Lula da Silva

Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em Caétes, no estado de Pernambuco, a 27 de Outubro de 1945. Contudo, o seu pai por erro registou-o como tendo nascido a 6 de Outubro do mesmo ano.

Lula da Silva, afirmou posteriormente que confia mais na memória da mãe, do que nos registos oficiais. A sua família era numerosa, Lula da Silva foi o sétimo de oito filhos e extremamente pobre. Os seus pais eram lavradores analfabetos e por várias ocasiões a família passou fome.

Ainda na sua infância, Aristides Inácio da Silva o seu pai, abandonou a família, para tentar a sua sorte como estivador em Santos. Consigo levou uma prima da sua esposa, com quem voltou a constituir família. Pelas contas da família, Aristides teve pelo menos vinte e dois filhos.

Lula da Silva Antes e Depois & Biografia

Quando Lula da Silva tinha sete nos de idade, a sua mãe Eurídice Ferreira de Melo, dirigiu-se com toda a família para São Paulo, para se reencontrar com o marido. A viagem de Garanhuns até Guarujá demorou uns intermináveis treze dias.

Durante dois anos, as duas famílias dividiram o mesmo teto, mas o feitio difícil de Aristides fez com que Eurídice voltasse a afastar-se do marido, mudando-se para a Vila Carioca, em São Paulo. Lula da Silva e um dos seus irmãos, José Ferreira de Melo, ainda viveram com o seu pai até 1956.

Depois desta data, Lula deixou praticamente de conviver com o seu pai. Aristides faleceu em 1978, longe dos filhos e acabou enterrado como indigente.

Foi durante o período em que as duas famílias viveram juntas, que Lula iniciou os seus estudos, contra a vontade do seu pai, que advogava que os seus filhos deviam apenas preocupar-se com o trabalho. Apenas com 7 anos, o seu pai já o obrigava a trabalhar, vendendo laranjas no cais, caminhando quilómetros para ir buscar água, apanhando marisco e recolhendo lenha.

A partir dos doze anos Lula da Silva teve várias ocupações, começando a trabalhar numa tinturaria, ao mesmo tempo que exercia funções como engraxador e auxiliar de escritório.

Aos 14 anos foi obrigado a deixar os estudos, para trabalhar nos Armazéns Gerais Columbia e posteriormente numa siderúrgica especializada na fabricação de parafusos. Na siderúrgica um acidente de trabalho com um torno mecânico fez com que o seu dedo mindinho fosse amputado.

Ficou na empresa durante mais 11 meses e de lá saiu com uma indeminização no valor de 350 mil cruzeiros, que usou para comprar mobiliário para a habitação de sua mãe e um terreno. Seguiram-se seis meses de trabalho na Frismolducar, de onde foi despedido por se recusar a trabalhar aos Sábados.

Em 1966, depois de alguns meses de desemprego, começou a trabalhar na empresa metalúrgica, Indústrias Villares.

Em 1968, apesar de ter uma ideia negativa sobre os sindicatos e de preferir ocupar-se a jogar futebol, filiou-se no Sindicato de Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema.

Apesar da sua inexperiência, rapidamente reconheceram em Lula da Silva, um carisma e uma capacidade de liderança acima da média. De tal forma, que quatro anos depois, em 1972 foi eleito como diretor titular, deixando assim de desempenhar o cargo de operário.

Em 1975 foi designado Presidente do referido sindicado e em 1977, ganhou fama nacional ao ser a face da luta a favor da reposição dos salários aos índices de 1973.

Em 1980, Lula da Silva foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). O PT foi fundado com o propósito de dar voz aos trabalhadores e congregou sindicalistas, intelectuais e artistas. No mesmo ano, Lula foi detido, depois de uma greve do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, estando trinta e um dias detido.

No ano seguinte foi a julgamento, sendo condenado a três anos e meio de prisão efetiva. Contudo, Lula apresentou recurso e conseguiu ser absolvido.

Em 1984, o Partido dos Trabalhadores está na origem da campanha “Diretas Já”, que tinha o propósito de lutar pela eleição direta do Presidente da República. Dois anos depois, Lula da Silva concorreu para o cargo de deputado federal, conseguindo 650 mil votos e sendo o elemento mais votado em todo o Brasil.

Depois de três décadas de ditadura militar, em 1989, os brasileiros puderam pela primeira vez eleger o presidente do seu país. Lula da Silva candidatou-se e apesar dos parcos recursos da sua campanha, conseguiu 31 milhões de votos, ficando em segundo lugar.

Em 1993, Lula destacou-se ao percorrer mais de 40 mil quilómetros, para conhecer os problemas e os desejos reais do povo brasileiro. Nas duas eleições Presidências seguintes, Lula da Silva voltou a candidatar-se, tendo sido derrotado em ambas as ocasiões por Fernando Henrique Cardoso.

Na campanha para as eleições de 2002, Lula abandonou a sua postura radical, optando por um discurso mais moderado e conquistando dessa forma a simpatia da classe média e do setor empresarial. A 27 de outubro de 2002, Lula da Silva tornou-se Presidente do Brasil, derrotando José Serra.

A gestão de Lula da Silva conseguiu trazer estabilidade económica ao Brasil e gerar emprego. Estes foram os principais aspetos que fizerem crescer a sua popularidade. Em 2006, conseguiu ser novamente eleito, desta feita com mais de 60% dos votos válidos.

A vida familiar de Lula da Silva também foi marcada pelas dificuldades. Casou-se em 1969 com Maria de Lourdes da Silva, uma operária mineira que era irmã do seu melhor amigo. Maria de Loures iria falecer apenas dois anos depois, após contrair hepatite no penúltimo mês da sua gravidez.

Os médicos tentaram efetuar uma cesariana para salvar o filho, mas este também acabou por falecer. Três anos depois, Lula da Silva teria uma filha, Lurian, fruto de um namoro com a enfermeira Miriam Cordeiro. Em 1974, casou com a também viúva Marisa Letícia da Silva, acabando por adotar o filho desta. Do casamento, resultariam mais três filhos Fábio Luís, Sandro Luís e Luís Cláudio.

Em 29 de Outubro de 2011 foi diagnosticado a Lula da Silva, cancro da laringe. Uma rouquidão persistente levou o ex-presidente ao médico, permitindo que o tumor fosse detetado. A 24 de Novembro de 2011, Lula saiu do hospital, mas a luta com o cancro ainda não está terminada.

Galeria de Fotos:

Pesquisar Mais Famosos Antes e Depois de A a Z:

IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT

Receba os novos artigos no seu email:

Em: Famosos Antes e Depois, Fotos Antes e Depois | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *