Maca Peruana

A Maca Peruana é uma planta da família das crucíferas (Lepidium meyenii Walp. ou Lepidium peruvianum Chacon) que apresenta um tubérculo, à semelhança do nabo e é oriunda tal como o titulo indica dos Andes peruanos.

Esta espécie cresce em zonas inóspitas, a mais de 4000 metros de altura, em condições climatéricas severas de extremo calor durante o dia e temperaturas negativas durante a noite. É, aliás, nesta zona, a única planta a desenvolver-se.

Maca Peruana – Benefícios, Propriedades e efeitos colaterais:

De elevado valor nutritivo, durante milhares de anos, serviu de principal alimento aos povos que aí habitavam. A Maca Peruana é constituída, em grande parte, por hidratos de carbono, proteínas e fibras. Possui também um conteúdo considerável de lípidos, entre os quais se destacam importantes ácidos gordos essenciais, como o ómega 3, 6 e 9, ácido linoleico, o ácido palmítico e o ácido oleico.

chá de maca peruana

Inclui ainda todos os aminoácidos essenciais, excepto o triptofano, vitaminas do complexo B (Vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina B6), vitamina C e vitamina E.

Para além de conter sete dos oito aminoácidos essenciais tem também a particularidade de aumentar a oxigenação celular, tão necessária para quem pratica desportos aeróbicos.

Outros princípios nutricionais: fitosteróis, alcaloides (macaina 1, 2, 3 e 4), isocianatos, glucosinolatos, flavonoides, saponinas, macacidas, alcamidas…

No que respeita aos minerais, podemos encontrar na constituição deste tubérculo cálcio, fósforo, ferro, zinco, magnésio, potássio, cobre, iodo entre outros. O valor nutritivo da Maca Peruana é de tal forma elevado que, durante a época colonial, era utilizada como moeda de troca no comércio e era até oferecida aos deuses.

Porém, durante muito tempo, esta planta foi negligenciada e, apenas nas últimas décadas, devido a inúmeros estudos realizados que comprovaram as suas propriedades, se voltou a dar-lhe a importância que merece, tendo inclusive, a FAO recomendado fortemente o seu cultivo.

Para além dos nutrientes acima descritos, destacam-se ainda na Maca Peruana, entre outros, alguns fitoquímicos, como os alcalóides com características semelhantes aos estrogénios e às prostaglandinas. Este facto torna a Maca uma planta importante no âmbito da regulação das funções sexuais, tanto masculinas, como femininas.

Razão pela qual, possivelmente, os indígenas a consideravam como um potente afrodisíaco e a utilizavam, tradicionalmente, para fomentar a fertilidade, tanto nos humanos, como nos animais.

Segundo muitos pesquisadores e, de acordo com os mais recentes estudos, os fitoquímicos presentes neste tubérculo actuam sobre o hipotálamo e as glândulas supra-renais, conferindo-lhes efeitos estimulantes.

Desta forma, a Maca Peruana pode constituir uma ajuda preciosa em tratamentos de infertilidade, tanto no homem, como na mulher, de distúrbios do sistema hormonal e em casos de falta de libido. Segundo alguns pesquisadores esta planta poderá ser útil em situações de impotência masculina.

No que respeita à saúde da mulher, a Maca Peruana poderá ajudar a regular problemas relacionados com o ciclo menstrual, amamentação e na menopausa (afrontamentos, mudanças de humor, etc.).

Colheita na Bolívia

A outros níveis e, devido ao facto desta planta também ser classificada como adaptogénica, pode revelar-se útil nas performances desportivas, ajudar a combater os mais variados estados de stresse e de fadiga, quer física, quer mental. E, ainda, devido ao seu elevado teor nutritivo, a Maca Peruana pode ser usada em situações de carências várias como a anemia ou o osteoporose, por exemplo.

Em resumo, este tubérculo é essencialmente um estimulante da actividade física e mental e regulador das funções sexuais do organismo, sendo por isso indicado em estados de debilidade, cansaço, stresse, depressão e disfunções sexuais.

Lepidium meyenii

Apesar da suplementação, normalmente apresentada sob a forma de cápsulas de Maca Peruana em pó, não apresentar quaisquer efeitos colaterais secundários ou toxicidade de acordo com os resultados dos estudos efectuados, é sempre prudente aconselhar-se junto do seu médico.

Na minha opinião, a Maca Peruana é mais uma dádiva que a Natureza coloca à nossa disposição e, por isso, merece toda a atenção da comunidade científica. Neste sentido, é essencial que se continuem a realizar estudos que comprovem as propriedades desta planta, a que muitos já apelidam de “viagra” natural …

03. Fevereiro 2011 by admin

19 Comentários no Fórum

  1. A maca engorda?

  2. gostaria de saber se a maca peruana aumenta a pressão arterial?

  3. quem é hipertenso pode fazer uso da maca peruana?

  4. Quem tem hipertrofia prostática existe contra indicação

  5. Gostaria de saber se a maca é contra indicada em casos de hipertrofia
    prostática

  6. realmente é muito bom já tomo maca faz algum tempo e tenho tido bons resultados …mas pra quem tem pressão alta tem que ter certo cuidado pois ela faz a pressão subir a minha chegou a 18/10.

  7. Quem já teve trombose, pode fazer uso da maca?

  8. Gostaria de saber se posso tomar a maca peruana tendo cisto?

  9. Gostaria de saber se existe alguma relação entre o uso da maca peruana e o PSA.
    Obrigado

  10. Gostaria de saber se a maca peruana aumenta a pressão arterial?

  11. gostaria de saber das contra indicacões e se tem pressão alta e diabetes é recomendado e a dosagem em pó ou capsula

  12. Ola,
    quem tem arritmia cardíaca pode tomar a maca peruana, mas estou receoso,gostaria de saber se posso tomar sem problemas. Espero que sejam
    Obrigado.

  13. Estou querendo adquirir a maca peruana, mas estou receoso, pois tenho pressão alta, diabetes e já me submeti a duas angioplastias. Tbm tomo medicamentos contra depressão, como Rivotril e outros. Isto posto, gostaria de saber se posso tomar a maca peruana sem problemas. Espero que sejam bem claros na resposta.
    Obrigado.

  14. Meu esposo começou a beber estas capsulas, so que deu muito sono.Quero saber se é normal está sonolência.

  15. Portador de Diabetes e Hipertensão, ambos controlados, com taxas regulares.
    Existe algum efeito colateral}?, e qual a metodologia para ingeri-la.

  16. Comprei mas estou começando a tomar agora. Tenho diabetes e Perssão alta. Tomo medicamentos para diabetes e para controle da Pressão. Pergunto: posso usar Maca Peruana sem problemas? Não vai haver complicações com os medicamentos que eu já uso?
    Agradeço pelas informações!
    João Batista
    E- mail: jcosta33@gmail.com

  17. Após ingestão da maca peruana pode ingerir bebida alcoólica ?

  18. Gostaria de saber se a maca peruana faz mal pra quem tem pressão alta e problemas do coração.

  19. existe alguma bebida que contem a MACA PERUANA

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *