Kefir – Beneficios e Propriedades do Kefir

O kefir é um alimento extremamente nutritivo, repleto de propriedades e beneficios para a saúde, pois aumenta o valor biológico das proteínas do leite. Ajuda ainda a sintetizar o ácido láctico, reduzindo a lactose, favorecendo, assim, a digestão do leite.

Vivemos actualmente a um ritmo cada vez mais acelerado, praticamos uma alimentação muitas vezes desequilibrada e estamos expostos aos mais diversos factores tóxicos, como a poluição, por exemplo. É importante combater os factores externos negativos, mas não devemos esquecer que, internamente, existe um ambiente de que também é necessário cuidar.

Refiro-me ao tubo digestivo que se inicia na boca e finda no ânus, onde existem inúmeros microrganismos, que colaboram na transformação dos alimentos e equilíbrio entre a assimilação de nutrientes e eliminação de resíduos ao longo do processo digestivo.

No interior do nosso organismo residem cerca de 500 espécies de microrganismos vivos, onde coexistem bactérias nocivas e benéficas. Normalmente, é suposto haver um equilíbrio entre estes microrganismos, contudo, devido a uma má alimentação ou a uma determinada doença, por exemplo, as bactérias nocivas podem superar as benéficas, causando as mais diversas afecções.

Desta forma, é importante promover o aumento de microrganismos benéficos, também chamados de probióticos. Os probióticos influenciam positivamente a nossa saúde, tal como sugere a sua definição: «para a vida». Assim, no artigo de hoje, realço as características, beneficios e propriedades de um alimento rico em probióticos, o kefir.

À semelhança do iogurte, o kefir é uma bebida cremosa, de sabor ligeiramente amargo, que resulta da fermentação do leite. Esta bebida é originária do Cáucaso onde é consumida há milhares de anos, não só pelas suas propriedades nutritivas, mas também por, tradicionalmente, se acreditar que confere longevidade.

Apenas a título de curiosidade, refira-se que muitos dos habitantes desta zona do globo atingem os 100 ou 120 anos de idade. E, a pessoa mais idosa de que se teve conhecimento, terá alegadamente falecido aos 168 anos e residia na cordilheira do Cáucaso

page1 Kefir Grains Kefir   Beneficios e Propriedades do Kefir

A fermentação do kefir é conseguida pela adição ao leite dos chamados grãos de kefir (ou culturas mães obtidas de grãos de kefir). Estes grãos são formados por uma mistura complexa de bactérias e leveduras unidas a uma matriz polissacarídea. Quando adicionados ao leite (de vaca, cabra, ovelha, soja, etc.) vão fermentá-lo, incorporando na sua constituição bactérias e leveduras benéficas, bem como outros nutrientes úteis à nossa saúde.

Como fazer o kefir?

Para preparar o kefir, basta juntar os grãos de kefir ao leite (da sua preferência) num recipiente e deixar fermentar durante, aproximadamente, 24 horas, à temperatura ambiente. Após este período, deve escorrer o leite fermentado para o separar dos grãos e o resultado é o kefir pronto a consumir. Os grãos de kefir podem ser utilizados repetidamente para obter mais kefir.

A composição e o sabor do kefir variam, dependendo, principalmente, do leite utilizado. Comparado com o iogurte, o kefir é mais rico devido ao número superior de bactérias e leveduras utilizado no processo de fermentação. Entre as bactérias destacam-se L. bulgaricus, S. thermophilus, L. acidophilus, L. casei, entre muitas outras, bifidobactérias e leveduras. Além destes nutrientes, o kefir é ainda uma fonte importante de vitaminas, minerais e aminoácidos.

Devido às suas propriedades, o kefir é um alimento extremamente nutritivo, podendo revelar-se benéfico, pois aumenta o valor biológico das proteínas do leite. Ajuda ainda a sintetizar o ácido láctico, reduzindo a lactose, favorecendo, assim, a digestão do leite. Estamos perante um alimento que é por excelência probiótico, pelo que é vital na manutenção do equilíbrio da flora intestinal.

Ao purificar o tracto gastrointestinal, os probióticos ajudam a reduzir transtornos tão incomodativos como o mau hálito ou os gases. Em casos de diarreia, os probióticos podem ajudar a neutralizar os microrganismos patogénicos responsáveis pelas infecções. Os alimentos com estas características são ainda úteis em casos de colites, prisão de ventre e, segundo alguns nutricionistas, podem até ajudar a reduzir os riscos de cancro do cólon. Além das qualidades referidas, os alimentos probióticos desempenham um papel significativo no fortalecimento do sistema imunitário.

Mizo kefir 4x150g Kefir   Beneficios e Propriedades do Kefir

Beneficios do kefir

Os beneficios do kefir são uteis não apenas em situações de convalescença ou na alimentação da criança, por exemplo, mas deve antes ser encarado como um alimento a incluir na nossa alimentação diária. Hoje em dia pode ser adquirido já preparado, não necessitando de ser confeccionado em casa. Além de saboroso, o kefir pode ser empregue quer como sobremesa, quer na confecção de pratos culinários e refeições ligeiras com flocos de cereais, fruta, ou até em batidos, etc.

No entanto, não se esqueça de que não existem alimentos milagrosos, pelo que para atingir o equilíbrio, é fundamental reconsiderar os hábitos alimentares e evitar o sedentarismo.

Em: Beneficios Para a Saúde, Saúde | 1 comentário

One Comment

  1. presiso de kefir nao sei onde conprar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *