Insulina

O que é a insulina?

A insulina é uma hormona produzida pelo pâncreas. A insulina age como uma “chave” para transportar o açúcar do sangue para dentro das células, para ser utilizado como energia. As pessoas com diabetes tipo 1 produzem pouca ou nenhuma insulina. Têm de receber injecções de insulina todos os dias. Por vezes, as pessoas com diabetes tipo 2 também têm de receber injecções de insulina. A insulina não pode ser administrada em comprimidos, pois seria destruída pelos ácidos no estômago. Por causa disso tem de ser administrada através de uma injecção.

Pode-se obter a insulina a partir de animais, bactérias e leveduras. A insulina animal é proveniente da vaca ou de porco. A insulina humana é produzida a partir de uma bactéria ou levedura num laboratório e é o tipo mais utilizado actualmente no mundo o único utilizado em Portugal. Cabe aos médicos decidir qual é o tipo de insulina mais apropriado para o seu caso. Nunca mude de uma marca ou tipo de insulina para outra sem falar primeiro com o médico. De igual modo, não mude da insulina animal ou humana para outro tipo sem falar primeiro com o seu médico (se viver em países que disponham dessas insulinas).

Quais são os tipos de insulina que existem?

Existem vários tipos de insulina. Cada tipo é diferente dependendo do seu início de reacção (o tempo que demora a fazer efeito no sangue). Cada tipo diferente de insulina tem um ponto máximo e uma duração diferentes. O ponto máximo é quando a insulina está a fazer mais efeito e a duração é o tempo durante o qual faz efeito. O quadro a seguir descreve os tipos comuns de insulina e a forma como funcionam. A maioria das pessoas utiliza uma combinação de 2 ou mais tipos de insulina em 2 a 3 injecções por dia. A seguir estão os tipos de insulina com a descrição do seu início de reacção, do ponto máximo, e da duração.

O que Procura?
Acamados - Escolha do revestimento para colchões

Regular

Início de reacção: 30 a 60 minutos
Ponto máximo: 2 a 3 horas
Duração: 4 a 6 horas

NPH

Início de reacção: 2 a 4 horas
Ponto máximo: 4 a 10 horas
Duração: 14 a 18 horas

Lente

Início de reacção: 3 a 4 horas
Ponto máximo: 4 a 12 horas
Duração: 16 a 20 horas

Lispro (Humalog)

Início de reacção: menos de 15 minutos
Ponto máximo: 30 a 90 minutos
Duração: menos de 5 horas

Insulin Aspart (Novolog)

Início de reacção: 15 minutos
Ponto máximo: 45 a 90 minutos
Duração: 3 a 5 horas

70/30 (humana) mistura de 70% de NPH e de 30% de insulina regular

Início de reacção: 15 a 30 minutos
Ponto máximo: 2 a 3 horas e 8 a 12 horas
Duração: 18 a 24 horas

As acções podem variar com o tipo de insulina que utilizar. As acções também são afectadas pela zona do corpo onde injecta a insulina. E, as acções variam de acordo com a forma como se auto injecta (técnica de injecção). O exercício e a dieta também podem afectar o início da reacção, o ponto máximo, e a duração da insulina.

Qual é o aspecto da insulina e como é que é medida?

Pergunte ao seu médico que tipo de insulina é que precisa, quanto é que precisa, durante quanto tempo é que precisa, e que seringa deverá utilizar.

A insulina regular e a rápida são claras. A insulina intermédia e de efeito a longo prazo tem uma cor semelhante a leite ou turva.

A insulina é medida em unidades. Está disponível em”U100″ ou “U500”. U100 é a mais comum e tem 100 unidades de insulina em 1 cc (ml) de solução. Deverá injectar insulina U100 com seringas U100. A insulina U500 tem 500 unidades de insulina em 1 cc. E, deverá utilizar seringas U500 para a insulina U500. Leia com atenção o frasco de insulina para ter a certeza que está a tomar o tipo correcto de insulina.

O que Procura?
Psyllium (Plantago) e Emagrecimento

As seringas de insulina vêm com 2 tamanhos diferentes. Utilizará uma seringa de 3/10cc ou uma seringa de 1/2cc de insulina (as mais frequentes), dependendo da forma como toma a insulina.

Estão disponíveis seringas (canetas) pré-cheias.

Como é que guardo a insulina e tenho a certeza que é seguro utilizá-la?

Pode guardar a insulina no frigorífico num local fresco, seco e à temperatura ambiente. Um frasco aberto permanece válido durante 30 dias num local fresco e seco fora do frigorífico. Não deixe que a sua insulina fique demasiado quente ou demasiado fria. Os frascos abertos que sejam guardados no frigorífico estão bons durante três meses.

Guarde os frascos de insulina fechados no frigorífico. Quando comprar mais insulina rode o stock (mude os fracos), para que utilize primeiro os fracos mais antigos. Os frascos fechados estão bons até terminar a data de validade na caixa ou no frasco. Verifique as datas de validade no frasco antes de o utilizar. Não use insulina que esteja fora do prazo de validade.

NUNCA congele a insulina. Se a insulina tiver sido congelada ou exposta a temperaturas muito quentes (superior a 37°C), deite-a fora.

Se a insulina intermédia e de efeito a longo prazo tiver partículas pequenas, brancas e duras que não se misturam, deite-a fora. Também a deverá deitar fora se parecer “gelada” e se ficar colada aos lados do frasco.

A insulina regular deverá estar sempre clara. Não utilize insulina regular que pareça turva.

Guarde sempre um frasco suplente de cada tipo de insulina. Mantenha a insulina normal num local de fácil acesso, para o caso de uma emergência ou nos dias em que esteja doente. Isto é importante, mesmo no caso de não precisar de tomar insulina todos os dias.

O que Procura?
Emagrecer em 2 meses
loading...

23. Fevereiro 2011 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *