Leite: conheça os benefícios do leite para a sua saúde

Segundo alguns dados, o consumo de leite e derivados em Portugal aumentou após a Revolução do 25 de Abril. Medidas como a distribuição do leite escolar, a promoção do iogurte ou a uniformização dos preços fizeram com que o leite passasse a ter um merecido lugar de destaque na nossa alimentação. Contudo, certas pessoas ainda desconhecem ou preferem ignorar os benefícios do leite para a saúde.

O leite é um alimento muito completo, com um equilíbrio de qualidade e quantidade de proteínas óptimo. Para além disso, é uma excelente fonte de vitamina B2 e A, indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Também é rico em cálcio, como toda a gente deve saber, e esta é uma das suas virtudes mais importantes.

O cálcio é o principal constituinte dos dentes e de todos os ossos do corpo, cuja densidade se estabelece até cerca dos 25 anos de idade, ou seja, a partir desta idade vai haver uma desmineralização progressiva do tecido ósseo. Este efeito é comum a todas as pessoas e especialmente intenso nas mulheres após a menopausa.

Por isso, o consumo de leite e derivados na idade adulta é muito importante, mas durante a infância, adolescência, gravidez e amamentação é crucial. O cálcio do leite permite formar o osso e abrandar o processo de desmineralização.

Um consumo deficiente de leite conduz a um baixo crescimento, doença degenerativa das articulações e osteoporose, que é uma doença das fases mais avançadas da vida mas a sua manifestação é tanto mais precoce e grave quanto menos osso se tiver formado até aos 25 anos de idade, ou melhor, o seu início é condicionado pelo aporte de cálcio durante o crescimento.

Por tudo isto, o consumo de leite é de extrema importância para a saúde e recomenda-se um aporte diário de pelo menos 500 ml. Crianças, adolescentes e grávidas podem consumir cerca de 750 ml. As aleitantes podem aumentar esta quantidade e ingerir aproximadamente 1l de leite por dia.

Leia Também:  Alimentos para combater a impotência sexual

De preferência, o leite a consumir deve ser meio-gordo. Algumas das vitaminas do leite estão ligadas à sua gordura e, ao remover quase completamente essa gordura, como acontece com o leite magro, estão também a remover-se as vitaminas. O leite gordo ou inteiro, contudo, possui demasiada gordura sem grande alteração no teor em vitaminas.

Pessoas obesas podem recorrer ao leite magro mas devem ponderar o prejuízo em vitaminas.

É necessária a promoção do consumo de leite. Os benefícios são importantes! E pensem… É o nosso primeiro alimento, porquê abandoná-lo?

O leite é bom para as crianças. Rico em cálcio, essencial para os ossos, e merece igualmente ocupar um espaço de eleição na alimentação dos adultos. Fique atento ás perguntas respondidas a seguir.

O leite é um dos alimentos mais completos
Verdadeiro
O leite gordo, contém de proteínas (3,2 g por cada 100 ml), glícidos (4,8 g), lípidos (3,5 g) e água (88 por cento). Todas as vitaminas (excepto a vitamina B12) fazem parte da sua composição, sobretudo a vitamina A (boa para os olhos e pele), vitamina D (necessária para a assimilação do cálcio) e vitamina B2 (que intervém na transformação dos alimentos em energia). Como todos já devem saber o leite é rico em cálcio (125 g por cada 100 ml), fósforo, potássio, magnésio e zinco.

O leite pode não ser tolerado por algumas crianças
Verdadeiro
Esta intolerância, conhecida por intolerância á lactose fica a dever-se a um défice de lactase, a enzima intestinal que permite a digestão da lactose. Em cerca de 10 por cento dos bebés, manifesta-se a partir da introdução na alimentação dos lacticínios, provocando dilatação e dores abdominais, flatulência e diarreias.

Por outro lado, a actividade lactásica diminui com os anos. Fala-se, então, em “intolerância secundária”, que atinge uma em cada duas pessoas, mas permite o consumo de leite em pequenas quantidades. Saiba, por fim, que existem leites de reduzido teor de lactose, muito digestivos. Um conselho “Dê preferência ao leite de cabra”.

Leia Também:  Óculos de Sol Piratas - Riscos para a visão

É indispensável beber leite em todas as idades
Verdadeiro
e Falso
O leite contém cálcio, é um constituinte essencial dos ossos e dos dentes, necessário à transmissão do influxo nervoso, à coagulação do sangue e à contracção muscular. As quantidades recomendadas são de 900 mg por dia para o adulto e de 1200 a 1500 mg por dia para crianças, adolescentes, mulheres grávidas ou que amamentam e pessoas de idade. Em caso de intolerância á lactose, substitua-o por iogurtes ou queijo. Existem alimentos como o peixe e os frutos do mar que contêm igualmente cálcio.

Deve ser consumido rapidamente
Verdadeiro
e Falso
O leite Contém numerosos germes e, por isso, deve ser submetido a um tratamento de conservação. Pasteurizado (a 85º durante 15 a 20 segundos), deve manter-se no frigorífico e consumir na semana que se segue ao seu acondicionamento. Esterilizado (a 115º C durante 15 a 20 minutos), conserva-se durante cinco meses à temperatura ambiente.

Um leite UHT, ou ultra alta temperatura (alguns segundos a 140º C) conserva-se durante três meses à temperatura ambiente. Este último processo limita as perdas vitamínicas: menos de 10 por cento para as B1 e C, menos de 20 por cento para a B2. Esterilizado ou UHT, pode manter-se no frigorífico dois a três dias depois de aberto o pacote.

Devemos ferver o leite não tratado antes de o consumir?
Verdadeiro
Como não foi submetido a nenhum tratamento, contém germes que podem apresentar um perigo para a saúde. Deve ferver, impreterivelmente, durante três a cinco minutos antes de ser consumido. De seguida, guarde-o no frigorífico e beba-o nas 48 horas seguintes.

Qual escolher?
Leite de conteúdo garantido em vitaminas. As vitaminas perdidas durante o processo de conservação foram substituídas, para se reaproximar o mais possível da composição inicial.

Leia Também:  Sorriso Saudável

Leite enriquecido com vitaminas, minerais e fibras
Contém um suplemento vitamínico, ou de minerais, de forma a melhor se adaptar às necessidades de cada um: leite enriquecido com cálcio para as mulheres grávidas ou as crianças, em fibras, em ferro…

Leite em pó
Não possui mais de 4 por cento de água e pode conservar-se até um ano na sua embalagem hermética. Depois de aberto, o teor de gorduras determina o prazo de consumo: quanto mais elevado mais depressa cria ranço. Também existem variedades enriquecidas com minerais e vitaminas.

Leite concentrado
É parcialmente desidratado. A sua duração vai de vários meses a dois anos. Não açucarado, é necessário consumi-lo nos três dias seguintes à sua abertura; açucarado, pode manter-se durante uma semana, dentro do frigorífico.

Sintomas de Intolerância à Lactose
Leite e Acne
Iogurte Emagrece, Rejuvenesce e acaba com a Tensão Pré Menstrual
Intolerância à Lactose
Iogurte – História, Propriedades e Beneficios do Iogurte para a Saúde
Leite – Proteinas, Cálcio e Açucar (Lactose)
Cabrinha Feliz
Leite Materno ou Leite Artificial? (Artigos sobre Gravidez disponiveis no nosso Guia da Gravidez)
Queijo – Beneficios, Propriedades e Qualidades do Queijo
Intolerância ao Leite
Osteoporose e Suplementos de Cálcio
Amamentação – Guia para uma Amamentação saudável

loading...

23. Junho 2010 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *