Incompetência istmo cervical

A incompetência istmo cervical, incompetência cervical uterina ou um cérvix incompetente é um cérvix (colo do útero) que começa a dilatar prematuramente, sem que se verifiquem dores ou contracções, mais frequentemente no 2º trimestre da gravidez. Poderá correr um risco mais elevado de interrupção da gravidez (aborto espontâneo) se não receber tratamento para um cérvix incompetente. Paralelamente, o bebé poderá nascer antes do tempo e vir a ter problemas de saúde ou, inclusivamente, morrer.

Causas da incompetência cervical :

O médico poderá desconhecer a causa subjacente a um cérvix incompetente. Não há nada, porém, que possa ter feito de errado para originar um problema de tal natureza neste órgão. Poderá ter incompetência cervical se tiver tido um parto difícil aquando de uma gravidez passada. Uma raspagem uterina ou uma cirurgia ao colo uterino poderão ser causa de um cérvix incompetente. Poderá sofrer deste problema se tiverem administrado à sua mãe, enquanto ela estava grávida de si, um medicamento designado por dietilestilbestrol. Por outro lado, poderá já ter nascido com um cérvix incompetente sem que haja nenhuma razão específica para tal.

Sinais e sintomas da incompetência cervical :

É possível que não sinta nada nem detecte quaisquer sintomas de incompetência istmo cervical. Se estiver grávida e o cérvix incompetente não for devidamente tratado, poderá começar a ter uma hemorragia. Por outro lado, a sua bolsa das águas poderá romper, desencadeando, assim, um aborto espontâneo. Provavelmente, não sentirá dores nem cãibras, como acontece num aborto espontâneo normal.

Cuidados a ter:

Deverá contactar o seu médico ou recorrer ao serviço de urgência se:

Tiver uma hemorragia vaginal durante a gravidez.
Suspeitar de rotura da bolsa das águas.
Tiver febre acima dos 38ºC.
Sentir arrepios, tosse, fraqueza e dores. Estes sinais poderão indiciar uma infecção.
A sua pele estiver pruriginosa, inchada ou apresentar uma erupção cutânea. A sua medicação poderá estar na origem destes sintomas, o que poderá significar que é alérgica a ela.
Tiver quaisquer questões ou preocupações acerca da sua gravidez, do cérvix incompetente ou da medicação.

Riscos e Complicações da incompetência cervical:

Existem riscos associados aos tratamentos para o cérvix incompetente. Porém, se optar por não se submeter a qualquer cirurgia, poderá verificar-se um aborto espontâneo, não obstante o repouso e a medicação. Existem ainda riscos associados à cirurgia de encerramento do cérvix. Você ou o seu bebé poderão apanhar uma infecção. O colo uterino poderá entrar em ruptura se os pontos não forem removidos antes que você entre numa fase mais adiantada do trabalho de parto. Consulte o médico se estiver preocupada ou se tiver quaisquer questões acerca da sua medicação ou tratamento. A sua bolsa das águas poderá rebentar, fazendo com que entre prematuramente em trabalho de parto.

Tratamento da incompetência istmo cervical :

Poderá necessitar de repouso absoluto durante os últimos 4 a 6 meses da gravidez. O médico também lhe poderá prescrever uma medicação para evitar as contracções. Poderá necessitar de se submeter a uma cirurgia para encerrar o cérvix (cerclagem cervical), o que ajudará a evitar um aborto espontâneo. Também poderá efectuar a cirurgia antes de engravidar para corrigir o cérvix anómalo.

Cabe-lhe a si e ao seu médico decidir se deverá dar à luz através da vagina ou mediante uma cirurgia designada por cesariana. Se não estiver a planear ter mais filhos, o médico removerá os pontos antes ou pouco depois de você entrar em trabalho de parto. Alternativamente, os pontos poderão ser deixados no lugar, optando-se pela cesariana.

19. Abril 2011 by admin

22 Comentários no Fórum

  1. Olá meninas meu nome é paloma tenho 24 anos descobri ano passado que tenho iic com 3 meses de gestação fiquei internada e fiz vários exames os médicos me passaram um remédio para aplicar toda noite diretamente no colo do útero e é claro repouso absoluto com 34 semanas de gestação tive ruptura alta de bolsa e tentarão induzir parto normal porém o remédio que me foi passado para segurar acabou segurando e não pude ter de parto normal e então os médicos optarão pela cezariana e então nasceu minha princesinha com 2,690 e45cm e graças a Deus ela hoje está com um ano e quatro meses linda e sapeca. A e detalhe básico tenho também um lindo menino que nasceu de 32 semanas com o mesmo peso da menina e que eu só soube o por que ele nasceu tão prematuro na gravidez da menina pois não consegui fazer pré natal dele por que descobri tarde a gravidez e não tive as dores de parto dele devido a iic mas agradeço a Deus os meus dois tesouros enviados por ele por isso eu falo para todas que sofrem com iic tenhão fé pois Deus sempre estará a seu lado e ele sabe o que faz bjus xau

  2. Olá pessoal,

    Amanhã completo 17 semanas e com 14 realizei a cerclagem. Esta é minha segunda gestação e estou muito confiante que desta vez tudo vai dar certo.
    Sinto muito medo todos os dias mas vou seguindo com fé e esperança.
    Desejo uma boa sorte a todas nós e que possamos ser abençoadas com a graça de ser mãe.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *