Ipeca (Ipecacuanha)

A Ipeca é uma maravilhosa erva medicinal reconhecida em todo o mundo não só na medicina homeopática (homeopatia) como também pelo seu famoso xarope, sendo que é também designada por Ipecacuanha que significa “planta de doente de estrada”.

Trata-se de uma planta que pode atingir os 30 cm de altura com apenas 2 anos e meio de idade. É originária de regiões húmidas, sobretudo das florestas tropicais da América, com especial destaque no Brasil, Venezuela, Equador, Bolívia, Colômbia e Peru.

Benefícios, Propriedades Medicinais e Indicações Terapêuticas

A parte utilizada da planta na maioria dos casos é a raiz, sendo colhidas na Primavera e posteriormente secadas para serem utilizadas pela indústria farmacêutica.

As suas raízes apresentam enorme valor farmacológico, nomeadamente, para tratamento antidiarreico, expetorante e anti-inflamatório. Trata-se de um raiz que pode atingir cerca de 20 a 40 cm de comprimento, podendo ser utilizada para chá como para remédio.

A ipeca auxilia em vários tratamentos com especial destaque para doenças do aparelho respiratório. A planta contém uma substância designada por emetina que provoca vómitos, sendo muito importante para limpeza do aparelho digestivo em casos de envenenamento por exemplo (Ler: Remédio para Envenenamento). É indicada para amebíases, doenças do pulmão e brônquios.

É um irritante muito forte que estimula sistemas gástricos, baixa febres e previne formação de cistos (quistos). A ipecacuanha é utilizada também para aliviar tosses, coqueluche e tosse aguda. Pode ser administrada em forma de xarope (xarope de ipeca), provocando o vómito no tratamento de pessoas que ingeriram veneno.

É necessário ter cuidado, porque o seu consumo em excesso poderá provocar vómitos severos e diarreias. Em homeopatia é usado também para o tratamento de náuseas. O xarope de Ipecacuanha é constituído por rizomas de duas espécies diferentes e contém substâncias como emetina, psicotrina e outras isoquinolinas.

Se optar pelo xarope deve tomar uma colher (15ml) e se no prazo de 20 minutos não vomitar repita a dose e se mesmo assim não conseguir vomitar o melhor a fazer é submeter-se a uma lavagem gástrica.

Deve ter sempre em conta que no máximo poderá tomar 30 ml do xarope de ipeca, porque acima desta quantidade do medicamento poderá ter efeitos tóxicos que podem ser bastante prejudiciais à sua saúde. Outro pormenor a ter em conta é não confundir o xarope de Ipeca pelo extrato de Ipeca que é muito mais forte.

Chá de Ipeca

Se optar por tomar em forma de infusão coloque duas colheres de sopa de extrato para cada litro de água e deixe ferver durante dez minutos e de seguida deixe arrefecer durante também 10 minutos. De seguida basta que coe e está pronto para se tomar. Deve tomar 2 a 3 chávenas de chá de Ipecacuanha por dia.

Se tiver dúvidas e não souber ao certo como administrar a ipeca, nada melhor do que uma consulta com o seu médico ou alguns aconselhamentos com o seu farmacêutico a fim de obter melhores esclarecimentos ao seu caso concreto.

Esta verdadeira pérola da natureza é uma planta bastante conhecida em tratamentos medicinais há muitos anos, sobretudo para infeções intestinais e bronquites.

A oferta desta planta tem vindo a diminuir nos últimos anos devido á dificuldade em ser cultivada fora do seu habitat original. A Ipeca exige solo escoado, terra rica em húmus, bastante sombra e humidade.

Receba os novos artigos no seu email:

Em: Plantas Medicinais | 9 comentários

9 Comentários no Fórum

  1. Como adquirir mudas de ipeca ou a raiz para fazer mudas.

  2. osney vicentine gostaria de saber com fasso para comprar a muda da ipeca

  3. Eu sou comprador da raiz de ipeca/poaia.
    Telefone contato: (11) 4701-3792 (net) Celular (11) 97171-1672 (Vivo) – (11) 96998-8969 (Oi)

  4. GOSTARIA DE SABER SE MULHERES EM GESTAÇÃO PODERIA FAZER O USO DA IPECA, E QUAL A QUANTIDADE MINIMA, CASO NÃO HAJA RESTRIÇÃO.
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

  5. Achei fantástico a matéria sobre Ipeca. Gostaria de saber como cultivar aqui em Oiapoque-AP e seu valor em kg e onde pode se vender?

  6. sou vendedor de raiz de ipeca….

  7. Sou comprador da raiz da ipeca/poaia.

  8. Muito legal a matéria sobre Ipeca. É um xarope muito caro. gostaria de saber como transformar as raízes em xarope, pois uso contra a bronquite. O que eu tomo é um xarope feito com groselha.

    Grato

  9. gostaria de saber mais sobre a ipeca,cultivo,manejo e venda.

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *