Incompetência istmo cervical

A incompetência istmo cervical, incompetência cervical uterina ou um cérvix incompetente é um cérvix (colo do útero) que começa a dilatar prematuramente, sem que se verifiquem dores ou contracções, mais frequentemente no 2º trimestre da gravidez. Poderá correr um risco mais elevado de interrupção da gravidez (aborto espontâneo) se não receber tratamento para um cérvix incompetente. Paralelamente, o bebé poderá nascer antes do tempo e vir a ter problemas de saúde ou, inclusivamente, morrer.

Causas da incompetência cervical :

O médico poderá desconhecer a causa subjacente a um cérvix incompetente. Não há nada, porém, que possa ter feito de errado para originar um problema de tal natureza neste órgão. Poderá ter incompetência cervical se tiver tido um parto difícil aquando de uma gravidez passada. Uma raspagem uterina ou uma cirurgia ao colo uterino poderão ser causa de um cérvix incompetente. Poderá sofrer deste problema se tiverem administrado à sua mãe, enquanto ela estava grávida de si, um medicamento designado por dietilestilbestrol. Por outro lado, poderá já ter nascido com um cérvix incompetente sem que haja nenhuma razão específica para tal.

Sinais e sintomas da incompetência cervical :

É possível que não sinta nada nem detecte quaisquer sintomas de incompetência istmo cervical. Se estiver grávida e o cérvix incompetente não for devidamente tratado, poderá começar a ter uma hemorragia. Por outro lado, a sua bolsa das águas poderá romper, desencadeando, assim, um aborto espontâneo. Provavelmente, não sentirá dores nem cãibras, como acontece num aborto espontâneo normal.

Cuidados a ter:

Deverá contactar o seu médico ou recorrer ao serviço de urgência se:

Tiver uma hemorragia vaginal durante a gravidez.
Suspeitar de rotura da bolsa das águas.
Tiver febre acima dos 38ºC.
Sentir arrepios, tosse, fraqueza e dores. Estes sinais poderão indiciar uma infecção.
A sua pele estiver pruriginosa, inchada ou apresentar uma erupção cutânea. A sua medicação poderá estar na origem destes sintomas, o que poderá significar que é alérgica a ela.
Tiver quaisquer questões ou preocupações acerca da sua gravidez, do cérvix incompetente ou da medicação.

Riscos e Complicações da incompetência cervical:

Existem riscos associados aos tratamentos para o cérvix incompetente. Porém, se optar por não se submeter a qualquer cirurgia, poderá verificar-se um aborto espontâneo, não obstante o repouso e a medicação. Existem ainda riscos associados à cirurgia de encerramento do cérvix. Você ou o seu bebé poderão apanhar uma infecção. O colo uterino poderá entrar em ruptura se os pontos não forem removidos antes que você entre numa fase mais adiantada do trabalho de parto. Consulte o médico se estiver preocupada ou se tiver quaisquer questões acerca da sua medicação ou tratamento. A sua bolsa das águas poderá rebentar, fazendo com que entre prematuramente em trabalho de parto.

Tratamento da incompetência istmo cervical :

Poderá necessitar de repouso absoluto durante os últimos 4 a 6 meses da gravidez. O médico também lhe poderá prescrever uma medicação para evitar as contracções. Poderá necessitar de se submeter a uma cirurgia para encerrar o cérvix (cerclagem cervical), o que ajudará a evitar um aborto espontâneo. Também poderá efectuar a cirurgia antes de engravidar para corrigir o cérvix anómalo.

Cabe-lhe a si e ao seu médico decidir se deverá dar à luz através da vagina ou mediante uma cirurgia designada por cesariana. Se não estiver a planear ter mais filhos, o médico removerá os pontos antes ou pouco depois de você entrar em trabalho de parto. Alternativamente, os pontos poderão ser deixados no lugar, optando-se pela cesariana.

Em: Gravidez | 21 comentários

21 Comentários no Fórum

  1. Olá pessoal,

    Amanhã completo 17 semanas e com 14 realizei a cerclagem. Esta é minha segunda gestação e estou muito confiante que desta vez tudo vai dar certo.
    Sinto muito medo todos os dias mas vou seguindo com fé e esperança.
    Desejo uma boa sorte a todas nós e que possamos ser abençoadas com a graça de ser mãe.

  2. oi meninas, estou muito triste, pois eu estava com seis meses no dia 19 de agosto iria fechar sete meses, mas infelizmente tive um parto inesplicavel dia 17 de agosto minha filinha nasceu as seis e quinze da manha com 590g, perfeita, mas nasceu já falecida! minha segunda gestação, a primeira nao sabia q estava gravida e perdi com 10 semanas, hj a dor é inexplicável, tive q enterrar minha princesa no dia seguinte, nasceu de parto normal, ainda nao caiu a ficha! nao sei o que fazer, tudo me lembra ela! era a cara do meu marido, igualzinha, mas com essa tragedia descobri que tenho IIC vou começar a tratar semana q vem q já vou estar mais forte pra sair e com coragem de ver todos! estou super insegura e com medo, mas vou isso por ela e sei que ela é um anjinho no céu e que está bem melhor do que se estivesse comigo! é isso, meninas, pesquisem bem, esse problema faz com que o utero tenha dilatações sem ser percebidas entao peçam pra fazer eco transvaginal já no quinto mes!

  3. Oi, minha primeira gravidez foi interrompida quando estava faltando 10 dias para fechar seis meses de gestação, eu não sabia do problema, tiver que enterrar meu anjinho Luiz Henrique em 1 de abril de 2009, em 2010 engravidei da minha filha Heloisa, tive descolamento da placenta com 6 semanas, mas consegui reverter a situação fique de repouso absoluto, absoluto mesmo q nem saia da cama para minhas necessidades fisiológicas, com 14 semanas fiz a circlagem e foi um sucesso, mantive o repouso total e em 11 de agosto nasceu forte e saudável!!, hj estou grávida de novo, mas já me preparando pra encarar essa jornada, mas muito feliz!!!

  4. tive uma menininha que nasceu com apenas 23 semanas, pq tenho IIC, ela sobreviveu apenas, 3 dias. 3 meses depois engravidei novamente, e assim que descobrir fiquei de repouso absoluto, quando eu falo absoluto, foi absoluto mesmo, não me levantava nem pra fazer as necessidades fisiologicas, usava a cumadre. Com 19 semanas de gestação fiz a cerclagem. E então conseguir levar a gravidez até 29 semanas e 3 dias. E então nasceu minha guerreira YASMIN ESTER, ela ficou internada 1 mês e meio, mas saiu super saudável. Hoje ela tem 4 aninhos e é perfeita, nem parece ser prematura.

  5. oi meninas, meu nome e Daiane tive um aborto tardio de 19 semanas era um menino, descobri que perdi porque tinha iic, depois de um tempo engravidei novamente consegui levar a gravidez ate 30 semanas tive uma menina Gabrielle, nasceu com apenas kg1,600, hoje ela ja vai completar 7anos e uma graça de DEUS, linda perfeita, nao desistao dos seus sonhos tudo dara certo no final.

  6. também tive 3 abortos,agora tenho medo de engravidar tenho 34 anos!!Sonho muito em ser mãe! mais o medo de tentar de novo é maior do que meu sonho!!Estou fazendo tratamento para os cistos!!

  7. Tenho 25 anos e tive aborto de 5 gravidez e não tenho filho e sofro muito a cada dia que escuto quando alguém da minha família esta gravida e quero muito ser mãe.

  8. Ola! me chamo talita tenho 21 anos. Hoje faz15 dias que perdi meus anjinhos, Arthur e Emanuelly estava com 23 semanas de gestacao quando acordei com um sangramento nesse dia iria fazer a morfologica,fiz a morfologica e descobri q estava com descolamento de placenta,mas o medico falou para eu ficar em repouso e em alguns dias o sangramenti iria parar.fiquei enternada e quando fui banhar passei a mao nas minhas parte intimas e senti a bolsa, o medico chegou e me deu a triste noticia q meus bebes estavam nascendo me levaram para o centri cirurgico e la tive meus anjinhos a EMANUELLY nasceu primeiro ela tinha morrido a duas horas e em seguida nasceu o ARTHUR ele ainda pideria ter chance se fizessem massagem cardiaca,porem nao tinha UTI para ele.no dia seguinte enterrei meus filhos foi uma dor muito grande ,mas cinfio em um DEUS que tudo pode nao cai uma folha da arvors senao for permissao de Deus.Tenho certeza que outris virao.vou precusar fazee uma cerclagem,pois tenho insuficiencia istimo cervical.Quero dizer a vc que tbm perdeu seu anjinho tenha fe em Deus ele te concedera o que deseja seu ciracao descanse em Deua e em breve o seu milagre vai chegar.eu sei o quanto doi,mas Deus ira escrever uma nova historia assim comi o senhor concedeu um filhi a Ana ele tbm concesera a voce.ja deu tudo certo.

  9. Ola meninas , tive dois abortos restido um com 8 semanas e o segundo foi sem embriao meus exames deu insuficiencia a instimo cervical ,estou pensando em engravidar mas estou cim muito medo o medic disse qe a cerclagem ja e certo de ser feito mas se perdi com 8 semanas sera que seria isso mesmo todos meus exames deram normais so esse mesmo qe deu a incopetencia estou nervosa alguem tem algo parecido por avr m responda.

  10. Olá meninas tenho 31 ano IIC, nunca tive aborto e tenho menino lindo de 3 anos e meio o Davi, tive algumas complicações no começo e fiquei bastante interna e de repouso mas pela a Graça do JEsus maravilhoso apesar de ter- lo prematuro ele nasceu saudável e muito grande 3,200 e 48 cm, DEus o foco principal em tudo na vida do Davi se nao ele nao sei o que seria. Hoje estou gravida novamente e bem feliz e tranqüila. Mas tenha fé em Jesus que ele maravilhoso nao tem outro igual.

  11. Tenho 17 anos,engravidei e passei no começo por situações difícies,pois a familia nao aceitava muito, ate que felizmente todos me apoiaram e eu estava super bem com minha familia e o pai do meu bebe.. levei ate os 5 meses,uma gravidez perfeita,tudo bem comigo e com a criança,ate que no dia ki completavam 5 meses,foi fazer o ultra e descobrir que meu bebe era um MENINÃO,fiquei mt feliz,era meu sonho !! no mesmo dia levei meu ultra ate a minha medicaa e ela disse que estava tudo ótimo,ate que me examinou como de costumei e meu deu a triste noticia que meu útero estava dilatado 4 cm,me encaminhou para fazer a cerclagem,mas ja n dava tempo segundo outros médicos,me deram alta e pediram repouso absoluto,mesmo assim n me deram chances de um nascimento.. passaram 2 dias eu voltei para o hospital ja sentindo muitas dores e foi inevitável conseguir segurar meu bebe, e o perdi,descobrindo que tenho imcopetencia cervical q foi descoberta tarde de mais.. fiquei mt triste, hj ja estou melhor e conformada,pq tudo acontece pela vontade do SENHOR e eu intendi isso.. não sao meus planos engravidar por agora, estou nova e tenho mt pela frente,mais ainda vou ser mãe um dia,com Fé em Deus.. ACREDITEM.. Deus abençõe todas nós.

  12. bom,meninas,tenho 19 anos estava gravida de 31 semanas quando começei a sentir contrações fui ao medico e fiquei internada ,pois o colo do meu utero estava 2 cm dilatado me deram medicamentos para segurar o parto o maximo possivel,mais não funcionou tive minha fillha de 31 semanas e 5 dias, infelizmente ela faceleu no seu segundo dia de vida por negligencia medica,pois não me deram injeção de corticoide para terminar de amadurecer o pulmão do bebe,e na utin deram varios remedios fortes que ocarionaram varios problemas levando-a a óbito.muito triste pois a perdir há 13 dias não consigo me conformar com a minha perda , mais como todas tambem quero engravidar novamente,não sei a causa do parto prematuro,pois os meus exames e utrasons estavam todos bons sem nenhum problema, minha filha e eu estavamos com a saude perfeita 2 dia antes do nascimento dela foi feita uma ultra e a medica me disse q estava tudo bem.muito triste mais seguindo a vida,só peço a deus que me ajude e ajude todas as futuras mães que já sofreram com a perda.

  13. estou nessa batalha ha 12 anos, ja tive 8 abortos,fiz sutura e repouso e nao deu certo.descansei por uns 3 anos e há 2 anos recomecei a tentativa de ter filho,surgiu novo problema nao consigo engravidar.forca para as meninas batalhadoras.bjs

  14. Para todas as mamães ou futuras mamães, eu deixo o meu recado. Também perdi 2 filhos, 1ª gestação com 17 semanas, 2ª gestação com 23 semanas no qual havia feito cerclagem. Sou evangélica e nada pode abalar a minha fé, e nem a fé de vocês. Creia em Deus, pois Ele é o médico dos médicos, o poder da vida e da morte está em suas mãos. Lázaro ressuscitou depois de 4 dias, eu creio nisto, e você? – Crê? Então, não se desanime, o Senhor Jesus criou a família, e termos filhos é algo que já nasceu no coeração de Deus mesmo antes de nascermos. Tenho certeza que ao ler estas palavras, o Senhor Jesus falará em seu coração. E o seu filho será testemunho vivo de que o Senhor nos escolheu desde o ventre de nossas mães. Deus os abençoe. Ana

  15. tenho 44 anos, e já perdi 4 gravidez, sofri muito, mais apesar de tudo desejo
    muito ser mãe, tenho IIC, e já fiz 3 cerclagem, tenho vontade de engravidar de novo
    mais tenho muito medo.

  16. Olá meu nome é nathalia , tenho 18 anos e com 24 semanas tive um pequeno sangramento então bati uma ultra e descobri que tenho sinais de incompetência istmo cervical , optei pelo repouso absoluto e estou tomando inibina , agora acabo de completar 6 meses , e no dia 19/09 farei no hospital medicação betametasona . bom gostaria de saber se corro risco de aborto ? e se meu bebe pode nascer com problemas de saude , devido as circunstancia ? quais ? agradecida nathália

  17. Olá, meu nome é Valéria, tenho 34 anos e tenho IIC, o qual foi diagnosticado após a perda do meu primeiro filho, e eu estava com 23 semanas de gestação.
    Na segunda gestação, com 11 semanas, eu realizei a cerclagem e consegui levar a gestação até 36 semanas, e graças a Deus, deu tudo certo. Hoje minha filha tem 06 anos e tenho muito interesse em ter mais um filho, mas tenho medo. Quero saber mais sobre como corrigir o cérvix anómalo.
    Abs,
    Valéria de Moraes

  18. Tenho 30 anos, fui diagnosticada com incompetencia istmo cevical a 6 anos, apos 2 abortos o 1º a dez anos estava com 15 semanas, e 2º a 7 anos estava com 21 semanas, na 3ª gestação ( quando ja havia descoberto) fiquei gravida novamente fiz uma cerclagem na 12º semana porem não deu certo minha filha nasceu com 24 semanas, ficou 3 meses no hospital e esta bem graças a Deus. Porem a 1 ano e meio engravidei novamente fiz cerclagem de novo e não deu certo estava na 22 ª quando nasceu meu filho porem nao sobreviveu. diante de tudo isso fique bastante interessada na cirurgia para corrigir este problema e gostaria de informações. muito obrigada

  19. Já sofri 7 abortos… até parece conta de mentiroso… estou á procura de tratamento tenho IIC, o último aborto foi no dia 18 de junho, com 14 semanas, nunca fiz nenhum tratamento específico, por favor me orientem…

  20. TENHO 29 ANOS, TIVE 3 ABORTOS ESPONTANEOS E SÓ NO ULTIMO DESCOBRIR QUE TENHO INSUFICIENCIA ISTMO CERVICAL, NA ÉPOCA TINHA 18 A 21 ANOS, JÁ SE PASSARAM 8 ANOS, GOSTARIA MUITO DE TER FILHOS, GOSTARIA DE SABER SE A POSSIBILIDADE DE TENTAR UMA NOVA GRAVIDEZ. SE TEM COMO VENCER ESSE PROBLEMA.

  21. Tenho 32 anos e tive aborto de 4gravidas consecutivas 5,6 e 4meses nao tenho filho e a idade nao me perdoa. Peço ajuda aquem conhecer a materia do que devo fazer para ultrapassar esta situação. Cecilia das dores

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *