Lábio Leporino, Fissura Labial, Fenda Labial ( fenda no lábio superior do bebé)

O lábio leporino, tambem conhecido como fissura labial ou fenda labial verifica-se quando o lábio superior do seu bebé não une na parte central. Resulta do facto de o seu bebé nascer com uma quantidade insuficiente de pele e músculo na boca e, consequentemente, de um desenvolvimento anómalo do lábio.

Um lábio leporino (fenda labial) pode ser apenas constituída por um pequeno entalhe na parte vermelha do lábio, mas também pode acontecer que o lábio esteja completamente separado até ao nariz.

Causas do lábio leporino

A comunidade científica desconhece, em muitos casos, a causa da fenda labial. O seu bebé poderá correr um risco mais elevado de ter uma fissura labial se existirem antecedentes familiares da doença. Determinada medicação tomada durante a gravidez pode originar uma fenda labial. Enquanto pai ou mãe, não há nada que possa, eventualmente, ter feito para provocar o lábio leporino do seu bebé.

Sinais e sintomas do lábio leporino

O único sinal consiste na observação de um sulco labial persistente. Podem existir malformações associadas.

Diagnóstico

Observação de sulco labial persistente que varia (desde um pequeno entalhe no lábio, a uma separação completa até a base do nariz.

Cuidados a ter

Pedir observação por especialista em cirurgia máxilo-facial. Utilizar tetinas adequadas.

Riscos e Complicações

Geralmente a fenda labial isolada não constitui qualquer problema (além da parte estética).

Tratamento do lábio leporino (fissura labial)

O seu bebé poderá ter problemas ao nível da amamentação e do aumento de peso devido à fenda labial. O médico ensiná-lo(a)-á a usar biberões, tetinas ou outros artigos específicos para a alimentação do seu bebé.

Uma fenda labial pode ser corrigida por intermédio de uma cirurgia. O médico poderá esperar até o bebé ter cerca de 2 meses para proceder à cirurgia.

Tal opção visa evitar, nomeadamente, que o bebé tenha problemas ao nível da fala, podendo também dever-se ao facto de a boca já ter um tamanho suficiente para a realização da cirurgia.

Como lidar com a situação: É possível que se sinta triste, com vergonha ou revoltado(a) por o seu bebé ter nascido com o lábio leporino.

Poderá culpar-se a si próprio(a) e pensar que fez algo de errado. Estes sentimentos são normais. Não há nada que pudesse ter feito para evitar esta situação. Converse com o seu médico ou com alguém que lhe esteja mais próximo.

Informe-se junto do seu médico sobre grupos de apoio para pais de bebés com fendas labiais. Estes grupos poderão prestar-lhe apoio e fornecer-lhe informações.

Fotos do Lábio Leporino Antes e Depois

Uma Menina de 6 meses com fissura labiopalatal. Um mês depois da cirurgia 5 anos e meio após a cirurgia reparadora. 8 anos depois da cirurgia

Joaquin Phoenix

Outras imagens antes e depois da cirurgia:

05. Abril 2011 by admin

44 Comentários no Fórum

  1. ola,tive lábio e fenda,todos corrigido quando criança. So ficou o nariz pra corrigir.aonde posso encontrar ajuda para uma cirurgia plastica gratuita para correçao.aguardo respota.obrigado.

  2. Tenho 22 anos e nasci com lábio leporino e fissura palatal, já passei por 3 cirurgias, entre elas a osteotomia maxilar, agora só falta a plastica no nariz e pronto (:

  3. Oi tenho 28 anos fiz duas cirurgia fiquei com cicatriz e o nariz torto
    mais isso não mim encomoda o que mim encomoda é a falta do dente, o
    que mais desejo que para muitos podem ser bobagem ,mas que pra mim signica muito ,é dar uma boa gargalhada.quem poder mim ajudar vai ganhar um belo sorriso.

  4. Conheço uma criança, hoje com 11 (onze) anos, que tem lábio leporino. A família não possui recursos financeiros para pagar uma cirurgia. Pergunto: Esse tratamento pode ser realizado pelo SUS aqui no Piauí? Tanto a criança como sua mãe sofrem muito com o problema.

    Aguardo resposta.

    Obrigada.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *