Manchas Escuras nas Mãos e nos Pés? Conheça 10 Clareadores de Pele Caseiros Incríveis

As nossas mãos e os nossos pés permanecem expostos a maior parte do tempo, tendo a tendência a ficar mais escuros que a pele localizada em outras partes do nosso corpo.

Devido à exposição constante aos raios solares utravioleta A e B (UVB e UVA) bastante prejudiciais, a pele produz automaticamente mais melanina para se proteger. Mais melanina origina pele mais escura, especialmente nas mãos e nos pés, se não protegidos pelo vestuário ou calçado.

antes-e-depois-do-clareamento-da-pele-escura-das-maos-e-pes

Junto com a exposição ao sol, a pele escura pode também ser devido a sujidade, poluição e exposição a substâncias químicas nocivas.

A maioria das pessoas não presta a devida atenção à beleza das suas mãos e pés, concentrando a sua atenção principalmente no rosto. É essencial cuidar de todo o corpo por igual para ajudar a prevenir o escurecimento, manchas da pele e outros danos causados por essa exposição.

Juntamente com os riscos associados existe também a questão estética, pois ter as mãos e os pés escuros não é uma moda que esteja em alta e pode fazer senti-la envergonhada em alguns momentos. Felizmente, existem muitas receitas naturais para clarear a pele das suas mãos e dos seus pés.

Como Clarear a Pele Escura das Mãos e dos Pés?

De seguida listamos para você os 10 melhores tratamentos para clarear as suas mãos e pés escuros.

Limão

suco-de-limao-para-clarear-manchas-da-pele

Os limões são um remédio barato e eficaz para clarear e iluminar a pele das suas mãos e pés. As suas propriedades ácidas funcionam como um agente clareador natural maravilhoso.

Devido à sua riqueza em vitamina C, o limão ajuda a a nossa pele a livrar-se das células mortas e melhorar o tônus geral da pele. Ela ajuda no crescimento de novas células e dá uma tonalidade mais clara à pele.

clareador-de-limao-como-fazer

Polvilhe um pouco de açúcar em metade de um limão. Esfregar a pele com ele para se livrar da sujeira e células mortas da pele. Em seguida, deixe o limão atuar no local cerca de 10 minutos antes de enxaguar. Realize este procedimento uma vez por semana.

Outra opção é misturar bem quantidades iguais de suco de limão e mel. Aplique a mistura nas suas mãos e pés, deixe descansar por 15 minutos, e em seguida, enxague com água. Realize este processo duas vezes por dia.

Nota: Depois de usar qualquer um destes remédios caseiros com limão, aplique um bom hidratante para que a pele não fique seca. Além disso, evite a luz solar direta durante pelo menos 1 a 2 horas após o procedimento.

Iogurte

Iogurte Natural

A presença de ácido láctico no iogurte torna-o um agente de branqueamento eficaz que ajuda a aliviar a cor escura da pele. O ácido lático ajuda a remover a camada superior das células mortas existentes na pele, aliviando a pele seca, escamosa e escurecida.

Além disso, as proteínas e vitaminas presentes no iogurte mantêm a sua pele mais macia e brilhante.

Coloque uma quantidade generosa de iogurte natural nas áreas da pele escurecidas e realize uma massagem durante alguns minutos. Deixe o iogurte atuar na pele durante 10 a 15 minutos, e em seguida, enxague com água. Use esta mezinha caseira 1 a 2 vezes por dia para melhorar o tom da pele.

Outra opção é misturar quantidades iguais de iogurte e água de rosas. Em seguida, misture 1 colher de chá de glicerina vegetal. Massaje os pés e as mãos com a mistura até que esta seja totalmente absorvida pela pele. Deixe atuar durante a noite e lave-a com água fria na manhã seguinte. Repita este processo uma vez por dia antes de ir para a cama.

Leia Também:  Peeling

Pepino

Máscara clareadora de pepino

O pepino pode dar às suas mãos e pés, uma tonalidade naturalmente mais clara, quando usado com regularidade. As suas propriedades de clareamento da pele podem ajudar a livrar-se da descoloração desagradável. É a vitamina A presente no pepino que ajuda a melhorar o tom da sua pele, controlando a produção de melanina na pele, excelente para peles negras.

Este vegetal rico em água ajuda também a manter a sua pele hidratada.

Esfregue algumas fatias de pepino fresco nas áreas onde tem a pele escura durante 5 minutos. Aguarde 15 minutos até a pele absorver o suco antes de enxaguar com água. Repita o procedimento 2 ou 3 vezes por dia.

Como alternativa, misture quantidades iguais de suco de pepino e suco de limão. Massaje as mãos e os pés com a mistura clareadora e espere 10 a 15 minutos. Use água fria para enxaguar. Repita o processo duas vezes por dia.

Outra opção é misturar um pepino pequeno com 2 colheres de sopa de gel de aloé vera. Massaje em suas mãos e pés, e em seguida, deixe atuar por 10 minutos. Retire a mistura da pele com uma toalha de papel, e em seguida, lave com água. Repita duas vezes por dia.

Aloe Vera

aloe-vera-para-clarear-a-pele-escura

Sabia que o Aloe vera também pode ajudar a restaurar o tom original da sua pele? Sim é verdade! Esta planta que teve a sua origem no Norte de África é capaz de tratar a hiperpigmentação e, portanto, pode ajudar a clarear a pele bronzeada das mãos e pés.

O aloe vera (babosa) tem também propriedades de hidratação profundas da pele que ajudam a adicionar um brilho natural extra ás as mãos e pés.

Retirar gel do Aloe Vera

Extraia o gel de aloe vera fresco de uma folha (tal como mostra a imagem acima) e esfregue-o nas suas mãos e pés durante 5 minutos. Aguarde 30 minutos, e em seguida, enxague com água. Repita esta aplicação duas vezes por dia para clarear a cor da sua pele.

Alternativamente, misture 2 colheres de sopa de gel de aloe vera e algumas gotas de óleo de amêndoa. Aplique esta mistura nas áreas escuras da pele e massaje suavemente até que toda a mistura seja absorvida pela pele. Aguarde 15 a 20 minutos, e em seguida, lavar o local com água. Use este tratamento duas vezes por dia.

Nota: Não se exponha diretamente à luz solar após o uso da aloe vera na sua pele.

Casca de laranja

casca-de-laranja-para-clarear-a-pele-escura

A casca de uma laranja que a maioria de nós têm a tendência para jogar fora pode ser usada para clarear a tez da nossa pele.

Esta fruta cítrica é rica em vitamina C, que funciona como um agente de branqueamento natural e ajuda a tratar a hiperpigmentação. Além disso, o ácido cítrico presente na casca de laranja age como um agente esfoliante para se livrar das células mortas da pele.

Misture 2 colheres de sopa de casca de laranja em pó com iogurte ou leite suficiente para fazer uma pasta. Aplique esta pasta sobre as áreas de pele escurecidas. Deixe-a atuar durante 20 minutos. Em seguida, esfregue delicadamente o local com os dedos molhados, usando movimentos circulares. Utilize este método de clareamento da pele 1 a 2 vezes por semana.

Alternativamente, misture 2 colheres de sopa de casca de laranja em pó com água de rosas suficiente para fazer uma pasta grossa, espessa. Além destes dois ingredientes, adicione 1 colher de chá de açafrão em pó e um pouco de mel e misture bem.

Leia Também:  Remédio caseiro para corrimento esverdeado

Aplicar a pasta nas suas mãos e pés, e aguarde 15 a 20 minutos. Esfregue suavemente o local com as mãos molhadas, e em seguida, lave com água fria. Repita o processo 2 ou 3 vezes por semana.

Tomate

usar-o-tomate-para-clarear-as-maos-e-os-pes-escuros

Os tomates têm componentes com propriedades de branqueamento que podem ajudar a clarear a pele das suas mãos e pés. O licopeno, um antioxidante, presente no tomate, protege a pele contra os danos do sol, tornando a pele menos sensível aos danos UV, um dos principais culpados da pele escura.

O Tomate também ajuda a remover as células mortas existentes na superfície da pele, deixando a pele mais macia e brilhante.

Esfregue um pequeno pedaço de tomate diretamente na área afetada da pele durante 2 a 3 minutos (como mostra a imagem acima). Aguarde até que o suco seque no local, e em seguida, lave a pele com água. Realize este processo diariamente antes de tomar banho.

Como alternativa, misture o suco de tomate fresco com leitelho ou leite de manteiga (soro de leite coalhado) na proporção de 1:2. Aplique a mistura na pele usando uma bola de algodão. Aguarde 1 hora, e em seguida, tomar um banho. Use este remédio uma vez por dia.

Outra opção é misturar quantidades iguais de suco de tomate e suco de limão, e em seguida, aplicá-lo na pele. Deixe atuar no local durante 10 a 15 minutos, e depois lave. Repita 1 a 2 vezes por dia.

Cúrcuma, Açafrão-da-terra, Açafrão-da-índia

curcuma-para-clarear-as-maos-e-os-pes-escuros

A Cúrcuma (de nome científico curcuma longa), também conhecida pelos nomes citados no titulo acima, é outra solução natural maravilhosa de desfrutar de umas mãos e pés, com uma tonalidade mais clara.

A Cúrcuma ou açafrão da Índia, contém curcumina, um potente antioxidante que pode ajudar a diminuir a produção de melanina na pele e remover a descoloração por ela causada. A raiz da planta ajuda também a manter o tom de pele original.

Misture 2 colheres de chá de açafrão em pó com leite frio, o suficiente para fazer uma pasta. Aplique sobre as áreas escuras do seu corpo para clarear essas zonas. Deixe atuar no local durante 20 minutos antes de enxaguar com água morna. Repita esta receita maravilhosa 1 a 2 vezes por dia para obter resultados excelentes.

Alternativamente, misture 2 colheres de chá de açafrão da índia em pó e azeite de oliva para fazer uma pasta fina. Aplique uma camada fina da pasta nas suas mãos e pés. Lave após 10 minutos. Repita este procedimento 3 vezes por semana para obter bons resultados.

Outra opção é misturar 1 colher de chá de açafrão da Índia em pó, 4 colheres de chá de farinha de grão de bico e 2 colheres de chá de suco de limão para formar uma pasta. Se desejar, adicione um pouco de água de rosas à mistura.

Aplique esta máscara sobre a área de pele escurecida e deixe atuar por 20 a 25 minutos ou até que o local esteja completamente seco. Esfregue a máscara seca existente no local, e em seguida, lavar a pele com água morna. Use esta máscara de pele uma vez por semana.

Nota: Evite a exposição direta ao sol depois de usar qualquer remédio na sua pele que contenha cúrcuma.

Sândalo

sandalo-para-clarear-as-maos-e-os-pes-escuros

O Sândalo é outra solução bastante eficaz para aliviar as mãos e os pés escuros. Ele pode melhorar a tez da pele, bem como tratar a hiperpigmentação.

Além de clarear o tom da pele, o sândalo pode ajudar a livrar-se de manchas causadas pelo sol, manchas marrons e manchas irregulares existentes na sua pele.

Adicione o suco de ½ de um limão e 1 colher de sopa de pó de sândalo e misture bem. Adicione um pouco de água de rosas se a pasta ficar muito grossa.

Leia Também:  Chá para acabar com as espinhas

Aplique esta pasta na área de pele escura e lave-a com água fria após 15 a 20 minutos, ou depois de secar completamente. Repita diariamente até a sua pele recuperar o brilho perdido.

Como alternativa, misture 1 colher de sopa de sândalo em pó e uma colher de sopa de amêndoa em pó. Faça uma pasta adicionando a quantidade suficiente de água de rosas, leite ou água normal.

Aplique a pasta sobre a área da pele afetada e deixe secar completamente no local. Em seguida, enxague com água morna. Use esta máscara de clareamento da pele 2 a 3 vezes por semana.

Papaia (mamão)

papaia-para-a-pele-escura

A Papaia, também conhecida no Brasil como mamão é outro remédio extraordinário para ajudar a clarear a pele e manter o seu tom original. O mamão contém uma enzima chamada papaína que promove a renovação da pele. Além disso, o fruto contém ainda vitamina A, vitamina C e vitamina E que promovem o brilho e a saúde geral da pele.

  • Corte ½ de um mamão em pedaços e coloque num liquidificador.
  • Adicione 1 colher de chá de suco de limão.
  • Adicione 1 colher de sopa de mel.
  • Misture todos os ingredientes até obter uma pasta suave.
  • Aplique a pasta nas suas mãos e pés.
  • Deixe-a atuar no local cerca de 20 a 30 minutos, e em seguida, lave.

Realize o procedimento 2 a 3 vezes por semana para clarear e iluminar a pele naturalmente.

Arroz

agua-de-arroz

O Arroz é um cereal que contém um tipo de ácido que funciona como um protetor solar natural e ajuda a clarear a pele.

Você pode usar tanto a farinha de arroz, bem como a água de arroz para o tratamento da pele escura.

Moa 1 xícara de arroz cru até obter um pó fino (ou use farinha de arroz). De seguida, adicione um pouco de leite ao arroz para formar uma pasta. Opcionalmente, pode adicionar um pouco de açafrão da Índia em pó à mistura.

Aplique a pasta na pele e deixe-a atuar no local por cerca de 30 minutos. Esfregue a área, e em seguida, lave a pele com água morna. Repita a receita 2 a 3 vezes por semana.

Alternativamente, coloque 1 a 2 xícaras de arroz em água e deixe de molho. Coe o arroz e aproveite a água. Mergulhe as mãos e os pés nesta água de arroz durante 10 minutos, depois lave bem com água. Repita uma vez por dia.

Dicas adicionais

  • Limpe a pele diariamente para se livrar dos poros entupidos e sujidade acumulada que podem dar à sua pele um aspecto mais escuro.
  • Para ajudar a reduzir a cor escura da ele, realize uma esfoliação uma vez por semana para remover as células mortas.
  • Antes de ir para a cama, massaje regularmente os pés e as mãos com um creme hidratante suave ou azeite extra-virgem.
  • Realize uma dieta saudável, e bem equilibrada para manter o seu corpo, bem como a sua pele saudável.
  • Beba bastante água para manter uma correta hidratação da pele.
  • Quando se expor ao sol, cobra as mãos e os pés corretamente para evitar a exposição excessiva aos raios solares nocivos. Além disso, proteja a sua pele com um bom protetor solar.
  • Não se exponha ao sol após o uso de agentes clareadores de pele ou após uma esfoliação.
  • Evite o uso de produtos químicos nas suas suas mãos e pés, se possível, uma vez que estes podem danificar a pele.
  • Seja cautelosa sobre as manicures e pedicures que frequenta, uma vez que os equipamentos indevidamente esterilizados podem causar infecções fúngicas.
loading...

14. Outubro 2016 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *