Limpeza de Pele

Descubra como uma simples limpeza de pele pode manter a sua pele jovem durante muitos anos. Uma boa limpeza é a base de uma boa pele.

É muito importante que tratemos da nossa pele não só por uma questão de aparência mas também por uma questão de saúde.

Como é sabido, a respiração e as trocas que se efectuam a nível da pele são fundamentais para o equilíbrio dinâmico do organismo e tal só é possível se tivermos uma pele limpa e saudável.

Não nos devemos esquecer das agressões a que sujeitamos a nossa pele todos os dias nesta civilização que é a nossa. Também por isso recomendamos cuidados redobrados com a pele.

A pele é um orgão vivo que actua como um filtro contra os agentes poluentes. E precisa de estar limpa para preservar todas as suas funções. Mas aos poluentes ambientais juntam-se a gordura (oleosidade), o suor, as celular mortas e os restos de cosméticos e de maquilhagem.

Felizmente, todos estes residuos podem ser retirados através da limpeza. Só que a água não basta e o sabonete é agressivo. Então, Qual é a melhor solução para ter uma pele perfeita durante muitos mais anos? A resposta é bem simples, um produto de limpeza adequado ás caracteristicas da sua pele.

As impurezas acumulam-se na epiderme, asfixiando-a e provocando alterações. Não deixe que isto aconteça! A cosmética moderna coloca á sua disposição as melhores armas para desfrutar de uma pele bela e pura.

Como melhorar a pele

Libertar a pele de resíduos com o cosmético adequado é o primeiro passo para cuidar da sua saúde e beleza, sabe porquê?

1- Favorece a oxigenação dos tecidos e melhora o tom da tez.
2- Previne irritações e infecções como pontos negros e borbulhas.
3- Ajuda a tratar os seus problemas: secura, oleosidade, sensibilidade…
4- Favorece a penetração dos tratamentos que são aplicados depois.
5- Realizada antes da hidratação, prepara-a para receber a maquilhagem.

Leites, cremes, geles…  Qual escolher?

Leite de limpeza

O leite de limpeza é uma emulsão com uma parte oleosa e outra aquosa. É indicado para peles normais, secas e sensíveis, apesar de haver excepções adaptadas à pele oleosa.

Cremes

O creme é mais espesso, pois contém uma maior proporção de óleos. É muito eficaz para remover maquilhagem e adequado às peles mais secas, sensíveis e maduras.

Gel

Este, essencialmente aquoso, faz espuma e enxagua-se com água. É indicado para peles jovens, oleosas, normais e mistas. Também os há para peles com tendência a seca ou sensível, sempre que suportem bem a água.

Água de limpeza

A água de limpeza é um produto líquido, que não precisa de ser enxaguado, aplica-se com um algodão, deixando uma sensação de frescura. Existem águas de limpeza para todos os tipos de pele e não requerem a utilização de tónico.

Toalhetes e discos

Estes são tecidos de celulose ou algodão impregnados em activos de limpeza e tratamento. Existem fórmulas secas e húmidas. As primeiras precisam de água para fazer espuma. Por seu lado, as húmidas são ideais para usar fora de casa ou em casos de emergência, mas limpam menos profundamente.

O tónico

A primeira missão desta solução aquosa consistia em retirar os restos de gordura dos produtos de limpeza, razão pela qual começou por incluir álcool. Hoje, contudo, a maioria das marcas eliminou este ingrediente, por secar a pele, e desenvolveu tónicos adaptados a cada tipo de pele.

Todos eles hidratam, tonificam, preparam a pele para a maquilhagem e ajudam a tratar problemas de pele. São o último passo de uma limpeza completa.

Desmaquilhante de olhos. Porquê?

É imprescindível desmaquilhar bem os olhos antes de dormir, já que o rímel pode irritá-los e, inclusive, fazer com que as pestanas caiam. Os desmaquilhantes específicos, para além de facilitarem a remoção da maquilhagem (alguns retiram até fórmulas waterproof), incluem agentes calmantes e descongestionantes para cuidar esta zona.

O que contêm os produtos de limpeza?

Água: Retira as impurezas hidrossolúveis, restos de suor e excesso de células mortas.

Componentes oleosos: Dissolvem resíduos lipossolúveis como o sebo, a maquilhagem, os cosméticos, etc.

Tensioativos: Estes ajudam a desprender a sujidade oleosa retida na pele.

Ativos: Princípios hidratantes, antioxidantes, calmantes… Protegem a epiderme e combatem os seus problemas específicos (secura, oleosidade…),

Aditivos: Conservantes, corantes, perfume… Tornam o produto agradável e mantêm-no em condições óptimas de utilização.

Dicas para uma pele perfeita em 5 passos

Deve limpar o rosto de manhã e, especialmente, à noite, para eliminar os resíduos acumulados durante o dia.

1- Se estiver maquilhada, primeiro desmaquilhe olhos e lábios com um algodão. Para retirar a máscara de pestanas, deslize-o da raiz até às pontas. Os lábios, desde o centro até aos cantos.

2- Aplique o produto no rosto, pescoço e decote. Massaje durante um minuto com os dedos ou uma esponja suave em movimentos circulares e ascendentes, do centro para fora.

3- Se a fórmula for em gel, retire com água. Se for em leite ou creme, com um lenço de papel ou algodão. (se a sua pele não for seca ou sensível, pode enxaguar com água no final).

4- Se estava maquilhada, volte a limpar a pele, porque da primeira vez retirou a maquilhagem mas ainda subsistem outros resíduos.

5- Para finalizar, aplique o tónico, pressionando com um algodão, e absorva o excedente com um lenço de papel. A sua pele ficará pronta para qualquer tratamento.

Cremes para limpeza de pele

Ultra Reconfortante

Gel nettoyant douceur, rêve de miel, nuxe

Formulado para todo o tipo de peles, este gel untuoso de mel, tília, pêssego e com uma base lavante de origem vegetal ultra suave, limpa em suavidade as peles mais frágeis respeitando o filme hidrolipídico. De ph neutro, suaviza e apazigua a pele. Á venda em farmacias por 16,90 euros.

Hidratação extra

Lotion tonique, caudalie

Segredo dos Mestres das adegas, a Vinolevure® capta até 100 vezes o seu volume em água.

Este tónico hidratante, altamente concentrado em Vinolevure®, aperfeiçoa a desmaquilhagem e optimiza a eficácia dos cuidados habituais.

Para quem? Para todas as peles, mesmo mais sensíveis.

Composição: Ingredientes principais: Vinolevure®… 0% parabenos, fenoxietanol, corantes, óleos minerais… Contra os testes em animais.

Quando? Como Usar? De manhã e à noite, no rosto e olhos, com um algodão. Sem passar por água.

Anti Acne

Gel moussant purifiant, effaclar, la roche posay

Gel de limpeza facial suave e sem sabão, para uma pele livre de acne, peles oleosas e mistas. Não comedogênico. Sebo-regulador. Anti-fúngico e anti-bacteriano. Contém pidolato de zinco e glycacil.

Modo de usar: Aplicar no rosto umedecido com água morna até formar espuma. Deixar agir e enxaguar em seguida.  Preço: 12,90 euros á venda em farmacias e parafarmacias.

Olhos e Lábios

Désmaquillant pur biphase, da marca Eisenberg

Fórmula bifásica líquida e transparente com extratos de camomila para uma limpeza suave em todos os tipos de maquiagem, até mesmo em maquilhagem impermeável. Fórmula trio Molecular® que proporciona um eficaz reforço anti-envelhecimento no contorno dos olhos. Rico em provitamina B5.

Como usar: Agite o frasco, aplique um algodão úmido e passe suavemente sobre os olhos e lábios para dissolver maquiagem. Se necessário, repetir a aplicação.

Conforto para a Pele

Délice de lait Démaquillant, da marca Thalgo

Leite aconchegante, rico e untuoso que retira suavemente da pele todas as impurezas que a asfixiam. É indicado para peles secas e sensiveis. Pode usa-lo em conjunto com outros produtos da gama (loção tónica e creme fresco). Á venda em institutos de estética e Spas por um preço de 29 euros.

Em: Beleza e Cosmética, Beneficios Para a Saúde | 1 comentário

One Comment

  1. adoreeeeeiiiiiii muits, nossa essas dicas sao d+ mesmo.

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *