ar umidificado. Realize o procedimento durante 10 minutos, fazendo algumas pausas se assim o desejar.

7. Se começar a sentir o rosto muito quente ou desconfortável, retire a toalha.

O que dizem as Pesquisas sobre a inalação de vapor

oleo-essencial-de-eucalipto-biologico

Em 2013, um relatório publicado na Cochrane Database of Systematic Reviews analisou seis ensaios clínicos randomizados que foram publicados anteriormente e verificou que a inalação de vapor não mostra qualquer benefício consistente no tratamento dos sintomas do resfriado.

Efeitos colaterais e Segurança

Ao realizar uma inalação de vapor, existe o risco de queimadura causada pelo vapor ou pela água fervente. O relato de caso publicado no Journal of Emergency Medicine em 2014 descreve uma criança que sofreu lesões nas vias aéreas e epiglotite após a inalação de vapor. Os lactentes, crianças e adultos mais velhos podem não responder adequadamente ao calor, portanto é necessária muita cautela.

O que Procura?
Hepatite C: 8 Tratamentos Naturais para Controlar os Sintomas

Devem ser tomados alguns cuidados quando se utiliza o vapor quente, e devido à falta de provas sobre os seus benefícios para este fim, o ideal será falar com seu médico antes de fazer uma inalação de vapor.

Outros efeitos colaterais da inalação de vapor podem incluir dores de cabeça, tonturas, náuseas, cansaço e desconforto nasal e irritação.

As crianças e os animais de estimação devem ser mantidos longe de recipientes de água quente para evitar escaldões e queimaduras.

Não adicione mais do que os valores sugeridos de óleo de eucalipto (1 a 2 gotas).

Contra Indicações

Algumas pessoas devem evitar a inalação de vapor de eucalipto, tais como pessoas com doenças cardíacas, distúrbios do sistema nervoso central, e mulheres grávidas. O óleo de eucalipto não deve ser tomado internamente, ou aplicado diretamente na pele.

Os recipientes que contêm o líquido devem estar claramente identificados e não devem ser deixados sem vigilância. Elimine o líquido imediatamente após o uso para evitar a ingestão acidental.

Tenha em mente que é essencial consultar o seu médico se você está tendo qualquer tipo de sintomas. Evite o auto-tratamento com medicamentos e remédios naturais, pois podem ser extremamente prejudiciais para a sua saúde.

Recursos

Singh M, Singh M. Heated, humidified air for the common cold. Cochrane Database Syst Rev. 2013 Jun 4;6:CD001728. doi: 10.1002/14651858.CD001728.pub5.

loading...

12. Outubro 2016 by admin

One Comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Saudações..
    Tomei por iniciativa propria, fazer o uso de óleo de eucalipto com óleo de menta e mel para adoçar essa mistura, isso com duas finalidades; para a garganta, vezes irritada e para halitose. Uso faço gotas na língua várias vezes ao dia, simples gotas.

    Há algum mal nesse procedimento? Fórmula oferece risco mesmo sendo produtos 100 % naturais?? Quais são os riscos??
    Sem mais, grato

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *