Losna

A losna é uma maravilhosa planta medicinal que pode também ser referida por outros nomes, absinto, erva-do-fel, erva-de-santa-margarida, sintro, erva-dos-velhos e erva-dos-vermes.

Benefícios, Propriedades Medicinais e Indicações Terapêuticas

Já é usada desde a antiguidade e possuiu um óleo essencial designado por absintina, responsável por diversas propriedades medicinais. A losna é originária da Ásia, Europa e Norte de África e, o Brasil é um dos países que mais cultiva esta planta, sobretudo em hortas, jardins e locais agrestes próximo do litoral.

A Losna é uma erva aromática que, pode viver até aos dez anos e apresenta um sabor tão amargo ao ponto de na Bíblia ser mencionada como um símbolo de dificuldade e tristezas da vida, só conseguindo suportar o seu desagrado sabor quem tem fé na sua eficácia curativa.

Trata-se de uma planta que pode atingir os 80 cm de altura, sendo bastante cultivada derivado da sua utilização para licores.

A Losna é indicada sobretudo para catarros, cólicas, envenenamentos, escrófulas, perturbações gástricas, falta de apetite, gripes, hidropisia, histerismo, mau hálito (halitose), má digestão, menstruação difícil e dolorosa.

Efeitos Colaterais

Quanda consumida em excesso poderá provocar tremores, convulsões, tonturas, delírios, dependência, perdas de conhecimento, destruição dos glóbulos vermelhos, alucinações e danos neurológicos permanentes.

Deve usar apenas a dose recomendada e durante o tempo estipulado para o tratamento. Não é recomenda a grávidas e pessoas que normalmente têm irritações gástricas e intestinais. Deve evitar também a losna em casos de vermelhidão, irritação e coceira de pele (Ler: Coceira Vaginal e Coceira na Virilha).

Chá de Losna

O chá de losna apresenta muitos benefícios. Limpa e regulariza o funcionamento do estômago, fígado, rins, bexiga e pulmões. Se optar pelo chá de losna adicione 20g de folhas por cada litro de água fervida e tome uma chávena de chá antes de cada refeição principal.

A Losna apresenta diversas propriedades, podendo destacar-se as seguintes: abortiva, afrodisíaca, aperiente, digestiva, estimulante, febrífuga, fortificante, tônica, vermífuga. É indicada sobretudo para casos de anemia, anorexia, aumento de apetite, ativar a circulação, aliviar a azia, cólicas intestinais, cólicas menstruais, gases, indigestão. Apresenta o poder de atuar no estômago, de estimular a secreção gástrica, biliares, pancreáticas e fígado. Combate também os vermes e é um ótimo repelente de piolhos.

Esta verdadeira pérola estimula e melhora o processo digestivo, sendo utilizada quando há deficiência na qualidade/quantidade de suco gástrico e o facto de ser amarga estimula as secreções.

Em forma de fármaco em doses baixas estimula o apetite e em doses altas funciona como um psicostimulante e vermífugo.

O absinto, como também é chamada, é recomendado como um tónico do aparelho digestivo e tudo isso deve-se à substância que contém designada por absintina, com sabor amargo, mas com efeito benéfico na atonia digestiva e constipação.

Se a sua finalidade for a colheita das folhas, deve retira-las logo que apareçam os primeiros sinais de formação de órgãos reprodutores, evitando assim a perda dos seus ativos. Se pretender a colheita de flores deve esperar e realizar a colheita a seguir ao aparecimento das mesmas.

Em termos de conservação a losna deve ser conservada seca e para isso deve colocar as folhas e flores estendidas em local ventilado, afastadas da luz solar, devendo depois ser conservada em caixas de madeira.

Em: Plantas Medicinais | 9 comentários

9 Comentários no Fórum

  1. Onde encontro losna em Brasília?

  2. com 10 semanas,é possivel abortar com a losna????

  3. ola tomei cha der losna arruda e.artimesia para descer a meatruacao isto funcionariaa

  4. eu tenho losna em casa se alguém precisar
    !!!!!

  5. alguem pode me ajudar aonde encontro esse cha to em sao paulo , por favor e muito urgente

  6. Minha menstruacao vem a cada tres meses e quando vem fica 20dias e uma colica insurportavel preciso de um remedio para regular minha menstruacao grata

  7. Ando com umas dores estranhas do lado esquerdo abaixo da última costela, e quando sinto essas dores sinto dor de cabeça e lendo esse assunto sobre a losna, gostaria de saber qual a dose certa.

  8. Oi tenho 24 anos e acabei fazendo sexo sem camisinha com o meu namorado,,minha menstruação está atrasada,,tomei chá de artemisia com arruda e sene e espero que funcione.

  9. Eu tive relação mes passado dia 23 e não tomei pirola dia seguinte e nem ele usou preservativo,eu sou muito nova para ter filhos,então tomei dois chás em um dia tomei de camomila com canela,que por sinal tem um gosto terivel e no outro dia tomei um copo e meio de chá de boldo,espero que faça efeito…mas ja estou sentido algumas colicas…

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *