Maca Peruana

A Maca Peruana é uma planta da família das crucíferas (Lepidium meyenii Walp. ou Lepidium peruvianum Chacon) que apresenta um tubérculo, à semelhança do nabo e é oriunda tal como o titulo indica dos Andes peruanos.

Esta espécie cresce em zonas inóspitas, a mais de 4000 metros de altura, em condições climatéricas severas de extremo calor durante o dia e temperaturas negativas durante a noite. É, aliás, nesta zona, a única planta a desenvolver-se.

Maca Peruana – Benefícios, Propriedades e efeitos colaterais:

De elevado valor nutritivo, durante milhares de anos, serviu de principal alimento aos povos que aí habitavam. A Maca Peruana é constituída, em grande parte, por hidratos de carbono, proteínas e fibras. Possui também um conteúdo considerável de lípidos, entre os quais se destacam importantes ácidos gordos essenciais, como o ómega 3, 6 e 9, ácido linoleico, o ácido palmítico e o ácido oleico.

chá de maca peruana

Inclui ainda todos os aminoácidos essenciais, excepto o triptofano, vitaminas do complexo B (Vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina B6), vitamina C e vitamina E.

Para além de conter sete dos oito aminoácidos essenciais tem também a particularidade de aumentar a oxigenação celular, tão necessária para quem pratica desportos aeróbicos.

Outros princípios nutricionais: fitosteróis, alcaloides (macaina 1, 2, 3 e 4), isocianatos, glucosinolatos, flavonoides, saponinas, macacidas, alcamidas…

No que respeita aos minerais, podemos encontrar na constituição deste tubérculo cálcio, fósforo, ferro, zinco, magnésio, potássio, cobre, iodo entre outros. O valor nutritivo da Maca Peruana é de tal forma elevado que, durante a época colonial, era utilizada como moeda de troca no comércio e era até oferecida aos deuses.

Porém, durante muito tempo, esta planta foi negligenciada e, apenas nas últimas décadas, devido a inúmeros estudos realizados que comprovaram as suas propriedades, se voltou a dar-lhe a importância que merece, tendo inclusive, a FAO recomendado fortemente o seu cultivo.

Para que Serve / Indicações

Para além dos nutrientes acima descritos, destacam-se ainda na Maca Peruana, entre outros, alguns fitoquímicos, como os alcalóides com características semelhantes aos estrogénios e às prostaglandinas. Este facto torna a Maca uma planta importante no âmbito da regulação das funções sexuais, tanto masculinas, como femininas.

Razão pela qual, possivelmente, os indígenas a consideravam como um potente afrodisíaco e a utilizavam, tradicionalmente, para fomentar a fertilidade, tanto nos humanos, como nos animais.

Segundo muitos pesquisadores e, de acordo com os mais recentes estudos, os fitoquímicos presentes neste tubérculo actuam sobre o hipotálamo e as glândulas supra-renais, conferindo-lhes efeitos estimulantes.

Desta forma, a Maca Peruana pode constituir uma ajuda preciosa em tratamentos de infertilidade, tanto no homem, como na mulher, de distúrbios do sistema hormonal e em casos de falta de libido. Segundo alguns pesquisadores esta planta poderá ser útil em situações de impotência masculina.

No que respeita à saúde da mulher, a Maca Peruana poderá ajudar a regular problemas relacionados com o ciclo menstrual, amamentação e na menopausa (afrontamentos, mudanças de humor, etc.).

Colheita na Bolívia

A outros níveis e, devido ao facto desta planta também ser classificada como adaptogénica, pode revelar-se útil nas performances desportivas, ajudar a combater os mais variados estados de estresse e de fadiga, quer física, quer mental.

Leia Também:  Tratamentos Spa - Para Casal

E, ainda, devido ao seu elevado teor nutritivo, a Maca Peruana pode ser usada em situações de carências várias como a anemia ou o osteoporose, por exemplo.

Em resumo, este tubérculo é essencialmente um estimulante da atividade física e mental e regulador das funções sexuais do organismo, sendo por isso indicado em estados de debilidade, cansaço, estresse, depressão e disfunções sexuais. Mas vamos saber mais.

Disfunção Erétil

maca-peruanna-para-disfuncao-eretil

Em homens com disfunção erétil ligeira, a toma de 2400mg de maca resultou em melhorias significativas na pontuação no IIEF-5 (escala classificação para disfunção erétil), significativamente melhor que as observada com placebo.

Ansiedade e Depressão

depressão

Um estudo realizado em ratos observou que a Maca peruana amarela, vermelha, e preta, exercem efeitos anti-depressivos, mas a maca peruana preta é ligeiramente mais eficaz.

Um estudo realizado em ratos, observou efeitos ansiolíticos, devido ao elevado desempenho destes num teste de labirinto.

Foi observada uma redução da depressão e ansiedade em mulheres pós-menopáusicas que ingeriram diariamente 3,5 gramas de Maca peruana durante 6 semanas.

Ainda existem algumas dúvidas, mas tudo indica que o tubérculo pode mesmo ajudar no tratamento da ansiedade e depressão.

Memória e cognição

memoria

Um estudo comparativo em ratas ovariectomizadas usando 1g / kg de Maca peruana (vermelha, amarela e preta) verificou que todas as variedades de Maca parecem melhorar a cognição. No entanto a variedade preta supera as outras variantes.

Os ácidos gordos naturais encontradas nos alimentos, incluindo a maca peruana, são necessários para apoiar o humor e a saúde total do cérebro, tornando-a uma possível alternativa natural às drogas de aprimoramento cognitivo.

Os ácidos gordos ajudam no apoio da função cerebral e podem ser os responsáveis pela estabilização das habilidades analíticas, função cognitiva e do pensamento racional.

Muitos médicos focados no bem-estar holístico recomendam o consumo de ácidos gordos ômega-3 (como os encontrados na maca peruana), como um primeiro passo para aliviar alguns dos sintomas associados à depressão, ansiedade e estresse.

Neuroproteção

Parece ser um potente agente neuroprotetor, sendo a Maca Peruana preta a variedade mais neuroprotetora, mas não se sabe o porquê.

Aumento da Próstata

hiperplasia-prostatica-benigna

A variedade Vermelha da Maca Peruana parece ser capaz de suprimir o crescimento da próstata (hiperplasia prostática benigna), onde as variedades preta e amarela são ineficazes neste processo.

Um estudo comparativo realizado entre a Maca Vermelha e a finasterida, observou que a Maca Vermelha é mais eficaz na supressão do crescimento da próstata, sem influenciar o peso da vesícula seminal.

Resultados altamente promissores para a Maca Peruana Vermelha, possivelmente, tão potente quanto a finasterida na redução do tamanho da próstata, (biomarcador para o risco de câncer de próstata).

Além disso, a Maca Vermelha suprime o aumento dos níveis de zinco na próstata, que facilitam a conversão de testosterona em di-hidrotestosterona (DHT).

Este estudo também encontrou correlações significativas entre os níveis de zinco da próstata e o peso da próstata.

Testículos

Danos testiculares induzidos pelo chumbo: Demonstrou-se que a toma de 2,2 g / kg de Maca Peruana diariamente (extracto fervido hipocótilo), atua na redução do peso da vesícula seminal que ocorreu por exposição ao chumbo, preservando o peso do testículo.

No que diz respeito à espermatogénese, tem sido relatado que a Maca Peruana Preta tem efeitos benéficos no aumento da produção diária de esperma e espermatozóides.

Leia Também:  Como tomar Duche

Maca também é capaz de reverter a supressão da espermatogénese, a contagem de esperma induzida por chumbo, e tem sido associada à preservação da redução da espermatogênese induzida pela alta altitude.

Em geral, o tubérculo parece ser um protetor dos testículos, e a variedade Preta da Maca parece ser mais eficaz no aumento da produção de esperma (e, teoricamente, na fertilidade).

Fertilidade

mulher-com-fertilidade

A infertilidade está se tornando um problema cada vez maior para homens e mulheres. Portanto não é de admirar que tantas pessoas atualmente busquem alternativas naturais para melhorar a fertilidade.

Até agora, a investigação apenas examinou o impacto deste tubérculo na fertilidade em animais, mas a pesquisa mostrou resultados bem promissores. Os Estudos suportam o uso da Maca como potenciador da fertilidade, em especial para o sexo feminino, observando a sua capacidade para aumentar a hormona luteinizante na glândula pituitária. Esta hormona está associada com a fertilidade, entre outros fatores no corpo.

Reduz os Sintomas da Menopausa

sintomas-de-menopausa

A Maca Peruana é amplamente utilizada como um balanceador de hormônios. As pesquisas mostram que os elevados níveis de nutrientes e fitoquímicos podem ser os contribuintes para este efeito.

Os pesquisadores avaliaram que as mulheres que tomam um suplemento de maca peruana tiveram uma redução em muitos dos sintomas mais comuns da menopausa, tais como afrontamentos, perturbações do sono, suores noturnos, e depressão.

Gravidez

Segurança e Toxicologia: Atualmente não se sabe se é seguro o seu consumo durante a gravidez, mas parece ser promissora a aumentar a fertilidade feminina, com base em estudos realizados em animais.

Melhora a Função Sexual

A disfunção sexual feminina depende de uma multiplicidade de fatores, com a idade da mulher, estilo de vida, estado de saúde, e tipo de dieta, sendo estes os elementos primários.

Embora a medicina convencional crie agentes farmacêuticos destinados a aumentar o desejo sexual e satisfação em mulheres, estes produtos são muitas vezes carregados de efeitos colaterais que podem desencadear ainda mais problemas que aqueles que já existiam anteriormente.

Um estudo examinou a eficácia da suplementação de Maca Peruana para corrigir a disfunção sexual em mulheres como resultado da toma de fármacos antidepressivos como os inibidores selectivos da recaptação da serotonina (SSRIs).

As mulheres participantes do estudo beneficiaram de uma melhoria na satisfação sexual com a toma de três gramas por dia. O sucesso da Maca Peruana como um potente lutador contra a disfunção sexual induzida quimicamente parece apoiar a sua utilização tradicional.

Afrodisíaco

afrodisiaco-natural

A pesquisa sobre a sua eficácia por ser um afrodisíaco infalível é escassa. Poucos estudos fidedignos realizados indicam o possível uso do tubérculo para este fim, mas os resultados são contraditórios em metade dos estudos. Não existe uma real certeza sobre a sua eficácia.

Surpreendentemente, a raiz de maca tem uma reputação secular como sendo um poderoso afrodisíaco. Rica em minerais como o zinco, iodo e ácidos gordos essenciais, a maca ajuda a equilibrar os hormônios sexuais e também a melhorar o humor. Com um humor em alta e os níveis hormonais equilibrados, a excitação é geralmente muito mais fácil de alcançar.

No verão passado, o meu marido estava em pleno andamento em sua crise de meia idade, e queria sexo em todos os momentos. Minha libido estava completamente baixa. Então, experimentei a Maca Peruana durante 1 mês. Os resultados foram fabulosos meninas!

A Maca aumentou a minha libido e melhorou a secura vaginal. Até ao momento não experimentei efeitos colaterais com o suplemento. O que experimentei realmente foi um interesse crescente no momento da relação, e portanto, gostaria de recomendar este vegetal de raiz maravilhoso.

Eu comprei em cápsulas mas usei o suplemento de outra forma. Fiz a seguinte receita:

  • 2 colheres de sopa de pó de proteína de cânhamo
  • 1 colher de sopa de pó de raiz de maca peruana (abri as cápsulas)
  • 3 colheres de sopa de Spirulina, ou outras algas azuis-verdes
  • 2 colheres de sopa de sementes de linho
  • 2 bananas
  • 3 copos de água

Misture o pó de cânhamo, maca peruana, Spirulina, sementes de linho, bananas, e água até ficar uma mistura homogênea. Desfrute!

Você pode comprá-lo em pó a granel e armazenar num recipiente hermético na geladeira.

Rita Pereira

Aumenta a densidade óssea

A manutenção da densidade óssea é um problema comum para muitas mulheres à medida que envelhecem. Estudos do efeito da maca sobre os sintomas da menopausa descobriram que ela aumenta o marcador associado com a densidade óssea. Isto pode ser útil para as mulheres que têm uma história familiar de osteoporose, ou para aquelas que simplesmente procuram proteger a sua saúde óssea.

Leia Também:  Perder peso versus ganhar peso: um paradoxo da dieta

Mais energia, Recuperação rápida

A Maca peruana é rica em vitaminas, minerais, ácidos gordos essenciais e proteínas. Estes nutrientes apoiam naturalmente os níveis de energia e ajudar na recuperação de lesões. São muitos os estudos que têm avaliado a raiz de maca pelo seu papel no desempenho atlético, por estas razões exatas (mais energia, recuperação rápida).

Mesmo você não sendo um atleta, incorporar a maca em sua rotina diária pode ser uma excelente forma de trazer de volta a energia de alguns anos atrás.

Contraindicações

 

Lepidium meyenii

Apesar da suplementação, normalmente apresentada sob a forma de cápsulas de Maca Peruana em pó, não apresentar quaisquer efeitos colaterais secundários ou toxicidade de acordo com os resultados dos estudos efetuados, é sempre prudente aconselhar-se junto do seu médico.

Pressão sanguínea: Um estudo toxicológico preliminar realizado com a toma diária de 0,6 g de Maca Peruana, observou um pequeno mas significativo aumento na pressão sanguínea diastólica.

Na minha opinião, a Maca Peruana é mais uma dádiva que a Natureza coloca à nossa disposição e, por isso, merece toda a atenção da comunidade científica. Neste sentido, é essencial que se continuem a realizar estudos que comprovem as propriedades desta planta, a que muitos já apelidam de “viagra” natural …

Um pensamento final

Estudos adicionais determinam a maca como segura, e ainda um potente superalimento. Isto não é de todo surpreendente para aqueles que a conhecem, como os povos indígenas que já a utilizam há milhares de anos.

Para muitos, a Maca Peruana é apenas um alimento diário, usado em smoothies, sopas e incríveis assados.

Para outros, é consumido para aumentar a energia, aumentar a libido, ou melhorar a densidade óssea.

Para aqueles que ainda não conhecem este maravilhoso tubérculo, sugiro que o experimentem. Só se vão surpreender com os seis benefícios.

Recursos:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10693114
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12236688
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17367428
Neuroprotective effects of Lepidium meyenii (Maca)
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16961569

Você já tomou a Maca Peruana para qualquer dos benefícios listados acima? Quais foram as suas experiências? Onde Comprou? Qual o Preço? Indique-nos nos comentários!

loading...

03. Fevereiro 2011 by admin

20 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. queria saber se e bom para a diabetes tipo 2 desde ja agradeço.

  2. A maca engorda?

  3. gostaria de saber se a maca peruana aumenta a pressão arterial?

  4. quem é hipertenso pode fazer uso da maca peruana?

  5. Quem tem hipertrofia prostática existe contra indicação

  6. Gostaria de saber se a maca é contra indicada em casos de hipertrofia
    prostática

  7. realmente é muito bom já tomo maca faz algum tempo e tenho tido bons resultados …mas pra quem tem pressão alta tem que ter certo cuidado pois ela faz a pressão subir a minha chegou a 18/10.

  8. Quem já teve trombose, pode fazer uso da maca?

  9. Gostaria de saber se posso tomar a maca peruana tendo cisto?

  10. Gostaria de saber se existe alguma relação entre o uso da maca peruana e o PSA.
    Obrigado

  11. Gostaria de saber se a maca peruana aumenta a pressão arterial?

  12. gostaria de saber das contra indicacões e se tem pressão alta e diabetes é recomendado e a dosagem em pó ou capsula

  13. Ola,
    quem tem arritmia cardíaca pode tomar a maca peruana, mas estou receoso,gostaria de saber se posso tomar sem problemas. Espero que sejam
    Obrigado.

  14. Estou querendo adquirir a maca peruana, mas estou receoso, pois tenho pressão alta, diabetes e já me submeti a duas angioplastias. Tbm tomo medicamentos contra depressão, como Rivotril e outros. Isto posto, gostaria de saber se posso tomar a maca peruana sem problemas. Espero que sejam bem claros na resposta.
    Obrigado.

  15. Meu esposo começou a beber estas capsulas, so que deu muito sono.Quero saber se é normal está sonolência.

  16. Portador de Diabetes e Hipertensão, ambos controlados, com taxas regulares.
    Existe algum efeito colateral}?, e qual a metodologia para ingeri-la.

  17. Comprei mas estou começando a tomar agora. Tenho diabetes e Perssão alta. Tomo medicamentos para diabetes e para controle da Pressão. Pergunto: posso usar Maca Peruana sem problemas? Não vai haver complicações com os medicamentos que eu já uso?
    Agradeço pelas informações!
    João Batista
    E- mail: jcosta33@gmail.com

  18. Após ingestão da maca peruana pode ingerir bebida alcoólica ?

  19. Gostaria de saber se a maca peruana faz mal pra quem tem pressão alta e problemas do coração.

  20. existe alguma bebida que contem a MACA PERUANA

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *